quinta-feira, 29 de junho de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia. – (Mt 7,21-29)

 

  


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

  J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 29 de JUNHO de 2023 (quinta-feira) 180º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

BEM FEITO É MELHOR DO QUE BEM EXPLICADO.

(Benjamin Franklin)

 

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO PAPA

 DIA DO PESCADOR AMADOR

 DIA INTERNACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE SISTÊMICA

 DIA MUNDIAL DO DESENHO INDUSTRIAL

 DIA NACIONAL DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA

 DIA DA ARMA DE COMUNICAÇÕES

 DIA DO FUTEBOL

 DIA DA TELEFONISTA

 DIA DO CHAVEIRO

 DIA DO DUBLADOR

 DIA DOS EMPREGADOS EM EDIFÍCIOS

 DIA DO GUINCHEIRO

 DIA DOS TRÓPICOS

 DIA DO ENGENHEIRO DE PETRÓLEO

 DIA DA LAMA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lucianópolis - Monte Azul Paulista - Morungaba - Nova Canaã Paulista - Nova Luzitânia - Paulicéia - Ubarana (São Paulo) Jaraguá (Goiás) Limeira do Oeste (Minas Gerais) Macaé (Rio de Janeiro) Rolândia (Paraná) Salinópolis - Salinas (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PAMELA SERAFIM (Garça/SP) SEBASTIÃO GANDARA VIEIRA (PDG LC8 - Lions Clube de Bauru Estoril/SP) ELIANE PIOVESAN BLANCO (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)ALESSANDRA BRAUS (Lions Clube de Cafelândia /SP) ANA PAULA  PIACENTI MACHADO RANIEL (Mini-Shopping-Garça /SP)ORLANDO  ZANCOPÉ FILHO (ORLANDINHO) (Massas Paulista-Garça/SP) FERNANDO PILLI (Patrulha Juvenil-Garça /SP) DONIZETI ALMEIDA PRADO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE LENÇOIS PAULISTAó1973ó50 ANOS (Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: GREMIO TEATRAL DE LEPOLDO FRÓES “GTLFó1946ó77 ANOS (GARÇA /SP)

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO PEDRO APÓSTOLO

■ SÃO PAULO APÓSTOLO

SÃO CÁSSIO

SÃO JOÃO BAPTISTA WU MANTANG

SÃO PAULO WU JUAN  

SÃO PAULO WU WANSHU 

SÃO SIRO 

SANTA EMA

SANTA MADALENA DU FENGJU

SANTA MARIA DU TIANSHI

BEATO RAIMUNDO LÚLIO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

NEM TODO AQUELE QUE ME DIZ: SENHOR, SENHOR, ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS –- Mt 7,21-29 - Casa sobre a rocha ou sobre a areia?

 

VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).

 

 Deus tem projetos importantes para todos, mas nem sempre a pessoa está atenta aos sinais dos tempos, pelos quais Ele se manifesta, então acaba atropelando e distorcendo os planos divinos. Esta liturgia nos ajude a viver em sintonia com a vontade e a Palavra do Senhor.

 

– Oração 

 

“PAI, EU QUERO CAMINHAR COM SINCERIDADE PARA A COMUNHÃO CONTIGO, NO TEU REINO. QUE TODOS OS MEUS GESTOS E PALAVRAS ESTEJAM SEMPRE ALICERÇADOS NA TUA VONTADE

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 29 de junho de 2023 – quinta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum SÃO PEDRO

 Jesus nos convida a edificar nossa vida sobre fundamento sólido e duradouro, isto é, sobre a “rocha” que é o pr[oprio Senhor, seus ensinamentos e promessas.

 

– Liturgia da Palavra 

 

1ª Leitura (Gn 16,6b-12.15-16) – Agar deu à luz o filho de Abrão, a quem ele pôs o nome de Ismael. Leitura do Livro do Gênesis:

[A forma breve está entre colchetes.]

