domingo, 12 de julho de 2020

Refletindo a Palavra - “Palavra...Palavra” - Padre Luiz Carlos


Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“Palavra...Palavra”

Semeando a semente
           A liturgia do 15º domingo é encantadora tanto em sua poesia humana, como em sua dimensão Divina. É a Palavra de Deus. A palavra é sempre uma poesia tocada pela harpa do coração. Quando quem toca a música é a Palavra viva, Deus visita seu mundo através da Palavra. Jesus conta uma parábola nascida de seus olhos que contemplavam os campos enquanto falava ao povo. Dizia: Olhem lá o homem que está semeando. Joga a semente, como que a esmo. Assim ela se espalha por lugares diferentes. O costume do tempo era jogar a semente sobre a terra e depois vir com o arado de madeira e revolver a terra para que a semente pudesse germinar. Assim ela cai em lugares férteis e também em outros, como entre os espinhos, pelo caminho onde o povo passa, sobre lugares pedregosos e em terra boa. De acordo com a terra é a produção. Nem todas as sementes têm resultado bom. Aqui temos uma questão dura: “Quem tem ouvidos, ouça!”. Ouvir indica a compreensão da pessoa como um todo. Assim leva à realização em ações frutuosas. Ouvir é colocar em prática com docilidade. Os discípulos perguntam: “Por que fala em parábola ao povo?”. Somente quando a gente é discípulo, isto é, ouve o Semeador, é que a Palavra vai ao coração. Esse campo recebe também a Palavra da Vida que tem o vigor da chuva que cumpre sua missão, como diz Isaias. Esse campo é o campo de Deus. Deus visita com suas chuvas. A natureza responde na alegria do Semeador: “As colinas se enfeitam de alegria, e os campos de rebanhos, os vales se revestem de trigais: tudo canta de alegria!” (Sl 64).
Semeando a Palavra
                         Assim Jesus explica essa parábola do Reino: Quem não está interessado é como a estrada na qual o Maligno pisa e leva o que foi semeado. O que recebe a semente sobre as pedras é o que recebe com alegria, mas é superficial. Quando chega o sofrimento, fica sem fruta. O que recebe entre os espinhos, isto é, preocupações e riquezas, ouve sem atenção e não leva a produzir fruto. Ficam palavras vazias, mesmo se bonitas. Finalmente a terra boa que produz fruto. Assume e toma as atitudes coerentes com a Palavra. Temos aí o resultado de plenitude. Se eu der tudo o que posso, sempre sou cem por cento. Deus semeia sempre sua Palavra. A palavra anunciada tem a força do Deus que a pronunciou. O homem que a recebe é convidado a estar sempre preparando sua terra, pois é garantida a chuva no tempo certo. Podemos fazer aqui uma ligação da leitura com o salmo. É belo ver o salmista que, unido à natureza, dá-lhe vida de louvor. A natureza de Deus revela o esplendor de sua ação que semeia vida por onde passa: “Tudo canta de alegria”. A natureza é uma festa.
Libertando o Universo
           Respeitando a natureza, nós a transformamos em um anúncio permanente da grandeza de Deus. Aqui temos o conhecimento da união da natureza com a obra da redenção. Deus redime o Universo. Não é só poesia. O pecado do homem atinge a natureza porque lhe tira a capacidade criadora de ser vida. Ela espera ansiosamente pela sua libertação. A redenção de Jesus, vivida no mundo, liberta a natureza conduzindo-a a sua missão de dar vida. Quanto mais venço o pecado, mais a natureza vive. O pecado tem uma influência universal. Faz mal a tudo. A natureza vai enxugar suas lágrimas e se unirá ao mundo da graça no altar do sacrifício. O pão e vinho são o Corpo e Sangue do Senhor.  Esta é a ressurreição dos filhos de Deus que ressuscitará o mundo. É o Paraíso. Temos aí o sentido espiritual da ecologia que pode transformar-nos diante desse dom.
Leituras: Isaias 55,1-11; Salmo 64; Romanos 8,18-23; Mateus 13,1-23.
Ficha nº 1978 - Homilia do 15º Domingo Comum (12.07.20)

1. Quando a gente é discípulo, isto é, ouve o Semeador, é que a Palavra vai ao coração.
2. A palavra anunciada tem a força do Deus que a pronunciou.
3. A redenção vivida no mundo liberta a natureza conduzindo-a a sua missão de ser vida.

Aparelho de ouvido

           É tão difícil começar a não ouvir. Perde-se o contato com o mundo, pois dificulta ir ao coração. Pela vista colhemos o mundo. Pelo ouvido semeamos no coração. Jesus, no evangelho de hoje, mostra que entendia muito bem da vida do povo, pois ele participava del. Tantas vezes teria feito isso. Jesus fala e alguns não ouvem. Estão com ouvidos ruins.
           O aparelho de ouvido é a boa vontade de estar aberto e aproveitar o máximo do que é semeado. Não se trata de um concurso de quem consegue ouvir mais, mas quem se abre por inteiro. O resultado compete a Deus. Se eu fizer o que posso, sempre chego a cem por cento.



