quarta-feira, 25 de outubro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A quem muito foi dado, muito será pedido. - (Lc 12,39-48)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 O U T U B R O  MÊS  DAS MISSÕES 
 GARÇA/SP, 25 DE OUTUBRO DE 2017 (quarta-feira) 298º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"SER FELIZ É ENCONTRAR FORÇA NO PERDÃO, ESPERANÇAS NAS BATALHAS, SEGURANÇA NO PALCO DO MEDO, AMOR NOS DESENCONTROS. É AGRADECER A DEUS A CADA MINUTO PELO MILAGRE DA VIDA."
                                                                                                                                                                            (Fernando Pessoa)

 Datas Comemorativas  
DIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
DIA DO CONSTRUTOR CIVIL
DIA NACIONAL DA SAÚDE BUCAL
DIA DA SAÚDE DENTÁRIA
DIA ESTADUAL (SP) DO CIRURGIÃO-DENTISTA
DIA DO SAPATEIRO
DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SINDROME MIELODISPLÁSICAS [MDS]
DIA MUNDIAL DE ESPINHA BÍFIDA E HIDROCEFALIA
DIA MUNDIAL DO CARATÊ
DIA NACIONAL DO MACARRÃO
DIA MUNDIAL DO MACARRÃO
DIA NACIONAL PARA O REGISTRO DE NASCIMENTO OU DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELO REGISTRO CIVIL
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Casa Branca - FLÓRIDA PAULISTA - PENÁPOLIS (São Paulo) Estância (Sergipe) Jequié - Jeremoabo - São Félix (Bahia) Caçapava do Sul - São José do Norte (Rio Grande do Sul) Miguel Pereira (Rio de Janeiro) São Sebastião do Paraíso (Minas Gerais) Mamanguape (Paraíba

Dia do ANIVERSÁRIO DE: GABRIELA GALHARDO DEVITO (filha da Ronise/Miguel/Lions Clube de Garça e Eq. 11 ENS Setor de Garça /SP))MARCO ANTONIO FELIX (Garça/SP) VALDEMAR PELLIZZARI (primo São Paulo/SP) MARIA DE LURdEs LEite garcIa (Garça/SP) MARIANA BONINI ZANCOPÉ(Garça/SP) josé luiz piola (Garça/SP) LILIAM CRISTINA VICENTE (Garça/SP) ROGÉRIO DANTAS PEREIRA(Lions Clube de Adamantina/SP) josé roberto amado (Lions Clube de Bauru Estoril/SP) LOURDES LEITE (Garça/SP) ELAINE GONÇALVES (Lençóis Paulista/SP) Bruno Gigueira (Belo Horizonte /MG) .

 Santo do Dia 
SÃO ANTONIO SANT’ANNA GALVÃO
Antônio de Santana (Brasil, 1739-1822) , deixou para trás os bens da família e entrou para a Ordem Franciscana. Conhecido como “homem da paz e da caridade”, foi sacerdote amado e procurado por muitos. Situado na capela do mosteiro por ele fundado, sua sepultura é visitada anualmente por milhares de pessoas. Primeiro santo brasileiro, foi canonizado em 2007.
SÃO CRISPIM e SÃO CRISPINIANO
SÃO GAUDÊNCIO

Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos conduzam com inteligência e sabedoria (Jr 3,15).
Oração
PAI, LEVA-ME A TOMAR CONSCIÊNCIA DE QUE MUITO SERÁ EXIGIDO DE MIM, POIS MUITO ME FOI DADO. QUE MINHA VIDA SEJA COMPATÍVEL COM MINHA CONDIÇÃO DE DISCÍPULO DO TEU REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, Pai de misericórdia, que fizestes do santo Antônio de Santana Galvão um instrumento de caridade e de paz no meio dos irmãos, concedei-nos, pó sua intercessão, favorecer sempre a verdadeira concórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Quarta-feira da 29º Semana do Tempo Comum - 25/10/2017 - Sto. Antônio de Sant'Ana Galvão, memória
■ Porque vivemos sob o regime da graça, temos condições de superar o pecado e assumir as atitudes de serviço que nos fazem merecedores da confiança do Senhor.  