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Sarai, a mulher de Abrão, não lhe dera filhos. Mas, tendo uma escrava egípcia, chamada Agar, 2Sarai disse a Abrão: “Eis que o Senhor me fez estéril. Une-te, pois, à minha escrava para ver se, por ela, posso ter filhos”. Abrão atendeu ao pedido de Sarai. 3Depois de Abrão ter morado dez anos em Canaã, Sarai, sua esposa, tomou sua escrava egípcia, Agar, e deu-a como mulher ao seu marido, Abrão. 4Abrão uniu-se a Agar e ela concebeu. Percebendo-se grávida, começou a olhar com desprezo a sua senhora. 5Sarai disse a Abrão: “Tu és responsável pela injúria que estou sofrendo. Fui eu mesma que coloquei minha escrava em teus braços, e ela, apenas ficou grávida, pôs-se a desprezar-me. O Senhor será juiz entre mim e ti”. 6Abrão respondeu a Sarai: “Olha, a escrava é tua; faze dela o que bem entenderes”. E [Sarai maltratou-a tanto, que ela fugiu. 7Um anjo do Senhor, encontrando-a junto à fonte do deserto, no caminho de Sur, disse-lhe: 8“Agar, escrava de Sarai, de onde vens e para onde vais?” Ela respondeu: “Estou fugindo de Sarai, minha senhora”. 9E o anjo do Senhor lhe disse: “Volta para a tua senhora e sê submissa a ela”. 10E acrescentou: “Multiplicarei a tua descendência de tal forma, que não se poderá contar”. 11Disse, ainda, o anjo do Senhor: “Olha, estás grávida e darás à luz um filho e o chamarás Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição. 12Ele será indomável como um jumento selvagem, sua mão se levantará contra todos, e a mão de todos contra ele. E ele viverá separado de todos os seus irmãos”. 15Agar deu à luz o filho de Abrão; e ele pôs o nome de Ismael ao filho que Agar lhe deu. 16Abrão tinha oitenta e seis anos quando Agar deu à luz Ismael.] 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

SALMO 105(106)

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

 

 

 

– 29 de junho de 2023 – quinta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum SÃO PEDRO

 

 – Evangelho do dia 

 

A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia.  (Mt 7,21-29)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Quem me ama realmente guardará minha palavra / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ 23Então eu lhes direi publicamente: jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da Lei. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp  

 

29/06               12ª QUINTA-FEIRA - A

 

MATEUS 7,21.24: “Disse Jesus a seus discípulos: - Nem todo aquele que me diz: - ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus... Portanto, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha”.

 

Senhor Jesus, durante séculos, a Bíblia sagrada foi quase inacessível à maioria dos fiéis, porque era mantida em latim, não havia imprensa e quase todo o povo era analfabeto. As histórias bíblicas eram comunicadas através de pregações, pinturas e imagens. No lugar da revelação bíblica, a fé recorria a leis, regras e devoções, deixando a Palavra de Deus em segundo plano, servindo apenas para referências e citações. Os irmãos evangélicos, por sua vez, ao rejeitarem as imagens e os sinais sacramentais, facilmente agarravam-se mais à letra do que à mensagem da Bíblia, como se idolatrassem o próprio livro em si. Senhor, sua palavra é muito clara, ao nos lembrar que o essencial é pôr em prática a vontade do Pai, que foi se manifestando na história da nossa salvação. A vida de cada cristão, a vida da Igreja e a vida da sociedade precisam ser construídas sobre a rocha da vontade do Pai, cuja revelação maior é a sua própria pessoa, Verbo encarnado. É na prática da sua Palavra, que o nosso coração se une ao seu Coração, e os nossos projetos de vida são avaliados a partir do seu jeito de viver e dos seus ensinamentos, que encontramos nos Evangelhos. Eis a rocha, sobre a qual devemos fixar a nossa fé cristã e a nossa vida de cada dia. Caso contrário, por mais que sejamos conhecedores da sua Palavra, seremos sempre cristãos superficiais, como uma casa sobre a areia, que não resiste às tempestades da vida e às tragédias da história humana. Senhor, nós vivemos num país de maioria cristã, principalmente católica, mas ainda são muitos os que ignoram ou não praticam a sua Palavra. Por isso, temos um país construído sobre a areia das injustiças, das desigualdades e dos vícios, onde crescem a corrupção, a ganância e a violência, e se nega o direito ao pão, à moradia e à saúde a grande parte do seu povo. Não nos faltam bíblias e cultos, rosários, velas, água benta e romarias. Só nos falta construir as casas da nossa vida, das nossas famílias e da nossa sociedade sobre a rocha, que é a sua Palavra, o seu Evangelho. Que o seu Espírito nos torne mais atentos à sua Palavra e mais empenhados em praticá-la, para que jamais corramos o risco de ver a casa da nossa vida destruída para sempre.

Maria santíssima, Mãe e modelo da nossa vida, ajude-me a ler, meditar e pôr em prática a Palavra do seu Filho. Faça-me repetir com a senhora a resposta que deu ao Arcanjo Gabriel: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra!”. Amém!

