quinta-feira, 25 de junho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia.. - (Mt 7,21-29)




homem sábio construiu
a sua casa na rocha.
– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS  –
 GARÇA/SP, 25 DE JUNHO de 2020 (quinta-feira) 177º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
VIVER É MELHOR QUE SONHAR.
(Belchior)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DO EMIGRANTE
 DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE SEXUAL
 DIA MUNDIAL DO MARINHEIRO
 DIA MUNDIAL DOS SMURFS
 DIA DO QUILO
 DIA DO COTONETE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Maués (Amazonas) Paratinga (Bahia) São Raimundo Nonato (Piauí) Porto Walter (Acre)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DIOGO SEBASTIÃO DE OLIVEIRA (Lions Clube de Garça–EQ 04 ENS de LOURDES Setor de Garça- Vera Cruz /SP) LUIZ ARNALDO DE OLIVEIRA (Vera Cruz/SP) NEIDE PEREIRA TURTELI (prima Bauru /SP) PDG JOSÉ CARLOS LOURENCETTI (PDG DLC8-Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde/SP) MARIA  FATIMA  MARTINS (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /SP)MARIA  DE LURDES  GOMES (Lions Clube de Dracena /SP) TATIANE “TatiGLONEKI APARECIDO (Garça /SP) WANDERLEI CIRILO (Garça /SP) CELSO LUIZ ESCAQUETTE (Garça /SP) ISABELA AMARAL MEDEIROS (Adamantina /SP) MARCELA ZANGUETTIN PARRA (Lions Clube de Pompeia Cidade Coração /SP) JOÃO CARLOS BASSETO (Garça /SP) JOCYLEIA QUEIROZ (Garça/SP) LAURA MANSANO MAURINHO PEREIRA (Garça /SP)  


 SANTO DO DIA 
■ SÃO GUILHERME DE VERCELLI
SÃO MÁXIMO DE TURIM
SÃO PRÓSPERO DE AQUITÂNIA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Quando se age de modo irresponsável e contrário aos planos de Deus, as consequências são desastrosas. Fiquemos atentos ao que Deus espera de nós no dia a dia. 
– Oração 
PAI, EU QUERO CAMINHAR COM SINCERIDADE PARA A COMUNHÃO CONTIGO, NO TEU REINO. QUE TODOS OS MEUS GESTOS E PALAVRAS ESTEJAM SEMPRE ALICERÇADOS NA TUA VONTADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 25 de junho de 2020  5ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
Não são os elogios a Deus que garantem a pertença ao seu Reino. É necessário construir a nossa casa sobre a rocha sólida que é Jesus. 

1ª Leitura (2Rs 24,8-17) – O rei da Babilônia levou prisioneiros para Babilônia Joaquim e todos os homens capazes de empunhar armas.  Leitura do Segundo Livro dos Reis:

8Joaquim tinha dezoito anos quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Noestã, filha de Elnatã, de Jerusalém. 9E ele fez o mal diante do Senhor, segundo tudo o que seu pai tinha feito. 10Naquele tempo, os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, marcharam contra Jerusalém, e a cidade foi sitiada. 11Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio em pessoa atacar a cidade, enquanto seus soldados a sitiavam. 12Então Joaquim, rei de Judá, apresentou-se ao rei da Babilônia, com sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus eunucos. E o rei da Babilônia os fez prisioneiros. Isso aconteceu no oitavo ano do seu reinado. 13Nabucodonosor levou todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real e quebrou todos os objetos de ouro que Salomão, rei de Israel, havia fabricado para o templo do Senhor, conforme o Senhor havia anunciado. 14Levou para o cativeiro Jerusalém inteira, todos os príncipes e todos os valentes do exército, num total de dez mil exilados, e todos os ferreiros e serralheiros; só deixou a população mais pobre do país. 15Deportou Joaquim para a Babilônia e, do mesmo modo, exilou de Jerusalém para a Babilônia a rainha-mãe, as mulheres do rei, seus eunucos e todos os nobres do país. 16Todos os homens fortes, num total de sete mil, os ferreiros e os serralheiros, em número de mil, todos os homens capazes de empunhar armas foram conduzidos para o exílio pelo rei da Babilônia. 17E, em lugar de Joaquim, ele nomeou seu tio paterno, Matanias, mudando-lhe o nome para Sedecias.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 78(79)
E Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!


– 25 de junho de 2020  5ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum
A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia.. - (Mt 7,21-29)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Quem me ama realmente guardará minha Palavra, / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Religião é a submissão do homem à vontade de Deus”
Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus
(Mateus 7,21)
Precisamos cuidar para não sermos enganados e também para não enganarmos. Porque corremos os dois riscos, não só de religiosamente nos enganarem, mas também de enganarmos a nós e aos outros.

Há distorções religiosas terríveis em nosso meio e no universo onde estamos. Há muitas pessoas expulsando demônios em nome de Jesus, realizando milagres e curas, gritando em nome do Senhor, falando coisas lindas e maravilhosas, fazendo as pessoas chorarem em nome de Jesus, porque Deus é Deus e a graça d’Ele está aí.

As pessoas manipulam a graça de Deus, fazem o uso errado do dom de Deus, se aproveitam do poder que a religião tem para a nossa vida e o nosso coração. É lamentável, não cabe agora julgarmos essas situações, mas cabe a nós fazermos discernimentos. 

“Religião é colocar em prática a vontade do Pai que está nos Céus”

O discernimento começa em mim porque a hipocrisia vai ser uma tentação para a vida inteira! A religião das aparências levou Jesus à morte, e é o que tem levado à morte tantas pessoas, seja em campos de batalhas que há em muitos universos religiosos, seja no campo do testemunho da vida e da prática.