1ª Leitura (Rm 6,12-18) – Oferecei-vos a Deus como pessoas que passaram da morte à vida. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos, 12que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer às suas paixões. 13Não ofereçais mais vossos membros ao pecado como armas de iniquidade. Pelo contrário, oferecei-vos a Deus como pessoas vivas, isto é, como pessoas que passaram da morte à vida, e ponde vossos membros ao serviço de Deus como armas de justiça.
14De fato, o pecado não vos dominará, visto que não estais sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça. 15Então, iremos pecar, porque não estamos sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça?
De modo algum! 
16Acaso não sabeis que, oferecendo-vos a alguém como escravos, sois realmente escravos daquele a quem obedeceis, seja escravos do pecado para a morte, seja escravos da obediência para a justiça?
17Graças a Deus que vós, depois de terdes sido escravos do pecado, passastes a obedecer, de coração, aos ensinamentos, aos quais fostes entregues. 18Libertados do pecado, vos tornastes escravos da justiça.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 123 (1224)
Nosso auxílio está no nome do Senhor.

Evangelho do dia
Quarta-feira da 29º Semana do Tempo Comum - 25/10/2017 - Sto. Antônio de Sant'Ana Galvão, memória
A quem muito foi dado, muito será pedido. - (Lc 12,39-48)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.
41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Precisamos ser responsáveis pela graça que recebemos
Deus tem nos dado Sua Palavra, Seus sacramentos, Sua graça e Seu amor. Ele tem nos formado e cuidado de nós
A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”  (Lucas 12,48).
Se nós temos de ser pessoas prudentes com a nossa própria vida, temos de ser também responsáveis com a graça de Deus que recebemos. É importante lembrarmos que Ele não tem nos dado pouco, mas muito! O Senhor tem nos dado a Sua Palavra, Seus sacramentos, Sua graça e Seu amor. Ele tem nos formado e cuidado de nós.
Podemos dizer que muitos não têm a graça de receber aquilo que recebemos de Deus. Temos de ser muito sinceros com a vida, conosco e com Deus. Quantas pessoas, neste mundo, desejam receber a Palavra, a cada dia, mas não podem. Desejam participar da Eucaristia, a cada semana, mas não tem essa graça! Quantos desejam e querem crescer na fé, mas não tem oportunidades!
Recebemos, comemos, alimentamo-nos e até nos lambuzamos das coisas de Deus, mas não temos o cuidado e a responsabilidade necessária. Muitas vezes, de tanto recebermos de Deus, começamos a tratar as coisas d’Ele de qualquer jeito, como uma coisa qualquer. Isso se chama “negligência” com a graça e com o dom recebido do Senhor.
A advertência de Deus é: “àquele que muito se deu, muito será cobrado”, porque a quem muito se deu, mais está sabendo, mais está sendo formado. Muitos não sabem de tantas coisas que nós temos a graça de saber a respeito da Lei de Deus!
Tudo o que recebemos e sabemos da graça divina é, acima de tudo, para a praticarmos. Seremos negligentes e maus operários, dignos de muitas chicotadas, como diz o Evangelho de hoje, se não aproveitarmos a graça. Primeiro, para nos convertermos, para, a cada dia, tomarmos consciência de que precisamos mudar de vida, precisamos de atitudes concretas, temos de repensar o que fazemos; o que falamos e a forma como agimos. Segundo: temos de nos converter e nos deixar transformar, ser conduzido, iluminados, deixar que a vida transpareça aquilo que nós cremos. Não tratar o que é de Deus ou a nossa própria vida de qualquer jeito, mas do jeito que a graça d’Ele merece.
Deus abençoe você!
ReflexãoA sonolência dos discípulos e o poder do mal
 AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, o chamamento à vigilância aparece como uma urgência muito imediata. Já tinha sido um tema central no anúncio em Jerusalém, mas, aponta antecipadamente à história futura do cristianismo. A sonolência dos discípulos segue sendo ao longo dos séculos uma ocasião favorável para o poder do mal.
Esta sonolência é um embotamento da alma, que não se deixa inquietar por toda a injustiça e o sofrimento que devastam a terra. É uma insensibilidade que prefere ignorar tudo isso; se tranquiliza pensando que, no fundo, não é tão grave e, assim pode permanecer na auto complacência da própria existência satisfeita. Mas, esta falta de sensibilidade das almas, tanto pelo que se refere à cercania de Deus como ao poder ameaçador do mal, outorga um poder no mundo ao maligno.
—Diante nossos espíritos adormecidos, Tu, Senhor dizes de Ti mesmo: “Morro de tristeza”. Eu te respondo: Quero velar contigo!


