sexta-feira, 13 de julho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■Não tenhais medo daqueles que matam o corpo. - (Mt 10,24-33)–


 


ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U L H O  MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 14 DE JULHO DE 2018 (sábado) 195º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A FELICIDADE. A FELICIDADE É O CAMINHO.
(Thich Nhat Hanh)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO HOSPITAL
 DIA DO ADMINISTRADOR HOSPITALAR
 DIA DO ENGENHEIRO AQÜICULTOR
 DIA DO PROPAGANDISTA DE LABORATÓRIO
 DIA NACIONAL DO COMBATE À DOENÇA VASCULAR PERIFÉRICA
 DIA NACIONAL DO ENFERMO
 DIA UNIVERSAL DA LIBERDADE DE PENSAMENTO
 DIA UNIVERSAL DA LIBERDADE E INDEPENDÊNCIA DOS POVOS AMERICANOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campinas (São Paulo) Rio Azul - Teixeira Soares (Paraná) Júlio de Castilhos (Rio Grande do Sul) Bocaiúva - Canápolis (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CELIO HENRIQUE GARCIA CHIQUINI (filhote (da Neia) Lions Clube de Universitário de Garça/SP)ELISEU MENDES ESPINHA (Mercado Espinha & Espinha Ltda. - Álvaro de Carvalho/SP)LILIANE FERNANDES ARTIOLI RAMIRES (FISK de Garça/SP)ROGERIO GUERRA SCLAUZER (Lions Clube de Pirajuí/SP)VERIDIANE GIROTTO (Hospital São Lucas-Garça/SP)JOSÉ CARLOS TOSI (Lions Clube de Bauru Centro/SP)LUIZ CARLOS GONÇALVES (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)FRANCISCO ALVES DO NASCIMENTO NETO (Garça/SP)MARIA SILVIA COLOMBANI BARALDI DAHROUJ MANCUSO (Bauru/SP) MARCELO DE SOUZA PEDROSO (Marilia/SP) EDUARDO LUCCHIARI LEMOS SOARES (Garça/SP) SOLANGE OGAWA FUJIKAWA (Garça /SP) THAIS PERES (Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VERA LÚCIA DOS SANTOS BRANDÃO e ESTEVAM SMORES BRANDÃO ó1973ó45 ANOS (Macrocontábil Brandão-Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MARILIA AUGUSTIN SOLIVAó2008ó10 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO CAMILO DE LELLIS
CAMILO (Itália, 1550-1614).após uma juventude bastante agitada e desregrada, foi acolhido pelos capuchinhos e fez experiência da misericórdia divina. Viu e sentiu na própria pele o sofrimento dos doentes pobres e, por isso, fundou a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos).
SANTA CATARINA TEKAKWITHA
SÃO FRANCISCO SOLANO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, com o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos. (Sl 47,10)
O medo pode nos impedir de escutar a voz do Senhor, que nos interpreta e pede uma resposta decisiva. Somos animados a confiar e não ter medo, pois Deus tem nas mãos a totalidade de nossa vida.
Oração
PAI, QUE A PERSEGUIÇÃO MALVADA DOS QUE PRETENDEM LEVAR-ME A SER INFIEL À MISSÃO RECEBIDA DE JESUS JAMAIS ME IMPEÇA DE SEGUIR ADIANTE, COM CORAGEM.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
 Ó Deus, que  pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o Mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
14 de julho de 2018 sábado da 14ª Semana do Tempo Comum
A terra está repleta da glória do Senhor, a qual apesar de nossas fraquezas, nos convida a seguir os passos de Jesus sem temor e dele dar testemunho.

1ª Leitura - (Is 6,1-8) - Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2Havia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas, duas cobriam-lhes o rosto, duas, os pés e, com duas, eles podiam voar.
3Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. 4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 5Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”.
6Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”. 8Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós? Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 92 (93)
Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

 Evangelho do dia
14de julho de 2018 sábado da 14ª Semana do Tempo Comum
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo. - (Mt 10,24-33)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Felizes serei vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus  (1Pd 4,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!
26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Não tenhais medo! (Mt 10,24-33)
O medo está solto. Foi ele quem cercou as casas de grades e arame farpado, inventou o porteiro eletrônico e construiu guaritas na esquina. Ele faz a fortuna das empresas de segurança, cobrando por um produto que não podem entregar. Como disse o poeta, “o medo é uma flor de pânico apavorando os floricultores”...

Apesar dessa fobia universal – ou, talvez, antevendo-a... -, Jesus se dirige a seus missionários: “Não tenhais medo!” Estamos todos nas mãos do Pai, os pardais e todos nós. Sem esta convicção, continuaríamos trancados em casa.

