quinta-feira, 6 de outubro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Pedi e recebereis. – (Lc 11,5-13)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 O U T U B R O  M Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O  R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 06 DE OUTUBRO de 2022 (quinta-feira) 279º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUEM NUNCA ERROU NUNCA EXPERIMENTOU NADA NOVO.”

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO TECNÓLOGO (SP)

DIA DO PREFEITO

DIA MUNDIAL DOS OSTOMIZADOS

DIA MUNDIAL DE SE FAZER CARTÕES

DIA DA PARALISIA CEREBRAL

DIA DO CIRCULISTA

DIA DOS AMANTES DO ALHO

DIA DOS BALÕES

DIA DO CHAPELEIRO MALUCO

DIA DO MÉDICO ASSISTENTE

DIA DO VENHA E PEGUE

SEMANA DO INVESTIDOR

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA CRIANÇA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Coronel Freitas - Quilombo (Santa Catarina) Monte Carmelo (Minas Gerais) Goiana (Pernambuco) Taperoá (Paraíba) Contendas do Sincorá - Livramento de Nossa Senhora (Bahia) Cáceres - Jaciara (Mato Grosso) Ipaporanga (Ceará)Conceição da Barra (Espírito Santo)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: Regina Celia De Souza Azevedo (Garça /SP) Letícia Pelizzario Cananea (Fisioterapeuta prima–Brasília /DF) FABIO BARALDI DONATO (Adiplam-Garça /SP) AMANDA MAXIMO BOTASSO ACHILES (Fisioterapeuta-Garça /SP) NELSON L Santander (Marilia /SP)DINA barbosa de melo braga (Andradina /SP) Rô Rosana Luz (VDG-DL3-Lions Clube de Botucatu Leão da Serra /SP) Angela Maria (Cascavel /PR) Wilson Samuel (Garça /SP)Vivian Pavarini (Garça /SP) Daniel Sinesio (Paulo Afonso /BA) Felipe Alves (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO BRUNO de Colônia

Bruno (Alemanha, 1035-1101), depois de ocupar os cargos de mestre de teologia e chanceler eclesiástico em Reims, passou uma vida eremítica de austera penitência e de orção intensa no mosteiro que, por sua obra, se tornou o berço da Ordem Cartuxa.

■ Santa Maria Francisca das Chagas

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus nos incentiva a sermos ativos, comprometidos e perseverantes na ação e na oração: Todo aquele que pede recebe – Lc 11,5-13

 

Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9.10s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

“Jesus Cristo crucificado” é o modelo de todo cristão. É nele que devemos crer; é a ele que precisamos seguir. Peçamos a graça de conhecer sempre mais a pessoa e os ensinamentos de Jesus e lhe sermos fiéis.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE A MINHA ORAÇÃO SEJA PLENA DE CONFIANÇA EM TI, POIS SEI QUE QUERES DAR-ME O QUE TENS DE MELHOR, O ESPÍRITO SANTO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 06 de outubro de 2022 quinta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum 

 

– Liturgia da Palavra 

Por conhecer a nossa inconstância e superficialidade na oração, Jesus nos ensina a rezar com fé e persistência, a fim de acolhermos e vivermos o dom do seu Espírito.

 

 

1ª Leitura (Gl 3,1-5) – Recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Ó gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Diante de vossos olhos, não foi acaso representado, como que ao vivo, Jesus Cristo crucificado? 2Só isto quero saber de vós: recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? 3Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo espírito, quererdes terminar pela carne? 4Foi acaso em vão que sofrestes tanto? Se é que foi mesmo em vão! 5Aquele que vos dá generosamente o Espírito e realiza milagres entre vós faz isso porque praticais a Lei ou porque crestes, através da pregação?

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Lc 1,69-75

 

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

– 06 de outubro de 2022 quinta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum 

 

 – Evangelho do dia 

 

Pedi e recebereis.  (Lc 11,5-13)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’, 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo, pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

06/10/22   -   27ª QUINTA-FEIRA TC – C:

4º dia da Novena solene de Nossa Senhora Aparecida

 

Lucas 11,9-13: “Eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

 

Jesus, o senhor nos garante que a oração de súplica ao seu Pai sempre será atendida.

Mas, depende do que se pede e do que se procura, e também do porquê se bate à porta do Pai do céu.

Do mesmo modo como os pais, que amam seus filhos, jamais lhes darão uma cobra ou um escorpião, muito mais o Pai do céu só irá nos atender se lhe pedirmos confiantes ‘coisas boas’.

Assim, o senhor nos faz compreender a razão pela qual muitos dos nossos pedidos não podem ser atendidos.