Religião não é somente falar de Deus, pregar o nome d’Ele, cantar para Ele. Religião é colocar em prática a vontade do Pai que está nos Céus. É aí que caímos, porque queremos a religião da nossa vontade, a religião que nos sirva. E nos servimos, muitas vezes, da religião para dela nos promover, aparecer e buscar impor as nossas vontades aos outros.

Religião não é Deus estar ao meu serviço, fazer o que quero. Religião é a submissão do homem à vontade de Deus. Religião não é o homem subir, como fizeram a Torre de Babel, para crescer em nome de Deus. Religião é abaixar a cabeça, dobrar o orgulho, a soberba e as vaidades para que em todo tempo a vontade d’Ele prevaleça.

Não posso acreditar que tantas brigas, discórdias, desavenças, acusações e falsidades sejam da vontade de Deus. Não posso acreditar que, com tanta gente falando em Deus, mas cada um da sua maneira, sem viver a comunhão, a unidade e a submissão, seja vontade de Deus.

Por isso, não basta dizer “Senhor, Senhor…”, não basta cantar bonito, falar bonito e proclamar o tempo inteiro em lives, nas igrejas, o nome do Senhor que isso seja de Deus. Já conhecemos aquele ditado: “Nem tudo que reluz é luz”, então, nem tudo que fala, apresenta e grita o nome de Deus é d’Ele.

As expressões de Jesus: “Afastai-vos de mim”, “Eu não vos conheço”, vai ser muito duro ouvi-las, se passamos a vida inteira falando de Jesus, mas pouco escutamos e colocamos em prática a Sua Palavra. 

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O Reino de Deus não é uma diversão. É realidade que empenha a vida toda. Dele se participa não só com palavras, ainda que sejam santas, mas criando o Reino da justiça que Deus quer. O primeiro a entregar sua vida pelo Reino foi Jesus, que cumpriu plenamente a vontade do Pai. Quem se faz discípulo de Jesus deve seguir seus passos, ouvir e pôr em prática suas palavras. Este estará edificando sua casa (vida) sobre rocha inabalável, o próprio Cristo. Ninguém se iluda. Não basta falar fluentemente sobre a doutrina cristã ou cantar belos hinos religiosos. No final, pode haver tremenda decepção: “Não conheço vocês”. O que conta é assumir o compromisso com Jesus e seu Reino. Isso supõe concretamente a prática da justiça e do amor a Deus e ao próximo. Ações que transformam a realidade.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, proferir belos discursos ou mesmo realizar milagres em teu nome, isso não é suficiente para criar vínculo permanente contigo. Pode ser uma ilusão. O que conta, de fato, é como dizes: fazer “a vontade do Pai que está nos céus”. Concede-nos, Senhor, sabedoria e discernimento. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 7,21-29 - Quem entra no Reino de Deus?

Saudação

Preparamo-nos para a Leitura Orante,
rezando com todos os que se encontram neste espaço virtual de oração:


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja
e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
Lemos atentamente, na Bíblia, o texto Mt 7,21-29.
Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: "Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!" Então eu direi claramente a essas pessoas: "Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!"
- Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída. Quando Jesus acabou de falar, as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo.
Refletindo
Construir a casa significa ouvir a Palavra de Deus.
 Nos dois casos, as pessoas "ouviram a Palavra".
A diferença está em que um "vive de acordo com os ensinamentos" e outro, não.
Os símbolos rocha e areia correspondem à prática ou não da Palavra.
A chuva, as enchentes e o vento forte representam as dificuldades da vida,
que querem nos derrubar e destruir o Projeto de Deus.
Já a casa construída sobre a rocha, vence todos os obstáculos, ouve a Palavra e a vive,  e vence todos os obstáculos que o afasta dela.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós, hoje?
Verificamos se ouvimos a Palavra e a praticamos,ou se, simplesmente,a ouvimos. Construímos sobre a rocha ou sobre a areia?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: "Ser discípulo é dom destinado a crescer. A iniciação cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo. Dessa forma, ela forja a identidade cristã com as convicções fundamentais e acompanha a busca do sentido da vida. É necessário assumir a dinâmica catequética da iniciação cristã. Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes pastorais por parte dos bispos, presbíteros, diáconos, pessoas consagradas e agentes de pastoral.
Como características do discípulo, indicadas pela iniciação cristã, destacamos: que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã; que tenha espírito de oração, seja amante da Palavra, pratique a confissão freqüente e participe da Eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social, seja solidário no amor e fervoroso missionário."(DAp 291, 292).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos o

Salmo 78(79)

Por vosso nome e vossa glória, / libertai-nos, ó Senhor!

1. Invadiram vossa herança os infiéis, † profanaram, ó Senhor, o vosso templo, / Jerusalém foi reduzida a ruínas! / Lançaram aos abutres, como pasto, / os cadáveres dos vossos servidores; / e às feras da floresta entregaram / os corpos dos fiéis, vossos eleitos. – R.

2. Derramaram o seu sangue como água † em torno das muralhas de Sião, / e não houve quem lhes desse sepultura! / Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, † um objeto de desprezo e zombaria / para os povos e àqueles que nos cercam. / Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? † Conservareis eternamente a vossa ira? / Como fogo arderá a vossa cólera? – R.

3. Não lembreis as nossas culpas do passado, † mas venha logo sobre nós vossa bondade, / pois estamos humilhados em extremo. / Ajudai-nos, nosso Deus e salvador! † Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! / Por vosso nome, perdoai nossos pecados! – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é atento aos ensinamentos de Jesus e para vivê-los no dia-a-dia.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.