–■COMECE O DIA FELIZ!■–O semeador saiu para semear. - (Mt 13,1-23)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J   U   L   H   O
 GARÇA/SP, 12 DE JULHO de 2020 (domingo) 194º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
O IGNORANTE AFIRMA, O SÁBIO DUVIDA, O SENSATO REFLETE.
(Aristóteles)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DO ENGENHEIRO FLORESTAL
 DIA DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guajará-Mirim (Rondônia) Diamante do Sul (Paraná) Casinhas - Manari (Pernambuco) Piquet Carneiro (Ceará) Aracatu - Lajedinho - Malhada de Pedras - Pedrão - Santo Estêvão (Bahia) Roque Gonzales (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANTONIO CONESSA FILHO (m/Irmão -Fonoaudiólogo -São Paulo /SP)ANA CAROLINA TURTELLI (prima Bauru /SP) MARIO GEROTTO (Lions Clube de Garça /SP)ANA CRISTINA DÁTILLO CASTILHO (Lions Clube de Vera Cruz/SP) FERNANDO NEVES JANUÁRIO (Lions Clube de Tupã /SP)SONIA MARGARIDA VECCHIATTI VERI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP)MARTA ALICE NELLI BAHIA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)JOSÉ MARIO BAZAN (PDG LC6-Lions Clube de Ribeirão Preto Jardim Paulista/SP) ALCEU SOARES NETO (DLB1-Lions Clube de Amambaí /MS) MARIO AKIRA HATISUKA (Major Auto Elétrica Garça /SP)VALQUIRIA FERREIRA GELAMO BORGES (Marilia/SP)ISABEL CRISTINA FARIA VALERIO (Gália /SP)SANDRA HELENA MARTINS (Guararapes /SP) NEIDA CIRILO FRASSON (Garça /SP) JEFFERSON VICENTIN (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA LUIZA  BIAZOTTO VIEIRA e OLAVO DIVINO VIEIRA ó1975ó45 ANOS (Lions Clube Rio de Janeiro Campo Grande /RJ)REGINA MARA  BARRENHA CHIQUETTO e LUIZ ANTONIO CHIQUETTOó1980ó40 ANOS (Lions Clube Votuporanga Brisas Suaves/SP)


 SANTO DO DIA 
■ SÃO JOÃO GUALBERTO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Semeador da semente do Reino, Jesus deseja fazer do nosso coração terreno fértil para a mensagem de vida e liberdade por ele anunciada. Dispostos a gerar, em nós e na comunidade, os frutos do Espírito, acolhamos nesta Eucaristia, com alegria e generosidade, a boa semente da Palavra de Deus. 
– Oração 
PAI, QUE A TUA PALAVRA, SEMEADA NO MEU CORAÇÃO, ENCONTRE SOLO PROPÍCIO ONDE POSSA PRODUZIR FRUTOS DE CONVERSÃO. NÃO PERMITAS QUE TUA SEMENTE VENHA A SE PERDER!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 12 de julho de 2020  Domingo da 15ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
Como a terra fértil recebe a semente e a faz germinar e crescer, acolhamos a Palavra que será semeada em nosso coração. 

1ª Leitura (Is 55,10-11) – A chuva faz a terra germinar.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Isto diz o Senhor: 10“Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 65(64)
A semente caiu em terra boa e deu fruto.


2ª Leitura (Rm 8,18-23) – A criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 18Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós.
19De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. 20Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; 21também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus.
22Com efeito, sabemos que toda a criação, até o tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. 23E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– 12 de julho de 2020  Domingo da 15ª Semana Do Tempo Comum
O semeador saiu para semear. - (Mt 13,1-23)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador; / todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou! (Lc 8,11)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galiléia.
2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia.
3E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram.
5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.
7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.
8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”
10Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que falas ao povo em parábolas?”
11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem.
13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
16Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.
18Ouvi, portanto, a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento; quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.
22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
23A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Permitamos que a Palavra produza bons frutos em nós”
Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!
(Mateus 13,8-9)
A graça do Evangelho do dia de hoje, é nos colocarmos na perfeita comunhão com aquilo que é a eficácia da Palavra de Deus em nossa vida. O bom semeador, Jesus, veio semear no meio de nós a Palavra que dá vida, resgata, cura e transforma. E Jesus não fazia outra coisa, a não ser anunciar e proclamar a Palavra.

O problema não é a Palavra, porque ela é poderosa, é eficaz, mas a recepção que cada um de nós damos à Palavra de Deus. A recepção acontece na cabeça, no coração e no interior de cada um de nós.

É interessante observar que terreno é o coração de cada um de nós. Estamos, muitas vezes, como esse terreno, onde estamos à beira do caminho e deixamos que a Palavra caia, mas ela cai na beirada, ela não cai no interior para ficar guardada. Vêm os pássaros, as distrações, as ocupações e, tão facilmente, roubam a Palavra de Deus de dentro de nós. Estamos aqui ouvindo, mas a cabeça está em outro lugar, estamos participando da Missa, mas nos ocupando de outras coisas.

