domingo, 28 de abril de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - Padre Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos de OliveiraRedentorista

“Meu Senhor e meu Deus”

A fé que salva
As aparições de Jesus não são espetáculos reservados a poucos, mas para promoção da certeza de que a Vida venceu a morte e se institui como modo de vida. As aparições de Jesus se davam aos domingos, o dia da comunidade e revelam seu valor. Nele se dá o envio do Espírito e o dom da reconciliação. Essas narrativas nos põem em contato com o caminho que Jesus em sua Ressurreição propõe para a vida cristã: Reunir-se no dia do Senhor (dia da Ressurreição) é tornar presente o Senhor Ressuscitado. É o que dizemos quando fazemos memória. As narrativas das aparições vão além de um fato acontecido, mas são uma realidade que acontece sempre quando estamos “dois ou três reunidos”. Ele está no meio de nós, como rezamos na celebração. Nela professamos nossa fé, mesmo sem ter visto o Senhor. Tomé é o exemplo do processo de fé que se realiza em nós: Ausente do encontro de Jesus com os discípulos exige tocá-Lo. Quer crer com as mãos. A presença do Ressuscitado não é uma volta à carne, ser humano que Jesus era, mas um fato que vem da fé. Os que não veem o Ressuscitado confiam no testemunho dos apóstolos e têm a fé que os torna felizes: “Felizes os que creram sem ter visto” (Jo 20,29). João escreve: “Estes sinais (milagres que levam à fé) foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenhais a vida em seu nome” (Jo 20,31). Crendo temos a vida eterna e celebramos a presença de Cristo na comunidade.
A força da Ressurreição
           No dia da Ressurreição recebemos, em uma grande síntese, todo o caminho da Igreja. Jesus está sempre presente e sempre dá o Espírito Santo: “Recebei o Espírito Santo! A quem perdoardes os pecados eles lhes serão perdoados” (Jo 20,22). O perdão é a reconciliação universal. Inaugura o tempo da misericórdia que salva. Esse magnífico gesto de Jesus não se refere a uma confissão de minutos falada em vós baixa, mas à proclamação da Redenção que se estende a todos. Ninguém é dono da redenção ou põe regras além da lei do Evangelho. Temos o costume de submeter o Evangelho às nossas ideologias e modismos espirituais. Poderemos prejudicar o anúncio da Ressurreição e os caminhos que o Senhor nos oferece. Vimos o crescimento da Igreja no decorrer dos séculos. Além de nossas misérias, a força da Ressurreição penetra todos os povos. Lentamente a fé se desenvolve. Infelizmente vemos que o testemunho pouco evangélico tem distanciado tantos, tem desfibrado tantas comunidades. A aparição aos discípulos não quer fazer maravilhas, mas a entrega do grande ministério de reconciliação na força do Espírito.
Rei de Misericórdia
           Falamos de um Senhor glorioso e magnífico, como nos narra o livro do Apocalipse. Esse poder não corresponde à mentalidade do mundo que tem poder para mandar e aproveitar-se do poder. O salmo nos faz repetir: “Dai graças ao Senhor, porque é grande a sua misericórdia” (Sl 117). Esse é o distintivo fundamental de seu Reino. A pessoa de Jesus é o centro de toda vida cristã. Celebrando as alegrias pascais sabemos que o hoje eterno de Deus continua sua eterna misericórdia. Os gestos de misericórdia continuam na vida da comunidade, como lemos nos Atos dos Apóstolos. Tudo vem a nós através do sacramento do batismo, da presença do Espírito que nos foi dado e do sangue de Jesus que nos remiu (oração). Nós que cremos sem ver, somos declarados felizes porque cremos sem ver (Jo 20,29). A misericórdia cantada no salmo não é uma devoção revelada, mas um atributo de Deus.
Leituras: Atos 5,12-16; Salmo 117; Apocalipse 1,9-11ª.12-13.17-19.
Ficha nº 1852 - Homilia do 2º Domingo da Páscoa (28.04.19).

