sexta-feira, 15 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas. – (Mt 12,1-8)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 15 DE JULHO de 2022 (sexta-feira) 195º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO HÁ LUGAR PARA A SABEDORIA ONDE NÃO HÁ PACIÊNCIA.

(Santo Agostinho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO HOMEM

 DIA NACIONAL DO PECUARISTA

 DIA NACIONAL DOS CLUBES

 DIA INTERNACIONAL CONTRA OS CRIMES DE LESA HUMANIDADE E GENOCÍDIO NA CHECHÊNIA

 DIA NACIONAL DO PECUARISTA

 DIA DAS HABILIDADES DOS JOVENS

 DIA DA MARGARINA

 DIA DO PUDIM DE TAPIOCA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA BOEING NOS ESTADOS UNIDOS

 DIA DA FUNDAÇÃO DA TIM BRASIL NO RIO DE JANEIRO-RJ

 DIA DA FUNDAÇÃO DO TWITTER NOS ESTADOS UNIDOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pedro Afonso (Tocantins) Irati (Paraná) Juazeiro (Bahia) Rio Pardo de Minas (Minas Gerais)Palmeira do Piauí (Piauí) Piquet Carneiro (Ceará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ISABELLA MACHADO RANIEL (Garça/SP) GABRIELA MACHADO RANIEL (Garça/SP) VANIA DA SILVA PEREIRA (Equipe 13 ENS de SCHOENSTATT Setor de Garça /SP )ZANDER CAMPOS DA SILVA (PID/DLB-lions Clube de Goiânia Sul /GO )JOSE CARLOS PEREIRA (pcc/DLC2-Lions Clube de SÃO PAULO BUTANTÃ/SP )ALICE NONATO GUIDORZI (filhota Cristiane/Alexandre do Lions Clube Marilia Nova Geração /SP)LIDIANE BORGES SANTANA (Lions Clube de Igarapava /SP)ROBERTO DOS SANTOS BRANDÃO (Travben - Garça /SP)LUCAS VICENTE JACINTO (Garça/SP)CARLOS HENRIQUE LOURENÇO (Garça/SP) MARCOS TULIO BULLIO (Campinas/SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARCIA HELOISA GIGUEIRA BENTO 💘 NILSON BASTOS BENTO 💘 1972 💘 50 ANOS (Garça /SP) MARTA SUELI  PRECIPITO KRUSICKI 💘 RICARDO ANTONIO KRUSICKI 💘 1988 💘 34 ANOS (Equipe 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO

Boaventura (1218-1274), foi grande expoente entre os franciscanos e considerado o “segundo pai” da ordem. Por meio de suas reflexões filosóficas e teológicas, contribuiu para a resolução de muitas e complexas questões. Além de prático e especulativo, foi profundamente místico e contemplativo.

SANTOS INACIO e COMPANHEIROS

SÃO VLADIMIR DE KIEV

SÃO POMPÍLIO

BEATO BERNARDO II DE BADE-BADEN

BEATA ANA MARIA JAVOUHEY

BEATO ANTÔNIO BESZTA-BOROWSKI

BEATO BERNARDO DO PIEMONTE

BEATO CESLAU

BEATO INÁCIO DE AZEVEDO E 39 COMPANHEIROS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Deus se agrada da compaixão pelo sofrimento do próximo. Esse é o culto que ele espera:- Aqui está quem é maior do que o templo – Mt 12,1-8

 

O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina a justiça, pois traz no coração a lei de seu Deus (Sl 36,30s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Boaventura nasceu na Itália em 1218. Entrou para a Ordem dos Frades Menores, dos quais mais tarde se tornou ministro geral. De inteligência brilhante, conquistou altos títulos em Bíblia e teologia e foi professor universitário. Recebeu a ordenação presbiteral e depois a episcopal. Soube manter a simplicidade e semeava harmonia por onde passava. Participou do Concílio de Lião, cidade francesa onde veio a falecer em 1274. Aprendamos a escolher, em qualquer circunstância, o caminho da simplicidade.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME MISERICORDIOSO NO TRATO COM O MEU SEMELHANTE, E LIVRA-ME DE TODA TENDÊNCIA AO LEGALISMO SEM PIEDADE, QUE SE COLOCA A SERVIÇO DA MORTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, Pai todo-poderoso, que, celebrando a festa de são Boa Ventura, aproveitemos seus preclaros ensinamentos e imitemos sua ardente caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 15 de junho de 2022 sexta-feira da 15ª Semana Tempo Comum São Boaventura, bispo e doutor da Igreja, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

Pela oração, o rei Ezequias alcança cura e libertação. de sua parte, Jesus se opõe a uma religião condenatória e insensível. ele veio para dar vida em abundância, permeada de misericórdia .

 

 

1ª Leitura (Is 38,1-6.21-22.7-8) – Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

 1Naqueles dias, Ezequias foi acometido de uma doença mortal. Foi visitá-lo o profeta Isaías, filho de Amós, e disse-lhe: “Isto diz o Senhor: Arruma as coisas de tua casa, pois vais morrer e não viverás”. 2Então Ezequias virou o rosto contra a parede e orou ao Senhor, dizendo: 3“Peço-te, Senhor, te lembres de que tenho caminhado em tua presença, com fidelidade e probidade de coração, e tenho praticado o bem aos teus olhos”. Ezequias prorrompeu num grande choro. 4A palavra do Senhor foi dirigida a Isaías: 5“Vai dizer a Ezequias: Isto diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: ‘Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que vou acrescentar à tua vida mais quinze anos, 6vou libertar-te das mãos do rei da Assíria junto com esta cidade, que ponho sob minha proteção'”. 21Então, Isaías ordenou que fizessem uma cataplasma de massa de figos e a aplicassem sobre a ferida, que ele ficaria bom. 22Perguntou Ezequias: “E qual é o sinal de que hei de subir à casa do Senhor?” 7“Este é o sinal que terás do Senhor de que ele cumprirá a promessa que fez: 8eis que farei recuar dez graus a sombra dos graus que já desceu no relógio solar de Acaz”. De fato, a marca do sol recuara dez graus dos que ela tinha descido. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Is 38,10-12

 

Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.

