segunda-feira, 14 de novembro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ!■ O que queres que eu faça por ti?' Senhor, eu quero enxergar de novo. – (Lc 18,35-43)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 14 DE NOVEMBRO de 2022 (segunda-feira) 318º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O AMOR… É UM UNIVERSO EM SI MESMO.”

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO COMBATE À DIABETES

DIA NACIONAL DO COMBATE À DIABETES

DIA INTERNACIONAL DO VENDEDOR AMBULANTE

DIA DO ÓRFÃO

DIA DA ALFABETIZAÇÃO

DIA DO ANIVERSÁRIO DO MEC

DIA DO(S) BANDEIRANTE(S)

DIA DOS LANCEIROS NEGROS

DIA DO TRAVA-LÍNGUAS

DIA DAS LEÔNIDAS

DIA DOS POBRES

DIA DO ENFERMEIRO DA SALA DE CIRURGIA

DIA DO DIÁCONO BATISTA

DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lorena - Santana de Parnaíba - Serra Azul (São Paulo) Almas - Araguaçu - Araguaína - Brejinho de Nazaré - Dueré - Gurupi - Novo Acordo - Ponte Alta do Bom Jesus - Ponte Alta do Tocantin - Xambioá (Tocantins) Caracol (Mato Grosso do Sul) São Martinho - Sapucaia do Sul (Rio Grande do Sul) Cruz (Ceará) Bandeirantes - Capanema - Contenda - Florestópolis - Guaíra - Guaraniaçu - Japira - Pinhalão - Santa Amélia - Santo Antônio do Sudoeste - São Sebastião da Amoreira - Tijucas do Sul - Marialva (Paraná) Alexânia  - Amorinópolis - Aporé - Araçu - Aragoiânia - Avelinópolis - Barro Alto - Brazabrantes - Cabeceiras - Carmo do Rio Verde - Caturaí - Damianópolis - Damolândia - Davinópolis - Divinópolis de Goiás - Estrela do Norte - Flores de Goiás - Goianápolis - Hidrolina - Iaciara - Israelândia - Itaguaru - Itajá - Itapirapuã - Joviânia - Jussara - Mambaí - Maurilândia - Moiporá - Mossâmedes - Mutunópolis - Nova América - Nova Roma - Panamá - Porangatu - Portelândia - Santa Rosa de Goiás - São Miguel do Araguaia - São Simão - Serranópolis - Turvânia - Varjão - Nova Veneza (Goiás) São Martinho (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA LUCIA CASSOLA DE BARROS (Eq 04 ENS de LOURDES Setor de Garça /SP) ISABELA BRITO CHICARELLI (sobrinha neta-filha Rosangela/Marcelo -Garça /SP) André Collis Cunha (Farmais Garça - Farma G-Garça/SP) HELIANA ALVES MOREIRA GALHASE (Catequista Garça/SP) VANESCA MIRANDA SPARAPAN DE BARROS (Garça /SP) EDUArDO SCarPELLi (Lions Clube de TUPÃ Curumin /SP) LaUANE FaNtINi (Leo Clube de Fernandopólis /SP)LidiANE FaustInoNi (Lions Clube de IACRI /SP)Rita de Cassia meNeses (Lions Clube de Caucaia /CE)  LILIANE GUANAES (Garça /SP) Alex Sander Lobo de Oliveira (Garça/SP) JOAQUIM MARQUES (Garça/SP) LUCINEI AP. PEREIRA TURCO (Garça /SP)  Claudinei Michelan (Advogado - Garça /SP) Ariadne Tramontina Morais (São Paulo /SP) Padre JOélio Oliveira BRITO (CSS-Marilia /SP) José CArloS  de MouRa roDriGUES  (São Pedro /SP) JaRDEL roDriGUES LEItE  (Aspirante Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  MARA CRISTINA BARROS ZANETA e JOSÉ ALÉCIO ZANETTIó(Vera Cruz/SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE PENÁPOLISó1965ó57 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

Nossa Senhora do Brasil

SÃo Deosdado Aribert

SÃo Dubrício

SÃO JOSÉ PIGNATELLI

SÃO João de Traú

SÃO Leopoldo

SÃO Lourenço O'Toole

SÃo Nicolau Tavelic

SÃo Pedro de Narbona

SÃO Rufo

SÃO SERAPIÃO

SÃO Siardo

SÃO Teódoto

SantO Alberico de Utreque

Santo Estevão de Cúneo

Santo Estevão Teodoro Cuénot

Santo Hipácio de Gangra

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: ó quem, como o cego de Jericó, se aproxima com fé de Jesus encontra nele a luz para segui-lo até à cruz e à ressurreição:- Vê! A tua fé te salvou – Lc 18,35-43

 

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Jesus nunca abandona sua Igreja; ao contrário, oferece-lhe constante assistência, em tempos de expansão ou de crise. Fiquemos em comunhão com o Senhor, que nos dá olhos para percebermos sua presença em nossa vida e trilharmos o caminho do discipulado cristão.

 

– Oração 

 

“PAI, INFUNDE EM MIM UMA FÉ PROFUNDA COMO A DO POBRE CEGO, CUJO DESEJO DE SER CURADO POR JESUS LEVOU-O A SE ABRIR PARA A VERDADEIRA VISÃO QUE LEVA À SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 14 de novembro de 2022 segunda-feira  da 33º Domingo do Tempo Comum   

 

– Liturgia da Palavra 

     O homem curado da cegueira por Jesus segue-o e, por meio de seu testemunho, leva todo o povo a dar louvores a Deus. Felizes somos nós, que nos dispomos a escutar e praticar a Palavra do Senhor.

 

 

1ª Leitura (Ap 1,1-4.2,1-5a) – Lembra-te de onde caíste. Converte-te e volta à tua prática inicial. Início do Livro do Apocalipse de São João::

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1,1Revelação que Deus confiou a Jesus Cristo, para que mostre aos seus servos as coisas que devem acontecer em breve. Jesus as deu a conhecer, através do seu anjo, ao seu servo João. 2Este dá testemunho de que tudo quanto viu é palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo. 3Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito. Pois o momento está chegando. 4João às sete Igrejas que estão na região da Ásia: A vós, graça e paz, da parte daquele que é, que era e que vem; da parte dos sete espíritos que estão diante do trono de Deus. 2,1Ouvi o Senhor que me dizia: Escreve ao anjo da Igreja que está em Éfeso: Assim fala aquele que tem na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro: 2Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua perseverança. Sei que não suportas os maus. Puseste à prova alguns que se diziam apóstolos e descobriste que não eram apóstolos, mas mentirosos. 3És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. 4Todavia, há uma coisa que eu reprovo: abandonaste o teu primeiro amor. 5aLembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei depressa e arrancarei o teu candelabro do seu lugar. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Sl 1,1-2.3.4 e 6

 

Ao vencedor concederei, comer da Árvore da Vida!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

– 14 de novembro de 2022 segunda-feira  da 33º Domingo do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

O que queres que eu faça por ti?' Senhor, eu quero enxergar de novo.  (Lc 18,35-43)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu sou a luz do mundo; / aquele que me segue / não caminha entre as trevas, / mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

14/11/22 -        33ª SEGUNDA-FEIRA TC – C

 

Lucas: 18,35-38.40-42: “Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. Então o cego gritou: - Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!... Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele... Jesus perguntou: - Que queres que eu faça por ti? O cego respondeu: - Senhor, eu quero enxergar de novo. Jesus disse: - Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”.

 

Jesus, a cegueira pode ser de nascença ou ser causada por alguma doença ou acidente.

O cego do Evangelho adquiriu a doença ao longo da vida e queria enxergar de novo.

Não se conformava com a escuridão, e gritava pelo senhor, ainda que o povo pedisse que se calasse.

O senhor mandou que ajudassem o cego a se aproximar do senhor, e lhe perguntou o que desejava que lhe fizesse.

Quando ele declarou: “Senhor, eu quero enxergar de novo”, foi o bastante para perceber que o cego acreditava no senhor como salvador.

Essa fé foi o suficiente para que o curasse e o cego não somente recuperou a visão dos seus olhos, mas também a visão da fé, porque começou a seguir o senhor como discípulo.

 

Senhor, nós não nos consideramos cegos, mas sentimos que nossa fé frequentemente sofre de miopia.

