sexta-feira, 13 de agosto de 2021

COMECE O DIA FELIZ! =■= Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. – (Mt 19,3-12)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 13 DE AGOSTO de 2021 (sexta-feira) 225 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

FAMÍLIA NÃO É UMA COISA IMPORTANTE, É TUDO!

(Michael J. Fox)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO ECONOMISTA

 DIA INTERNACIONAL DOS CANHOTOS

 DIA DO PENSAMENTO NO BRASIL

 DIA DO ENCARCERADO

 DIA DA BANDEIRANTE

 DIA DO NEUROCIENTISTA

 DIA DO PSIQUIATRA

 DIA DA QUALIDADE DO AR

 DIA DO VAMPIRO

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (10 a 23 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Natividade da Serra (São Paulo) Antas - Riacho de Santana - Ruy Barbosa (Bahia) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BRUNO MONTEIRO NANDES FILHO (Macrocontábil Conessa - Garça/SP)EMILY GLEICE FERREIRA (Macrocontábil Conessa - Garça/SP)VANESSA ROSA CARDOSO (Rede Express-Garça/SP)PAULO CESAR PEREIRA DA SILVA (EQ 13 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça/SP)CAROLINA BERTONI GIMENEZ TUROLA (Ribeirão Preto /SP) ARIANE SOBREIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP)JOSÉ COSTA (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP) JOSÉ LUIZ LEOCADIO ALVES (Lions Clube de Flórida Paulista /SP) WLADIMIR DA COSTA LIMA (Lions Clube de Bauru ESTORIL /SP)DANIEL LUCAS SOUZA  (Cassilândia /MS) cristina mayo de lucchi (Marilia /SP)ADEMIR VIEIRA DE SOUZA (Garça /SP) CASSIA OLENIRA (Garça /SP) GIZELE MANCUZO DE BRITO (Garça /SP) VIVIANE ALMEIDA (Grelhado Self Service-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: CLAUDETE CORREIA GEROTTO e MARIO GEROTTOó(Lions Clube de Garça/SP)GIULIANA DANIELA LOPES SGANZERLA e LUIZ eDUARDO RAMALHO SGANZERLAó1998ó23 ANOS (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PADRE MARCOS ROBERTO CESÁRIO DA SILVAó2011ó10 ANOS (SCE da EQ 14 ENS da PAZ do Setor de Garça - Pároco de Santa Rita de Cássia de Marília e Coordenador Diocesano de Pastoral-Diocese de Marília /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTOS PONCIANO e HIPÓLITO

■ Ponciano, papa, e Hipólito, sacerdote, morreram vítimas de maus-tratos nas minas da Sardenha ( séc. III),  onde tinham sido exilados pelo imperador Maximiano.

SANTA DULCE DOS POBRES

SANTA RADEGUNDA

JACOB GAPP

MARCO DAVIANO

SÃO CASSIANO DE ÍMOLA

SÃO JOÃO BERCHMANS

SÃO MÁXIMO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O que Deus uniu, o homem não separe – Mt 19,3-12

A família, atualmente, enfrenta grandes tempestades, e isto afeta o sacramento do Matrimônio.. Lembremos os desafios enfrentados por nossa família.

 

- Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Em todos os acontecimentos de nossa história, é possível perceber a mão divina a nos conduzir. Celebremos a Eucaristia como ação de graças e memorial da ação de Deus, que sempre nos guia ao amor e ao compromisso.

 

– Oração 

 

PAI, INFUNDE NOS CASAIS CRISTÃOS O DESEJO DE EXPERIMENTAREM A SANTIDADE DO MATRIMÔNIO, PORQUE TU ÉS A CAUSA E A RAZÃO DA COMUNHÃO QUE EXISTE ENTRE ELES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 13 de agosto de 20216ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O verdadeiro amor une as pessoas com um vínculo indissolúvel e é sinal do amor de Deus pelo seu povo. O mais importante será sempre o amor ao qual se busca ser fiel. 

