segunda-feira, 15 de abril de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. - (Jo 12,1-11)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL  SEMANA SANTA  
 GARÇA/SP, 15 DE ABRIL DE 2019 (segunda-feira) 105º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.
(Abraham Lincoln)

 Datas Comemorativas 
■ DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO
DIA NACIONAL DO CICLISTA
DIA MUNDIAL DO CIRCO
DIA MUNDIAL DA ARTE
DIA INTERNACIONAL DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
DIA INTERNACIONAL DA CULTURA
DIA DO DESARMAMENTO INFANTIL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Anhembi – Iacanga - Jales (São Paulo) Edealina - Porteirão (Goias) Acarapé – Barreira – Graça (Ceará) Mata de São João (Bahia) Rio do Sul - São Francisco do Sul (Santa Catarina)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PATRICIA CONESSA VERI (minha sobrinha/afilhada São Paulo /SP) MOACIR YASSUNORI ISHISATO (amigo Catanduva /SP) ANA MARIA DIAS DA SILVA PRADO (EQ 03 ENS das GRAÇAS - Setor de Garça – Lions Clube de Garça /SP) WALDOYLSON DA SILVA MIRANDA (1VDG LC 2 Lions Clube São Paulo São Miguel Paulista/SP) JEAN PAULO SILVAN DA SILVA (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra-Núcleo Reginópolis /SP) HENRIQUE TEIXEIRA HELIODORO (PDG LB 2 Lions Clube Araguaína /TO)  MÁRCIO JOSÉ LUZ FREITAS (Lions Clube de Nova Russas /CE) ADEMAR BONINI (Dentista-Garça/SP) TOMAS JULIO CORREA FILHO (Garça/SP)  GUSTAVO CRISTIAN ALVES DIAS (Garça/SP)  Pe. ILuis de Oliveira Baisso (Administrador Paroquial das Paroquias: São João Batista de São João do Pau D'Alho e de Nossa Senhora Aparecida de Nova Guataporanga /SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO CRESCENTE
CESAR DE BUS

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Acusai, Senhor, meus acusadores; combatei aqueles que me combatem! Tomai escudo e armadura, levantai-vos, vinde em meu socorro! Senhor, meu Deus, força que me salva! (Sl 34,1s; Sl 139,8)
■ Os três primeiros dias da Semana Santa são marcados pela leitura dos cânticos do “servo do Senhor”. Hoje somos levados a contemplar a doação da vida do servo de Deus, ungido para a missão. Pelo batismo também fomos ungidos para participar da missão profética, sacerdotal e régia de Cristo. O gesto profético da mulher, perfumando o ambiente com sua atitude de amor, merece nossa atenção e recordação.
– Oração 
“PAI, AJUDA-ME A DESCOBRIR, NA MORTE DE JESUS, UM TESTEMUNHO CONSUMADO DE SUA LIBERDADE, E DE FIDELIDADE A TI E AO TEU REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Concedei, ó Deus, ao vosso povo, que desfalece por sua fraqueza, recobrar novo alento pela paixão do vosso filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 2ª-feira da Semana Santa da Páscoa – 15 de abril de 2019
Compassivo e manso, o servo de Deus não esmorece nem se deixa abater pelos obstáculos, pois foi ungido para resistir a qualquer dificuldade. 

1ª Leitura (Is 42,1-7) – Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. (1º canto do Servo do Senhor). Leitura do Livro do Profeta Isaías:

42 1 "Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.
2 Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas.
3 Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá,
4 até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos".
5 Eis o que diz o Senhor Deus que criou os céus e os desdobrou, que firmou a terra e toda a sua vegetação, que dá respiração a seus habitantes, e o sopro vital àqueles que pisam o solo:
6 "Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações;
7 para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas". 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 26(27)
O Senhor é minha luz e salvação.