Como somos distraídos! E todo distraído é assaltado, é roubado, e o que o mundo mais faz é nos roubar a Palavra de Deus, porque vivemos em verdadeiras distrações, ou seja, facilmente roubam a nossa atenção e a Palavra de Deus que é semeada no meio de nós.

Muitas vezes, somos como aquele terreno pedregoso, a Palavra de Deus cai em nós, mas as sementes não produzem porque a terra não é profunda.

“Deus enviou a Sua Palavra para que ela caia em nós e produza muitos frutos”

Por falta de profundidade, por falta de nos dedicarmos com seriedade, a Palavra se perde. Nós até ouvimos a Palavra e dizemos: “Que linda!”. “Maravilhosa”…Começamos até a meditá-la, mas não deixamos cair nas raízes mais profundas da alma para ir dilacerando o que é do mal, para ir nos convertendo a cada dia. Até admiramos: “Que linda a Palavra de Jesus”. “Que Palavra maravilhosa”; mas não cai na profundidade da alma.

Há tantos anos escutamos a Palavra de Deus e não nos convertemos a ela. Mas. às vezes, somos sufocados porque a Palavra de Deus é semeada, é lançada, mas, em meio a tantos espinhos, essa Palavra logo é sufocada. São os espinhos das preocupações, das paixões e das ocupações mundanas que temos. A coisa que mais escutamos na vida é: “Eu tenho tantas coisas para fazer”; “Eu sou tão ocupado”.

Eu semeio dia e noite a Palavra de Deus, e vejo como tem pessoas que se viram de madrugada ou no meio da noite para se aplicar à Palavra de Deus, mas quando escutamos alguém dizer: “Estou sem tempo”, é porque a Palavra de Deus não é prioridade, a prioridade é aquilo que sufoca: seus problemas, ocupações e inquietações.

Que lamentável! Porque Deus enviou a Sua Palavra para que ela caia em nós e produza muitos frutos. Que nos tornemos, realmente, um bom terreno onde a Palavra de Deus cresça, fecunde e possamos saborear frutos mais saborosos.

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O capítulo 13 do Evangelho de Mateus apresenta o ensinamento de Jesus sobre a dinâmica do Reino de Deus por meio de parábolas.
A primeira parábola é a da semente ou da Palavra, segundo a explicação dada pelo próprio Mestre.
A comunidade de Mateus provavelmente se questionava sobre o porquê de o Reino de Deus não se propagar como esperado. Aí a comunidade lembra a parábola de Jesus, na qual os terrenos que acolhem a semente são diferentes: um é duro/pisado, outro é espinhoso, outro é pedregoso e há também o fértil, que produz cem, sessenta e trinta. Portanto, a semente (a Palavra/o Reino) em si tem a força, mas pode não encontrar ambiente propício para frutificar. O semeador não é um incompetente que joga a semente à toa, mas é um “camponês pobre”, que planta no pequeno terreno que lhe resta, depois que se espalhou o latifúndio na Galileia. Assim como a semente, a Palavra de Deus produz resultado se encontra um coração aberto para acolhê-la e um semeador (comunidade) teimoso em lançá-la.

ORAÇÃO
Ó Jesus, incansável semeador da boa semente, dá-nos a capacidade de entender que nem toda palavra boa cai em coração aberto e receptivo. Tu nos ensinas que o importante é semear a tua Palavra, sem cessar e por toda parte. No tempo e lugar oportunos, os frutos vão aparecer. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 13,1-23 - O semeador saiu para semear

Oração Inicial

Neste 15º domingo do Tempo Comum, acolhamos os ensinamentos de Jesus: “Quem ouve a palavra e a entende é como a semente que cai em terra boa e produz fruto.” Que a Palavra de Deus encontre um solo fecundo em nossa vida e que possamos produzir muitos frutos.
Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém!

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto bíblico? Leia-o atentamente e procure recontar a narrativa, relembrando todos os elementos do Evangelho. Qual é a missão do semeador? Qual é o significado da semente caída à beira do caminho? E do terreno pedregoso?
“O pano de fundo desta parábola é um terreno desigual, típico do ambiente rural palestino. As nesgas de terra boa são poucas. O semeador não parece estar comprometido com o êxito nem com o ganho econômico. Ele semeia com generosidade por acreditar no poder inimaginável da semente. Nós somos, ao mesmo tempo, os semeadores e o terreno onde a semente é jogada. A semente imaginada é, provavelmente, trigo ou aveia, as maiores culturas da região. Numa safra normal, a proporção é de 10 a 13 grãos por espigas. Chegar a 30 é algo excepcional. Mas a semente do Evangelho pode chegar a cem. A vontade do Mestre é que a semente seja lançada com abundância. O resultado pode vir quando menos esperamos e de onde menos esperamos.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para mim? Qual terreno a Palavra de Deus encontra hoje em minha vida? Com quais cuidados e esforços procuro cultivar a Palavra de Deus semeada em meu coração? Ela produz frutos de vida?
Em silêncio, permita que a meditação lhe revele outros questionamentos.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde as luzes e os apelos que a Palavra despertou em seu coração e peça a graça de vivê-los concretamente em seu dia. Conclua rezando: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

BÊNÇÃO

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.