terça-feira, 16 de junho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.- (Mt 5,43-48)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – 
 GARÇA/SP, 16 DE JUNHO de 2020 (terça-feira) 167º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
NO QUE DIZ RESPEITO AO EMPENHO, AO COMPROMISSO, AO ESFORÇO, À DEDICAÇÃO, NÃO EXISTE MEIO TERMO. OU VOCÊ FAZ UMA COISA BEM FEITA OU NÃO FAZ.
(Ayrton Senna)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DA UNIDADE NACIONAL
 DIA INTERNACIONAL DAS TARTARUGAS MARINHAS
 DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM A LUTA DOS POVOS DA ÁFRICA DO SUL
 DIA INTERNACIONAL DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS
 DIA INTERNACIONAL DOS MALABARISTAS
 DIA INTERNACIONAL DO PIQUE NIQUE 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bariri - Piracaia - Salto (São Paulo) Morrinhos (Goiás) Alagoinhas - Barra (Bahia) Colorado do Oeste - Espigão D'Oeste - Jaru - Ouro Preto do Oeste - Presidente Médici (Rondônia) Bocaina do Sul (Santa Catarina) Descoberto (Minas Gerais) Lagoa Grande - Petrolândia (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: RICARDO APARECIDO CONESSA (m/irmão-ADIPLAN – Eq 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça /SP) AIRTON PINHAL (DMLB-DG Lions Clube de Uberlândia /MG)  EVANDRO ANTONIO CAVARSAN (Cabrália Paulista /SP) AYRTON DOGLAS MARTINS (ENS – Marilia /SP) MARCOS ANTONIO DURAN (Garça /SP) ROBERTO MINARDI (Escritório Contabil MN-Garça /SP) FERNANDA PARENTE FREITAS CIRILLO (Garça /SP) EDER CARLOS SEVERIANO (Eder Cont-Marilia /SP) SOLANGE MEDEIROS (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA DE LOURDES SILVA ROMERO e JOÃO ANTONIO ROMEROó1979ó41 ANOS (Eq 07 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE OURO VERDE CIDADE OUROó2010ó10 ANOS ó (Distrito LC 8)

 SANTO DO DIA 
■ SANTOS JULITA e CIRO
■ SÃO FRANCISCO RÉGIS


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo, tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor, não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Onde cresceu o pecado, escreve Paulo aos Romanos, a graça cresceu muito mais (Rm 5,20). Sejamos gratos ao Deus misericordioso, que não nos castiga conforme nossas faltas, mas nos oferece novas oportunidades de seguir praticando o bem. 
– Oração 
PAI, NÃO PERMITAS QUE A VIOLÊNCIA TOME CONTA DO MEU CORAÇÃO; ANTES, TORNA-ME CAPAZ DE RESPONDER, COM GESTOS DE AMOR, A QUEM ME FAZ O MAL.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao meu apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 16 de junho de 2020  3ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
Ao reconhecer o próprio pecado e emprenhar-se no processo de conversão, o ser humano obtém de Deus o perdão e é convidado a ser perfeito como é perfeito o Pai celeste. 

1ª Leitura (1Rs 21,17-29) – Provocaste a minha ira e fizeste Israel pecar.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Após a morte de Nabot, 17a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos: 18“Levanta-te e desce ao encontro de Acab, rei de Israel, que reina em Samaria. Ele está na vinha de Nabot, aonde desceu para dela tomar posse. 19Isto lhe dirás: ‘Assim fala o Senhor: Tu mataste e ainda por cima roubas!’ E acrescentarás: ‘Assim fala o Senhor: No mesmo lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabot, lamberão também o teu’”.
20Acab disse a Elias: “Afinal encontraste-me, ó meu inimigo?” Elias respondeu: “Sim, eu te encontrei. Porque te vendeste para fazer o que desagrada ao Senhor, 21farei cair sobre ti a desgraça: varrerei a tua descendência, exterminando todos os homens da casa de Acab, escravos ou livres em Israel. 22Farei com a tua família como fiz com as famílias de Jeroboão, filho de Nabat, e de Baasa, filho de Aías, porque provocaste a minha ira e fizeste Israel pecar.
23Também a respeito de Je­zabel o Senhor pronunciou uma sentença: ‘Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael. 24Os da família de Acab, que morrerem na cidade, serão devorados pelos cães, e os que morrerem no campo, serão comidos pelas aves do céu’”. 25Não houve ninguém que se tenha vendido como Acab, para fazer o que desagrada ao Senhor, porque a isto o incitava sua mulher Jezabel. 26Portou-se de modo abominável, seguindo os ídolos dos amorreus que o Senhor tinha expulsado diante dos filhos de Israel.
27Quando Acab ouviu estas palavras, rasgou as vestes, pôs um cilício sobre a pele e jejuou. Dormia envolto num pano de penitência e andava abatido. 28Então a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos: 29“Viste como Acab se humilhou diante de mim? Já que ele assim procedeu, não o castigarei durante a sua vida, mas nos dias de seu filho enviarei a desgraça sobre a sua família”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 50
Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!


– 16 de junho de 2020  3ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum
Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.- (Mt 5,43-48)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu vos dou novo preceito: / que uns aos outros vos ameis, / como eu vos tenho amado (Jo 13,34).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvis­tes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.
46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“O seguidor de Jesus é caracterizado pelo amor”
Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
(Mateus 5,44)
A norma que conhecemos e até os antigos conheceram é que devemos amar o nosso próximo e podemos odiar o nosso inimigo. Aqui, inimigo não é somente aquele que não tem amizade conosco, mas aquele que, de alguma forma, representa uma inimizade, uma contrariedade; aquele que, de alguma forma, é oposto a nós porque nos machucou, nos feriu; porque não nos damos bem com ele; não concordamos com ele; porque ele não faz parte do nosso universo de amizade e, sobretudo, porque ele tem ideias e religião diferente da nossa. Enfim, vivemos num campo de relacionamentos onde nos fechamos com nossas amizades.

É importante termos amizades e pessoas próximas. E as coisas não se misturam, os que são amigos são amigos, e devemos realmente amar os nossos amigos, amar os nossos irmãos e aqueles que são próximos a nós. Não podemos odiar ninguém, não podemos de forma alguma negar o nosso amor a ninguém.

É preciso entender que o amor que damos para quem é próximo, para quem é importante para nós, não é o mesmo amor que damos a quem não nos quer bem ou assim por diante, para todos temos de dar o amor. Mas qual amor? O amor de Deus. O amor caritas, amor que transforma, renova e não cria de forma alguma antagonismo dentro do nosso coração, da nossa alma, dos nossos afetos e sentimentos. 

“Não podemos odiar ninguém, não podemos, de forma alguma, negar o nosso amor a ninguém”

Se alguém me fez mal, não posso retribuir na mesma proporção, na mesma moeda ou na mesma medida. A minha resposta é a resposta de um filho de Deus, é a resposta de um cristão. O cristão é um seguidor de Jesus, e o seguidor d’Ele é caracterizado pelo amor. Então, a minha resposta é a medida do meu amor. E qual é a medida do meu amor? Eu não preciso estar próximo, afegando aquela pessoa como se nada tivesse acontecido. Eu oro por ela, por isso, quando Jesus diz: “Rezai por aqueles que vos perseguem”, é porque o mal que alguém nos faz causa uma perseguição na alma e no coração, nos sentimos agoniados e perturbados com o mal que vem do outro.

Como combatemos esse mal? Pelo poder da oração. Não adianta ficar criando fleumas, intrigas, sobretudo não adianta ficar falando mal do outro. O mal que falamos ou pensamos do outro faz um mal terrível para nós e para o nosso coração.

Para que eu não viva abalado pelo mal que vem do outro, respondo no poder da oração; orando por ele, entregando ele a Deus e, sobretudo amando na minha medida, na minha proporção, no meu empenho; e uma resposta muito concreta que eu posso dar do amor é: se não posso me fazer presente como a maturidade exige, que, na minha ausência, eu, de forma alguma, difame, fale mal, persiga ou trate na mesma medida quem não me fez bem nessa vida. Amemos nossos irmãos, sobretudo aqueles que não nos fazem bem. 

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
A seus discípulos Jesus tem recomendado não revidar o mal com o mal; ao contrário, ao mal devem responder com atitudes de bondade. Nesta breve passagem, o Mestre pede um passo avante: amar os inimigos e rezar por aqueles que os perseguem. O próprio Jesus havia dado mostras de amar seus adversários, aqueles que o desprezavam e tramavam sua morte. Na cruz, dirigiu palavras de perdão aos que o tinham crucificado. As exigências de Jesus têm como objetivo formar comunidades que se espelham no Pai celeste, cuja misericórdia é sem medida. Se a comunidade de Jesus não se pautar por esses princípios, respondam-me: Em que será melhor que as outras? O modelo perfeito de amor é o Pai celeste. Jesus, perfeito como o Pai, nos mostrou que o caminho da perfeição do amor é possível.

ORAÇÃO
Divino Mestre, Jesus Cristo, reconhecemos não ser fácil amar os nossos inimigos ou implorar as bênçãos divinas sobre os que falam mal de nós. Dá-nos, Senhor, coração disposto a imitar o Pai celeste, que “faz seu sol nascer sobre malvados e bons, e faz chover sobre justos e injustos”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 5,43-48 –Como amar?!

Saudação

Ouçamos para iniciar o convite de Jesus nesta canção:
  "Põe teu coração no meu"
Padre Zezinho
Põe teu coração no meu e o meu coração no teu
Não tenhas medo de abraçar a cruz
Tens também meu ombro e minha força, eu sou Jesus
Vem comigo, vem que eu sei, a jornada é longa
E eu direi quais os perigos de me acompanhar
É um caminho estreito, mas é o feito pra chegar

Segue os passos que eu darei.
Prende a Tua Cruz na minha
Vai servir meu povo, faça como eu
Ele sofre menos quando encontra um Cireneu
Vai ao povo como irmão, se preciso estende a mão
Não tenhas medo do meu verbo amar
Tem seus contratempos mas o tempo é de ajudar

Teu projeto eu já tracei, vai ao povo que eu te ensinarei
O jeito certo de me anunciar
basta que me peças que eu te ajudo a não errar
Usa a fé com mais razão, busca mais Sabedoria
Pra chegar ao povo sê um aprendiz
Do que o povo fala e do que a minha Igreja diz

Agora, rezemos:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e atuante na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

Olhemos
para dentro do nosso coração.
Repitamos, algumas vezes,respirando:
“Senhor Jesus, tem piedade de nós".

Preparamo-nos para a Leitura Orante,
com o pedido de Raul Follereau:

Senhor, ensina-nos
a não amar somente os que são nossos,
a não amar somente os que amamos.
Ensina-nos a pensar nos outros e a
amar, em primeiro lugar,
aqueles a quem ninguém ama.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que a Palavra diz?
Lemos o texto do dia Mt 5,43-48
- Vocês ouviram o que foi dito: "Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos." Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.
Refletindo
A proposta de Jesus é de uma grande atualidade.
Não encontramos nenhum texto explícito sobre o amor aos inimigos no Antigo Testamento. Em geral, os textos dizem que o criminoso é odiado  pelos justos. Por exemplo: Salmo 139,22: "Odeio, Senhor, os que te odeiam". O “olho por olho”, “dente por dente” dos pagãos ficou superado. Falando do sol para todos, Jesus lembra que o Criador controla toda a natureza e ser cri ado em favor de todos, sem distinção. Agora não se deve revidar ofensa, descontar agressões. No Novo Testamento o amor supera tudo isso. A novidade está em avançar: não apenas amar quem nos ama, mas amar aqueles que não nos amam e até aqueles que são nossos inimigos. O Pai é bom para com todos.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que a Palavra diz para nós?
A Palavra nos faz um convite a viver o amor como o viveu Jesus Cristo.
Meditando
Os bispos da América Latina disseram:
“A Igreja é comunhão no amor. Esta é sua essência através da qual é chamada a ser reconhecida como seguidora de Cristo e servidora da humanidade. O novo mandamento é o que une os discípulos entre si, reconhecendo-se como irmãos e irmãs, obedientes ao mesmo Mestre, membros unidos à mesma Cabeça e, por isso, chamados a cuidarem uns dos outros (1 Cor 13; Cl 3,12-14).” (DAp 161).
Rezemos o salmo

Sl 50(51)

Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor, purificai-me! / Lavai-me todo inteiro do pecado / e apagai completamente a minha culpa! – R.

2. Eu reconheço toda a minha iniquidade, / o meu pecado está sempre à minha frente. / Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, / e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! – R.

3. Desviai o vosso olhar dos meus pecados / e apagai todas as minhas transgressões! / Da morte como pena, libertai-me, / e minha língua exaltará vossa justiça! – R.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com toda Igreja  a

ORAÇÃO

Pai misericordioso e compassivo,
que governais o mundo com justiça e amor,
dai-nos um coração sábio para reconhecer
a presença do vosso Reino entre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,
o Filho amado, habitando entre nós
testemunhou o vosso infinito amor
e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher
os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs
com políticas públicas justas,
e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igreja
a caridade sincera e o amor fraterno;
a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade
e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”
Amém.

Música 3 - Hino ao amor - Pe. Zezinho, scj
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos contemplar o mundo de hoje com o olhar do Pai que faz nascer o sol sobre justos e injustos, com fraternidade, com amor

Recebamos a bênção do cardeal Sérgio da Rocha pedindo a graça de sermos fieis ao amor.

BÊNÇÃO ( DO CARDEAL SÉRGIO DA ROCHA:)
- Senhor, nosso Deus, dai-nos a graça de aprender convosco a  ser livres para amar, acolhendo a vida como dom e compromisso, valorizando e defendendo a vida, especialmente onde ela se encontra mais fragilizada e sofrida. Isto vos pedimos, em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.