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na conclusão do sermão da montanha, Jesus nos estimula a pôr em prática todos os seus ensinamentos e deixa claro que o autêntico herdeiro do Reino é quem cumpre a vontade de Deus. O voto de aprovação depende das obras boas realizadas para a glória de Deus e o bem do próximo. Outros sinais, mesmo extraordinários e sob invocação do nome do Senhor, se não forem acompanhados da sinceridade de coração, mas realizados por motivos desonestos, serão reprovados “naquele dia”, momento de prestar contas. Não basta ficar só rezando e repetindo o nome de Deus sem arregaçar as mangas e partir para a prática da justiça. Quem fizer a vontade do Pai celeste, revelada por Jesus nos Evangelhos, esse estará edificando sua vida sobre a rocha inabalável, que é o próprio Cristo.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria )

 

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mt 7,21-29 - Casa sobre a rocha ou sobre a areia?

  

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante,

rezando com todos os que se encontram neste espaço de oração:

 

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.

Trindade Santíssima

- Pai, Filho, Espírito Santo -

presente e agindo na Igreja

e na profundidade do meu ser.

Eu vos adoro, amo e agradeço.

 

 1. Leitura (Verdade)

Lemos atentamente, na Bíblia, o texto Mt 7,21-29:

 

Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: "Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!" Então eu direi claramente a essas pessoas: "Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!"

- Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.

- Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída. Quando Jesus acabou de falar, as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo.

 

Refletindo

Construir a casa significa ouvir a Palavra de Deus.

 Nos dois casos, as pessoas "ouviram a Palavra".

A diferença está em que um "vive de acordo com os ensinamentos" e outro, não.

Os símbolos rocha e areia correspondem à prática ou não da Palavra.

A chuva, as enchentes e o vento forte representam as dificuldades da vida,

que querem nos derrubar e destruir o Projeto de Deus.

Já a casa construída sobre a rocha, vence todos os obstáculos, ouve a Palavra e a vive,  e vence todos os obstáculos que o afasta dela.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Verificamos se ouvimos a Palavra e a praticamos, ou se, simplesmente, a ouvimos. Construímos sobre a rocha ou sobre a areia?

 

Meditando

Os bispos, em Aparecida, disseram: "Ser discípulo é dom destinado a crescer. A iniciação cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo. Dessa forma, ela forja a identidade cristã com as convicções fundamentais e acompanha a busca do sentido da vida. É necessário assumir a dinâmica catequética da iniciação cristã. Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes pastorais por parte dos bispos, presbíteros, diáconos, pessoas consagradas e agentes de pastoral.

Como características do discípulo, indicadas pela iniciação cristã, destacamos: que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã; que tenha espírito de oração, seja amante da Palavra, pratique a confissão frequente e participe da Eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social, seja solidário no amor e fervoroso missionário."(DAp 291, 292).

 

Papa Francisco fala  do cristão "SOBRE A ROCHA e SOBRE A AREIA"

"A Igreja «fala da força do cristão e da sua fragilidade; de rocha e de areia». Com efeito, «o cristão é forte não só quando diz que o é, mas quando leva uma vida cristã e pratica a doutrina cristã, as palavras de Deus, os mandamentos e as bem-aventuranças». O ponto central é «pôr em prática». Mas existem «cristãos só de aparência, que se pintam de cristãos e na hora da prova só mostram a maquiagem». E «nós sabemos o que acontece quando uma mulher maquiada anda pela rua, começa a chover e ela não tem um guarda-chuva: tudo desaparece». Eis a tentação da maquiagem. Não basta dizer «Senhor, eu sou cristão» para o ser verdadeiramente. Ele diz: não é suficiente repetir «Senhor, Senhor!» para entrar no Reino. É preciso cumprir «a vontade do Pai» e «praticar a Palavra». Eis a diferença entre o cristão «de vida» e o «de aparência». ( Papa Francisco, 4 de dezembro de 2014).

 3.Oração (Vida)

O que o rezamos agora?

Rezamos com São Paulo

 

 Introdução

Diz São Paulo: “orai sem cessar” (1Ts 5,17-18)

“Eu me alegro e celebro convosco” (Fl 2,17)

“Em vossas orações e súplicas,

com ação de graças, apresentai a Deus vossos pedidos” (Fl 4,6)

Rezemos por intercessão deste grande Apóstolo:

 

Oremos: Concedei-nos, Senhor,  ser invadidos/as

pela mesma luz da fé que iluminou o apóstolo São Paulo

para anunciar aos povos o vosso amor e a vossa glória.

E que a graça  e a paz do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do

Espírito Santo estejam com todos nós” (2Cor 13,11-13).  Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar é atento aos ensinamentos de Jesus e para vivê-los no dia-a-dia.

 

BÊNÇÃO

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.