domingo, 24 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Pedi e recebereis. – (Lc 11,1-13)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 24 DE JULHO de 2022 (domingo) 204º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO ESPERE POR UMA CRISE PARA DESCOBRIR O QUE É IMPORTANTE EM SUA VIDA.

(Platão)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DOS AVÓS E DOS IDOSOS

DIA DOS PRIMOS

DIA NACIONAL DO SUINOCULTOR

 DIA DA AGRICULTURA FAMILIAR

 DIA DO CALOURO

 DIA DA ILUMINAÇÃO ELÉTRICA

 DIA DA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA

 DIA DE AMÉLIA EARHART

 DIA DA TRASLADAÇÃO DOS TRÊS REIS MAGOS DO ORIENTE

 DIA DO ADOLESCENTE PRESBITERIANO

 DIA DA FUNDAÇÃO DA COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (CETESB)

 DIA DA FUNDAÇÃO DA COMPANHIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DE SÃO PAULO (PRODESP)

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO PERNAMBUCO (UFRPE) EM RECIFE   

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itatinga (São Paulo) Itapiranga (Amazonas) Frei Gaspa (Minas Gerais) Angical do Piauí (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JULIANA MARIA DOS SANTOS FELIX (Eq 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP)MARIA TERESA C. VENTURINI (Lions Clube de Lins /SP)GISLEINE REQUENA  (Lions Clube de Lins /SP)THIAGO HENRIQUE BASSO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)MARIA  DO CARMO  CARVALHO (Lions Clube de Andradina Sul /SP)PDG JOSÉ EDUARDO COGO (LC 11-Lions Clube de Colatina /ES)APARECIDA PEREIRA GODOY DA SILVA (Bauru /SP)SILVIA MARIA DE BORTTOLI (Bauru /SP)MIGUEL URSULINO (Bauru /SP)MARIO LUIZ BERTOLUCCI (São Caetano do Sul /SP)JACI SANTANA GARCIA (São Paulo /SP)FÁBIO JOSÉ POLISINANI (vereador-Garça /SP)FREI SÉRGIO FERREIRA CINTRA, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP)

. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: IILMA M. SANTANA GONÇALVES e LUIZ CARLOS GONÇALVESó(Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) MARIA ISABEL PIGOZZI TEIXEIRA e JOSÉ RIBAMAR MOTA TEIXEIRA JUNIORó(Marilia/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO CHARBEL MAKHLUF

■ José (Libano, 1828-1898), de família simples, modesta e religiosa, aos 23 anos abraçou a vida monástica na Ordem Libanesa Maronita, adotando o nome de Charbel. Símbolo de união entre o Oriente e o Ocidente, foi canonizado em 1977.  

■ SÃO BALDUÍNO

■ SÃO BÓRIS

■ SÃO DECLANO

■ SÃO FANTINO, O VELHO

■ SÃO GLEB

■ SÃO JOÃO BOSTE

■ SÃO JOSÉ FERNÁNDEZ

■ SÃO SARBÉLIO MAKHLOUF

■ SÃO VITORINO DA ITÁLIA

■ SANTA CRISTINA DE BOLSENA

■ SANTA CUNEGUNDA DA POLÔNIA

■ SANTA KINGA

■ SANTA SIGOLENA

■ SANTA EUFRÁSIA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: O Evangelho de hoje ensina-nos a importância da oração e como devemos nos colocar na presença de Deus:- A quem bate, a porta será aberta – Lc 11,1-13

 

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Na Eucaristia descobrimos o rosto amoroso de Deus, nosso Pai, sempre inclinado a nos acolher e socorrer. Ele nos reúne como filhos e filhas para a oração, a escuta da Palavra e a partilha do Pão. Celebremos o mistério pascal de Jesus, que nos alcançou a ressurreição e é o Mestre que nos ensina a rezar com confiança e perseverança.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO QUE DESPOJA DO EGOÍSMO, SINTONIZA-ME COM A MISERICÓRDIA DO PAI, TIRANDO DE MIM TUDO QUANTO ME FECHA NOS ESTREITOS LIMITES DE MINHAS AMBIÇÕES PESSOAIS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sois amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 24 de junho de 2022 domingo da 17ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Pondo-nos na presença de Deus, acolhamos com alegria sua Palavra. Ela nos revela um Pai misericordioso que nos traz à vida, sempre nos escuta e nos oferece o dom do seu Espírito.

