terça-feira, 11 de julho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. - (Mt 9,32-38)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 11 DE JULHO DE 2017 (terça-feira) 192º dia do ano 
DESEJAMOS QUE 8 TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A VIDA ME ENSINOU A SORRIR PARA AS PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE MIM, PARA MOSTRÁ-LAS QUE SOU DIFERENTE DO QUE ELAS PENSAM.”
 (Charles Chaplin)

 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO
 DIA NACIONAL DOS TRABALHADORES DE SERVIÇOS TELEFÔNICOS
 DIA DO RONDONISTA
 DIA DO MESTRE DE BANDAS MUSICAIS
 DIA DA TELEFONIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Andradina (São Paulo) Brejo - Turiaçu (Maranhão) Pacujá (Ceará) Piatã (Bahia) Mendes (Rio de Janeiro

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIZ FELIPE VERI DE ANDRADE (Orthometic/Marilia – Garça /SP) SOLANGE CRISTINA RIBEIRO IZIDORO (Judiciário-Garça /SP) SUELI FAUSTINA (Garça /SP) DIRCEU FERREIRA (Garça /SP) IVONETE DALACCQUA PRANDO MANTOVANI (Lions Clube de Florida Paulista Amizade /SP) REJANE GASCHO (Lions Clube de Balneário Camboriú /SC) ZILDA CAVALARI VENTURA (São Paulo /SP) KLEBER MALTA (Garça /SP)
.

 Santo do Dia 
SÃO BENTO
Bento (Itália, 480-547), após abandonar o “mundo”, passou a viver na oração e no silêncio. No Monte Cassino ergueu o mosteiro que viria a ser o modelo da vida monástica da Igreja e escreveu a celebre regra, que tem como fundamento “oração e trabalho”. Paulo VI proclamou-o padroeiro da Europa.
SANTA OLGA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
 Oração
PAI, FAZE-ME COMPASSIVO DIANTE DO SOFRIMENTO DE TANTOS IRMÃOS E IRMÃS, MOVENDO-ME A SER, EFETIVAMENTE, SOLIDÁRIO COM ELES.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que fizestes o abade são Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Segunda-feira da 14ª Semana do Tempo Comum - 10/07/2017
Necessitados de Deus, abençoados e conhecidos por ele, somos chamados a dar continuidade à missão de Jesus, pastor compassivo.

1ª Leitura (Gn 32,23-33) – De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e venceste. Leitura do Livro do Gênesis:

Naqueles dias, 23Jacó levantou-se ainda de noite, tomou suas duas mulheres, as duas escravas e os onze filhos e passou o vau do Jaboc. 24Depois de tê-los ajudado a passar a torrente, e atravessar tudo o que lhe pertencia, Jacó ficou só. E eis que um homem se pôs a lutar com ele até o raiar da aurora.
26Vendo que não podia vencê-lo, este tocou-lhe o nervo da coxa e logo o tendão da coxa de Jacó se deslocou, enquanto lutava com ele. 27O homem disse a Jacó: “Larga-me, pois já surge a aurora”. Mas Jacó respondeu: “Não te largarei, se não me abençoares”. 28O homem perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” Respondeu: “Jacó”. 29Ele lhe disse: “De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste”. 30Perguntou-
-lhe Jacó: “Dize-me, por favor, o teu nome”. Ele respondeu: “Por que perguntas-me o meu nome?” E ali mesmo o abençoou. 
31Jacó deu a esse lugar o nome de Fanuel, dizendo: “Vi Deus face a face e tive poupada a minha vida”.
32Surgiu o sol quando ele atravessava Fanuel; e ia mancando por causa da coxa. 33Por isso os filhos de Israel não comem até hoje o nervo da articulação da coxa, pois Jacó foi ferido nesse nervo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 16(17)
Verei, justificado, vossa face, ó Senhor! 

