quarta-feira, 17 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Ou estás com inveja, porque estou sendo bom? – (Mt 20,1-16a)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 17  DE AGOSTO de 2022 (quarta-feira) 229º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SORRISO DE UM PAI QUE TEM ORGULHO DE SEU FILHO É UMA DAS COISAS MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO.

(TheLazy)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA CONSCIÊNCIA VASCULAR 

 DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL ■

 DIA NACIONAL DO LIVRO DE XADREZ ■

 DIA DO CAMELÔ ■

 DIA NACIONAL EM DEFESA DO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO

 DIA DA CONSTRUÇÃO SOCIAL ■

 DIA DO PÃO DE QUEIJO ■

 DIA DA APRECIAÇÃO DO GATO PRETO ■

 DIA DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS (ANJ) ■

 DIA DA FUNDAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA NO RIO DE JANEIRO-RJ ■

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA INDONÉSIA –  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barbalha - Milagres (Ceará) Carinhanha (BahiaSatuba (Alagoas

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIS  FERNANDO ANTONIO LOPES (primo-Curitiba de Garça /SP) MARLY LAMEIRÃO MACHADO (Lions Clube de Rio de Janeiro Jacarepaguá /RJ) SERGIO FIORAVANTE (Lions Clube de Bauru Estoril /SP) ■JOAQUIM PEREIRA DA SILVA (Iacri / SP) RENATA BRANDÃO GALHASE (EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça/SP) ■MARIA APARECIDA BARROS CARVALHO DAVILA (CIDINHA) (Valparaíso /SP)ANTONIO FERNANDES PRESTES GARNERO (Garça /SP)ANDRÉ LUIS ALENCAR DE MELLO (Garça /SP) OZÓRIO LUIS FACHINI (Santa Cruz do Rio Pardo /SP)VANESSA IDALGO ROSALINO (Garça /SP) RENATO MENESES MENDES (Garça /SP) KIMBERLY BARBOSA (Garça /SPJOAO VIEIRA (Bauru /SP) SAIDI CHEHADE (Garça /SP) ADRIANO SILVA  (Garça/SP) THIAGO SILVA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ALESSANDRA TAVARES FIGUIREDO MARCOS  e AFFONSO DOS SANTOS MARCOSó1996ó26 ANOS (Lions Clube de Mirandópolis  /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO JACINTO

SÃO MAMEDE

■ SÃO JERÃO

SÃO MIGUEL KUROBIOYE

■ SÃO MÍRON

SÃO NICOLAU POLÍTI

■ SÃO TIAGO KYUHEI GOROBIOYE

SANTA BEATRIZ DA SILVA

■ SANTA CLARA DA CRUZ

■ SANTA JOANA DELANOUE

SANTO EUSÉBIO MÁRTIR DA SICÍLIA

SANTO ELIAS, O JOVEM

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

que eu jamais me deixe levar pelo espírito de ambição e de rivalidade, convencido de que, no Reino, somos todos iguais, teus filhos.:- Eu pagarei o que for justo – Mt 20,1-16a

 

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a face do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O povo é de Deus; portanto, cabe aos dirigentes promovê-lo, e não explorá-lo. A liturgia nos motive a examinar nosso modo de tratar as pessoas sob nossa responsabilidade e discernir a justiça de nossas decisões.

 

– Oração 

 

“PAI, DESAPEGA MEU CORAÇÃO DAS COISAS DESTE MUNDO, LIVRANDO-ME DA ILUSÃO DE BUSCAR SEGURANÇA NOS BENS ACUMULADOS. E REFORÇA MINHA FÉ NA PROVIDÊNCIA!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 17 de junho de 2022 quarta-feira da 20ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

O Pai celeste chama todos, a toda hora, e a todos oferece a salvação. Na comunidade de Cristo não há lugar para privileciados.

 

 

1ª Leitura (Ez 34,1-11) – Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas, para não mais lhes servirem de alimento.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel! Profetiza, dizendo-lhes: Assim fala o Senhor Deus aos pastores: Ai dos pastores de Israel, que se apascentam a si mesmos! Não são os pastores que devem apascentar as ovelhas? 3Vós vos alimentais com o seu leite, vestis a sua lã e matais os animais gordos, mas não apascentais as ovelhas. 4Não fortalecestes a ovelha fraca, não curastes a ovelha doente nem enfaixastes a ovelha ferida. Não trouxestes de volta a ovelha extraviada, não procurastes a ovelha perdida; ao contrário, dominastes sobre elas com dureza e brutalidade. 5As ovelhas dispersaram-se por falta de pastor, tornando-se presa de todos os animais selvagens. 6Minhas ovelhas vaguearam sem rumo por todos os montes e colinas elevadas. Dispersaram-se minhas ovelhas por toda a extensão do país, e ninguém perguntou por elas nem as procurou. 7Por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor: 8Eu juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus -, já que minhas ovelhas foram entregues à pilhagem e se tornaram presa de todos os animais selvagens por falta de pastor; e porque os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, mas apascentaram-se a si mesmos e não as ovelhas, 9por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor! 10Assim diz o Senhor Deus: Aqui estou para enfrentar os pastores e reclamar deles as minhas ovelhas. Vou tirar-lhes o ofício de pastor, e eles não mais poderão apascentar-se a si mesmos. Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas, para não mais lhes servirem de alimento. 11Assim diz o Senhor Deus: Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 23(22)

 

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

 

 

– 17 de junho de 2022 quarta-feira da 20ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?  (Mt 20,1-16a)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A Palavra do Senhor é viva e eficaz: / ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’ 9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida, vieram os que foram contratados primeiro e pensavam que iam receber mais. Porém cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’. 13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

17/08/22 20ª QUARTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 20,1-2.9-10.16: Disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: “O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha... Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata...  Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.

