quinta-feira, 13 de abril de 2023

FELIZ PÁSCOA! ■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Reconheceram-no ao partir o pão. – (Lc 24,35-48)



ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

  A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – MÊS PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

 A B R I L – MÊS DE AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER ÓSSEO

 A B R I L – MÊS DE MARROM - MÊS DE PREVENÇÃO E COMBATE À CEGUEIRA

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 13 DE abril de 2023 (quinta-feira) 103º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PREGUE O EVANGELHO EM TODO TEMPO. SE NECESSÁRIO, USE PALAVRAS.

(Francisco de Assis)

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO BEIJO

DIA Nacional da Alegria

DIA DOs JOVENS

DIA do Parque de Diversão

DIA DO OFFICE BOY

DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

DIA da Carta Régia

DIA da Mulher Sambista

DIA do Rosa

DIA da Apreciação das Plantas

DIA do Scrabble

DIA da Fundação da Vivo em São Paulo-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fortaleza (Ceará) Alpestre -Cerro Grande - Campos Borges - Entre-Ijuís – Harmonia - Nova Esperança do SulPaverama - Terra de Areia (Rio Grande do Sul) Itambacuri (Minas Gerais) Tabocas do Brejo Velho (Bahia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO PEREIRA LEME (8 anos afilhado/filho de Josiane/Sergio-Garça /SP)LUCIANO POLICINANI DA SILVA (afilhado/filho de Ermelinda/Palmiro-Garça /SP)  MARCELO DA SILVA (Macrocontábil Conessa-Garça /SP) IVANIR BELTRAME ROCHA (PDG-DLC12-Lions Clube de Governador Valadares Figueira do Rio Doce /MG) ELAINE MAZARIN (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) JOÃO  MARCIO  VELLO (Lions Clube de TUPI PAULISTA /SP)VANDERLEI VENTURINI (Lions Clube de Lins /SP) JOSÉ ROBERTO MELANI (DLC2-Lions Clube de Valinhos /SP) PEDRO JORGE MEDEIROS (DG-DLA4-Lions Clube de Fortaleza Fátima /CE) JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA (Lions Clube de Recife /PE) ANGELICA CANTU TEIXEIRA (DOM TURISMO-Garça /SP) KATIA ELIZABETH ZARATE ROLON MANCUSO (médica-São Paulo /SP) JOSE MOACIR RIBEIRO (Garça/SP) LUIZ CARLOS DE SOUZA (Garça/SP) LIZ AUGUSTO R DA SILVA (Garça/SP)  MARCO ANTONIO RIBEIRO NONATO (Marilia /SP)  MATHEUS CAVALCANTE (Agudos /SP) Frei Paulo Henrique Castro de Souza (OFM - Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP) Pe. José Gilmar Moreira (SV - Pároco da Paróquia Santa Isabel de Marília/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TANIA TEIXEIRA e CLAUDIO PÁDUA GODOI ó2007ó16 ANOS (Marilia/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO Carádoco

SÃO Carpo

SÃO MARTINHO I

SÃO Sabas Reyes

SANTO HERMENEGILDO

SANTO Urso

SANTA (IDA) Margarida de Città dI Castello

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

A PAZ ESTEJA CONVOSCO! –- Lc 24,35-48 - Jesus está na comunidade

 

VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Senhor, todos louvaram, unânimes, a vossa mão vitoriosa, pois a vossa sabedoria abriu os lábios dos mudos e tornou eloquente a língua das crianças, aleluia! (Sb 10,20s)

 

 Em sua pregação ao povo, Pedro afirma: “Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos”, e nos exorta à conversão: “Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”. Sejamos perseverantes em nosso processo de conversão.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, QUE TUA PAZ ACONTEÇA NA MINHA VIDA E NA VIDA DAS COMUNIDADES CRISTÃS, PARA SERMOS, ASSIM, TESTEMUNHAS DA TUA RESSURREIÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que reúne povos tão diversos no louvor do vosso nome, concei aos que nasceram nas águas do batismo ter no coração a mesma fé e na vida a mesma caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 13 de abril de 2023 – Quinta-feira da OITAVA DA PÁSCOA

Aos discípulos de Emaús, o “Peregrino” explica as Escrituras e se revela ao partir o pão. Então eles voltam para proclamar a Boa-nova: Jesus está vivo; a história tem um sentido.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (At 3,11-26) – Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 11como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado pórtico de Salomão. 12Ao ver isso, Pedro dirigiu-se ao povo: “Israelitas, por que vos espantais com o que aconteceu? Por que ficais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar com nosso próprio poder ou piedade? 13O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14Vós rejeitastes o Santo e o Justo e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 16Graças à fé no nome de Jesus, esse nome acaba de fortalecer este homem que vedes e reconheceis. A fé que vem por meio de Jesus lhe deu perfeita saúde na presença de todos vós. 17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. 20Assim podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Cristo, que vos foi destinado. 21No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus, nos tempos passados, pela boca de seus santos profetas. 22Com efeito, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre vossos irmãos, um profeta como eu. Escutai tudo o que ele vos disser. 23Quem não der ouvidos a esse profeta será eliminado do meio do povo’. 24E todos os profetas que falaram, desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias. 25Vós sois filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com vossos pais quando disse a Abraão: ‘Através da tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra’. 26Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou, em primeiro lugar, a vós, para vos abençoar, na medida em que cada um se converta de suas maldades”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

SALMO 8

 

Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

 

 

 

– 13 de abril de 2023 – Quinta-feira da OITAVA DA PÁSCOA

 

 – Evangelho do dia 

Reconheceram-no ao partir o pão.   (Lc 24,35-48)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Assim está escrito: o Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” 37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. 40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois, disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras 46e lhes disse: “Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e, no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

13/04  Quinta-feira da Páscoa      

 

Lucas 24,36.39.45.48: “Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: - A paz esteja convosco!... Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho... Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras... - Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

 

Senhor, seus discípulos ficaram felizes por terem encontrado o senhor após a sua morte violenta.