 

1ª Leitura (Js 24,1-13) – Tirei vossos pais dos confins da Mesopotâmia, depois vos fiz sair do Egito e vos dei uma terra.  Leitura do Livro de Josué:

 

Naqueles dias, 1Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. 2Então Josué falou a todo o povo: “Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Vossos pais, Taré, pai de Abraão e de Nacor, habitaram outrora do outro lado do rio Eufrates e serviram a deuses estranhos. 3Mas eu tirei Abraão, vosso pai, dos confins da Mesopotâmia e o conduzi através de toda a terra de Canaã, e multipliquei a sua descendência. 4Dei-lhe Isaac, e a este dei Jacó e Esaú. E a Esaú, um deles, dei em propriedade o monte Seir; Jacó, porém, e seus filhos desceram para o Egito. 5Em seguida, enviei Moisés e Aarão e castiguei o Egito com prodígios que realizei em seu meio, e depois disso vos tirei de lá. 6Fiz, portanto, que vossos pais saíssem do Egito, e assim chegastes ao mar. Os egípcios perseguiram vossos pais, com carros e cavaleiros, até o mar Vermelho. 7Vossos pais clamaram então ao Senhor, e ele colocou trevas entre vós e os egípcios. Depois trouxe sobre estes o mar, que os recobriu. Vossos olhos viram todas as coisas que eu fiz no Egito, e habitastes no deserto muito tempo. 8Eu vos introduzi na terra dos amorreus, que habitavam do outro lado do rio Jordão. E, quando guerrearam contra vós, eu os entreguei em vossas mãos, e assim ocupastes a sua terra e os exterminastes. 9Levantou-se então Balac, filho de Sefor, rei de Moab, e combateu contra Israel, e mandou chamar Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse. 10Eu, porém, não o quis ouvir. Ao contrário, abençoei-vos por sua boca e vos livrei de suas mãos. 11A seguir, atravessastes o Jordão e chegastes a Jericó. Mas combateram contra vós os habitantes desta cidade – os amorreus, os ferezeus, os cananeus, os hititas, os gergeseus, os eveus e os jebuseus. Eu, porém, entreguei-os em vossas mãos. 12Enviei à vossa frente vespões que os expulsaram da vossa presença – os dois reis dos amorreus -, e isso não com a tua espada nem com o teu arco. 13Eu vos dei uma terra que não lavrastes, cidades que não edificastes, e nelas habitais, vinhas e olivais que não plantastes, e comeis de seus frutos”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 135(136)

 

Eterna é a sua misericórdia!

 

 

– 13 de agosto de 20216ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início.  (Mt 19,3-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Acolhei a Palavra de Deus não como palavra humana, / mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. 7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso eu vos digo, quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. 11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos céus. Quem puder entender, entenda”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Ressaltemos o valor da união do homem e da mulher”

 

Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’. De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe

(Mateus 19,5-6).

É difícil para os discípulos compreenderem, é difícil para os fariseus compreenderem, é difícil para os homens de ontem e de hoje entrarem na profundidade do mistério da união da vida conjugal. A vida matrimonial é uma bênção, aliás, foi a única bênção que não foi abolida nem pelo castigo, nem pelo pecado; é a bênção que foi dada no princípio, a união conjugal do homem e da mulher.

 

Quando se unem – veja que beleza e que graça! – já não são dois, mas uma só carne. É claro que em termos de pessoas são duas pessoas distintas, um é o homem, outro é a mulher, mas quando são atraídos pelos laços do amor, quando são atraídos por esses laços maravilhosos, que é o amor de Deus colocado no coração do homem e da mulher, eles se atraem. Aqui não é simplesmente uma atração física, porque se for só atração física é atração carnal, e só ela não é capaz jamais de manter um homem unido a uma mulher.

