quarta-feira, 26 de outubro de 2016

“Vivamos a grandiosidade do Reino dos Céus”


2016 INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE 2016
– ONU 2016ANO INTERNACIONAL DAS  LEGUMINOSAS
–  O U T U B R O  - MÊS DOS SERVIÇOS PROFISSIONAIS  – 2016
– GARÇA/SP 26 DE OUTUBRO DE 2016 (quarta-feira) 
– 300º DIA DO ANO – DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!–
–■COMECE O DIA FELIZ! ■–

O título de cristão não nos garante automaticamente o acesso ao reino de Deus. A salvação é dom, fruto do encontro entre o esforço humano de passar pela porta estreita e o infinito amor de Deus.
Oração
PAI, CONDUZE-ME PELO VERDADEIRO CAMINHO DA SALVAÇÃO QUE PASSA PELO SERVIÇO MISERICORDIOSO E GRATUITO A QUEM CARECE DE MEU AMOR.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Pensamento do Dia
A INTOLERÂNCIA DO SEU PRESENTE CRIA SEU FUTURO.”
(Mike Murdock)


Datas Comemorativas
Direitos reservados - Fonte: http://datascomemorativas.org/
DIA NACIONAL DO TROPEIRO
DIA DO MOVIMENTO PESTALOZZIANO NO BRASIL
DIA OFICIAL DO MÚSICO
DIA DO MATEMÁTICO
DIA NACIONAL DE LUTA PELO PASSE LIVRE
DIA NACIONAL DOS TRABALHADORES METOVIÁRIOS
SEMANA DO DESARMAMENTO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ) Cândido Mota (São Paulo) Curiúva - Quatiguá - Verê (Paraná) Barra da Estiva - Santa Inês (Bahia) Tramandaí (Rio Grande do Sul) Alto Araguaia (Mato Grosso) Lago do Junco (Maranhão)


. Dia do ANIVERSÁRIO DE: CAROLINE ANANIAS VIEIRA (prima 20 anos - Garça/SP) MIRYAM SOARES CORREA LEITE DE MORAES (Francine - Garça/SP) MARIO AUGUSTO PIOTTO (ESCRITÓRIO CONTÁBIL PIOTTO- Garça /SP)         

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSA PEDRAL PINHEIRO RODRIGUES e IVAN PINHEIRO RODRIGUESó1963ó51 ANOS (Garça/SP)

Santo do Dia
São LUÍS ORIANE
SANTO EVARISTO


Invocação do Espírito Santo
Para bem nos preparar invoquemos a presença do Espírito Santo:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espirito Santo,
Fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação
Por Cristo, Senhor Nosso,
 Amém.

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.

A Palavra orienta as relações entre pais e filhos e entre senhores e subalternos, de modo que todos consigam passar pela porta que dá acesso ao reino dos céus.
Leituras
1ª Leitura - (Ef 6,1-9) Não sirvais como quem busca agradar aos homens, mas como escravos de Cristo. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:Quarta-feira 26/10/2016 30ª Semana Tempo Comum
1Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, pois isto é que é justo. 2”Honra teu pai e tua mãe” – é o primeiro mandamento – que vem acompanhado de uma promessa: 3”A fim de que tenhas felicidade e longa vida sobre a terra”. 4Vós, pais, não revolteis os vossos filhos contra vós, mas, para educá-los, recorrei à disciplina e aos conselhos que vêm do Senhor. 5Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo com respeito e tremor, de coração sincero, como a Cristo, 6não para servir aos olhos, como quem busca agradar aos homens, mas como escravos de Cristo, que se apressam em fazer a vontade de Deus. 7Servi de boa vontade, como se estivésseis servindo ao Senhor, e não aos homens. 8Vós os sabeis: o bem que cada um tiver feito, seja ele escravo ou livre, tornará a recebê-lo do Senhor. 9E vós, senhores, fazei o mesmo com os escravos. Deixai de lado a ameaça; vós sabeis que o Senhor deles e vosso está nos céus e diante dele não há acepção de pessoas.
Palavra do Senhor!   Graças a Deus.

Salmos
Salmo
O Senhor cumpre sempre suas promessas!
Salmo responsorial 144 (145)

Evangelho do dia "Virão do oriente e do ocidente, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. (Lc 13,22-30)  Quarta-feira 26/10/2016 30ª Semana Tempo Comum
Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho   Vivamos a grandiosidade do Reino dos Céus Quarta-feira 26/10/2016 30ª Semana Tempo Comum
Autor: Padre Roger Araújo
 Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
No Reino dos Céus é preciso deixar de lado todas as injustiças, ser reto, ser correto e, acima de tudo, não corromper a alma e o coração por qualquer vantagem!
Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão” (Lucas 13, 24).
A reflexão do Evangelho de hoje começa com uma pergunta feita a Jesus enquanto Ele atravessava o caminho: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” (Lucas 13, 23).
Jesus não diz se serão poucos ou muitos que se salvarão, mas indica qual é o caminho e o esforço necessário para se salvar, porque sem o esforço ninguém entra no Reino dos Céus!
A graça vem ao nosso encontro, e precisamos corresponder à ela. Essa graça, que vem do Reino dos Céus, é uma porta estreita.
Se há uma porta pequena e uma larga, todos vão querer entrar pela porta larga. É óbvio, porque a porta larga é mais fácil, mais acessível e não tem aperto. Para entrar numa porta ‘pequenininha’ temos que empurrar um ao outro, até dá para todos entrarem, mas não queremos saber de aperto e nem de dificuldades.
Vivemos no tempo das facilidades. Quanto mais fácil for o caminho, é por ele que vamos andar. Muitas vezes, não importa quais são os meios, o que é feito para se passar por essa via que parece ser mais fácil. O que importa é ir.
O Reino dos Céus é um dos meios mais importantes. No Reino de Deus é muito necessário aplicar, ver e rever quais são nossas posturas, nossos atos e atitudes. O que conta no Reino dos Céus é o esforço da alma e do coração!
E para que esse esforço? Esforço pelas virtudes, pela santidade e para viver o amor.
É fácil ser santo? Não é não! É difícil? Também digo que não, menos ainda impossível, porque a graça de Deus nos auxilia. O que torna difícil é o caminho que, muitas vezes, trilhamos. Porque querer ser santos e viver no mundo, querer viver no mundo e ser santo nem sempre é fácil. “Mas eu preciso viver no mundo do mesmo jeito!”. Sim, precisamos viver no mundo, o que não podemos é nos deixar enveredar por ele, deixar que nossa mente se corrompa pelas seduções dele.
O mundo tem a porta alargada, a porta aberta, em que todos entram com tanta facilidade para conseguir isso e aquilo. Eu fico olhando o meio como muitas pessoas, hoje, obtém dinheiro, lucros, vantagens… Muitas vezes, são meios fáceis que facilitam para uns e para outros, e não importa como isso foi conseguido, de que forma a coisa foi feita.
Vamos deixando que pequenas e grandes corrupções se apoderem da nossa alma e do nosso coração. Para entrarmos no Reino dos Céus é preciso deixar de lado todas as injustiças, ser reto, ser correto e, acima de tudo, não corromper a alma e o coração por qualquer vantagem, por qualquer lucro, por qualquer coisa que nos coloque melhor ou na frente dos outros.
É preciso nas pequenas coisas viver a grandiosidade do Reino dos Céus!
A porta de Cristo nos salva! A porta das facilidades do mundo abre os caminhos para a perdição, para o inferno, e não é por ela que queremos entrar.
Deus abençoe você!
REFLEXÃO –  Lc 13, 22-30
A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.


Recadinho
Direitos reservados - Autor do texto: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
 Conteúdo publicado em http://www.aparecidadasaguas.com
- Será que dá para ter “portas largas” neste e no outro mundo?
- Na prática, quem merecerá estar entre os primeiros no Reino de Deus?
- E quais serão os últimos?
- Procuro agir sempre de modo justo e transparente?
 - Rezo por aqueles que pensam numa conquista do Reino de Deus de modo fácil e simples?

Leitura Orante
Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Peçamos ao Espírito Santo que venha com o fogo de seu amor renovar em nós os dons da sabedoria e do entendimento. “Divino Espírito Santo, vinde a nós e ficai conosco. Amém.”
 1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, vemos que alguém se aproxima de Jesus e pergunta: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” (Lc 13,23). O que Jesus responde? A que Ele se refere? Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário para compreendê-lo bem, destaque os verbos que mais lhe chamam atenção e identifique sua mensagem central.

. 2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (mensagens e lições para nós hoje- O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? O mais lhe chamou atenção no Evangelho? Foi um versículo específico? Algo que Jesus disse? Se sentir necessidade, leia o texto novamente, deixando-se tocar por ele.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento de oração? Deixe que a sua vida se renove com a Palavra de Deus. Agora que você já sabe o que o Senhor tinha para lhe dizer com o Evangelho de hoje, apresente a Ele suas preces e intenções.

 4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual atitude você deseja colocar em prática durante este dia? A Palavra de Deus se torna vida em nossa vida quando a praticamos.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Direitos reservados -
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em : http://liturgia.catequisar.com.br/  
BênçãO!
– Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. –
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém

Fonte: http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br