U. von Balthasar comenta a advertência de Jesus: “Por três vezes, encontramos nos evangelhos este “não temais”. Em uma delas, Jesus acrescenta aquilo que se deve temer. Não devemos temer tudo o que acontece no espírito da missão de Jesus. Primeiro, proclamar ‘sobre os telhados’ aquilo que foi ensinado pelo Senhor ‘no côncavo das orelhas’, pois está destinado a ser conhecido pelo mundo inteiro, e nada poderá opor-se a essa transmissão.
Naturalmente, com isso o pregador se expõe ao perigo; ele é ovelha no meio de lobos e deve esperar pelo martírio devido à sua pregação. É aí também que ele não deve temer: seus inimigos não podem atingir sua alma. Haveria um único inimigo a temer: aquele que faz perecer na Geena tanto a alma quanto o corpo; e isto não acontece se o pregador permanece fiel a sua missão.

Enfim, o cristão apóstolo não temerá porque, nas mãos do Pai, está muito mais protegido que ele imagina. Aquele que cuida dos pequenos animais, do mais insignificante fio de cabelo, quanto mais ele cuidaria de seus filhos? Aqui, Jesus fala de “vosso Pai”. “E o contexto o explica: o homem está em segurança em duração e amplitude enquanto cumpre sua missão cristã, ainda que exteriormente ele seja considerado um temerário.”

Agora podemos compreender a ousadia de um Francisco Xavier, atravessando os oceanos em uma casca de noz apelidada de navio. A serenidade de Anchieta, oferecendo-se como refém entre tamoios antropófagos. O arrojo do pastor Luther King na defesa de seus irmãos negros.

Estes – e muitos outros – preferiram o amor ao temor. Nossa equipe da pastoral carcerária, na Comunidade Católica Nova Aliança, rapidamente trocou o medo pela alegria, anunciando o Evangelho em um presídio de segurança máxima. E valeu a pena!

Orai sem cessar: “Na hora do medo, Senhor, em ti me refugio!” (Sl 56,4)

ReflexãoA dignidade única de cada pessoa
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje, na Idade Moderna, procurou-se construir a fraternidade universal entre os homens, baseando-se na sua igualdade; mas, pouco a pouco, fomos compreendendo que esta fraternidade, privada do referimento a um Pai comum como seu fundamento último, não consegue subsistir; por isso, é necessário voltar à verdadeira raiz da fraternidade.

À medida que a história da salvação avança, o homem descobre que Deus quer fazer a todos participar como irmãos da única bênção. A fé ensina-nos a ver que, em cada homem, há uma bênção para mim, que a luz do rosto de Deus me ilumina através do rosto do irmão. Graças à fé, compreendemos a dignidade única de cada pessoa, que não era tão evidente no mundo antigo.

—No centro da fé bíblica, há o amor de Deus, o seu cuidado concreto por cada pessoa, o seu desejo de salvação que abraça toda a humanidade e a criação inteira e que atinge o clímax na encarnação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Peço ao Senhor que purifique meu coração?
- Tenho medo, passo por desespero quando surgem dificuldades?
- Que vossa Palavra, Jesus, penetre profundamente em meu coração!
 - Quantas vezes me deixo dominar pelo desespero!
 - Dá-me, Senhor, disposição suficiente para aceitar as contrariedades da vida!

Leitura Orante
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Celebramos na liturgia de hoje a memória de São Camilo de Lellis, fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos. Acolhamos a Palavra que vamos meditar. Que ela penetre profundamente em nosso coração para que tenhamos coragem de mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmar o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam conhecer e amar o Senhor.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é o contexto da narrativa? Com quais disposições os discípulos são convidados a realizar a missão? O que significa: “Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor”?
“O texto trata da identificação do discípulo com seu mestre; da dependência radical do servo ao seu Senhor. Toda a vida cristã deve ser vivida nesse dinamismo de identificação entre o enviado e Aquele que envia. O ideal para o discípulo, na vida cristã, é a configuração de sua vida com Jesus Cristo: ‘ao discípulo basta ser como o seu mestre, o servo como seu Senhor’. A causa da perseguição dos discípulos é sua identificação com o Mestre. ‘Não tenhais medo’. O medo não pode inibir a proclamação tipicamente cristã, nem intimidar a palavra, pois ela está destinada às pessoas às quais se é enviado. O medo, não nos esqueçamos, é contrário à fé. Enquanto não superarmos o medo, não seremos suficientemente livres para nos deixarmos conduzir pelo Espírito de Deus” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você? Que luz Jesus lhe revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem o(a) compromete? O que ela lhe pede? Você também é convidado(a) a seguir Jesus de forma gratuita e generosa? Quais sentimentos a Palavra despertou em você?
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  “Ó Deus, que inspirastes a São Camilo de Lellis extraordinária caridade para com os enfermos, dai-me o vosso espírito de amor para que saiba suportar, com paciência, os meus sofrimentos. Por intermédio de São Camilo, socorrei-me em minha doença; aliviai as minhas dores. Ó meu santo protetor, intercedei junto a Jesus Cristo que tanto amastes, para que, neste momento de dor, não me falte a força e a coragem de suportar a doença; fortalecei meu ânimo, para que, passando pelo sofrimento, me purifique dos meus pecados e também possa ajudar meus irmãos mais necessitados. Amém” (Oração do livro “Orações e devoções para todos os momentos”, da Paulinas Editora).
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe viver hoje?
 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém