sábado, 1 de outubro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu. – (Lc 10,17-24)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 O U T U B R O  M Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O  R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 01 DE OUTUBRO de 2022 (SÁBADO) 274º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SOZINHOS, POUCO PODEMOS FAZER; JUNTOS, PODEMOS FAZER MUITO.

(Helen Keller)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA MÚSICA

DIA NACIONAL DO IDOSO

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS IDOSAS

DIA NACIONAL DO VEREADOR

DIA DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

DIA DA ESQUADRA BRASILEIRA

DIA DAS FUNDAÇÕES E DOS DOADORES

MUNDIAL DO VEGETARIANISMO E DO VEGETARIANO

DIA DO VENDEDOR

DIA DA ÁGUA

DIA DO CAFÉ

DIA DA DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

DIA DO LEITOR DE CD

DIA DO POSTAL

DIA PANAMERICANO DO REPRESENTANTE COMERCIAL

DIA MUNDIAL DO SORRISO

DIA DA URTICÁRIA

DIA DA FUNDAÇÃO DO VITÓRIA FUTEBOL CLUBE-ES

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA EM FLORIANÓPOLIS

DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL CORREIO DO POVO EM PORTO ALEGRE-RS

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO NHOZINHO SANTOS EM SÃO LUÍS-MA

DIA DA FUNDAÇÃO DO DIÁRIO OFICIAL DO BRASIL EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DO CLUBE ATLÉTICO JOSEENSE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DA RÁDIO CBN EM SÃO PAULO--SP

DIA DA FUNDAÇÃO DA WALT DISNEY WORLD RESORT NOS ESTADOS UNIDOS

DIA DA FUNDAÇÃO DA CHINA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA NIGÉRIA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO CHIPRE

DIA DO INICIO DA SEMANA DA VIDA

DIA DO INICIO DA SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

DIA DO INICIO DO ANO HIDROLÓGICO

DIA DO INICIO DO OUTUBRO ROSA - MÊS DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Brejo do Cruz (Paraíba) Carnaubeira da Penha - Jucati - Lagoa do Itaenga - Quixaba - Santa Cruz - Santa Cruz da Baixa Verde - Vertentes (Pernambuco) Couto de Magalhães - Formoso do Araguaia - São Sebastião do Tocantins (Tocantins) Ouro Verde de Goiás- Taquaral de Goiás (Goiás) São Brás (Alagoas) Guaraciaba (Santa Catarina) Tarauacá (Acre)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ADHEMAR ALVES DA SILVA (m/cunhado – São Paulo /SP) BEATRIZ VERGÍLIO BONASSA (filha Elis e Fabio - Lions Clube de Garça /SP) MARCELO SEMENSATO (EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça /SP) GISLEINE CRISTINA MARTINS SOARES (Garça /SP) SANDRA APARECIDA LEÃO (Garça /SP) Claudio Campanholi (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) Darci Antonio Fonini (Lions Clube de Coronel Freitas /SC)LISETE VALENTE (Marilia /SP) MARCO ANTONIO BAVARESCO Corraro (Marilia /SP) Lourdes Fátima Oliveira Monteiro (Garça /SP) Miguel Gomes Fernandes Jr (Garça /SP) Ismar Melo Cavalcante (Garça/SP) AnDRe Pazzini Bomfim (SAAE-Garça /SP) LAERTE Nunes (Garça/SP) LUIZ TuCILLO (São Paulo /SP) JOSÉ ROBERTO Segalla (Bauru  /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  NILCELAINE ZAMBOM MAZARIN e NELSON MAZARIN ó (IPDG-DLC3-Lions Clube de Campinas Carlos Gomes /SP)GISLEINE GALVÃO BOSQUE e ANTÔNIO ELIAS SALOMÃO BOSQUE ó1977ó45 ANOS (EQ 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça/SP)AMANDA MAXIMO BOTASSO e JOÃO ROBERTO DE ACHILESó2012ó10 ANOS (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  PE. JOSÉ ROBERTO SILVA SOUZAó2011ó11 ANOS (congregação: Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo - Vigário Paroquial de Santo Antônio de Marília /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS (de lisieeux)  

Tereza (França, 1873-1897), jovem de profunda mística e oração, buscou o Carmelo com o desejo de servir a Deus. Passou o resto de sua breve vida no convento, tornando-se “pequena como uma criança”. Serviu a Deus na simplicidade e na humilde confiança. Deixou um legado espiritual de amor e entrega total a Jesus. É padroeira das missões.