Evangelho do dia
– 2ª-feira da Semana Santa da Páscoa – 15 de abril de 2019
Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. - (Jo 12,1-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
12 1 Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus a Betânia, onde vivia Lázaro, que ele ressuscitara.
2 Deram ali uma ceia em sua honra. Marta servia e Lázaro era um dos convivas.
3 Tomando Maria uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa encheu-se do perfume do bálsamo.
4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair, disse:
5 "Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres?"
6 Dizia isso não porque ele se interessasse pelos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, furtava o que nela lançavam.
7 Jesus disse: "Deixai-a; ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura.
8 Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim nem sempre me tereis".
9 Uma grande multidão de judeus veio a saber que Jesus lá estava; e chegou, não somente por causa de Jesus, mas ainda para ver Lázaro, que ele ressuscitara.
10 Mas os príncipes dos sacerdotes resolveram tirar a vida também a Lázaro,
11 porque muitos judeus, por causa dele, se afastavam e acreditavam em Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O coração intenso no amor a Deus é generoso”
 Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos
(João 12,3).
Muito próximo da Sua Páscoa, Jesus está na casa de Seus amigos Lázaro e Marta. Maria se coloca aos pés de Jesus para ungi-Lo com meio litro de perfume caro, do mais alto valor. Aqui, não se trata de um valor financeiro, mas sim o tamanho do amor, a intensidade do amor que essa mulher tem para com o Senhor.
Quando o nosso amor é verdadeiro e intenso, tornamo-nos generosos e intensos na forma de amarmos a Deus, mas, infelizmente, fechamo-nos na mesquinhez espiritual. E o que é a mesquinhez espiritual senão darmos a Deus aquilo que é a nossa sobra? E, às vezes, não sobra nada!
Eu nem me reviro somente à questão financeira, é até a questão do nosso próprio tempo. Como somos mesquinhos para com Deus! Damos a Ele aquele tempo que sobra, e como o tempo que sobra é um tempo onde já estamos cansados e acabados, mal damos tempo para Deus.
Quando vamos participar das coisas do Senhor, procuramos aquilo que será o mais curto, o que vai ser mais rápido e menos vai nos incomodar ou que menos vai roubar o nosso tempo. Quando queremos dar alguma coisa para alguém, vamos escolher o que está sobrando, o que não estamos usando, o que não é tão importante. E assim a mesquinhez vai tomando conta de nós.
Quando o nosso amor é verdadeiro e intenso, tornamo-nos generosos e intensos na forma de amarmos a Deus
A Liturgia de hoje nos apresenta dois exemplos de coração: um coração intenso no amor a Deus, como Maria que se despoja toda. Talvez ela nem tivesse condição de ter um perfume daquela qualidade, mas o importante é como ela inteira se joga com tudo que tem; e do outro lado, o mesquinho Judas Iscariotes, que viu, naquela atitude, uma oportunidade para mostrar o quanto o seu coração era avarento, era só preocupado com os bens e com as coisas materiais: “Mas isso que ela jogou nos pés de Jesus daria trezentas moedas de prata para dar aos pobres!”, como se ele, de verdade, se preocupasse com os pobres! Na verdade, ele estava preocupado com o dinheiro que estava guardado e que poderia reter.
Não permitamos que o mundo, o tempo presente e tudo que passamos façam de nós pessoas mesquinhas. A experiência com Jesus faz de nós pessoas generosas primeiro em amá-Lo de todo o coração, sem reservas, jogando-nos inteiro a Seus pés, servindo-O de todo o coração, sendo generosos em cuidarmos uns dos outros, inclusive, das coisas de Deus.
Judas conviveu com Jesus, mas de forma superficial; ele ficou apenas na superfície, por isso se tornou o discípulo mesquinho, preocupado com uma moeda e não com o coração, preocupado com o que se gastou aos pés de Jesus e não preocupado em O amar.
Às vezes, estamos preocupados com dois ou três minutos que vamos gastar rezando, meditando e nos colocando aos pés de Jesus e não em O amar, como se O amar não fosse a coisa mais importante da nossa vida.
Que essa semana da graça nos ajude a refletir nossos conceitos, escolhas, e como estamos conduzindo a nossa vida. Qual é o peso do nosso coração? É a generosidade e a intensidade do amor ou a mesquinhez espiritual?
Deus abençoe você!
– Reflexão - O culto a Deus
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus Cristo está jantando em casa dos seus amigos, Marta, Maria e Lázaro, em Betânia, perto de Jerusalém. Jesus, o Filho de Deus, é, ao mesmo tempo, homem de verdade: Necessita estar com seus amigos os homens e, espera que o amemos. Pouco antes tinha ressuscitado Lázaro. Agora vemos Maria —sua irmã— perfumando os pés do Senhor. Ele aceita e defende esta mostra de carinho.

Deus é Amor. Ele só deseja nosso bem. Nós somos felizes quando descobrimos que Deus nos ama. O homem é homem quando dá culto a Deus, quer dizer, quando lhe fala e lhe escuta, quando reconhece que Ele é grande e o aceita como seu Criador. Os animais irracionais jamais poderão fazer isso.