Evangelho do dia
Segunda-feira da 14ª Semana do Tempo Comum - 10/07/2017
A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. - (Mt 9,32-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
   Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.
35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Cultivemos entre nós a boa comunicação
Precisamos deixar que a graça da divina comunicação esteja agindo no meio de nós!
Apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar”  (Mateus 9,32-33)
A ação do maligno, no mundo e na nossa vida, acontece de diversas formas. Não pense que possessão é apenas estarmos possuídos, o demônio estar nos agitando. Às vezes, há uma influência do mal que nos leva a ter comportamentos que nos deixam atravancados para a graça e assim por diante.
Este homem possuído pelo mal não falava, estava mudo, com trauma e ressentimento, uma mágoa, uma situação sofrida ou uma decepção, não sabemos dizer o que aconteceu. O que sabemos é que sua voz ficou paralisada.
Se não temos voz, não é simplesmente por termos nascidos mudos, mas porque não nos manifestarmos, não falamos quando precisamos. Se, de um lado, há os demônios que nos levam a falar demais, a fofocar, a falar da vida dos outros – e esse demônio é tão terrível –, como é terrível também aquele que não fala quando precisa falar, não diz seu ‘sim’ quando precisa dizer, não dá a sua colaboração quando precisa dar, não aconselha quando precisa aconselhar, não participa quando precisa participar.
Preocupo-me, porque essa espécie de demônio invade as relações humanas. Se olharmos, por exemplo, para os nossos casamentos, o grande problema se chama “demônio da mudez”, aquele que não permite que um converse com o outro, falam de tudo, mas, quando brigam, não são capazes de dialogar, não são capazes de falar o que é preciso.
Se de um lado há a parte que não tem capacidade de escutar, há outra que não sabe falar quando é preciso. Precisamos romper com este mal, precisamos deixar que a graça da divina comunicação esteja agindo no meio de nós. Não é para ficar falando sem parar, o tempo inteiro, não se trata disso.
Não podemos simplesmente ficar mudos, calados, passivos e não dizermos nada. Aquela história do “Eu não vou me comprometer” não é de Deus. É de Deus saber falar na hora exata, no momento certo, por isso os demônios nos querem falando demais o que não devemos ou nos querem calados demais, porque não nos comunicamos nem nos relacionamos, ficamos o tempo inteiro “na nossa”.
A graça de Deus é para falarmos na hora certa e da forma correta. Expulsemos do nosso meio os demônios que não nos permitem comunicar como devemos.
Deus abençoe você!
 Reflexão - Ainda existe o demônio?
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)  
Hoje, até nos parece estranho falar sobre o "demônio". Ainda existe? O demônio existiu e não deixará de existir! Quem são os demônios? De onde eles saíram? Não são forças anônimas, e sim um "alguém": pessoas que, foram criadas por Deus para o bem, e foram "condenadas" eternamente por usar perversamente sua liberdade.
Estar "condenado" é um eterno e lamentável estado pessoal onde a alma não encontra felicidade em nada, não gosta de nada, nem de ninguém, nem tampouco admite ser querido. É uma auto expulsão da capacidade de amar, é o vazio absoluto, no qual a pessoa vive em contradição consigo mesma e cuja existência constitui realmente um fracasso. Sendo Deus o Bem, pode Ele aceitar isto? Entendemos desde a perspectiva divina: sua infinita bondade respeita a liberdade do condenado, permitindo que continue existindo tal como ele escolheu existir.
—Senhor, Rei soberano, não quero mais liberdade que a de servir-te; meu único temor é o de contristar-te e perder-te eternamente.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus agia por amor e misericórdia. Relaciono-me com meu próximo por amor verdadeiro?
- Jesus nos convoca para sermos trabalhadores da messe. Que missão exerço?
- São muitos os que vivem cansados, abandonados e abatidos?
- Encontro pessoas desanimadas e abatidas? Posso fazer alguma coisa por elas?
- Tenho ajudado alguém pelo menos escutando e acolhendo?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 9,32-38 - Jesus sentiu misericórdia pela multidão
Jesus viu a multidão e ficou com muita pena daquela gente”  
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante saudando a Santíssima Trindade, com todos os internautas:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo - presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1-               Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? Leio atentamente, na Bíblia, o texto Mt 9,32-38 e observo  reações das pessoas próximas a Jesus. 
Refletindo
A ação libertadora de Jesus provocava reações e interpretações contraditórias nas pessoas. Uns admiravam. Outros, os fariseus, diziam que era pelo chefe dos demônios que Jesus libertava as pessoas. Os primeiros eram livres, coração aberto para acolher a salvação. Os que se consideravam entendidos, de certa forma eram blindados. Não deixavam a Palavra entrar no seu coração e, para se justificar, acusavam Jesus. O texto diz ainda um sentimento de Jesus: ele "ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados" E recomenda que se peçam mais pastores.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? Com qual categoria me identifico? Identifico-me com os simples, desarmados, que acolhiam com reconhecimento e gratidão a ação de Deus, ou nos blindamos para não acolher nem a graça, nem a Pessoa de Jesus?
Meditando
Comentaram os Bispos da América Latina: 
"a vida no Espírito não nos fecha em uma intimidade cômoda e fechada, mas sim nos torna pessoas generosas e criativas, felizes no anúncio e no serviço. Torna-nos comprometidos com os sinais da realidade e capazes de encontrar um profundo significado a tudo o que nos toca fazer pela Igreja e pelo mundo." (DAp 85)..
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo,  pedindo ao Espírito Santo, um coração bom e também, mais pastores para o rebanho de Jesus:
Espírito Santo, necessito de ti para conhecer a estrada sobre a qual caminhar.
Necessito de ti para que o meu coração seja aberto, acolhedor da tua graça.
E então, para além das palavras e conceitos que ouço, poderei perceber a tua presença.
Ó Espírito Santo, que vives na Igreja, que vives dentro de nós, modela em nós a figura e a forma de Jesus.
Ó Jesus, Pastor Eterno, envia operários para a tua messe!
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de abertura ao Espírito de Deus..
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 307 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo