sábado, 9 de fevereiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eram como ovelhas sem pastor. - (Mc 6,30-34)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 FEVEREIRO  CARNAVAL  
 GARÇA/SP, 09 DE FEVEREIRO DE 2019 (sábado) 040º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
É difícil liderar uma cavalaria se você não sabe montar a cavalo.
(Adlai Stevenson)

 Datas Comemorativas 
■ DIA NACIONAL DO SURF
SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Não há ocorrências relacionadas com municípios e cidades brasileiras cadastradas para hoje

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCIA HELENA CONESSA DA SILVA (minha Irmã 7.0 – São Paulo /SP)ALEXANDRE ALFREDO MORAES (PM Bombeiro-Garça /SP)JOÃO MIRANDA DO NASCIMENTO (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)JOSÉ Apolinar Alvarez Contramaestre (Club de Leones Santa Ana MonarcaTachira E1- San Cristobal-Tachira Venezuela)MARIA ISABEL BELLINE PARMIGIANI (Garça /SP) EDUARDO OLIVEIRA (Garça /SP)SALVADOR DE JESUS PEREIRA (Jafa - Garça /SP)CARLOS FERMINO DE CAMPOS ALBERS (Advogado-Gália /SP)Frei nivaldo pasqualim (Olimpia/SP) Pe. MARCELO ANTONIO DOS SANTOS (Pároco da Paróquia São José Operário de Tupã /SP) ARIANE LIMA (Marilia /SP) ALEXANDRE Lorenzetti (Garça /SP) Fabiana Agostine (Garça /SP)-
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: TEREZA PEREZ PRADO E LUIZ CARLOS PRADO ó(2º VDG LC5-Lions Clube de Suzano/SP)MARIA FERNANDES BERTONE e ALZIR VICENTE SOARES BERTONEó(sócio fundador do Lions Clube de Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE UNIVERSITÁRIO DE GARÇAó2007ó12 ANOS(Distrito LC 8) LIONS CLUBE DE BRODOWSKIó1977ó42 ANOS(Distrito LC 6)

 Santo do Dia 
■ SÃO JERÔNIMO EMILIANI
Jerônimo (Itália, 1486-1537), dedicou-se ao serviço de Cristo na pessoa dos pobres, dos doentes e das crianças abandonadas. Seu trabalho é continuado pela obra dos padres e irmãos somascos.
SANTA JOSEFINA BAKHITA
Josefina (Sudão, 1869-1947), conheceu por muitos anos, as humilhações, os sofrimentos físicos e morais da escravidão. Já na maioridade, decidiu consagrar-se totalmente a Deus – por quem soube desde sempre amada – na Congregação das Filhas da Caridade.

- Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47).
■ Pela liturgia, o Deus da paz nos torna aptos a todo bem e transforma nosso empenho em comunhão de fé com Jesus, nosso Pastor, no qual encontramos compaixão e descanso..
– Oração 
“PAI, DÁ-ME AS DISPOSIÇÕES NECESSÁRIAS PARA EU REALIZAR BEM A MISSÃO RECEBIDA DE JESUS, TENDO-O SEMPRE COMO MODELO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sábado da 4ª Semana      Do Tempo Comum - 09 de fevereiro de 2019
Para perseverarmos na prática das boas ações – verdadeiro culto agradável a Deus -, somos convidados a alimentar nossa vida com o encontro com Cristo. 

1ª Leitura (Hb 13,15-17.20-21) – O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos o grande pastor das ovelhas, vos torne aptos a todo bem,  Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 15por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor; isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome. 16Não vos esqueçais das boas ações e da comunhão, pois estes são os sacrifícios que agradam a Deus. 
17Obedecei aos vossos líderes e segui suas orientações, porque eles cuidam de vós como quem há de prestar contas. Que possam fazê-lo com alegria, e não com queixas, que não seriam coisa boa para vós. 
20O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, 21vos torne aptos a todo bem, para fazerdes a sua vontade; que ele realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 22 (23)
O Senhor é o pastor que me conduz, / não me falta coisa alguma.

Evangelho do dia
– Sábado da 4ª Semana      Do Tempo Comum - 09 de fevereiro de 2019
Eram como ovelhas sem pastor. - (Mc 6,30-34)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço, e elas me seguem (Jo 10,27).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 
34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O descanso é essencial para a vida do cristão”
Se não priorizarmos o deserto, o silêncio e o descanso, Deus não poderá fazer muito!
E Jesus lhes disse: ‘Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco(Marcos 6,31).
Multidões estavam atrás de Jesus por conta de tudo aquilo que Ele estava realizando: o Reino de Deus. Mas existe, no ensino de Jesus, algo que precisamos aprender. Pois, o chamado d’Ele é para irmos sozinhos e nos afastarmos das pessoas com as quais costumamos estar; nos afastar de tudo aquilo que fazemos e realizamos, das nossas tarefas e obrigações. Sendo assim, teremos o nosso lugar.
Esse lugar precisa ser deserto, deve ser o lugar do nosso encontro, onde podemos nos encontrar conosco mesmos, com Deus e, sobretudo, com as nossas realidades mais profundas. Um lugar onde podemos revigorar a nossa saúde física, mental, emocional e espiritual. 
Nós, muitas vezes, levamos Deus aos outros mas perecemos. Perecemos na depressão, no cansaço, no excesso das atividades, nas fadigas da vida. Isso ocorre porque não levamos a sério a Palavra do Mestre quando nos diz para irmos ao deserto nos revigorarmos e, acima de tudo, para descansarmos nem que seja um pouco.
Precisamos desse descanso, e Jesus fazia isso com maestria. Ele não ficava o dia todo pregando para a multidão, Ele tinha compaixão, ensinava ao povo muitas coisas, mas sempre retirava-se. Primeiro, para estar consigo mesmo, a sós; segundo, para viver a profunda comunhão com o Pai e, depois, para se refazer, porque a missão era árdua. 
Quem de nós não tem uma missão tão árdua? Quem é pai; mãe; jovem; quem tem responsabilidades sabem que, a cada dia, a missão é mais árdua.
Se não priorizarmos o deserto, o silêncio e o descanso, de fato, Deus não poderá fazer muito. Podemos pensar: “Ah, mas eu trabalho para Deus e tenho muitas responsabilidades”. Mas é por esse mesmo motivo que precisamos do descanso, pois, quando mais responsabilidade temos, mais precisaremos do refrigério, do descanso. Se o trabalho é sagrado, na mesma proporção é o descanso, o refrigério d’alma. O convite do Mestre Jesus é para que repensemos a nossa vida a partir de um cuidado essencial para com a nossa saúde.
Não espere ficar todo quebrado, estraçalhado, perder toda a harmonia interior para só depois procurar um tratamento. O deserto é a prevenção evangélica.
Deus abençoe você!