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Vivemos num jogo de empurra... empurra... Os que erram são os outros, os culpados não somos nós, não sou eu. É assim mesmo?
- Para mim tudo o que faço está certo?
 - Farei com que seja sempre assim? Louvemos ao Senhor!
- Tenho alguma culpa?
- Devo despertar do sono enquanto é tempo!
- Não é verdade que o mundo seria melhor se tivéssemos menos arquitetos e mais pedreiros? Menos discussões e mais trabalho? A Igreja precisa mais de servos que de patrões!
- Procuro ser servo? Veja mais em nosso site: www.aparecidadasaguas.com

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ r  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 12,39-48 - Fidelidade ou abuso de cargo?
- A nós, que nos encontramos nesta rede virtual, em torno da Palavra, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Vem, Espírito Santo!
Vem e vence todo medo dentro de nós!
Coloca entusiasmo em nossa vida, mansidão e serenidade em nosso coração.
Vem, Espírito Santo!
Faze de nós um só coração e uma só alma, a fim de que o mundo creia em Jesus, Filho de Deus.
Vem, Espírito Santo!
Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus.
Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus.
Vem, Espírito Santo!
Maria está aqui conosco, ela nos reúne e invoca por nós o dom do Amor e o fogo do Espírito.
Vem, Espírito Santo! Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 12,39-48, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Lembrem disto: se o dono da casa soubesse a que hora o ladrão viria, não o deixaria arrombar a sua casa. Vocês, também, fiquem alertas, porque o Filho do Homem vai chegar quando não estiverem esperando
Então Pedro perguntou:
- Senhor, essa parábola é só para nós ou é para todos?
O Senhor respondeu:
- Quem é, então, o empregado fiel e inteligente? É aquele que o patrão encarrega de tomar conta da casa e de dar comida na hora certa aos outros empregados. Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar! Eu afirmo a vocês que, de fato, o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade. Mas imaginem o que acontecerá se aquele empregado pensar que o seu patrão está demorando muito para voltar. E imaginem que esse empregado comece a bater nos outros empregados e empregadas e a comer e a beber até ficar bêbado. Então o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe. Aí o patrão mandará cortar o empregado em pedaços e o condenará a ir para o lugar aonde os desobedientes vão.
- O empregado que sabe qual é a vontade do patrão, mas não se prepara e não faz o que ele quer, será castigado com muitas chicotadas. Mas o empregado que não sabe o que o patrão quer e faz alguma coisa que merece castigo, esse empregado será castigado com poucas chicotadas. Assim será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido.
Refletindo
Jesus continua recomendando vigilância e fidelidade. O ladrão costuma vir à noite. A surpresa, normalmente, é seu recurso. Pedro fica em dúvida se a parábola é só para os discípulos ou é para todos. Na verdade, embora a vigilância seja coletiva (da casa), aplica-se a cada pessoa. Na parábola do texto de hoje, Jesus fala do empregado encarregado da casa e dos outros empregados. Poderá ser fiel ou abusar de seu cargo, sendo autoritário com seus dependentes e agindo com permissividade. O desconhecimento das ordens do patrão é atenuante : “será castigado com poucas chicotadas”. O que sabe qual é a vontade do patrão e não se prepara, nem faz o que ele quer, será castigado. Podemos concluir que ele próprio se condena.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje?
Qual palavra mais me toca o coração?
Entro em diálogo com o texto. Minha vida reflete o que o texto diz ou há contradições? O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, falaram da fidelidade a Jesus Mestre e de como o encontrá-lo: "Também o encontramos de um modo especial nos pobres, aflitos e enfermos (cf. Mt 25,37-40), que exigem nosso compromisso e nos dão testemunho de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo. Quantas vezes os pobres e os que sofrem realmente nos evangelizam! No reconhecimento desta presença e proximidade e na defesa dos direitos dos excluídos encontra-se a fidelidade da Igreja a Jesus Cristo. O encontro com Jesus Cristo através dos pobres é uma dimensão constitutiva de nossa fé em Jesus Cristo. Da contemplação do rosto sofredor de Cristo neles e do encontro com Ele nos aflitos e marginalizados, cuja imensa dignidade Ele mesmo nos revela, surge nossa opção por eles. A mesma união a Jesus Cristo é a que nos faz amigos dos pobres e solidários com seu destino." (DAp 257).
Na Laudato sì o papa Francisco diz:
O rico e o pobre têm igual dignidade, porque «quem os fez a ambos foi o Senhor»
(Pr 22, 2); «Ele criou o pequeno e o grande» (Sb 6, 7) e «faz com que o sol se levante
sobre os bons e os maus» (Mt 5, 45). (LS 94).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Ó Deus,
Pai de todos os povos,
Vós que nos abraçais
Com a ternura de uma mãe,
Ouvi o clamor
Das multidões do mundo inteiro
Desejosas de vos conhecer
E vos amar.
Ensinai-nos a vos servir,
Na partilha da fé
E dos bens,
Que vós mesmos nos destes.
Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou assumir uma atitude de prontidão e atenção às manifestações de Deus.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo