quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Começou a enviá-los. - (Mc 6,7-13)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 FEVEREIRO  CARNAVAL  
 GARÇA/SP, 07 DE FEVEREIRO DE 2019 (quinta-feira) 038º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O AMOR NÃO FICA ALI PARADO, COMO UMA PEDRA: TEM DE SER FEITO, COMO O PÃO; REFEITO O TEMPO TODO, RENOVADO.
(Ursula K. Le Guim)

 Datas Comemorativas 
■ DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS
DIA NACIONAL DO GRÁFICO
SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aratuípe (Bahia)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JACIRA TERCIOTTI TOSTA (Garça /SP)EDMILSON ALVES RIBEIRO (Fortal - Garça /SP)MARISTELA DO CARMO MARTINS ROMANO (Garça /SP) VALERIA MERINO DA SILVA (Lions Clube de Bauru Falcão /SP)JAMIR APARECIDO DA SILVA (Jonalista - Santos/SP)MARINA TORCENELLI GUIMARÃES (Lions Clube de Agudos /SP)CLAUDIA HITOMI aSANOME MORIYAMA (Lions Clube de Guaraçaí/SP)ENÉAS ISIDORO (Lions Clube de Junqueiropolis /SP)Zuraide Figueiredo Guedes (PDG LC11-Lions Clube de Porciúncula /RJVanderlei Jacob (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP)CORNELIO CESAR K. MARCONDES (Advogado-Garça /SP) MARIANA DA SILVA FONTES (Garça/SP)Patricia Ribeiro (Mogi das Cruzes /SP) -
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: JOANA DE LOURDES FRANCO COELHO e VLADIMIR COELHOó( (PDG DLC8-lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ÂNGELO JOSÉ BIFFI ó1998ó21ANOS (Pároco da Paroquia São Francisco de Assis de Dracena/SP) Pe. ROGÉRIO DE LIMA MENDES ó2004ó15ANOS (Pároco da Paroquia São José de Osvaldo Cruz/SP) Pe. MÁRCIO ROBERTO RIOS MARTINS ó2009ó10ANOS (Pároco da Paroquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia/SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO RICARDO
Pio IX
Eugênia Smet
SÃO ROMUALDO

- Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47).
■ Jesus chama colaboradores e os envia para pregar a conversão e subjugar o poder do mal. Essa missão exige de cada um de nós comprometimento sincero e renúncia a apegos e interesses pessoais.
– Oração 
“PAI, AJUDA-ME A SUPERAR TODA TENTAÇÃO DE ACOMODAR-ME, POIS, COMO APÓSTOLO DO TEU REINO, TENHO DE ESTAR, CONTINUAMENTE, A CAMINHO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 5ª-feira da 4ª Semana      Do Tempo Comum - 07 de fevereiro de 2019
Quando nos aproximamos de Jesus, ele nos envolve com sua palavra e sua vida e nos envia para assumir com ele a missão. 

1ª Leitura (Hb 12,18-19.21-24) – Vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo.  Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 18vós não vos aproxi­mastes de uma realidade palpável: “fogo ardente e escuridão, trevas e tempestade, 19som da trombeta e voz poderosa”, que os ouvintes suplicaram não continuasse. 21Eles ficaram tão espantados com esse espetáculo, que Moisés disse: “Estou apavorado e com medo”. 
22Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste; da reunião festiva de milhões de anjos; 23da assembleia dos primo­gênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus, o juiz de todos; dos espíritos dos justos, que chegaram à perfeição; 24de Jesus, mediador da nova aliança, e da aspersão do sangue mais eloquente que o de Abel.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 47 (48)
Recordamos, ó Senhor, vossa bondade em meio ao vosso templo.

Evangelho do dia
– 5ª-feira da 4ª Semana      Do Tempo Comum - 07 de fevereiro de 2019
Começou a enviá-los. - (Mc 6,7-13)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Convertei-vos e crede no evangelho, / pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.
9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Jesus enviou os discípulos dois a dois para que o Reino d'Ele acontecesse”
Precisamos do outro para fazer o Reino de Deus acontecer, pois a missão, a graça e a vida não acontecem no individualismo!
Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros(Marcos 6,7).
O Evangelho de hoje nos coloca diante de tantas coisas importantes para a nossa vida. Uma delas é que não somos discípulos sozinhos, porque somos discípulos do “Corpo”, onde Jesus é a cabeça.  
Jesus chama os discípulos dois a dois e os envia, pois um pode ser bom, mas dois é excelente. A mãe em casa orando pelo filho é bom, mas o pai e a mãe orando por eles é sublime, excelente; e não terá espírito que poderá agir na casa deles. Pois um fortalece ao outro; é um agindo junto ao outro.
Hoje, infelizmente, vivemos no espírito do individualismo presente nas casas, na família, na Igreja. É cada um realizando a sua missão, “cada um por si e Deus por todos”, essa expressão popular tem tomado conta dos corações. Mas a missão, a graça e a vida acontecem a dois.
Não nasce uma vida humana sem a união de um homem com uma mulher. A missão do Reino de Deus deve ser pregada a dois, ainda que cada um tenha o seu jeito, modo e maneira. Porém, acima de tudo, o espírito comunitário deve prevalecer em tudo o que fizer e realizar.
Jesus enviou os discípulos e colocou no coração deles a renúncia a todo e qualquer espírito do individualismo. Se nos juntamos ao outro, o mal e o maligno não terão poder sobre nós. Mas quando nos dividimos (cada um por si) a graça se enfraquece e o Reino acontece de forma não tão eficaz como deveria acontecer.
Por que Jesus nos envia dois a dois? Para nos dar poder sobre os espíritos impuros. Inclusive, um grande espírito impuro é o individualismo, o egoísmo, isto é, a tendência de nos fecharmos em nós mesmos. Precisamos expulsar esse espírito da nossa vida e do meio dos nossos.
E o poder que Jesus dá a nós, é justamente para que purifiquemos o mundo de todas as maldades, crueldades e tormentos que o maligno tem lançado sobre as mentes e os corações.
Comecemos fazendo isto: orando dois a dois, com três ou quatro, mas oremos.
Não basta rezar pela nossa família, precisamos rezar com eles, com a nossa família. A oração individual é graça, mas por que marido e mulher não rezam juntos? Por que pais não rezam com os filhos?
Iremos expulsar os espíritos impuros de nossas casas e famílias, quando aprendermos que precisamos do outro para fazer o Reino de Deus acontecer.
Deus abençoe você!

– Reflexão - A nova evangelização não é “nova”: a Igreja sempre é “missioneira”  
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, nos sentimos herdeiros do mandato missioneiro de Jesus. A nova evangelização não é “nova” (no sentido de que não é uma novidade para a Igreja): hoje como ontem, Ele nos envia pelos caminhos do mundo para proclamar seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28,19). A Igreja sempre é missioneira!

«Caritas Christi urget nos» (2Cor 5,14): é o amor de Cristo o que nos cheia nossos corações e nos urge a evangelizar. Com seu amor, Jesus Cristo atrai para si os homens de cada geração: em todos os tempos, convoca à Igreja e lhe confia o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Por isso, também hoje é necessário um compromisso eclesial mais convencido em favor de uma “nova evangelização” para redescobrir a alegria de acreditar e achar de novo o entusiasmo de comunicar a fé.

—A fé cresce quando é vivida como um amor que se recebe e se comunica como experiência de graça e gozo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Jesus envia os Doze em missão e lhes confere “autoridade sobre os espíritos impuros”, isto é, para libertar as pessoas de tudo o que as oprime.
Antes da partida, Jesus lhes dá algumas recomendações.
Insiste para que não carreguem bagagens inúteis, mas caminhem livres e leves.
Precisam confiar na providência divina e na solidariedade humana.
Assim, descarta-se qualquer pretensão de superioridade.
Aceitem a hospedagem de quem os acolher, também a casa dos pagãos, desprezados pelos judeus.
Se houver alguma rejeição, batam a poeira das sandálias: que nada do terreno culposo se apegue aos pregadores da Boa Notícia.
Os Doze partiram e “pregavam para que mudassem de vida”.
Uma nota própria de Marcos é que os apóstolos ungiam os doentes com óleo e os curavam.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor I. Patrícia Silva, fsp,
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/      
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,7-13 - Jesus chama e envia à missão
Oração Inicial
Preparo-me ao encontro com Deus mediante sua Palavra, rezando
com todos que se encontram neste espaço:
Vem, Espírito Santo, aos nossos corações,
e concede-nos, por intercessão de Maria,
a graça de ler e reler as Escrituras.
Concede-nos, Espírito Santo,
a graça de reconhecer a obra de Deus atuante na História
e a sua presença de misericórdia.
Amém. 
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente o texto: Mc 6,7-13, e observo pessoas que Jesus chama e o que lhes recomenda.
Ele chamou os doze discípulos e os enviou dois a dois, dando-lhes autoridade para expulsar espíritos maus. Deu ordem para não levarem nada na viagem, somente uma bengala para se apoiar. Não deviam levar comida, nem sacola, nem dinheiro. Deviam calçar sandálias e não levar nem uma túnica a mais. Disse ainda:


- Quando vocês entrarem numa cidade, fiquem hospedados na casa em que forem recebidos até saírem daquela cidade. Mas, se em algum lugar as pessoas não quiserem recebê-los, nem ouvi-los, vão embora. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente.


Então os discípulos foram e anunciaram que todos deviam se arrepender dos seus pecados. Eles expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, pondo azeite na cabeça deles.
Refletindo
Jesus não chamou para seu grupo os mais preparados do seu tempo, mas, os mais disponíveis.  Chamou simples pescadores - Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos. Chamou gente simples. Não significa que discriminou os mais capacitados. Apenas, significa que os corações  mais simples estão livres de muitas preocupações. E os chamados recebem o mesmo poder de Jesus: anunciar o Reino, expulsar os espíritos maus e curar todas as doenças, uma missão de libertar as pessoas de todos os males. Rejeitar os apóstolos é rejeitar a salvação.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que o texto diz para mim, hoje?
Sou livre para seguir Jesus? Pelo batismo todo cristão é chamado a seguir Jesus de acordo com seu estado de vida. 
Meditando
Os bispos, em Aparecida, falaram deste chamado:
"A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um "sim" que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro "até o extremo" (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: "Te seguirei por onde quer que vás" (Lc 9,57). (DAp 136).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo, com a Venerável Mestra Tecla Merlo:
Senhor,
sei que tu me amas.
Tudo dispões para o meu bem...
Sei que pensas em mim continuamente,
sei que queres me ajudar e podes me ajudar.
Tu o prometestes e não falhas.
Eu creio.
(Lembrar uma pessoa ou situação que precisa da graça especial de Deus)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
"Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo"(DGAE CNBB). Meu novo olhar me leva a viver a missão de apóstolo e missionário onde quer que esteja.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.