sexta-feira, 17 de julho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■– O Filho do Homem é senhor do sábado. - (Mt 12,1-8)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J   U   L   H   O
 GARÇA/SP, 17 DE JULHO de 2020 (sexta-feira) 199º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
TEMAM MENOS A MORTE E MAIS A VIDA INSUFICIENTE.
(Bertolt Brecht)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DE PRESERVAÇÃO E PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS
 DIA MUNDIAL DA JUSTIÇA INTERNACIONAL
 DIA DA PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL    

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Volta Redonda (Rio de Janeiro) Baixa Grande - Itaquara (Bahia) Lastro - Vista Serrana (Paraíba) Bagé - Dona Francisca (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA INES LABELLA NAPOLITANO (Professora Garça/SP)FREI CÁRMINE MATTIA, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus /SP)MARIA LÚCIA DE NAPOLE CATALANO (Lions Clube de Bauru Centro /SP)JULIANA  MORAES DELOVO  OLIVEIRA (Lions Clube de Dracena /SP)JOSÉ MENDE SANTOS FILHO (SÃO PAULO /SP)EMILIA MITHIKO KAWASAKI (Garça /SP)ELAINE CRISTINA ARCARO (Garça/SP)MARIA HELENA FERNANDES (São Paulo /SP)NEUZA MANCHINI (São José do Rio Preto /SP)DANIELA MONTEMOR (Garça/SP)LUANA PEREZ LURY (Garça/SP) BETO CASTRO (ITU/SP) ERNESTO TRAMONTINI JUNIOR (Suzano /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NELY MITSUE KANASHIRO ALVES E DIMAS ALENCAR ALVES JUNIORó1992ó28 ANOS (Equipe 17 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)


 SANTO DO DIA 
■ BEM AVENTURADO INÁCIO DE AZEVEDO E COMPANHEIROS MÁRTIRES
INÁCIO (PORTUGAL, 1526-1570), religioso na Companhia de Jesus, foi designado para acompanhar as missões jesuítas no Brasil. Durante a segunda viagem ao país, ele e seus 39 companheiros foram martirizados depois de terem o navio atacado por piratas.
SANTA MARIA MADALENA POSTEL
BARTOLOMEU DE LAS CASAS
SANTO ALEIXO
SANTA GENEROSA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Salve, ó santa Mãe de Deus, vós destes à luz o Rei, que governa o céu e a terra pelos séculos eternos (Sedúlio).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Nascido em Portugal em 1527, Inácio optou pela vida religiosa entre os jesuítas. Foi ordenado sacerdote e exerceu sua missão no Brasil. Mais tarde voltou ao seu país natal, recrutou outros missionários e, com 39 companheiros, empreendeu viagem rumo à nova terra. Não completaram, porém, o percurso, pois, ao largo das Ilhas Canárias, foram atacados por corsários anticatólicos e cruelmente degolados. Corria o ano de 1570. À semelhança desses mártires, possamos dar testemunho de ardente zelo pelo Reino de Deus. 
– Oração 
SENHOR JESUS, LIVRA-ME DE TODO RIGOR NO TRATO COM OS DEMAIS E DÁ-ME UM CORAÇÃO QUE COLOQUE A MISERICÓRDIA ACIMA DE TUDO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que escolhestes Inácio de Azevedo e seus trinta e nove companheiros para regarem com seu sangue as primeiras sementes do evangelho lançadas na Terra de Santa Cruz, concedei-nos professar constantemente, para vossa maior glória, a fé que recebemos de nossos antepassados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 17 de julho de 2020  sexta-feira da 15ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
Deus entra na trama humana, vê a realidade e ouve a súplica de quem a ele recorre de coração sincero. Cheio de misericórdia, Jesus apoia seus discípulos famintos diante da censura dos adversários. 

1ª Leitura (Is 38,1-6.21-22.7-8) – Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Naqueles dias, Ezequias foi acometido de uma doença mortal. Foi visitá-lo o profeta Isaías, filho de Amós, e disse-lhe: “Isto diz o Senhor: Arruma as coisas de tua casa, pois vais morrer e não viverás”. 2Então Ezequias virou o rosto contra a parede e orou ao Senhor, dizendo: 3“Peço-te, Senhor, te lembres de que tenho caminhado em tua presença, com fidelidade e probidade de coração, e tenho praticado o bem aos teus olhos”. Ezequias prorrompeu num grande choro.
4A palavra do Senhor foi dirigida a Isaías: 5“Vai dizer a Ezequias: Isto diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: ‘Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que vou acrescentar à tua vida mais quinze anos, 6vou libertar-te das mãos do rei da Assíria, junto com esta cidade, que ponho sob minha proteção’.
21Então, Isaías ordenou que fizessem uma cataplasma de massa de figos e a aplicassem sobre a ferida, que ele ficaria bom. 22Perguntou Ezequias: “E qual é o sinal de que hei de subir à casa do Senhor?” 7“Este é o sinal que terás do Senhor, de que ele cumprirá a promessa que fez: 8Eis que farei recuar dez graus a sombra dos graus que já desceu no relógio solar de Acaz”. De fato, a marca do sol recuara dez graus dos que ela tinha descido.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial Is 38,10-12.16
Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.


– 17 de julho de 2020  sexta-feira da 15ª Semana Do Tempo Comum
O Filho do Homem é senhor do sábado. - (Mt 12,1-8)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!”
3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Sejamos revestidos pela Misericórdia Divina”
Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado
(Mateus 12,7)
Jesus passou no meio de uma plantação em dia de sábado e colheu as espigas para alimentar os Seus discípulos. Sabemos que os fariseus criaram caso com Jesus por causa disso, porque eles estavam muito mais preocupados com a lei do sábado do que com a fome dos discípulos, com a situação deles naquele dia.