1. Reunir-se no dia do Senhor é tornar presente o Senhor Ressuscitado.
2. O perdão que Jesus oferece é a proclamação da Redenção que se estende a todos.
3. As alegrias pascais contam que o hoje eterno de Deus continua em sua misericórdia.

                              A turma do cutuca.

           Tomé é o exemplo dos que querem crer com as mãos, não no sentido de agir, mas de sentir as coisas de Deus como se fossem corporais. É a turma do cutuca. Não querem que a fé os toque para algo mais profundo. Isso exige mudança em nossa vida. Os discípulos viram, mas foram além, continuaram sem buscar milagres, anunciando por sua vida e palavra que Ele está vivo.
           Onde tiraram forças e condições para anunciarem com tanto vigor trazendo tantos para Jesus. Os cristãos se firmaram na Palavra anunciada e no testemunho. Era mais forte que um toque.

–■COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!■–- Acreditastes, Tomé, porque me viste. Felizes aqueles que creram sem ter visto! (Jo 20,29)



Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. 
Estenda a mão e ponha no meu lado.
Pare de duvidar e creia!
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL  PÁSCOA DO SENHOR  
 GARÇA/SP, 28 DE ABRIL DE 2019 (domingo) 118º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ
FELIZ PÁSCOA!

 Pensamento do Dia 
O MAIOR DE TODOS OS PROJETOS É TOMAR UMA DECISÃO.”
 (Robert Collier)

 Datas Comemorativas 
■ DIA DA SOGRA
DIA DO CARTÃO POSTAL
Dia do Observador de Aves
DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E DA SAÚDE NO TRABALHO
DIA NACIONAL DA CAATINGA
DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO
Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
SEMANA Mundial de ação pela Educação
SEMANA Mundial da Imunização
SEMANA DO TRABALHADOR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lençóis Paulista (São Paulo) Capitão Leônidas Marques - Rio Bom (Paraná) Carneirinho  - Juatuba - Santana do Paraíso - Senador Amaral (Minas Gerais) Itapicuru - Jandaíra (Bahia) Flexeiras - Traipu (Alagoas) Charqueadas (Rio Grande do Sul) Croatá - Deputado Irapuan Pinheiro (Ceará) Acrelândia – Bujari – Capixaba - Epitaciolândia – Jordão -  Marechal Thaumaturgo – Porto Acre – Porto Walter - Rodrigues Alves - Santa Rosa do Purus (Acre)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:GERSON CASSIMIRO RIBEIRO (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) IZABELLA ANTONINI (Belo Horizonte /SP) JESUS CARLOS FERREIRA (Lions Clube de Garça /SP) JOÃO CARLOS DOS SANTOS (Prefeito Municipal de Garça-Refrigerantes São José- Lions Clube de Garça /SP)ANGELA MARTA ANTUNES FIRMO RODRIGUES (Garça /SP) CARLOS CESAR JOLLO (Garça /SP) ANTONIO CARLOS MARTINS (Garça /SP) EDNALVO CARDOSO DE ANDRADE (Professor Garça/SP) GILMAR ANITO COSTA GONZALES (empresário Marilia/SP) CARLOS TUCILLO (Garça/SP) LEONICE MASSAROTO (Lions Clube de Parapuã Esperança/SP) JOSÉ APARECIDO CRUZ (Lions Clube de Promissão/SP) BRAZ MELEIRO (Lions Clube de BAURU Centro /SP) MARCOS (MACACHEIRA) RODRIGO DOS SANTOS (Leo/Lions Clube de Lucélia /SP) CARLA FRANCO ZANATTA (Casa de Carnes Bom Bife Garça/SP) JOÃO FRANCISCO AUGUSTINHO (Pesqueiro Jacaré Garça/SP) AKIKO SASAZAKI (Marilia/SP) BENEDITO HENRIQUE (Rádio ITAÍPU de Marilia-Garça /SP) WANDERLEI LOUREIRO (L O Contabilidade & Serviços - Bauru /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PRISCILA MORETTI DE S. SPIGOLON e FLAVIO AUGUSTO SPIGOLONó2012ó07 ANOS (EQ 10 ENS das FAMÍLIAS do Setor de Garça/SP) : KARINA MORETTI MIGUEL e MICHEL MIGUEL ó2007ó12 ANOS (Bauru /SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO PEDRO CHANEL
SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT
SANTA JOANA BARETTA MOLLA
SÃO AGAPITO I