 

 

– 15 de junho de 2022 sexta-feira da 15ª Semana Tempo Comum São Boaventura, bispo e doutor da Igreja, Memória

 – Evangelho do dia 

 

Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas.  (Mt 12,1-8)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda, que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei que, em dia de sábado, no templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6Ora, eu vos digo, aqui está quem é maior do que o templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

15/07/22  15ª SEXTA-FEIRA TC – C:

São Boaventura, bispo franciscano (Itália, séc. 13)

 

Mateus 12,1-2.7-8: “Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: - Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!... Jesus respondeu-lhes: - Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

 

Jesus, sua Encarnação revelou de forma definitiva a dignidade natural de cada pessoa e a sacralidade de cada vida humana, acima de todos os demais bens, leis e regras. A instituição religiosa dos judeus impunha mandamentos, cuja observância era tão rigorosa, que a  desobediência poderia custar a vida de uma pessoa.

Todos encaravam isso como natural e agradável a Deus.

No entanto, o senhor veio mudar radicalmente essa mentalidade.

Quando os discípulos foram criticados porque colhiam e comiam espigas de milho em dia de sábado, o senhor proclamou a todos que a misericórdia era mais importante do que a lei de guardar o sábado, porque o sábado fora feito para o homem e não o homem para o sábado.

Isto significava que saciar a fome para alimentar a vida era uma lei natural e sagrada, gravada por Deus em nossa criação, que deveria prevalecer sobre qualquer outra lei política, econômica e religiosa.

Senhor, até hoje a vida humana e seu direito natural de sobrevivência não conseguem prevalecer sobre os novos ‘sábados’ criados pelos homens.

Os lucros dos países, das empresas e de alguns milionários são mais intocáveis do que o destino cruel de tantos seres humanos, proibidos de colher o necessário para comer.

 Nós cremos na sua Encarnação, e o senhor veio até nós para dar vida a todos, e vida em abundância.

 Multiplicou alguns pães e peixes para que a multidão não passasse fome, e ao nos dar uma recordação da sua presença de Ressuscitado, escolheu consagrar um pão, para que fosse partilhado e alimentasse o nosso amor e a nossa fraternidade.

Não permita que sejamos indiferentes diante daqueles que banalizam a vida humana.

Que as nossas escolhas sejam sempre a favor da vida e daqueles que promovem a vida, desde o seu início até o seu ocaso, porque somente se cuidamos da fome e da sede do nosso próximo aqui na terra, seremos colocados à sua direita, para herdar a vida eterna.

 

Mãe Aparecida, padroeira do Brasil, cuide da vida do nosso povo, e transforme os projetos do nosso país, para que suas leis cuidem primeiramente da vida de todos e de cada um de seus filhos e filhas. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os discípulos de Jesus colhem espigas para matar a fome. Diante disso, os fariseus (leigos piedosos) chamam a atenção de Jesus, dizendo que seus discípulos estão violando a lei do sábado. O Mestre justifica a ação dos seus, citando dois episódios da Escritura, e lhes revela que a misericórdia é mais importante do que certas atitudes legalistas. A fome exige solução e as leis não devem ser obstáculo a essa necessidade tão premente. A necessidade humana está acima da lei do sábado. A vida das pessoas está acima de qualquer lei. Para Jesus, obedecer ao preceito sabático deveria levar a recordar o amor misericordioso de Deus que se manifestou em sua ação criadora e libertadora. O que Deus espera de cada um não é tanto a mera observância da lei, mas a solidariedade, o amor e a misericórdia para com aqueles que têm necessidades, como a fome.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 12,1-8 - "Eu quero que as pessoas sejam bondosas!"

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

“Quero misericórdia e não sacrifício”. Esta declaração do Filho de Deus nos interpela e conforta.

 

Oremos: “Pai, dá-me um coração manso e humilde, a exemplo de teu Filho Jesus, cujo testemunho de vida deve inspirar toda a minha ação. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia e releia o Evangelho, contemplando cada palavra e acolhendo a comunicação que o Senhor faz para a sua vida.

 

“Jesus, no meio de seu povo, vive e ensina uma nova prática religiosa. Não põe a Lei, a norma, acima de tudo, como os fariseus e os mestres da Lei. Antes de tudo, está a pessoa humana com suas necessidades. A Lei do sábado era rígida e cheia de proibições. Em um sábado, notaram que os discípulos de Jesus, se deslocando com ele, com fome, arrancaram espigas (de trigo) pelo caminho para comer. Isso era permitido em qualquer dia, mas não no sábado, pois configurava trabalho. Jesus, depois de recordar o exemplo de Davi, lembrou-lhes a palavra das Escrituras: “Eu quero misericórdia, não sacrifício”. Deus se agrada da compaixão pelo sofrimento do próximo. Esse é o culto que ele espera.”

 

2. Meditação (Caminho)

Conforta-nos saber que nosso Deus não é nem distante nem indiferente aos nossos sofrimentos, nossa fome e nossos dramas.

Hoje, como está o meu coração? Por quais dificuldades tenho passado nestes tempos? Quantas tribulações tenho enfrentado? Senhor, que eu descubra o caminho que leva ao seu coração, para que eu possa saciar minhas fomes em tua Palavra e em teu amor misericordioso.

 

3.Oração (Vida)

Peçamos ao Pai que nos dê um coração misericordioso.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.