 

 

1ª Leitura (Gn 18,20-32) – Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar.  Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Naqueles dias, 20o Senhor disse a Abraão: “O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado. 21Vou descer para verificar se as suas obras correspondem ou não ao clamor que chegou até mim”. 22Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma, enquanto Abraão ficou na presença do Senhor. 23Então, aproximando-se, disse Abraão: “Vais realmente exterminar o justo com o ímpio? 24Se houvesse cinquenta justos na cidade, acaso irias exterminá-los? Não pouparias o lugar por causa dos cinquenta justos que ali vivem? 25Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?” 26O Senhor respondeu: “Se eu encontrasse em Sodoma cinquenta justos, pouparia por causa deles a cidade inteira”. 27Abraão prosseguiu, dizendo: “Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza. 28Se dos cinquenta justos faltassem cinco, destruirias, por causa dos cinco, a cidade inteira?” O Senhor respondeu: “Não destruiria se achasse ali quarenta e cinco justos”. 29Insistiu ainda Abraão e disse: “E se houvesse quarenta?” Ele respondeu: “Por causa dos quarenta, não o faria”. 30Abraão tornou a insistir: “Não se irrite o meu Senhor se ainda falo. E se houvesse apenas trinta justos?” Ele respondeu: “Também não o faria se encontrasse trinta”. 31Tornou Abraão a insistir: “Já que me atrevi a falar a meu Senhor, e se houver vinte justos?” Ele respondeu: “Não a iria destruir por causa dos vinte”. 32Abraão disse: “Que o meu Senhor não se irrite se eu falar só mais uma vez: e se houvesse apenas dez?” Ele respondeu: “Por causa dos dez, não a destruiria”.   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 138(137)

 

Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

 

 

2ª Leitura (Cl 2,12-14) – Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados.  Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Irmãos, 12com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. 13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 24 de junho de 2022 domingo da 17ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Pedi e recebereis.  (Lc 11,1-13)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Recebestes o Espírito de adoção; / é por ele que clamamos: Abá, Pai! (Rm 8,15)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

1Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação'”. 5E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’, 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo, pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

24/07/22 17º DOMINGO TC – C

 

Lucas 11, 2-4.9-13: “Jesus respondeu: - Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’... Pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós, que é pai, se o filho lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

 

Jesus, quase todos os homens e mulheres rezam, usando as mais diversas formas de oração, no desejo de entrar em contato com Deus e com os santos.

Em geral, repetem fórmulas decoradas ou leem textos oficiais ou devocionais.

E há quem acredita que algumas fórmulas têm valor mágico.

Mas, seus discípulos viram que o senhor tinha um jeito diferente de orar e pediram que os ensinasse.

Foi quando nos ensinou o Pai nosso, não como uma nova fórmula, mas como manifestação dos desejos e das atitudes mais essenciais para entrar em contato com o seu Pai e nosso Pai.

O senhor nos pediu para reconhecer a santidade do Pai, e a suplicar que Ele venha reinar sobre nós;  que não nos deixe faltar o necessário para cada dia, e nos dê o seu perdão, assim como nós também nos comprometemos a perdoar o próximo; e que não permita que caiamos na tentação de abandonar ou de trair a nossa fé.

Em seguida, recomendou que sejamos perseverantes em nossos pedidos, em nossa procura de Deus, batendo à sua porta com insistência.

A oração deve tornar-se um diálogo familiar e constante com Deus, assim como quem está sempre na presença do outro.

O senhor nos garantiu que, muito melhor do que os pais atendem às necessidades dos seus filhos, o Pai do céu é atento e generoso em nos conceder aquilo de bom que lhe suplicamos.

 Mas, o pedido mais importante e necessário ao Pai é que nos dê o Espírito Santo.

Quem é penetrado pelo Espírito que, une o Pai e o Filho, será santificado pelo amor divino e herdará a vida eterna.

Basta que balbuciemos constantemente: “Pai, pelo seu Filho, dê-me o Espírito Santo!”