 

“Quando quer fazer prevalecer a individualidade, o “cada um por si”, não tem união conjugal que dure”

 

Aqui não é só uma atração intelectual, aqui é uma atração de vida, é uma atração amorosa e divina. Se essa atração é verdadeira e direcionada, purificada e cuidada, mais do que uma atração, ela vai se tornar uma realidade. A união do homem com a mulher é uma união divina, sagrada, abençoada, de modo que, nesse mistério, estão se tornando uma só carne.

 

É dessa carne que formam uma só família, é dessa família que brota o dom mais sublime da vida humana, que são os filhos que brotam dessa união conjugal. Nem entro aqui na discussão sobre outras formas de união que a sociedade discute, quero apenas parar no contexto do divino, do sagrado. Não há outra forma da vida humana brotar do que desta união conjugal do homem e da mulher, como o Criador concebeu desde o princípio.

 

Mais do que nunca, precisamos ressaltar o valor da união do homem e da mulher, a união conjugal e matrimonial. Não podemos relativizar simplesmente, porque o mundo e as tendências estão mostrando outras coisas. Não estamos atrás de tendências, estamos atrás do Criador.

 

O próprio Jesus está dizendo que a dureza de coração foi quem tirou o brilho da união conjugal. Moisés, em meio a toda aquela situação, teve que permitir o divórcio, mas não foi assim que Deus quis, não é assim que Ele quer. Eu sei que acaba em certas situações tendo que tolerar a separação, porque a coisa se tornou tão humanamente impossível de estar junto, que não há outro caminho a não ser separar. Mas é importante lembrar que essa não é a regra, são as exceções que vão nascendo devido à dureza do coração ou as uniões que não tiveram a maturidade e a formação suficiente.

 

Não podemos perder o ponto de partida, e o ponto de partida é também o ponto de chegada, e esse ponto de partida/chegada é o amor que brota do coração de Deus Não podemos criar outras formas de conceber o matrimônio e pregar simplesmente a união livre, a união enquanto durar. Desculpe, são formas mundanas, e nós estamos querendo entender o que é casar-se segundo o coração de Deus.

 

Casar-se segundo o coração de Deus é uma união bela, a união unitiva do homem com a mulher que formam uma só realidade. Quando quer fazer prevalecer a individualidade, o “cada um por si”, não tem realmente união conjugal que dure, mas quando sabe um morrer para que o outro viva e há doação, esforço e oração, a graça de Deus transforma isso numa bênção para toda a vida, até que a morte os separe.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus contesta a sociedade permissiva de seu tempo e recorda aos discípulos o desígnio do Criador: Deus criou o homem e a mulher para um matrimônio indissolúvel. O casamento baseia-se no amor forte que rompe os laços com os pais e deixa o casal totalmente livre para construir nova família. Se houve alguma concessão por parte de Moisés, era apenas um remendo no projeto original de Deus, e a separação era permitida por causa da insensibilidade humana ao amor. Mais que procurar motivos para se divorciar, o casal cristão deve encontrar motivos para unir-se ainda mais. O não casar, isto é, o celibato, se justifica quando for assumido em função do Reino de Deus. Em outras palavras, a pessoa acolhe o celibato como dom de Deus, a fim de entregar-se completamente à causa da justiça.

 

ORAÇÃO

Senhor e Mestre, quanto ao divórcio, esclareces que  Deus criou homem e mulher para se unirem e serem “uma só carne”. E arrematas: “O que Deus uniu o homem não separe”. E admites que há pessoas que não se casam com vista a dedicar-se mais livre e intensamente ao Reino de Deus. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 19,3-12 - Família. Amor pleno na doação recíproca

 

Oração Inicial
Santa Dulce dos Pobres. “…os que agem com retidão serão louvados” (Sl 63,11) Na liturgia de hoje o Evangelho nos convida a refletir sobre a união entre o homem e a mulher. O ensinamento de Jesus parte do questionamento dos fariseus: “É permitido ao homem despedir sua mulher por qualquer motivo?”.

 

Rezemos: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto pausadamente e procure imaginar a narrativa. Depois, faça uma segunda leitura, detendo-se nos personagens. O que diz o texto? Qual questionamento é apresentado a Jesus? Qual é a temática central da narrativa? Qual ensinamento Jesus nos transmite?

 

“A Boa-Nova de Jesus Cristo encantava as multidões, sobretudo, os últimos da sociedade. O mesmo não acontecia com os fariseus, sempre presentes para experimentá-lo. Alheio ao casuísmo, Jesus aponta o ideal. São dois projetos que se tornam um só projeto, duas vidas que se tornam uma só vida, à maneira de uma só carne.

 

A família, atualmente, enfrenta grandes tempestades, e isto afeta o sacramento do Matrimônio. A Igreja, seguindo o método de Jesus, continua apontando o ideal. Mãe e Mestra, ela tem o cuidado de olhar para aqueles casais que, de alguma maneira, construíram sobre a areia. Aos divorciados, ela diz que não perderam seu lugar na comunidade. Colocaram-se numa situação de risco e precisam ser amados e ajudados.”

 

2. Meditação (Caminho)

A partir do Evangelho e tendo em mente que estamos na Semana Nacional da Família, reflitamos um pouco sobre a missão da família. Lembremos os desafios enfrentados por nossa família, suas lutas, alegrias, a presença de Deus em cada lar…

 

Rezemos uns pelos outros: pelas famílias desorientadas por falta de fé, de emprego para o seu sustento; falta de união, sobretudo por falta de amor.

3.Oração (Vida)

Prece ao pé da lareira

 

Deus Pai e nosso Senhor, que de tudo és Criador, que criaste o universo e também cada pessoa, que criaste pais e filhos e os criaste para o amor. Deus Pai e nosso Senhor, que criaste a mente humana e puseste sentimentos no homem e na mulher, e que a todos iluminas, com a tua imensa luz, escuta esta nossa prece, feita em nome de Jesus.

 

Eis aqui nossa família, orando e pedindo luz, orando e pedindo bênçãos, em nome do teu Jesus, para as horas de sucesso e para as horas de cruz. Porque às vezes pecamos, viemos pedir perdão. Pelo muito que ganhamos, tens a nossa gratidão. Por que és maravilhoso, viemos te enaltecer, e pelo irmão que precisa viemos interceder.

 

Nossa família é imperfeita, temos muito que aprender, mas de amor ela foi feita, no amor queremos crescer. Por isso, Pai de bondade, cada dia mais e mais, aumenta o amor nos filhos e aumenta o amor nos pais.

 

Que sejamos um para o outro a certeza de mais ternura, que a fonte da nossa casa seja cada vez mais pura. Que saibamos viver juntos, respeitosos e amorosos, pais e filhos educados, serenos e esperançosos.

 

Escuta esta nossa prece, Pai do Universo e da Luz, Pai de todas as pessoas e Pai do Senhor Jesus. Por Ele é que nós ousamos fazer esta oração. Ele é teu Filho querido e o nosso melhor irmão; pedimos, em nome dele, tua graça e teu perdão. Porque nos amas e chamas e conosco te importas, a família reunida te abre todas as portas.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

 

Bênção 

 

 

Senhor Deus, Pai de todos nós, derramai, pelo Vosso Espírito de amor, todas as bênçãos necessárias para a nossa família, para que cada um de nós cumpra a sua missão, seguindo o Vosso plano de amor para o bem de todos.

 

Senhor, que nossa família assim abençoada seja uma verdadeira imagem da Vossa Trindade, na unidade, na ação, e na vida em comum. Amém Jesus, Maria e José, iluminai a vida do nosso lar!

Em nome do Pai, do Filho, do Espirito Santo. Amem.