Eles não entenderam que o Reino de Deus é, em primeiro lugar, amor, compaixão e misericórdia, e não a lei. Talvez, possamos pensar que Jesus estava desprezando a lei, mas não! Na verdade, o espírito da lei é o amor, e não o contrário. Não é a lei que deve reger o amor, mas é o amor que deve reger todas as leis, todas as práticas religiosas; é o amor que deve reger a nossa própria vida de fé e de seguimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

“A religião é uma bênção quando nos conduz ao amor e à misericórdia”

Não precisamos ignorar nenhum dos mandamentos, não precisamos ignorar nenhum dos dogmas da nossa fé. Não precisamos renegar nenhum preceito daquilo que nos é ensinado, pelo contrário, podemos viver cada letra dos mandamentos e da lei divina se tivermos amor e misericórdia em nosso coração. Senão, nos tornaremos pessoas rigoristas, preocupadas com o rigor do julgamento, e viveremos essa onda de violência acusatória que permeia, muitas vezes, os nossos relacionamentos quando julgamos, catalogamos, rotulamos, dizemos que o outro não cumpre isso, não faz aquilo. Na verdade, não estamos revestidos da misericórdia divina, da misericórdia que nos leva a cuidarmos do outro, a nos preocuparmos com o outro acima de toda e qualquer lei religiosa.

A religião é uma bênção quando nos conduz ao amor e à misericórdia, mas ela se torna um mal quando nos mantém presos às leis, ao rigorismo, às doutrinas que não nos levam a ter amor e compaixão para com o outro. Por isso, para Jesus, sem precisar desprezar de forma alguma o sábado, o ser humano é mais sagrado para Ele.

O ser humano é mais sagrado para o coração de Deus. A nossa dor, a nossa fome, a misericórdia que muitos seres humanos estão passando e vivendo… Sei que, muitas vezes, queremos levantar a bandeira de Deus, da religião, dos valores, mas essa bandeira tem que ser levantada, primeiro, no nosso coração.

Religião é vida, cuidado, misericórdia e paciência; religião é entrar no coração do outro e compreender os sentimentos que ele tem.

Cuidado, porque os fariseus eram muito religiosos, mas das práticas e não do amor e da misericórdia. Cuidado para não sermos religiosos em demasia, porque rezamos bastante, porque jejuamos, porque cumprimos os preceitos, porque não somos como os outros, mas nos falta amor e misericórdia no trato com o nosso irmão.

O que quero é a misericórdia, e não o sacrifício pelo sacrifício.

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
A lei judaica antiga proibia fazer colheita no sábado, dia de total repouso, sinal da aliança com Deus (cf. Ex 34,21; Dt 23,25). Ora, os discípulos de Jesus estavam pegando algumas espigas para matar a fome. São ações diferentes, mas os fariseus colocavam tudo no mesmo plano e censuravam Jesus. Citando dois episódios da Escritura, Jesus lhes mostra que, por motivos justificáveis, há situações ou atitudes que não ferem a lei sabática. Além disso, os fariseus precisam aprender o que significa “Quero misericórdia, e não sacrifício”. O que Deus espera de cada pessoa não é a mera observância da lei, mas a solidariedade, o socorro necessário e imediato, o salvamento de uma vida. O profeta Isaías, de modo brilhante, descreve qual é o “dia que agrada a Deus” (cf. Is 58,3ss.).

ORAÇÃO
Ó Mestre, ao dizeres que és “senhor do sábado”, afirmas que as leis devem estar a serviço da vida humana. Citando as Escrituras, comprovas que, em casos de extrema necessidade, pode-se agir sem violar as normas estabelecidas. Ainda um lembrete teu pouco praticado: “Quero misericórdia, e não sacrifício”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 12,1-8 - "Eu quero que as pessoas sejam bondosas!"

Oração Inicial
Senhor Jesus, invoco tua presença para que eu possa te servir com o coração agradecido. Permaneça comigo, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer, até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.

Renova minhas forças, dá-me um coração generoso para atender com amabilidade as pessoas e não ser indiferente às necessidades delas. Especialmente, Senhor, dá-me uma fé profunda para que eu acredite na tua palavra e uma vontade forte de agir corretamente e fazer o bem sem olhar a quem.
Senhor, quando eu estiver confuso(a), guia-me; quando eu me sentir fraco(a), fortalece-me; quando eu estiver cansado(a), enche-me com a luz do Espírito Santo. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção. Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus está instruindo? Quem são os que questionam Jesus e por que o questionam? Se tivésseis chegado a compreender o que significa ‘Misericórdia…….

“O descanso sabático era uma obsessão dos judeus. Uma lei que visava ao descanso e à vida familiar acabou tornando-se um instrumento de manipulação. Na prática, a mentalidade dos escribas e doutores da lei proibia fazer o bem nesse dia. Jesus coloca a vida acima das leis. As leis devem defender a vida. Para os judeus, colher espigas para matar a fome afigurava-se um trabalho manual que afetava o sábado. As leis devem ser observadas, mas cada lei carrega consigo um valor. A lei fria pode nos levar longe deste valor. Jesus deixa de lado algumas leis envelhecidas e faz novas todas as coisas. Ele ressuscitou no primeiro dia da semana e, com isso, mostrou que o sábado estava superado.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
Acolho com prazer os ensinamentos do Mestre? As palavras e gestos de Jesus tocam minha vida e inspiram minhas ações? Eu busco a Palavra de Deus que me dá prazer e força na fé? Eu sou pessoa misericordiosa? Como manifesto essa característica divina?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente a Ele os desejos que brotaram em seu coração…
Reze a segunda parte da oração que Jesus nos ensinou: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
O que eu quero é misericórdia… Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

BÊNÇÃO

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.