quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não surgiu nenhum maior do que João Batista. - (Mt 11,11-15)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 13 DE DEZEMBRO DE 2018 (quinta-feira) 347º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O DESTINO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA.
(Augusto Cury)

 Datas Comemorativas 
DIA DO CEGO
DIA NACIONAL DO ÓTICO
DIA NACIONAL DO FORRÓ
DIA NACIONAL DA Vaquejada
DIA DO Perito de Engenharia
DIA DO Engenheiro Avaliador
DIA DO PEDREIRO
DIA DO MARINHEIRO
DIA DO LAPIDADOR
DIA NACIONAL DO NADISMO
DIA AFRICANO DA TECNOLOGIA E PROPRIEDADE INTELECTUAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guaiçara - Ibirá - Luís Antônio - Ourinhos - Palmeira D'Oeste - Pedro de Toledo (São Paulo) Agua Azul do Norte - Brasil Novo - Breu Branco - Cachoeira do Arari - Eldorado dos Carajás - Goianésia do Pará - Ipixuna do Pará - Jacareacanga - Novo Progresso - Novo Repartimento - Pau D'Arco - Santa Bárbara do Pará - Santa Luzia do Pará - Terra Santa - Trairão - Ulianópolis (Pará) Itá (Santa Catarina) Luziânia (Goiás) Marliéria - Pequeri  (Minas Gerais) Santa Luzia do Norte (Alagoas) Carambeí - Cruzmaltina - Diamante do Norte - Japurá - Porto Barreiro - Salto do Lontra - Tamarana (Paraná) Coronel Sapucaia (Mato Grosso do Sul) Anapurus - Humberto de Campos (Maranhão) Serra Grande (Paraíba) Pau D'Arco (Tocantins) Rio Branco - Salto do Céu (Mato Grosso) Jaguaré (Espírito Santo)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCIO MAURO ZANATA DOS SANTOS (DBG – Bebidas São José - Garça /SP)ROSEMEIRE ALVES LAGANARO (prima - SABESP – São Paulo /SP) RAFAEL ALEXANDRE FERREIRA NASCIMENTO (Garça /SP) JOÃO JOANA LOURENÇO (Novagro- Garça /SP) João Luiz Corrêa Leite de Moraes  (Garça/SP) MARIA DO CARMO ALVES FORTI (DLC3- 2º VDG-Lions Clube de Monte Mor /SP) Ângela Maria Tuccillo (Garça / SP) REINALDO Cezar de oliveira  (Garça/SP) João Luiz de aquilles  (Garça/SP)
 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  APARECIDA (CIDA) TRAMONTINA ARAUJO E carlos ROBERTO DE ARAUJO ó2001ó42 ANOSó(meus primos - BRASILIA /DF)

 Santo do Dia 
SANTA LUZIA
■ Luzia (Itália, 283-304), cujo nome evoca a luz, foi denunciada como cristã e martirizada a mando do imperador Diocleciano provavelmente em Siracusa. Faz parte das sete mulheres mencionadas no Cânon Romano. Seu culto, universalmente difundido, é atestado desde o século V.
■ SANTA OTÍLIA

- Vem, esposa de Cristo, receber a coroa que o Senhor te preparou para a eternidade.
■ Hoje celebrando a memória de santa Luzia, tida como a protetora dos olhos, rezemos por todos os cristãos perseguidos, e também aqueles com problemas da visão. 
– Oração 
PAI, DÁ-ME FORÇA PARA COMBATER OS VÍCIOS E OS PECADOS QUE ME IMPEDEM DE ADERIR PLENAMENTE AO TEU REINO, E PARA SUPORTAR A VIOLÊNCIA DOS QUE SE OPÕEM A TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que a intercessão da gloriosa virgem santa Luzia reanime o nosso fervor, para que possamos hoje celebrar o seu martírio e contemplar, um dia, a sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
13/12/2018 – Quinta-feira da 2ª Semana do Advento Sta. Luzia* VgMt, memória
■ A Palavra de Deus encoraja os que se encontram em desamparo e revela que o reino dos céus é acessível a todos os que lutam para tomaar posse dele.

1ª Leitura (Is 41,13-20) – Eu sou o teu Salvador, o Santo de Israel.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: Não temas; eu te ajudarei. 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei”, diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel. 15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira. 16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará; exultarás no Senhor e te alegrarás no Santo de Israel.
17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 18Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes d’água.
19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas e o Santo de Israel tudo criou.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 144 (145)
Misericórdia e piedade é o Senhor!
Ele é amor, é paciência, é compaixão.


