domingo, 11 de setembro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte. – (Lc 15,1-32)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 S E T E M B R O  M Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 S E T E M B R O – VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES -

 GARÇA/SP, 11 DE SETEMBRO de 2022 (domingo) 254º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A MEDIDA DA VIDA NÃO É A SUA DURAÇÃO, MAS A SUA DOAÇÃO.

(Peter Marshal)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DA ÁRVORE

DIA PANAMERICANO DOS PROFESSORES

DIA NACIONAL DO CERRADO

DIA NACIONAL DO KARATÊ

DIA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

DIA DO ÁRBITRO ESPORTIVO

DIA DOS PRIMEIROS SOCORROS

DIA DA COMUNIDADE GEBELINENSE

DIA DA FAMÍLIA AFRO-BRASILEIRA

DIA DA MEMÓRIA PET

DIA DAS MISSÕES NACIONAIS

DIA DA FUNDAÇÃO DO MEMORIAL E MUSEU DO 11 DE SETEMBRO NOS ESTADOS UNIDOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itapuí - Marabá Paulista - Rancharia (São Paulo) Jangada (Mato Grosso) Itaú de Minas (Minas Gerais) Agrestina - Aliança - Angelim - Araripina - Arcoverde - Belém de São Francisco - Belo Jardim - Catende - Custódia - Inajá - Jurema - Lagoa dos Gatos - Macaparana - Moreno - Orobó - Ribeirão  - São Caitano - São Joaquim do Monte - Surubim - Vicência - Vitória de Santo Antão (Pernambuco) Irani - Jaborá (Santa Catarina) Ibiraçu (Espírito Santo) Pimenta Bueno (Rondônia) Nova Aliança do Ivaí (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOANA MARIA MANCHINI SOSSOLOTE (m/sobrinha-professora-Garça /SP) FABIO SERAFIM (Deusa Alimentos-Garça /SP) CLAUDINEI APARECIDO MANCUSO (Garça /SP) ÉLIDE SITTA CASSOLA (Garça /SP) ELISA MARIA DE OLIVEIRA (Garça /SP) TELMO GUSTAVO TRIGO MOREIRA (Oleoquimica Ind. e Com - Garça /SP) EDERSON DA SILVA RAFAEL (Garça /SP) NELLY MANCHINI PIMENTA (Ribeirão Preto / SP) DELMA INACIA MORAIS SERRAR (Lions Clube de Paranaíba /MS)  JOSÉ EURIPEDES OLIVEIRA (Lions Clube de Paranaíba /MS) LUIZ FILHO TAVARES PINTO (Lions Clube de Nova Russas /CE)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DE COROMOTO

SANTA PULQUÉRIA

SANTO ADÉLFIO

SANTO ELIAS ESPELEOTA

SÃO JOÃO GABRIEL PERBOYRE

SÃO JACINTO DE ROMA MÁRTIR

SÃO BOAVENTURA DE BARCELONA

SÃO PROTO

SÃO DANIEL DE BARDSEY

SÃO FÉLIX DE ZURIQUE

SÃO LEUDINO

SÃO PACIENTE

SÃO PAFNÚCIO

SÃO RÉGULA

SÃO SACERDOTE

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Mesmo diante dos pecados do seu povo, mesmo irado diante da miséria e da ignorância de homens e mulheres, Deus se compadece e perdoa: Ele partiu e voltou para seu pai – Lc 15,1-32

 

Ouvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros (Eclo 36,18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Com alegria nos reunimos para celebrar nosso encontro festivo com o Pai bondoso e misericordioso. Apesar de nossas infidelidades, ele não nos rejeita, mas vem ao nosso encontro quando nos desviamos de seus caminhos. Alcançados e salvos por seu Filho, abramos o coração para acolher a graça transbordante que chega a nós pela Eucaristia.

 

– Oração 

 

“ESPÍRITO QUE POSSIBILITA A CONVERSÃO, MANTÉM MEU CORAÇÃO ABERTO AOS PECADORES, CONFIANTE DE QUE SÃO ATRAÍDOS PELA MISERICÓRDIA DO PAI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 11 de setembro de 2022 domingo da 24ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos comunica a experiência do encontro com a grandeza do coração do Pai, que nos acolhe em seu abraço e nos traz de volta à vida e à alegria do seu convívio.

 

 

1ª Leitura (Ex 32,7-11.13-14) – E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer. Leitura do Livro do Êxodo:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’”. 9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra o teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste, por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos como as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre’”. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 50(51)

 

Vou agora, levantar-me, volto à casa do meu pai.

 

 

2ª Leitura (1Tm 1,12-17) – Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. Leitura da Carta de São Paulo a Timóteo

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimo: 12Agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim, ao designar-me para o seu serviço, 13a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia, porque agia com a ignorância de quem não tem fé. 14Transbordou a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 15Segura e digna de ser acolhida por todos é esta palavra: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu sou o primeiro deles!  16Por isso encontrei misericórdia, para que em mim, como primeiro, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de seu coração; ele fez de mim um modelo de todos os que crerem nele para alcançar a vida eterna. 17Ao Rei dos séculos, ao único Deus, imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 11 de setembro de 2022 domingo da 24ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte.  (Lc 15,1-32)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Senhor reconciliou o mundo em Cristo, / confiando-nos sua Palavra, / a Palavra da reconciliação, / a Palavra que hoje, aqui, nos salva! (2Cor 5,19) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

 Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida! ’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.  8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido! ’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.
11E Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.

17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer--lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. 20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. 22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. 25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’. 28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’. 31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver;

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

11/09/22 -        24º DOMINGO TC – C

 

Lucas 15,3-7: Jesus contou-lhes esta parábola: “Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.

 

Jesus, como era difícil para o senhor convencer as pessoas sobre a maravilha do perdão.

A parábola da ovelha perdida e reencontrada, e principalmente a do filho que esbanjara toda a herança recebida do pai, regressara arrependido e fora recebido com festa, revelavam o rosto de um Deus jamais imaginado pelas religiões.

O senhor nos trouxe a fotografia real do verdadeiro Deus, que se assemelhava a um pai ou a uma mãe, sempre preocupados com o filho, que estava distante e perdido. Ao contrário do filho mais velho da parábola, que não quis acolher o irmão mais novo, nós cremos que o senhor, Filho de Deus, se encarnou para sair em busca da humanidade, que se distanciara de Deus, como uma ovelha perdida, ferida à beira do caminho da vida.

Nós todos somos semelhantes a esse irmão mais novo, já que o filho mais velho simbolizava o seu povo daquele tempo, que não acolheu o senhor e o seu Evangelho.

 

Senhor, faça-nos compreender que somente o amor e a compaixão têm força para salvar as pessoas.

E o perdão brota, não de uma cobrança moral, mas de um amor, que confia e espera a reconciliação do reencontro.

Por isso, as nossas atitudes de mesquinhez, que recusam o perdão e exigem desforra diante de quem errou, contradizem o seu Evangelho e recusam o grito de perdão que nos deu ao morrer na cruz.

Conceda-nos a graça de pedir perdão e de perdoar sempre, acolhendo quem nos ofendeu, mas que já não nos ofende mais e deseja reconciliação.

Que sejamos instrumentos de paz e de união, dentro de uma sociedade onde ainda há tanta gente tão mesquinha e tão cheia de rancores e de vinganças.

 

Maria santíssima, rogue por nós, pecadores, cujo perdão custou tão caro ao seu Filho. Ajude-nos a acreditar na alegria do perdão que nos enche de paz o coração e nos liberta da tristeza do rancor. Faça com que o nosso coração seja semelhante ao seu coração e ao coração do seu Filho. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O capítulo 15 de Lucas é o coração do seu Evangelho. São três parábolas da misericórdia e do amor de Deus pelos “perdidos”. Depois de ser criticado pelos fariseus e pelos mestres da Lei porque convivia com pecadores, Jesus conta três parábolas que convidam à alegria por recuperar o que estava perdido. Neste texto, Jesus assume as feições de um pastor que não se conforma em perder um por cento das suas ovelhas, a preocupação de uma pobre mulher que perde dez por cento de suas escassas economias e a dor do pai que perde cinquenta por cento de seus filhos. As parábolas concluem com festa e banquete. As noventa e nove ovelhas, as nove moedas e o filho mais velho podem representar a atitude de quem se considera justo e praticante fiel das leis, e vive em situação privilegiada. São parábolas que questionam quem vive bem e não se preocupa com os que vivem na miséria e no abandono. A ovelha perdida, a moeda extraviada e o filho fugitivo representam aqueles que necessitam da busca e da compaixão. Estes são os que despertam o interesse de Deus para que sejam recuperados e reintegrados. As atitudes de Jesus, que devolve a alegria de viver, deveriam despertar a consciência dos cristãos e das autoridades, e também da sociedade para recuperar os perdidos da vida.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 15,1-32 - Alegria do reencontro

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Hoje celebramos o 24º domingo do Tempo Comum. O Evangelho de hoje é uma explosão de amor, perdão e misericórdia. É o pastor que cerca de cuidados a ovelha perdida, é a mulher que se alegra por encontrar a dracma perdida e é o pai que vai ao encontro, abraça o filho que retorna a casa paterna.

 

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Neste tempo de oração com a Palavra, abramo-nos para receber essa bênção, que o Senhor oferece também a nós por meio de seu Espírito.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Quais imagens são utilizadas? A quem Jesus está instruindo? Retome as expressões que mais chamaram sua atenção.

 

“Os fariseus não viam com bons olhos a aproximação de Jesus com pessoas tidas como pecadoras. Mas aí residia a grande novidade de Jesus: aproximar-se dos que se julgavam perdidos para resgatá-los. Jesus mostrou essa novidade em três lindas histórias. O pastor deixou as noventa e nove ovelhas no deserto e foi procurar a que se perdeu, até encontrá-la. Carregou-a nos ombros e festejou sua volta. A senhora que tinha dez moedas e perdeu uma, varreu a casa cuidadosamente e se alegrou com as amigas e vizinhas por tê-la encontrado. O pai aguardou pacientemente a volta do filho que tinha saído de casa e o recebeu com todo carinho e muita festa. Assim é Deus no seu amor pelo pecador”.

 

2. Meditação (Caminho)

O amor de Deus é absoluto, fiel e gratuito. O que de mais belo e seguro do que essa certeza poderá nos tocar?

O que essas parábolas falam para mim?

Jesus nos mostra que Deus é amor e não quer condenar ninguém, pelo contrário, toda sua vida foi para nos ensinar o amor perdão, o amor reconciliação. Como eu vivo essa proposta de Jesus?

 

3.Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Minha oração matinal muda meu dia? De que forma a Palavra de Deus estará presente? O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.