domingo, 30 de maio de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. – (Mt 28,16-20)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 30 DE MAIO de 2021 (domingo) 150 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

AQUILO QUE SE FAZ POR AMOR ESTÁ SEMPRE ALÉM DO BEM E DO MAL.

(Friedrich Nietzsche)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

 DIA NACIONAL DO CENSO ESCOLAR

 DIA DA DECORAÇÃO

 Dia do Decorador

 DIA DAS BANDEIRAS

 Dia da Batata Frita

 Dia do Geólogo

 Dia das loiras

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA

 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Palestina - São Joaquim da Barra - Valparaíso (São Paulo) Altinho - Gravatá (Pernambuco) Barracão (Rio Grande do Sul) São Miguel do Guamá (Pará) Cáceres (Mato Grosso) Mâncio Lima (Acre)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ETIENNE ALVES DA SILVA (Psicóloga-sobrinha São Paulo /SP) CÉLIA BEATRIZ DE TOLEDO FERREIRA (Marilia/SP) SILVIA REGINA FERREIRA MENDES (Lions Clube de Lins /SP) PULUCENA P. MEDEIROS MALTA SILVA (Advogada-Lions Clube do Rio de Janeiro Princesa do Leme/RJ) EDMAR ROBERTO TONHOLO DE REZENDE (1º VDG-DLC4-Lions Clube de Conselheiro Lafaiaete /MG)  PDG RICARDO SHOITI KOMATSU (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP) DONATA ADRIANA CURIEL DAIBEM (Lions Clube de Bauru Centro /SP) ADRIANA CURIEL DOS SANTOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) CIRLENE DE ANDRADE TOL (Garça /SP) KATIA DUMAS  (Garça /SP) CLAUDIA ALVES DE SOUZA  (Garça /SP) RENATO COSTA  (Garça /SP) RENATA ZAKABI KANASHIRO  (Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTA JOANA DÁRC

■ SANTA DIMPNA

■ SANTO ELEUTÉRIO

SÃO FERNANDO III

SÃO JOSÉ MARELLO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos – Mt 28,16-20

Solenidade da Santíssima Trindade. Nosso Deus é uma comunhão de três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que caminham conosco.

 

- Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Felizes nos reunimos em comunhão com as pessoas da Santíssima Trindade, o Deus único que nos conduz e nos convida a fazer parte de sua vida trinitária. Bendizemos o Pai criador, o Filho salvador e o Espírito santificador. Acolhidos e amados pela Trindade santa, celebremos na alegria de filhos e filhas de Deus, como povo que ele escolheu.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, QUE A CONTEMPLAÇÃO DA TRINDADE ME PREDISPONHA PARA CONSTRUIR MINHA VIDA A PARTIR DESTE MODELO CONSUMADO DE COMUNHÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 30 de maio de 2021 Domingo Solenidade da Santíssima Trindade Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Deus é Senhor da criação e Pai de todos nós, batizados em nome da Trindade. Deixando-nos conduzir pelo Espirito, acolhamos com alegria a Palavra que nos revela o Deus comunhão. 

 

1ª Leitura (Dt 4,32-34.39-40) – O Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra, e não há outro além dele   Leitura do Livro do Deuteronômio:

 

Moisés falou ao povo, dizendo: 32“Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e investiga, de um extremo ao outro dos céus, se houve jamais um acontecimento tão grande ou se ouviu algo semelhante. 33Existe, por ventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha permanecido vivo?  34Ou terá jamais algum Deus vindo escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos? 39Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele. 40Guarda suas leis e seus mandamentos, que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre”.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 33(32)

 

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.

 

 

2ª Leitura (Rm 8,14-17) – Recebestes um espírito de filhos, no qual todos nós clamamos: Abá - ó Pai!   Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos: 14Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá, ó Pai! 16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. 17E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 30 de maio de 2021 Domingo Solenidade da Santíssima Trindade Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. (Mt 28,16-20)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito divino, / ao Deus que é, que era e que vem, / pelos séculos. Amém (Ap 1,8).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Levemos a vida em nome da Santíssima Trindade”

“Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” 

(Mateus 38,19)

Com grande alegria no coração, celebramos, hoje, o nosso Deus. É claro que todos os dias celebramos Deus em nossa vida, mas hoje queremos, acima de tudo, celebrar aquilo que é a identidade d’Ele.

 

O nosso Deus é único, não há outro. Não há outro além d’Ele, nem abaixo nem acima d’Ele, porque o nosso Deus é único, criador de todas as coisas. Ele que nos ama, que nos salva e santifica. O Deus de Moisés, de Abraão, de Isaac e Jacó, o Deus de nossos pais, é esse Deus que nós amamos, e não há outro.