Evangelho do dia
13/12/2018 – Quinta-feira da 2ª Semana do Advento Sta. Luzia* VgMt, memória
Não surgiu nenhum maior do que João Batista. - (Mt 11,11-15)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Que os céus, lá do alto, derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado, que a terra se abra e germine o Senhor! (Is 45,8).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Nossa pequenez nos torna grande no coração de Deus”
O que nos faz grandes ao coração de Deus é nos tornarmos pequenos e insignificantes!
Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele” 
(Mateus 11,11).
A Palavra de Deus, hoje, exalta a figura de João Batista, aquele que batizava. Era muito mais do que aquilo ele fazia além do Jordão, levando as pessoas à conversão, à mudança; ele, na verdade, trazia um batismo de transformação de vida.

João era um convertido, um homem todo de Deus desde o ventre de sua mãe. Ele viveu a graça de ser todo de Deus, santificado ainda no ventre. Por isso, o Evangelho exalta que entre os nascidos de mulher não houve ninguém maior do que João; maior na importância e no profetismo. João é aquele que encerra o profetismo do Antigo Testamento e abre as portas para a profecia do Novo Testamento.

O mesmo Evangelho que o exalta coloca uma outra condição ao nos dizer que o menor no Reino dos Céus é maior do que João. Veja que o Reino dos Céus não é para os grandes, mas para os pequenos.

João era pequeno e se fazia cada vez menor. Ele mesmo dizia a respeito de Jesus: “Convém que Ele cresça, que Ele apareça, que Ele seja exaltado” e que eu desapareça, que eu diminua, porque quem se põe a ser de Deus não se põe para ser grande, o mais importante ou o exaltado, muito pelo contrário, se põe na condição de ser o menor, de ser até aquele que é tido como insignificante, sem importância nenhuma, porque esse é o mais importante no coração de Deus.

Vivemos um tempo em que o sentimento de grandeza, de importância, valorização e exaltação das pessoas tomam conta dos sentimentos humanos porque, muitas vezes, se deixam levar por esse sentimento quando experimentam a depreciação, a crítica, a desvalorização, e caem no vazio existencial, mergulham, muitas vezes, numa depressão, estão com o coração tomado por uma angústia sem nome e sem proporção, porque vivem à mercê da valorização.

O valor que temos está no coração de Deus, e para descobrir o nosso valor precisamos rebaixar o nosso orgulho, a nossa soberba, esse sentimento de grandeza que, muitas vezes, toma conta de nós.

Deus quer que sejamos maiores do que João Batista. Não precisamos pregar mais do que ele nem fazer mais penitências do que ele, não precisamos realizar todas as obras que ele fez, porque ele fez a sua missão.

Podemos realizar a nossa missão, assumir as nossas responsabilidades, mas é essencial a humildade e a pequenez.

Não faça nada com espírito de orgulho e soberba, você pode até pregar o Evangelho no mundo inteiro, mas se o que o motiva é o orgulho, para Deus é depreciativo o que você faz.

O que nos torna grandes ao coração de Deus é nos tornarmos pequenos e insignificantes. Convém que Jesus cresça e que nós sejamos cada vez menores.
Deus abençoe você!

– Reflexão - Jõao o Batista: é o precursor da chegada de Deus mesmo 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— aparece a figura de João enraizada profundamente no Antigo Testamento. João o Batista era um sacerdote, descendente de Zacarias —sacerdote do categoria de Abias— e de Isabel —proveniente da família sacerdotal de Aarão—. Em João o sacerdócio da Antiga Aliança se dirige a Jesus.

A missão de João é interpretada baseada na figura de Elias: ele não é Elias, mas vem com o espírito e a pujança do grande profeta. Juan cumpre em sua missão também a expectativa de que Elias voltaria, purificaria e aliviaria ao povo de Deus; o prepararia para a vinda do Senhor. Com isto se inclui, por um lado, na categoria dos profetas, embora, por outro, simultaneamente se exalta por cima dela porque o Elias que está por voltar é o precursor da chegada de Deus mesmo.

—Assim, nestes textos se põe tacitamente a figura de Jesus, sua chegada, no mesmo plano que a chegada do próprio Deus.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O tempo do Natal vai chegando. Vou querer celebrá-lo bem?
- Será possível para mim imitar João Batista anunciando o Cristo com minha vida, com o amor que Deus colocou em meu coração, com o perdão, a misericórdia e a bondade?
- Será que preciso planejar grandes coisas para ter um Natal verdadeiramente feliz?
- Que passos daria como sugestão a quem deseja ter um santo Natal?
- Para ser grande basta-me ser pequeno e cumprir gestos simples?

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 11,11-15 - O precursor do Senhor
Saudação
- A todos nós que nos encontramos na rede social,
paz de Deus, nosso Pai, 
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, 
no amor e na comunhão do Espírito Santo. 
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Jesus Mestre, que dissestes: 
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, 
eu aí estarei no meio deles", ficai conosco, aqui reunidos, pela grande rede da internet,
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra. 
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos 
as Sagradas Escrituras. 
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento. 
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos 
abundantes de santidade e missão. 
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto? Leio atentamente o texto na minha Bíblia: Mt 11,11-15, e observo pessoas, palavras, relações, lugares. Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele. 12 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13 Com efeito, todos os profetas e a lei profetizaram até João. 14 E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15 Quem tem ouvidos ouça”.
Refletindo
Jesus diz que João é o menor no Reino. Mas diz ainda que ele é Elias. Queria dizer que o fogo do Espírito estava nele e o fazia “correr adiante” , como “precursor” do Senhor que vem. João é mais que um profeta (Lc 7,26). Nele, o Espírito Santo conclui a tarefa de “falar pelos profetas”. Ele é a voz do que vem. E a mensagem de João é forte. Diz que o Reino dos céus é dos violentos. Como? Esta violência entende-se como renunciar às nossas grandezas e tornar-nos pequenos. O próprio Jesus nos ensinou fazendo-se pequeno. “Tornar-se criança” em relação a Deus é a condição para entrar no Reino (Mt 18,3-4). É preciso nascer de novo, “nascer do alto” (Jo 3,7). Assim, João nos prepara para o Natal. E o mistério do Natal realiza-se em nós quando Cristo “toma forma” em nós. (Gl 4,19).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para mim, hoje? Como posso concretizar na minha vida esta mensagem de João Batista?
Meditando
Ajudam-me os bispos que, em Aparecida falaram também de conversão: “No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf. Hb 3,12-14). Com o pecado, optamos por um caminho de morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação. “No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf. Hb 3,12-14)”. Com o pecado, optamos por um caminho de morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação. (DAp 351).

Vou buscar este caminho através de um sério exame de consciência e do sacramento da reconciliação.
  
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto me leva a dizer a Deus? Faço meu exame de consciência, em espaço maior de tempo, seguindo a sugestão do Pe. Tiago Alberione, no roteiro que segue.
Diz ele: “Então o Coração de Jesus curará o nosso das suas doenças (indiferença, desconfiança, má inclinação, paixões doentias, sentimentos vãos, aspirações humanas...), e o fará bater em uníssono com o seu pela glória de Deus e a paz das pessoas. Nos fará compreender o abismo do nosso nada e a grande elevação em Jesus Cristo”. Nesta época de preparação ao Natal este apelo nos ajuda a fazer um exame de consciência, procurar o sacramento da reconciliação. Esta é uma maneira bastante cristã de celebrar o Natal.
Como fazer o Exame de Consciência?
Padre Alberione indica os seguintes passos: 
- Oração inicial:
 Peço graças para fazer bem o exame. Peço a ajuda de Deus para recordar as vezes em que faltei e também, peço força, decisão para me corrigir.
Pode se rezar: 
Em nome do Pai, do Filho e  do Espírito Santo.
Trindade  Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo –
presente e atuante na Igreja e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço.
- Agradecimento. Agradeço a Deus por todas as graças recebidas em toda a minha vida. Rezo com São Paulo: 1Tm 1,12-17:
"Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, porque, apesar de eu ser antes blasfemador, perseguidor e insolente, me fortaleceu, confiou em mim e me  chamou para seu serviço. Teve compaixão de mim, porque eu errava por ignorância e falta de fé. O Senhor Deus me deu muitas graças, com a fé e o amor de Jesus Cristo...Ao Rei dos séculos, ao Deus único, imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém".
- Exame: peço conta de mim mesmo sobre os pensamentos, palavras e ações. Posso me servir da carta de São Paulo aos Coríntios para me examinar,1Cor 13,1-13 (pode ler na própria Bíblia, o texto todo): "O amor é paciente, é amável, o amor não é invejoso nem fanfarrão, não é orgulhoso, não faz coisas inconvenientes, não procura o próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça... tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta(...)" É assim que amo?
-Arrependimento: Peço perdão a Deus, de forma espontânea. Deixo o coração falar ao Pai misericordioso.
Digo como o filho pródigo: "Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço chamar-me teu filho" (Lc 15,18)
- Proponho viver conforme à vontade de Deus. Rezo o Pai Nosso. (empenho-me por me confessar e receber o sacramento da reconciliação).
Jesus Mestre, a tua vida é preceito, caminho, segurança única, verdadeira, infalível.
O Presépio, Nazaré, o Calvário, tudo é um caminho de amor ao Pai, de pureza infinita, de amor às pessoas, ao Sacrifício...
Faze com que eu a conheça, faze com que eu coloque, a cada momento, o meu pé sobre as tuas pegadas. (...) O caminho largo não é teu: Jesus, eu ignoro todo caminho não indicado por ti. Aquilo que Tu queres, eu quero.
Espera no Senhor.4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou agir conforme o Projeto de Jesus Mestre para mim. Vou viver todos os dias de minha vida como uma pessoa reconciliada.

BÊNÇÃO
Bênção natalina do papa Francisco

Iluminado pela esperança evangélica,
 que provém da gruta humilde de Belém,
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados.
Em nome do Pai...