 

Senhor, estamos condicionados a confiar na quantidade mais do que na qualidade das nossas orações.

Multiplicamos rosários, novenas, celebrações, mas, em geral, não conseguimos um contato real com o senhor e com seu Pai.

Facilmente nos esquecemos de ficar em silêncio, para deixar sua palavra penetrar em nós e nos converter para o seu amor. 

Senhor, pedimos como os seus discípulos, que nos ensine a orar, como o senhor orava ao Pai.     

 

Maria santíssima, a senhora nos deixou o Magnificat como um modelo perfeito de oração, que louva e engradece o Senhor por todo o mistério da nossa Redenção. Ensine-nos também a orar como a senhora, e que todos os dias proclamemos o nosso Magnificat a Deus. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Em sua caminhada para Jerusalém, Jesus continua ensinando seus discípulos. Vendo o Mestre rezar, um discípulo lhe pede que os ensine a rezar, como os rabinos faziam. Diante da pergunta do discípulo, o Mestre lhes oferece um modelo de oração, o Pai-nosso. O primeiro aspecto dessa oração é nossa filiação divina. Dirigimo-nos a Deus como a um pai. Ele é o Pai de todos nós. Jesus nos ensina e nos convida a aprender dele o jeito de nos dirigir a Deus, chamando-o de Papai, que cuida com amor e carinho de cada um de seus filhos e filhas. Pedir que o Reino de Deus se estabeleça na terra é reconhecer que teremos tudo o que é necessário para uma vida digna de filhos e filhas de Deus: terra para cultivar, teto para morar, trabalho para o sustento. Reino estabelecido, viveremos em paz e em harmonia na família, na comunidade e na sociedade. O nome de Deus será santificado à medida que a vida florescer. A glória de Deus é a vida do ser humano. A parábola nos ensina a perseverar na oração, a confiar no Pai. Ele nos oferece o dom do Espírito, para que saibamos discernir o que é mais importante para a vida; buscando sempre e continuamente o que dignifica a vida humana. Nunca devemos desistir de pedir ao Pai e de procurar o que nos torna mais humanos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,1-13 - Jesus ensina a rezar: o PAI NOSSO

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

17º Domingo Comum. O Evangelho de hoje ensina-nos a importância da oração e como devemos nos colocar na presença de Deus. Na oração podemos experimentar a bondade e a gratuidade de Deus nosso Pai.

 

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Escutemos este Evangelho sentados aos pés do Mestre e degustemos essa oração que nos fala do Pai do céu, através de linguagem humana.

 

“Todos valorizamos a oração. Mas nem todo mundo gosta de rezar. E a razão é simples: falta-lhe uma verdadeira experiência de oração. Os discípulos de Jesus pediram que ele os ensinasse a rezar. Ele mostrou logo na prática com que palavras e com que sentimentos devemos nos dirigir a Deus. Essas palavras, os discípulos guardaram com muito carinho. É o Pai-Nosso, que é mais desenvolvido no Evangelho de São Mateus. A primeira coisa a aprender é tratar a Deus com a confiança e o afeto filial, chamando-o de Pai. Antes de mencionar nossas dificuldades e necessidades, ensinou Jesus, nos unamos a Deus querendo realizar sua vontade e acolher seu reinado.”

 

2. Meditação (Caminho)

Os discípulos pediram: “Senhor, ensina-nos a orar”. Jesus fez como eles pediram. Ele os ensinou como orar, tanto por suas palavras como por seu exemplo. Ele orava frequentemente, fervorosamente e com grande fé naquele que estava ouvindo aquelas orações. Através do exemplo de sua vida, ele está ainda nos ensinando a orar.

Como avalio minha vida de oração?

Procuro crescer sempre mais neste aprendizado?

 

3.Oração (Vida)

Tomemos consciência de que Deus é Pai misericordioso que nos acolhe em seus braços como filhos. E espera que em seu colo lhe falemos de nossas necessidades, nossas lutas, desafios, tentações, medos, desejos e sonhos.

De coração sincero fale com Deus sobre tudo isso… Confie. Ele lhe responderá .

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

“Jesus Mestre, agradeço-vos as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei, e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.