SANTA CECÍLIA

SANTA Júlia

SANTA Máxima

SÃO REMÍGIO ou RÉMY

SÃO Vasnulfo

SÃo Geraldo Edwards

SÃO Piatão

SÃo Romano Melodioso

SÃO VERÍSSIMO

SÃO Bavão

SÃO Nicécio de Tréveris

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus orienta os discípulos para que não se deixem enganar pelo sucesso, mas perseverem nos valores do Reino: Nada vos poderá fazer mal – Lc 10,17-24

 

Deus cercou-a de cuidados e a instruiu, guardou-a como a pupila dos seus olhos. Ele abriu suas asas como a águia e em cima dos seus ombros a levou. E só ele, o Senhor, foi o seu guia (Dt 32,10ss).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Teresa nasceu na França em 1873 e lá faleceu em 1897. Religiosa carmelita, revelou a força do amor de Deus na oração pelos missionários e suas necessidades. Sentia que o caminho da perfeição estava presente nas pequenas palavras e ações. Movidos por seu exemplo, decidamo-nos a trilhar, sem cessar, um sólido itinerário espiritual.

 

– Oração 

 

“PAI, POR TER MEU NOME INSCRITO NO CÉU E POR ESTAR UNIDO A TI, ÚNICA FONTE DE VIDA E DE LIBERTAÇÃO, AJUDA-ME A LUTAR CONTRA O MAL QUE MANTÉM A HUMANIDADE CATIVA DO EGOÍSMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que preparais o vosso Reino para os pequenos e humildes, dai-nos seguir confiantes o caminho de Santa Teresinha, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 01 de outubro de 2022  sábado da 26ª Semana do Tempo ComumSanta Teresinha do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus “exultou no Espírito Santo”, porque os pequeninos o compreendem e seguem. A Palavra nos convida a reconhecer o poder do Senhor e sermos, também nós, fiéis discípulos de seu Filho.

 

 

1ª Leitura (42,1-3.5-6.12-16) – Agora, eu o vejo com meus olhos. Por isso me retrato. Leitura do Livro de Jó:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 1Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 2“Reconheço que podes tudo e que para ti nenhum pensamento é oculto. 3Quem é esse que ofusca a Providência sem nada entender? Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. 5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar, mas, agora, eu o vejo com meus olhos. 6Por isso me retrato e faço penitência no pó e na cinza”. 12O Senhor abençoou a Jó no fim de sua vida mais do que no princípio; ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13Teve outros sete filhos e três filhas: 14a primeira chamava-se Rola, a segunda Cássia e a terceira Azeviche. 15Não havia, em toda a terra, mulheres mais belas que as filhas de Jó. Seu pai lhes destinou uma parte da herança entre os seus irmãos. 16Depois desses acontecimentos, Jó viveu cento e quarenta anos e viu seus filhos e os filhos de seus filhos até a quarta geração. E Jó morreu velho e repleto de anos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 119(118)

 

Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo

e ensinai-me vossas leis e mandamentos.

 

 

 

– 01 de outubro de 2022  sábado da 26ª Semana do Tempo Comum – – Santa Teresinha do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.  (Lc 10,17-24)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18Jesus respondeu: “Eu vi satanás cair do céu como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

01/10/22   -   26º SÁBADO TC – C:

Santa Teresinha do Menino Jesus, carmelita  (França, séc. 19)

 

Lucas 10,17.20-21: “Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: - Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome. Jesus respondeu:... - Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu. Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: - Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado”.

 

Jesus, a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus nos mostra um modelo daqueles ‘pequeninos’ aos quais o Pai revelava o seu Reino de amor.

O senhor escolhera seus discípulos entre os ‘pequeninos’, gente simples e humilde, e eles voltaram encantados com tudo o que haviam realizado em seu nome.

Enquanto, os ‘sábios e inteligentes’ da religião e do mundo não conseguiam acolher a sua mensagem, fechados em sua arrogância social, o povo comum tinha o coração aberto para o senhor e a sua mensagem.

E o senhor alertou seus discípulos para que a sua alegria não brotasse do sucesso missionário, mas do fato de terem seus nomes escritos no céu.

O louvor que o senhor elevou ao Pai continuou ecoando através dos séculos, porque nunca faltaram ‘pequeninos’ em sua Igreja.

Santa Teresinha, jovem carmelita, cheia de anseio missionário, era uma ‘pequenina’, limitada pela vida contemplativa, mas feliz, porque descobrira sua vocação: “No coração da Igreja, eu serei o amor”. 

Senhor, somente os ‘pequeninos’ são capazes de amar e de serem amados.

Os ‘grandes’ são arrogantes, tornam-se incapazes de amar e de se deixarem amar.

Buscam apenas dominar, estar por cima, ser admirados e servidos.

Certamente, é por isso que o Evangelho ainda encontra tanta resistência e o mundo não consegue então encontrar o caminho da paz, da justiça e da fraternidade. Hoje pedimos a intercessão de Santa Teresinha junto ao senhor, para que sejamos ‘pequeninos’ do jeito que ela e seus discípulos foram.

Que o senhor possa louvar o Pai pela nossa existência, e que a nossa alegria seja a de ter os nossos nomes escritos no céu, e não aqui na terra.   