—Meu Deus, ajoelho-me ante ti, porque Tu és meu Senhor. Sem ti eu não seria nada. Não quero viver sem ti. Santa Maria, não permitas que nada me afaste de teu Filho divino.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Três atitudes significativas se destacam neste episódio.
A primeira é a generosidade que brota do coração sensível e amoroso de Maria. Ao perfumar os pés de Jesus, ela o exalta e lhe presta homenagem e, talvez sem ter intenção, o prepara carinhosamente para o sepultamento, que ocorrerá em breve.
A segunda atitude é a mesquinhez de Judas Iscariotes. Desdenha o gesto de Maria e se revela mentiroso, insinuando que seria melhor socorrer os pobres com aquela soma. Na verdade, Judas queria roubá-la.
A terceira atitude é a intolerância dos chefes dos sacerdotes para com Jesus. Estão de tal modo apegados à ideia de morte, que querem matar não só Jesus, mas também Lázaro, a quem Jesus havia ressuscitado dos mortos.
Saldo: muitos judeus, por medo, se afastam de Jesus, enquanto muitos outros, mais corajosos, acreditam nele.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas

Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 12,1-11 - Amor no estilo de Jesus
O bem-aventurado Alberione nos sugere uma postura
para  este momento de oração:
“sentemo-nos aos pés do Mestre e digamos a ele:
Vós sois o Caminho,
quero seguir vossos passos e imitar vossos exemplos.
Vós sois a Verdade: iluminai-me!
Vós sois a Vida: dai-me a vossa graça!”
(ER I 132).
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que o texto diz?
Leio atentamente o texto do dia: Jo 12,1-11.
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado. Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada. Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse:
- Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres?
Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela.
Então Jesus respondeu:
- Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento. Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês.
O plano para matar Lázaro
Muitas pessoas ficaram sabendo que Jesus estava em Betânia. Então foram até lá não só por causa dele, mas também para ver Lázaro, o homem que Jesus tinha ressuscitado. Então os chefes dos sacerdotes resolveram matar Lázaro também; pois, por causa dele, muitos judeus estavam abandonando os seus líderes e crendo em Jesus
Refletindo
Esta cena de Betânia nos apresenta duas pessoas olhando para Jesus: Maria e Judas. Maria quer expressar todo seu amor. E o faz com um presente de qualidade, bastante caro. Judas, infelizmente, não entende a linguagem do amor. Só entende a linguagem do interesse, disfarçado em caridade: partilhar com os pobres. O perfume com que Maria unge os pés de Jesus é símbolo de unidade, de amor.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim? Para nós, hoje?
Posso oferecer perfume de boa qualidade a Jesus, expressando meu amor. Ou disfarçar minha caridade, meu amor.
Meditando
Em Aparecida, os bispos falaram deste amor, em vários momentos: “Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35). (DAp 138).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Medito calmamente e rezo cada estação ou momento da Via-sacra,
pensando na Via-Sacra hoje, na minha Via-sacra e na Via-sacra de tantas pessoas.
VIA-SACRA 
1. Jesus é condenado à morte por Pilatos (Mt 27,26) 

A cada estação, faço um momento de silêncio e depois rezo: 

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós. 

2. Jesus carrega a sua Cruz (Mt 27,31) 
3. Jesus cai pela primeira vez 
4. Jesus encontra a sua Mãe 
5. Jesus recebe ajuda de Simão para carregar a Cruz (Mt 27.32) 
6. Verônica enxuga o rosto de Jesus 
7. Jesus cai pela segunda vez sob o peso da Cruz 
8. Jesus fala às mulheres de Jerusalém (Lc 23,27) 
9. Jesus cai pela terceira vez sob o peso da Cruz 
10. Jesus é despojado de suas vestes (Mt 27,35) 
11. Jesus é pregado na Cruz 
12. Jesus morre na Cruz (Mt 27,50) 
13. Jesus é descido da Cruz (Mt 27,59) 
14. Jesus é sepultado (Mt 27,60) 
15. Jesus ressuscitou (Mt 28,5). 
Termino, rezando o Pai Nossos e fazendo com muita consciência o sinal da cruz: 
"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
para... (continue esta oração)4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual o meu novo olhar a partir da meditação e oração da Palavra? Proponho ter o olhar parecido verdadeiramente com o Mestre. Para isto quero assumir a centralidade do Mandamento do amor.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.