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
-  Como crianças recém-nascidas, desejai o puro leite espiritual para crescerdes na salvação, aleluia!  (1Pd 2,2).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
“FELIZ PÁSCOA!”
■ Neste domingo da misericórdia divina, reunimo-nos para celebrar a Páscoa de Cristo, a qual se manifesta em todas as pessoas e comunidades que dão testemunho do agir misericordioso e solidário de Deus. Jesus, “o Primeiro e o Último”, passou da morte para a vida a fim de nunca mais se afastar de nós. Acolhamos o dom da paz e da reconciliação que ele nos oferece.
– Oração 
PAI, LIVRA-ME DA INCREDULIDADE QUE ME IMPEDE DE SER PROCLAMADOR DA RESSURREIÇÃO DE TEU FILHO JESUS, POR QUEM NOS É OFERECIDA A TUA SALVAÇÃO.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes. E fazei que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o espírito que nos deu nova vida e o sangue que nos redimiu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 2º Domingo da Páscoa – 28 de abril de 2019
Por meio dos sinais realizam, os apóstolos suscitam no povo a fé em Jesus. Com sua Palavra de paz e de reconciliação, o Senhor, que vive para sempre, nos garante sua constante presença em nosso meio. 

1ª Leitura (At 5,12-16) – Multidões cada vez maiores de homens e de mulheres aderiam ao Senhor pela fé.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
12Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos. Todos os fiéis se reuniam, com muita união, no Pórtico de Salomão. 13Nenhum dos outros ousava juntar-se a eles, mas o povo estimava-os muito. 14Crescia sempre mais o número dos que aderiam ao Senhor pela fé; era uma multidão de homens e mulheres. 15Chegavam a transportar para as praças os doentes em camas e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, pelo menos a sua sombra tocasse alguns deles. 16A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas atormentadas por maus espíritos. E todos eram curados.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 117(118)
Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom!
'Eterna é a sua misericórdia!'