– Reflexão - Os apóstolos, amigos de Jesus
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, perguntamo-nos: Que tipo de pessoas eram os Apóstolos? Em poucas palavras, poderíamos dizer que eram “amigos” de Jesus. Os elogiou para que permanecessem com Ele e, na Última Ceia os chamou “amigos”. Foram e, puderam ser apóstolos e testemunhas de Cristo porque eram seus amigos, porque o conheciam a partir da amizade, porque estavam perto Dele, como vemos no Evangelho de hoje.

Estavam unidos com um vínculo de amor vivificado pelo Espírito Santo. O Espírito, o Espírito Santo, é quem vivifica. É Ele quem vivifica nossa relação com Jesus Cristo, de maneira que não seja só exterior: Sabemos que Jesus existiu e que está presente no Sacramento da Eucaristia (fonte e cume da amizade com Jesus Cristo), mas, transforma esta presença numa íntima relação, profunda, de amizade realmente pessoal.

—“Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto”: Escutemos esta voz. Cristo não o disse somente há 2000 anos; Ele vive e nos o diz de novo cada dia e agora.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Os apóstolos voltam da missão, provavelmente entusiasmados com o resultado, e se reúnem ao redor de Jesus, ansiosos por partilhar com ele “tudo o que tinham feito e ensinado”. A repercussão desse movimento missionário é imediata: o povo vinha de toda parte para ver Jesus e os apóstolos, de modo que eles “não tinham tempo nem para comer”.
Jesus convida os missionários a um descanso salutar.
Uma pausa entre as atividades é ocasião favorável para recuperação das forças, avaliação do trabalho, correção dos defeitos e elaboração de novos projetos.
Aos líderes religiosos recomenda-se não se deixarem absorver totalmente pelos fiéis e reservarem tempo para o cultivo pessoal, incluindo-se exercício espiritual e cursos de reciclagem. Tudo com equilíbrio, pois o povo continua como ovelhas sem pastor.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor I. Patrícia Silva, fsp,
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/      
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,30-34- Uma Igreja que acolhe
Oração Inicial
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
"Espírito Santo, tu que vieste dos céus abertos, do Pai,
e que permaneceste conosco, em Jesus,
tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,
abre-nos à Palavra!
Seja a nossa inteligência e a nossa vontade,
terreno bom,
onde tu possas trabalhar com liberdade,
de modo que a nossa vida
seja sinal eloquente da tua caridade.
Amém." 
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mc 6, 30-34, e observo a atenção de Jesus aos que sofrem.
Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. Então ele lhes disse:
- Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco.
Então foram sozinhos de barco para um lugar deserto. Porém muitas pessoas os viram sair e os reconheceram. De todos os povoados, muitos correram pela margem e chegaram lá antes deles. Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.
Refletindo
Jesus "teve pena daquela gente". Nós, Igreja, temos o mesmo sentimento. Como dizem os bispos em Aparecida:
"Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que o texto diz para mim, hoje?
Tenho os mesmos sentimentos de Jesus Cristo e da Igreja? Como olho as pessoas que estão "à beira do caminho" ou que parecem "ovelhas sem pastor"?
Meditando
Em Aparecida, os Bispos da América Latina e Caribe, disseram:
"O discípulo, à medida que conhece e ama o seu Senhor, experimenta a necessidade de compartilhar com outros a sua alegria de ser enviado, de ir ao mundo para anunciar Jesus Cristo, morto e ressuscitado, e tornar realidade o amor e o serviço na pessoa dos mais necessitados, em uma palavra, a construir o Reino de Deus. A missão é inseparável do discipulado, o qual não deve ser entendido como etapa posterior à formação, ainda que esta seja rea¬lizada de diversas maneiras de acordo com a própria vocação e com o momento da maturidade humana e cristã em que se encontre a pessoa". (DAp 278)
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a
Oração a Nossa Senhora dos cuidados Humanos
Dom Hélder Câmara
Mãe, me alegra tanto
ver o globo em tuas mãos!
Mas é globo muito pequeno
e temo que dentro dele
nossas grandes angústias
sofram muita redução.
Olho de novo e descubro:
o globo pequeno
tem justamente a virtude
de reduzir ao tamanho exato
os dramas que nos parecem imensos
e no entanto cabem e sobram
na concha de duas mãos.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar vai estar atento e  voltado para os que mais sofrem.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.