Muitas vezes, suplicamos pelos nossos interesses imediatos, sem podermos imaginar que poderão ser causa de venenos futuros.

Seu Pai enxerga a nossa existência do início ao fim, em seus detalhes e em sua totalidade.

Ele se empenha para que possamos atingir a meta final da nossa existência, que é a vida eterna.

Por isso, porque nos ama e nos quer junto de si, Ele não nos concede aqueles pedidos, que nos parecem tão importantes agora, mas que poderiam desencadear consequências trágicas para a nossa existência aqui na terra e na eternidade.

E isso acontece quando nossa oração não leva em conta o amor, a justiça, a solidariedade e a disposição de sempre cumprir a vontade do seu Pai.

Finalmente, o senhor nos ensina que o melhor pedido que podemos fazer constantemente, e sempre será atendido, é suplicar ao Pai que nos conceda o Espírito Santo.

Com o Espírito Santo recebemos todos os dons que nos purificam, nos fortaleçam e nos santificam, porque, por meio Dele, entramos em união de amor com o senhor e com o Pai.

Afinal, se Ele já nos deu o senhor, o que mais poderia nos negar?

Faça-nos dizer sempre: “Pai, pelo Filho, dai-me o Espírito Santo!

 

Maria santíssima, a senhora é a nossa maior intercessora, aquela que sussurra em nosso favor junto a seu Filho. Ensine-nos a orar com humildade, sem jamais exigir, colocando em suas mãos nossos pedidos, para que os apresente a seu Filho somente quando são ‘coisas boas’ para a nossa vida e para a vida do nosso próximo. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus convida os discípulos a uma vida de oração constante. O Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione, fundador da congregação dos Paulinos, ensinava: “Quem reza todo dia alcançará a graça de rezar melhor; quem reza, reconhece que tem necessidade de Deus e a confiança de obter as graças: enquanto teimarmos santamente em pedir, demonstramos ter fé, esperança e caridade, e, antes de concluir, já teremos alcançado a bênção divina. Em outras palavras: é necessário que haja sempre e realmente em cada dia da vida, para todos, a oração, do mesmo modo que sempre nos alimentamos e respiramos”. É assim que Jesus espera que a comunidade viva. A oração é combustível para a missão. O Espírito Santo é o grande presente que Deus nos dá, pois necessitamos de luzes, orientações, discernimento em nossa vida. O Espírito Santo virá em nosso socorro, pois não sabemos o que pedir (cf. Rm 8,26-27).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,5-13 - Peçam e vocês receberão

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A Palavra nos faz construir em cada dia nossa vida, e nosso interior se solidifica na verdade de Cristo.

 

Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Deus volta-se sem cessar para as necessidades de seus filhos. Confiemos em seu amor paciente e misericordioso. Porém, Jesus nos fala na necessidade de insistir…

 

“Em matéria de oração, Jesus recomendou que sejamos perseverantes e insistentes. Possivelmente, não é só um ensinamento sobre a oração. Se necessitamos, se a causa é nobre, convém sermos perseverantes, insistentes. Ele deu um exemplo. À meia-noite, você está batendo à porta de um amigo, pedindo-lhe um favor. A primeira reação será negativa (o incômodo da hora, a porta fechada, os filhos dormindo…). Mas, se você insistir, ele vai lhe fazer esse favor, nem que seja para se livrar de você. Assim, ensinou Jesus, “pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta”. Ele nos estimula, então, a sermos ativos, comprometidos e perseverantes na ação e na oração”.

 

2. Meditação (Caminho)

Se nós humanos, cheios de fragilidades, somos capazes de atender nossos filhos com amor e carinho, quanto mais o é o Pai do Céu. Jesus nos garante esse cuidado amoroso do Pai para atender nossas necessidades. “Bom é o Senhor para quem confia nele, para aquele que o procura”.

Como é sua perseverança na oração e na confiança em Deus?

Seus pedidos ao Senhor são só bens materiais ou pede, também, e sobretudo os bens espirituais?

 

3.Oração (Vida)

Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento de intimidade com o Mestre.

Pode concluir com esta oração de João Paulo II:

Senhor Jesus, abra meu coração a tua Palavra, faze que eu a acolha com fé e a ponha em pratica com generosidade.

Ajuda-me a viver a oração como caminho de conversão e de crescimento no teu amor, a fim de que eu possa viver sempre na tua luz. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A oração é alimento para nossa fé e nossa missão como cristãos. Vigiemos para que nosso orar não se resuma a palavras, mas seja uma tomada de consciência de que dependemos de Deus e a Ele devemos nosso louvor. Como filhos amados, dirigimos a Ele nossa súplica confiante.

 

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.