Temos dificuldade para ler e distinguir a Palavra de Deus, não costumamos ter uma visão de fé sobre os fatos da nossa existência e da história da humanidade, nos deixamos influenciar pelas luzes do mundo mais do que pela luz da nossa fé cristã.

Dizemos que cremos no senhor, mas não temos muita fé em seu Reino de justiça e de paz, de humanidade e de fraternidade.

Não somos coerentes com a nossa fé, porque mantemos uma visão mundana da sociedade, da política, da economia, do entretenimento, das redes sociais, etc. e não os iluminamos com a fé no seu Evangelho.

 

Senhor, precisamos gritar como o cego do Evangelho para que tenha piedade de nós e nos faça enxergar de novo.

Queremos cantar com sinceridade: “Sim, eu quero que a luz de Deus, que um dia em mim brilhou, jamais se esconda e apague em mim o seu fulgor... sim, eu quero caminhar guiado por tua mão, em tua lei, em tua luz, Senhor!”

 

Maria, Mãe cheia de luz, cuide da luz da nossa fé, para que a Palavra do seu Filho ilumine as ideias e os passos da nossa vida em direção ao reinado de Deus, em nossos corações e em todo o mundo. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O cego representa todos os que vivem à beira do caminho. Ele vê Jesus com os olhos da fé. É importante notar que ele pergunta à multidão o que está acontecendo. A condição humana lhe confere o direito de perguntar. Nessa pergunta certamente há um desejo guardado em seu coração: o de contemplar o Messias esperado. Sua visão restituída é expressão da novidade trazida por Jesus, que veio recuperar a visão dos cegos. Pelo batismo, com os olhos iluminados pela fé, somos convidados a iluminar as realidades que nos cercam.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 18,35-43 - Um "itinerário de luz"

 

Oração Inicial

 

Para fazermos uma Leitura Orante, é sempre importante nos colocarmos em atitude de silêncio. Procure, se possível, um ambiente que lhe favoreça esse silêncio. Iniciemos nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

“Jesus Nazareno está passando.” Como você quer se aproximar dele?

 

“De cego e mendigo à beira da estrada, ele tornou-se discípulo, seguidor de Jesus. É a história do cego de Jericó. O que foi decisivo para essa mudança: Jesus, que passou por Jericó, o barulho da multidão que vinha com ele, os gritos de socorro do cego e a atenção que Jesus lhe deu, curando-o da cegueira. No Evangelho, essa história ilustra a passagem de cada discípulo da escuridão para a luz. Não é só a história de um cego, é a história dos discípulos. Somos discípulos, estamos na luz da fé em Cristo. Estávamos à beira da estrada, sem enxergar, vivendo como mendigos. Jesus veio ao nosso encontro e nos abriu os olhos. Agora, estamos a caminho com ele, cheios de alegria, louvando a obra de Deus.

 

2. Meditação (Caminho)

O homem cego foi informado que Jesus passava pelo seu caminho e aproveitou a oportunidade. Sua oração é simples e tocante: “Senhor, que eu veja!” Alheios ao drama, muitos quiseram silenciá-lo. Mas ele insistiu e sua coragem foi recompensada duplamente: ele começou a ver e a seguir Jesus pelo caminho.

Estou atento/a à passagem de Jesus para suplicar a cura de minhas cegueiras?

Tenho confiança em Deus ou me deixo influenciar pelas opiniões alheias?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus? De quais cegueiras desejo ser curado/a? Aproxime-se do Senhor Jesus sem medo e faça a sua oração, pois Ele está sempre atento ao nosso grito e também nos pergunta: “Que queres que eu te faça?”. Com a mesma fé do homem cego, peçamos: “Meu Mestre, que eu veja!” Reze com fé ao Mestre Divino e apresente-lhe suas preces e as intenções de seus irmãos e irmãs.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Buscar na Palavra a luz para nossa caminhada. Ir à luta é o compromisso de todos, pois todos somos limitados e todos devemos apoiar-nos na superação das dificuldades. Como quero praticar isso hoje?

 

Bênção

 

A benção é dom de Deus, Ele é quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela aconteça.

Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém.

Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas.

Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa.

Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.