No entanto, eles o viam como se fosse a aparição de um fantasma, e não como sendo o mesmo Cristo que fora crucificado.

O senhor, longe de repreendê-los, surgia no meio deles com uma saudação de paz.

E procurou convencê-los de que o Ressuscitado era o mesmo que morrera na cruz.

Podiam constatar as feridas dos cravos em suas mãos e seus pés.

O senhor comeu junto com eles para que tivessem a certeza de que, após sua morte e ressurreição, o senhor tinha um corpo e era o mesmo Jesus com quem haviam convivido antes da sua paixão.

 Essa identificação dos apóstolos e discípulos foi essencial, para que a nossa fé cristã não dependesse de aparições, que sempre podem enganar, mas que fundamentasse numa experiência de encontros reais com o senhor, vencedor do mal e da morte.

Senhor, que a nossa fé seja sempre o testemunho de um Deus crucificado e ressuscitado, tão plenamente humano como divino.

Eu o reconheço e creio como o Cristo Crucificado e o Senhor Ressuscitado.

A sua fidelidade ao Pai e o seu amor por nós fazem com que o seu mistério pascal seja um mergulho total na dor humana e uma vitória plena do amor divino, para nos comunicar uma Redenção tão abundante.

Que eu aprenda a identificar a sua presença viva nas chagas daqueles que sofrem, e a anunciar a graça da sua Ressurreição a todos que procuram ter um encontro de fé e de amor com o senhor.

 

Maria, nossa Mãe, ajude-nos a ter uma fé real, que contempla a solidariedade do seu Filho crucificado com as dores de todas as pessoas, e testemunha com força a fé no Senhor Ressuscitado, para alegria completa de todos nós. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os discípulos têm dificuldades para crer que o Ressuscitado é o mesmo Jesus que foi crucificado. Para ajudá-los a dar um passo na fé, Jesus mostra os sinais da paixão e morte, deixa-se tocar por eles e come um pedaço de peixe assado. Após desejar-lhes a paz, abre a inteligência deles para compreenderem a missão do Messias, que devia morrer e ressuscitar dos mortos. Os apóstolos e os discípulos de Emaús sentem-se investidos de uma missão: serão as autênticas testemunhas do Ressuscitado. Aqueles que viviam fechados no medo vão percorrer o mundo para anunciar o Evangelho. A ressurreição de Jesus é salvação para todos. Salvação que se realiza mediante “o arrependimento para o perdão dos pecados”.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Lc 24,35-48 - Jesus está na comunidade

 

Oração Inicial

 

Os discípulos estão reunidos e o Senhor aparece no meio deles e lhes diz: “A paz esteja convosco!”. “Por que estais preocupados e por que tendes dúvidas no coração?”

Perceba e creia que o Senhor está dizendo estas palavras para você, ao seu coração. Deixe Ele abrir sua mente, seu conhecimento e fortalecer sua fé.

 

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e observe Jesus e os discípulos neste diálogo do caminho. Observe como está o emocional dos discípulos e o que Jesus lhes fala.

No final, o que Jesus pede aos discípulos?

São coisas impossíveis?

 

“Os apóstolos, juntamente com Maria, continuam reunidos e unidos. Jesus, mediante a pedagogia do amor, aparece, deseja a paz e partilha com eles a refeição. Ainda pairavam algumas dúvidas, pois nem todos haviam entendido perfeitamente que o Ressuscitado era o mesmo Jesus que tinha estado com eles. Inclusive, Jesus os recorda dos seus ensinamentos em relação à morte e à ressurreição. É incrível a paciência de Jesus diante da frágil fé dos apóstolos! Temos confiança de que ele age assim também conosco, que facilmente duvidamos da ação do Espírito Santo. É interessante observar que, em todas as aparições, Jesus presenteia os seus com a paz. Sejamos missionários da paz. O mundo precisa tanto disso!”

 

2. Meditação (Caminho)

Como eu e você, os discípulos sentem medo, espanto e incerteza. E o Mestre vem ao seu encontro. O mesmo Ele faz, hoje, conosco se estivermos atentos à sua presença.

Deixo-me ajudar para compreender melhor o caminho da fé?

Quem são meus mestres, minhas leituras, minhas conversas sobre os acontecimentos da história e da vida?

O que leio, vejo e escuto, nas relações e através das mídias, fortalece minha intimidade com Deus?

 

3.Oração (Vida)

O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor e a paz que Ele pode e quer nos dar….

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Testemunhar, no dia a dia, a alegria e a paz do evangelho é uma boa sugestão para o propósito de vida.

 

BÊNÇÃO

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.