 

Jesus, as suas parábolas visualizavam para o povo a novidade maravilhosa do Reino dos Céus, anunciado pelo senhor.

Era um reino que não podia ser adquirido por méritos de precedência, porque estava aberto a todos os povos e a todas as pessoas, de todos os lugares e de todos os tempos.

Todos os que aceitassem o seu convite, seriam sempre bem recebidos na sua vinha e receberiam o mesmo pagamento.

Afinal, a ‘moeda de prata’ do seu Reino é a vida eterna, que depende somente do amor com que convivemos e trabalhamos em sua vinha.

O senhor encarnou-se no meio de um povo que se considerava o primeiro e o único povo eleito e merecedor de todos as recompensas divinas.

Os outros povos eram desprezados como se fossem cães.

Dentro do seu próprio povo, havia uma hierarquia, que exaltava os cumpridores da Lei e discriminava os que não obedeciam a todas as regras e tradições.

O senhor veio arrancar pela raiz esse tipo de presunção religiosa.

Eis o sentido da parábola dos trabalhadores da vinha. Senhor, nós fazemos parte daqueles que não chegaram na primeira hora, e alguns certamente vão chegar na última hora, mas para todos o senhor conquistou o direito ao seu amor redentor, igual ao povo descendente de Abraão, Isaac e Jacó.

Somos agradecidos, porque, desde o nosso batismo, fomos convidados a trabalhar na sua vinha, e esperamos com alegria a ‘moeda de prata’ do seu amor.

Mas, que seu Espírito nos livre de qualquer presunção religiosa e de toda discriminação.

Que possamos nos alegrar com todos que entram em nossas comunidades, porque todos dependemos da sua misericórdia e do seu perdão.

Tudo o que sonhamos é que possamos caminhar e trabalhar juntos na sua vinha, para que todos, desde os primeiros até os últimos, cheguemos um dia à comunhão trinitária da vida eterna.

 

Maria santíssima, trabalhadora de primeira hora, a senhora sempre nos acolhe a todos, não importa a que horas cheguemos. Interceda para que todos os homens aceitem o convite de trabalhar na vinha do seu Filho. Conceda-nos a alegria de receber com alegria todas as gerações em nossa Igreja, porque acolher bem, também é evangelizar. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A parábola dos trabalhadores da vinha nos revela que Deus é justo e seu Reino é dom gratuito. Ali não pode haver ciúme e competição. Diferente da lógica e das relações estabelecidas em certos ambientes da nossa sociedade. Para Deus, ninguém é excluído. Todos merecem encontrar seu lugar no mundo. O discurso da meritocracia não cabe aqui. Os tratados como últimos, e até sem oportunidade alguma, na dinâmica do Reino ocupam o mesmo patamar dos que já estão há mais tempo no caminho. O pensamento do papa Francisco pode iluminar a reflexão: “Maria Santíssima nos ajude a acolher na nossa vida a lógica do amor, que nos liberta da presunção de merecer a recompensa de Deus e do juízo negativo sobre os outros”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 20,1-16a - O Senhor convida trabalhadores em todas as horas

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Iniciemos a nossa oração e, em silêncio, concentremo-nos para rezar melhor com a Palavra de Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas, relações e acontecimentos. Quais imagens são utilizadas por Jesus? Qual a pedagogia de Jesus a começar pelos últimos?

 

“Jesus comparou o Reino de Deus com um proprietário que contratou trabalhadores em vários horários do dia e pagou igualmente uma diária a todos. A dinâmica do Reino de Deus permeia não somente o ambiente religioso como também todas as nossas relações no mundo. A parábola de hoje se expressa no ambiente da produção, do emprego. Deus reina numa situação em que se busca remuneração justa e solução do desemprego. E a justiça é que todos tenham oportunidade de trabalhar e de se manter com dignidade. O Reino de Deus é, antes de tudo, um dom, uma oferta de Deus a seus filhos. Não é o salário pelo nosso pouco ou muito trabalho. Assim, Deus nos ensina a ser construtores de novas relações no mundo”.

 

2. Meditação (Caminho)

Agora, o que o texto diz a você? Leia o Evangelho novamente e deixe-se tocar por ele.

A forma como o proprietário agiu me incomoda? Sou capaz de mudar meu pensamento e atitudes se a Palavra de Jesus me inquieta? Qual palavra do Evangelho encontra sintonia com minha vida, com minhas atitudes? Quais sentimentos o texto despertou em mim?

Permita que a Palavra de Deus se misture com a sua vida e procure reconhecer a voz do Senhor, que fala com você.

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, você é convidado(a) a se dirigir ao Senhor com tudo que você é. Não tenha medo de se expressar e de fazer a sua oração, seja uma prece de súplica, seja um louvor. Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença.

Reze também pelas realidades que o(a) cercam: trabalho, desemprego, injustiças….,

Agradecer pelos avanços que a humanidade faz para o progresso da humanidade e para o bem comum: políticas públicas, iniciativas de solidariedade, amparo, fraternidade…

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Avaliar a importância do trabalho em minha vida e na sociedade. Como você pretende viver concretamente durante o dia os apelos que o senhor lhe revelou?

 

Bênção

 

Benção do trabalho.

Ó Deus, de quem desce a plenitude da bênção e para quem sobe a oração dos que vos bendizem, protegei com bondade vossos filhos e filhas, concedei-lhes que, trabalhando com diligência, colaborem com o aperfeiçoamento da criação, assegurem seu sustento e o de seus familiares, e se esforcem para promover o progresso da sociedade e a glória de vosso nome. Por Cristo nosso Senhor.