 

Esse Deus, que é único, manifesta-se a nós, e nós O conhecemos nas três pessoas que fazem parte dessa única realidade. As três pessoas divinas vivem uma comunhão tão sublime de amor, que não são três deuses jamais, eles não se dividem, mas cada um tem a sua identidade, porque o Pai é Pai, o Filho é Filho e o Espírito Santo é o Espírito Santo, e eles vivem essa comunhão de amor de uma forma tão sublime que não se dividem, mas também não se confundem.

 

“É em nome da Santíssima Trindade que devemos levar a vida, que devemos viver e realizar todas as coisas”

 

As três pessoas são um único e verdadeiro Deus. Conhecemos da revelação que Deus criou todas as coisas e as provas do Seu amor estão em todo o Universo, está em toda obra criada. Vemos que esse Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, e esse Deus, quando nos viu tomado pela escravidão do pecado, enviou-nos Seu próprio Filho para ser o nosso Salvador e Libertador.

 

Foi o Espírito que nos falou do Pai, que nos apresentou o Pai, e esse mesmo Filho nos deu o Espírito de amor.

 

Celebramos o Deus Uno e Trino, e Ele mesmo está nos ordenando, através da boca do Seu Filho Jesus, que fossemos batizados na autoridade e no poder do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É em nome da Trindade Santa, a Santíssima Trindade, que devemos levar a vida, que devemos viver e realizar todas as coisas.

 

Glorifiquemos o Deus Uno e Trino, levemos a vida em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Glorifiquemos, demos glórias ao Pai, glórias ao Filho e ao Espírito, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus, o Filho do Altíssimo, ao assumir a condição humana, dá-se a conhecer e nos revela o Pai. Só pode revelar o Pai quem o conhece: “Eu o conheço, porque venho de junto dele” (Jo 7,29). O Pai é misericordioso, solidário e bondoso com todos os seus fi lhos e filhas; perdoa os pecados; quer a salvação e a felicidade de todos. Jesus nos revela também o Espírito Santo: “O Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e lembrará a vocês tudo o que eu lhes tenho dito” (Jo 14,26). O Espírito vem para conduzir, fortalecer, consolar e sustentar os seguidores de Cristo e distribui generosamente seus dons. Sem cessar, a liturgia nos faz invocar a Santíssima Trindade, pois celebramos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, a quem foi dada toda a autoridade no céu e sobre a terra: a ti nossa sincera gratidão. Sabemos e sentimos que não nos abandonas à mercê de nossa própria sorte, ao contrário, queres que todos sejamos discípulos teus e, pelo batismo, nos tornemos morada da Santíssima Trindade. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 28,16-20 - Solenidade da Santíssima Trindade

 

Oração Inicial

 

Solenidade da Santíssima Trindade. Nosso Deus é uma comunhão de três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que caminham conosco e nos ensinam a viver a comunhão. Com fé, celebremos a liturgia deste dia especial e abramos o nosso coração para a escuta da Palavra.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Qual é o contexto do Evangelho de hoje? Quais personagens surgem durante a narrativa? Qual é o ensinamento de Jesus? Quais são as orientações de Jesus aos discípulos?

 

“Concluído o ciclo pascal, a Igreja coloca diante de nós o mistério da Santíssima Trindade. A palavra “mistério” significa coisa admirável, tão grandiosa que não conseguimos entender. Não se trata de um muro que esconde a realidade, mas de uma janela que se abre para o infinito de Deus. Após vivermos as alegrias pascais, a Igreja nos motiva com o mistério da Trindade, um Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus não é para ser entendido, mas amado. Esta festa nos traz a consciência de que somos templos da Trindade. A dimensão da Igreja é trinitária e, em seu nome, precisamos anunciar, a todos, tudo o que Jesus nos ensinou. Jesus concluiu sua obra, o Reino agora passa pelas nossas mãos.”

 

2. Meditação (Caminho)

Hoje somos convidados a contemplar o Mistério de comunhão e de amor. Foi o próprio Jesus que nos fez conhecer o Pai e Espírito Santo. Este mistério de amor eterno de Deus para com seu povo. A Igreja nos ensina iniciar nossas ações e nosso dia com o sinal da cruz. Eu faço essa prática com devoção e fé ou na rotina?

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Eu vos adoro, Trindade beatíssima, com devoção e profundo respeito e Vos dou graças por nos haverdes revelado tão glorioso e inefável mistério.

Humildemente Vos suplico me concedais que, perseverando até à morte nesta crença, possa ver e glorificar no céu o que firmemente creio na terra: um Deus em três pessoas distintas Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Traçar com piedade e fé o Sinal da cruz sobre nosso corpo é uma sugestão prática de honrar a Trindade Santa.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.