sábado, 3 de dezembro de 2022

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas. – (Mt 9,35-10,1.6-8)

  


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

  DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 03 DE DEZEMBRO de 2022 (sábado) 337º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

É NA LIMITAÇÃO QUE SE REVELA O MESTRE.”

(Goethe)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA do Delegado de Polícia

DIA dos Portadores de Alergia Crônica

DIA Internacional dAs Pessoas com Deficiência

DIA Nacional DE COMBATE À PIRATARIA E A BIOPIRATARIA

DIA Panamericano DO MÉDICO

DIA da Medicina Latinoamericana

DIA do Primeiro Transplante de Coração do Mundo

DIA MUnDIal PELO NÃO USO DE AGROTÓXICOS

DIA Internacional dO 3D

DIA DO SELECIONADOR DE PESSOAL

DIA do TÊNIS Brasileiro

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Iguape (São Paulo) São Fidélis (Rio de Janeiro) São Jerônimo - Sobradinho (Rio Grande do Sul) Alagoinha (Paraíba) São Benedito do Rio Preto (Maranhão) Bom Jesus do Sul - Conselheiro Mairinck - Doutor Ulysses - Ivaí - Rondon - Santa Inês (Paraná) Curuá (Pará) Campo Belo do Sul (Santa Catarina) General Carneiro (Mato Grosso) Lajes - Pedro Avelino - Senador Georgino Avelino - Severiano Melo (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIZ FELIPE ARANHA CONESSA (12 anos meu Neto - Garça /SP) HELENA GONZALES DOS SANTOS (03 anos filha Laisa/Gabriel Furlaneto - Garça /SP) MARCELO TECHI ZANOTI (Presidente EMCA-Movimento Pró Cultura-EQUIPE 08 Nossa Sra MÃE DA IGREJA Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) NILZA RODRIGUES VENTRILHO (Lions Clube de Bauru Norte /SP) Arlette Goulart Boschilia (Lions Clube de Nhandeara /SP) MARIA aPARECIDA R. CALLIANI (Lions Clube de Tupã /SP) HAMILTON HENRIQUE SIQUEIRA (Lions Clube de João Monlevade /MG) Charles Argibai (Lions Clube de Rio de Janeiro-Empresárial /RJ) MARIA REGINA MAGANHA MIRANDA SOARES (Sapataria – Garça /SP) Renato Damiani Martins (Garça /SP)Ary Marino Filho (Garça /SP) Gustavo Rodela (Garça /SP) Pedro Henrique Scartezini (Garça /SP) PAULo Henrique IKE SOUzA(Garça /SP) Fabrício Vieira (Marília / SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARILENA GUANAES BATAGLIA e NILSON BATAGLIA 💘1978ó44 ANOSó( Lions Clube de Garça /SP)LÉIA FERRETI CALVO e WANDERLEI APARECIDO CALVO 💘1993ó29 ANOSó(Lions Clube de Barra Bonita /SP)

Dia de ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. JOSÉ  FERREIRA DOMINGOS -CPó2000ó22 ANOSó(Pároco de Santa Genoveva de Irapuru e São José de Flora Rica /SP) Pe. JOAQUIM CARLOS LOPES BOGALHOS-CPó1988ó34 ANOSó(Vigário Paroquial da Paróquia São José de Osvaldo Cruz e de São João Batista de Salmourão/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BAURU FALCÃOó1997ó25 ANOS (Distrito LC 8)

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DA LAMPADOSA

SÃO FRANCISCO XAVIER

FRANCISCO (Espanha, 1506-1552), conviveu com Santo Inacio de Laiola e fez parte do núcleo de fundação dos Jesuítas. Considerado o maior missionário da época moderna, pôs o evangelho em contato com as grandes culturas orientais, adaptando-o à índole dos diferentes povos

SÃO GALGANO GUIDOTTE

SÃO Birino

SÃo Cassiano de Tânger

SÃo Lúcio de Chur

SÃO Sofonias

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

O Senhor convoca então os doze discípulos, para que assumam com Ele a missão de curar os doentes e libertar os que sofrem.:- De graça recebestes, de graça deveis dar! - Mt 9,35-10,1.6-8

 

Estes são homens santos, que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Francisco nasceu na Espanha em 1506 e faleceu na China em 1552. Sacerdote da Companhia de Jesus, foi um dos missionários mais audaciosos de todos os tempos. Dedicou-se à evangelização dos povos orientais e formou diversas comunidades cristãs. Sua vocação missionária o levou a se tornar modelo extraordinário de caridade e de zelo pelas pessoas. Celebremos com fé o padroeiro das missões, pedindo pelas comunidades cristãs, para que, com perseverança, vivam e anunciem a Boa-nova.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, QUE EU TENHA SEMPRE EM MENTE MINHA MISSÃO DE SER PRESENÇA DO REINO E, ONDE QUER QUE ESTEJA, POSSA EU SER PORTADOR DOS BENS DIVINOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pela pregação de são Francisco Xavier, conquistastes para vós muitos povos do oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo, para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 03 de dezembro de 2022  sábado da 1ª Semana do Advento São Francisco Xavier, presbítero, Memória

Lembretes: 1) Ontem se iniciou o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil (até a solenidade de Cristo Rei de 2023), com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). 2) Também teve início, neste domingo, a Campanha para a Evangelização.

 

– Liturgia da Palavra 

Cristo abre nossos olhos e nos salva para nos fazer salvadores das nossos irmãos e irmãs, transformando as realidades de opressão e levando alegria aos pobres e marginalizados.

 

 

1ª Leitura (Is 30,19-21.23-26) – O Senhor se comoverá à voz do teu clamor. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor, o santo de Israel: 19“Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá. 20O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: ‘O caminho é este para todos, segui por ele, sem desviar-vos à direita ou à esquerda’. 23Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens, 24teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira. 25Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroios de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões. 26A lua brilhará como a luz do sol, e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga”.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 146(147A)

 

Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

– 03 de dezembro de 2022  sábado da 1ª Semana do Advento São Francisco Xavier, presbítero, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas.  (Mt 9,35-10,1.6-8)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

É o Senhor nosso juiz e nosso rei. / O Senhor legislador nos salvará (Is 33,22).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

03/12/22          1º SÁBADO ADVENTO - A: 

São Francisco Xavier jesuíta missionário (Espanha séc. 16)

 

Mateus, 10,1.6-8: Jesus, “chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: -Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

 

Jesus, a sua escola de evangelização não se limitava a ensinamentos teóricos.

O senhor sempre fez questão de viver e agir em comunidade.

Por isso, ao convidar as primeiras pessoas para que o seguissem, o senhor fez que experimentassem o seu estilo de vida, ouvissem com atenção a suas palavras e saíssem em missão para anunciar o Reino dos Céus.

Não exigiu que fossem bons pregadores, mas que cuidassem dos doentes, expulsassem todo o mal que havia nas pessoas e as fizessem viver de novo.

Jamais deveriam fazer isso com o desejo de remuneração, e menos ainda, de lucro.

Haviam recebido tudo de graça do senhor, então deveriam dar também de graça aos outros.

Chama a atenção o senhor pedir que se dirigissem primeiramente ‘às ovelhas perdidas da casa de Israel’, ou seja, aos seus conterrâneos.

Senhor, hoje somos convidados a ser uma Igreja sinodal em saída missionária, tal como o senhor fez com seus discípulos.

Também para nós vale a sua recomendação de que não é preciso partir para longe para sermos missionários.

 Antes, os primeiros destinatários da nossa missão devem ser ‘as ovelhas perdidas’ que estão perto de nós, com quem convivemos.

De modo especial, o povo que vive nas periferias geográficas das nossas Igrejas ou nas periferias sociais, e não se sente acolhido pela Igreja.

Eis a primeira missão: sair da Igreja para que tantas pessoas e famílias sintam que a Igreja está perto delas e que elas fazem parte do Reino dos Ceus.

E ser missionário não é sair para ensinar verdades de fé e de moral, mas, primeiramente, para dar um testemunho da nossa caridade com os enfermos, com as vítimas da maldade humana, com os pecadores e até com aqueles que estão dominados por ideias negativas e perigosas.

Senhor, faça-nos aprender que ser cristão é ter uma vocação para a missão, como chamado e envio feitos pelo senhor.

Que saibamos responder como o profeta: “Eis-me aqui, envia-me!”

 

Maria santíssima, Mãe missionária, a senhora foi chamada e enviada pelo Pai, e soube corresponder plenamente à sua missão. Ajude-nos a ter coragem de anunciar o Reino dos Céus às ovelhas perdidas da nossa geração. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Profeta itinerante, Jesus se empenha profundamente na implantação do Reino de Deus. Não atende só algumas cidades ou povoados: beneficia umas e outros. Ensina e cura as multidões, sobretudo porque constata que “estão angustiadas e abandonadas, como ovelhas que não têm pastor”. Jesus lembra as imagens fortes usadas pelo profeta Ezequiel, ao desmascarar os chefes do povo, maus pastores: “Vocês bebem o leite, vestem a lã, sacrificam as ovelhas gordas, mas não cuidam do rebanho” (Ez 34,3). Como Bom Pastor, Deus toma a defesa do povo oprimido: “Vou me colocar contra os pastores. Vou pedir conta a eles sobre o meu rebanho” (Ez 34,10). Palavras que deixam intrigados os líderes do povo em todos os campos: social, religioso, econômico e político.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,35-10,1.6-8 - Jesus deu autoridade a seus discípulos

 

Oração Inicial

 

O evangelista Mateus hoje nos apresenta mais um traço característico de Jesus: sua compaixão pelas multidões desamparadas. O Senhor convoca então os doze discípulos, para que assumam com Ele a missão de curar os doentes e libertar os que sofrem.

 

Oremos: “Senhor Jesus, que eu tenha sempre em mente minha missão de ser presença do Reino e, onde quer que esteja, possa ser portador(a) dos bens divinos. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Procure identificar o contexto deste relato. Quem são as pessoas que procuram por Jesus, os doentes, famintos?

Procure imaginar o que sentia Jesus quando via a multidão desamparada, que todos os dias ia ao seu encontro?

 

“Jesus, em seus três anos de ministério, peregrinando no meio do seu povo, anunciava o Reino de Deus. E o fazia com palavras, atitudes e gestos. A cura de doentes, a purificação de leprosos, o exorcismo de espíritos maus, a ressurreição de mortos, tudo isso sinalizava a chegada do Reino de Deus, como vitória sobre a doença, a exclusão social, o mal e a morte. Os doze estavam ao lado dele, aprendendo a realizar a missão como ele. Também eles, com palavras e ações, deviam proclamar que o Reino de Deus estava chegando. A pregação do Evangelho e toda a nossa luta em favor da saúde, da inclusão social, da emancipação das pessoas, da defesa da vida sinalizam, no mundo, a presença do Reino de Deus.”

 

2. Meditação (Caminho)

“Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado” (Papa Francisco, Bula Misericordiae Vultus).

Qual é a missão que os discípulos são chamados a assumir?

Qual convite o Senhor me faz?

Eu tenho olhar misericordioso para com meu irmão que sofre, que está abandonado?

Acolho a missão confiada por Jesus aos discípulos como missão confiada também a mim?

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus?

Na oração, você é convidado(a) a conversar com Deus, a abrir seu coração e contar-lhe o que se passa com você. Apresente-lhe suas intenções e as necessidades de seus irmãos e irmãs.

 

Inclinai, Senhor, vosso coração misericordioso sobre vossos filhos/as (lembrar pessoas…) que precisam de vossa misericórdia.

Conservai em nós o desejo de vos servir com sinceridade, nos pobres, nos doentes, nos oprimidos e injustiçados.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Advento é um tempo de reorganizar nossa caminhada. Como quero reorganizar minha vida para que seja sempre mais fiel à proposta de Jesus?

 

Bênção

 

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos.

Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar.

Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.