 

Maria santíssima, seu nome estava escrito no coração do Pai antes mesmo do seu nascimento. Foi pela sua pequenez que o Senhor fez maravilhas em sua vida e todas as gerações a chamam de bem-aventurada. Ajude-nos a compreender e crer que é pelo caminho do amor humilde e do serviço alegre que seu Filho irá nos louvar diante do Pai do céu. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Maior que a alegria dos sinais que acompanham os seguidores de Jesus, é a alegria de saber que esses sinais evidenciam a presença do Reino de Deus. As manifestações do Reino revelam que o céu começa aqui, quando a comunidade está em sintonia com a palavra do Mestre. O testemunho dos setenta e dois discípulos é uma injeção de ânimo na comunidade. Nas horas de desânimo e de crises, é importante a comunidade recordar os sinais de libertação ao longo do caminho. O próprio Jesus exulta no Espírito Santo, porque os pequeninos deixaram-se envolver pelos mistérios do amor de Deus. Coisas extraordinárias os discípulos haviam realizado pelo poder de Jesus, que os acolhe e participa da alegria deles. Alegria que se intensifica por saberem que seus nomes “estão inscritos nos céus”. Eles estão a serviço da ação misericordiosa de Deus. São seus instrumentos privilegiados. Incentivo a perseverarem, colaborando na missão libertadora de Jesus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 10,17-24 - Os discípulos voltaram muito alegres da missão

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Iniciamos o mês de outubro, o Mês das Missões, trazendo à memória Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das missões, definida por Pio X como “a maior santa dos tempos modernos”. Terezinha soube viver com simplicidade uma vida de intenso amor e humildade.

Colocamo-nos na comunidade dos discípulos de Jesus que retornam da missão e se alegram pelas obras que foram realizadas em nome do Senhor.

 

Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho atentamente, quantas vezes julgar necessário. Jesus orienta os discípulos para que não se deixem enganar pelo sucesso, mas perseverem nos valores do Reino.

 

“Nos setenta e dois discípulos enviados em missão, todos nos sentimos enviados. E alguma coisa, reconheçamos, conseguimos fazer. Alguns até poderiam festejar o bom resul tado que alcançam ou alcançaram. Na volta dos discípulos, podemos recolher lições importantes para nós. Eles voltaram exultantes e Jesus reconheceu as vitórias deles sobre o mal e a proteção divina em suas ações. Mas recomendou que não exultassem pelos seus feitos, mas por Deus estar satisfeito com eles. Por sua atuação missionária, o Pai revela-se aos pequeninos, abre as portas do Reino para os marginalizados. Essa é a verdadeira alegria: contemplar esta obra de Deus, em que ele está agindo também através de nossa atuação”

 

2. Meditação (Caminho)

O Papa Francisco, nos exorta:

“Não deixemos que nos roubem o entusiasmo missionário!” Sim a uma espiritualidade missionária positiva, capaz de ver, no dia a dia, as pegadas de Deus na humanidade.

“Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!” Sim a um dinamismo missionário que seja sal e luz, com leigos protagonistas e bem formados para essa tarefa.

“Não deixemos que nos roubem a esperança!” Sim a uma evangelização baseada na confiança para sermos fontes de água viva.

“Não deixemos que nos roubem a comunidade!” Sim a uma mística que promova a fraternidade e saiba ver uma grandeza sagrada em cada próximo.

“Não deixemos que nos roubem o ideal do amor fraterno!” Sim a uma espiritualidade que promova a reciprocidade, o diálogo, o testemunho da comunhão fraterna.

“Não deixemos que nos roubem a força missionária!” Sim à defesa e à promoção da vida em todas as suas formas no projeto do Reino de Deus.

 

3.Oração (Vida)

Neste momento, você é impelido(a) em direção ao Senhor, convidado(a) a dirigir-se a Ele em sua oração. Apresente ao Deus de amor os seus pedidos e intenções, agradeça-lhe sua vida de filho(a) amado(a) e acolha também o seu amor de Pai.

Ensinai-nos, ó Santa Terezinha, o caminho da santidade que nasce da escuta da Palavra de Deus, da realização de coisas simples e sem importância aos olhos do mundo.

Nós vos pedimos que continueis a cumprir vossa promessa de fazer chover rosas de graças e bênçãos sobre o mundo.

Reparti conosco as graças que recebeis de Deus Pai.

Intercedei por nós junto a Ele.

Por vossas preces, venha o Senhor em socorro de nossas necessidades. (Pedir neste momento a graça desejada)

Velai, ó Flor do Carmelo, por nossas famílias: que em nossos lares haja paz, compreensão e diálogo.

Velai por nossa pátria, para que tenhamos governantes íntegros, afinados com os anseios do povo sofrido.

. Velai por nós, para que o espírito missionário impregne todas as nossas ações. Santa Teresinha, rogai por nós. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Se observarmos a vida está cheia de oportunidades para fazer o bem. Será nossa responsabilidade correspondermos às graças que nos são oferecidas. Qual virtude de Santa Terezinha você quer cultivar em sua vida?

 

 

Bênção

 

Nós vos pedimos, Santa Terezinha, que continueis a cumprir vossa promessa de fazer chover rosas de graças e bênçãos sobre o mundo.

Por vossa intercessão abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da humildade e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.