2ª Leitura (Jo 1,9-11a.12-13.17-19) – Estive morto, mas agora estou vivo para sempre.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:
9Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, e também no reino e na perseverança em Jesus, fui levado à ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho que eu dava de Jesus. 10No dia do Senhor, fui arrebatado pelo Espírito e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta, 11aa qual dizia: “O que vais ver, escreve-o num livro”. 12Então voltei-me para ver quem estava falando; e ao voltar-me, vi sete candelabros de ouro. 13No meio dos candelabros havia alguém semelhante a um “filho de homem”, vestido com uma túnica comprida e com uma faixa de ouro em volta do peito. 17Ao vê-lo, caí como morto a seus pés, mas ele colocou sobre mim sua mão direita e disse: “Não tenhas medo. Eu sou o Primeiro e o Último, 18aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos. 19Escreve pois o que viste, aquilo que está acontecendo e que vai acontecer depois”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
– 2º Domingo da Páscoa – 28 de abril de 2019
Oito dias depois, Jesus entrou. - (Jo 20,19-31)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Acreditastes, Tomé, porque me viste. Felizes aqueles que creram sem ter visto! (Jo 20,29)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.  20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!”  Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” 30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Experimentemos a paz do Ressuscitado”
 Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: ‘A paz esteja convosco. Depois disse a Tomé: ‘Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel’
(João 20,26-27).
A graça do Ressuscitado vivo no meio de nós é nos trazer o seu dom. O dom do Ressuscitado é a paz. Onde Jesus está, a paz está presente, porque Aquele que vive vence o poder da morte, Ele vence o poder de tudo aquilo que traz morte e a destruição para o nosso interior. Somos tomados pela incredulidade, pelos sentimentos negativos, somos tomados por um mundo que nos torna cada vez mais materialistas, no sentido que precisamos sempre da experiência material para podermos viver.
Vivenciaremos e experimentaremos Jesus se mergulharmos no Espírito. Tomé foi tomado por essa incredulidade, por esse sentimento material da vida. O material não é somente aquilo que compramos, mas é a experiência carnal até da fé.
A nossa experiência com o Senhor precisa ser cada vez mais mística, espiritual, do fundo da alma. Com a nossa alma e o nosso espírito, tocamos e mergulhamos em Deus. Se alimentarmos o nosso espírito, ele viverá da fé, mas se alimentarmos o nosso espírito só das coisas materiais, não experimentaremos o Ressuscitado, não experimentaremos a sua paz nem a sua presença no meio de nós.
Tomé foi mais incrédulo do que um homem de fé, ele foi mais mundano do que um homem espiritual. Ele se deixou levar pela sensibilidade do mundo e não pela sensibilidade divina.
O Ressuscitado é um misericordioso, é aquele que nos traz a profunda misericórdia de Deus.
O Ressuscitado é um misericordioso, é aquele que nos traz a profunda misericórdia de Deus que se compadece até das nossas incredulidades e nos convida, hoje, a tocarmos n’Ele, a experimentarmos Ele, a sentirmos Ele presente e vivo no meio de nós.
Precisamos abrir o nosso coração, precisamos que a bem-aventurança aconteça em nossa vida: “Felizes os que creem sem terem visto”. Não precisamos ver para crer, precisamos experimentar para crescer na intimidade com Deus. Experimentamos Deus na nossa vida quando nos abrimos para o Seu amor misericordioso, amor que cura, liberta, transforma e nos coloca no coração de Deus.
Experimentemos, em cada dia da nossa vida, viver com o Ressuscitado.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A fé
Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)http://evangeli.net/evangelho-master
Hoje, revivemos as primeiras aparições de Jesus Cristo ressuscitado diante dos Apóstolos. Depois de ter passado tanto medo, agora lhes custa aceitar que Jesus esteja vivo. O têm diante e… Tomás apóstolo, que não esteve a primeira vez, é ainda mais radical: não acreditará se não "toca" Jesus.

Cristo o corrigirá por não ter acreditado a seus companheiros. Há pessoas que só aceitam como verdadeiro o que podem tocar. Mas quase tudo o que aprendemos é porque nos explicam, normalmente sem demonstrações. "Fé" é aceitar o que nos dizem, porque nos confiamos de quem nos fala e porque sua mensagem é razoável. O inumano é desconfiar, sem mais, da palavra dos demais (inclusive de Deus). Sem confiança o mundo não funciona.

— Graças, meu Deus, pelo dom da fé. Sois meu maior tesouro, porque assim posso tratar-te com "intimidade", como um filho a seu Pai. Sou feliz conhecendo-te tão familiarmente.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Os apóstolos, tristes e chorosos pela morte de Jesus, não acreditam nas testemunhas de sua ressurreição.
Primeiramente não dão crédito ao testemunho de Maria Madalena, que tinha visto o Ressuscitado; depois, não acreditam nos dois discípulos que voltavam para a aldeia de Emaús e que reconheceram Jesus ao partir o pão.
Continuam incrédulos.
Para eles, era muito difícil admitir que o Messias chegaria à glória passando pela cruz.
Jesus então aparece diretamente aos Onze e reprova lhes a falta de fé.
Os discípulos, no entanto, duros de coração para crer, deverão transformar-se em verdadeiros homens de fé.
Só com essa condição, poderão receber de Jesus o mandato de percorrer o mundo inteiro, anunciando essa experiência transformadora.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas

Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 20,19-31 - Meu Senhor e meu Deus! - Divina Misericórdia
Preparo-me para rezar a Palavra, com a prece de São Tomás de Aquino:
Espírito Santo, Deus de amor,
concede-me: uma inteligência que te conheça,
uma inquietação que te procure,
uma sabedoria que te encontre,
uma vida que te agrade,
uma perseverança que,
enfim, te possua. Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na minha Bíblia,  o texto: Jo 20,19-31, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse:
— Que a paz esteja com vocês!
Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor. Então Jesus disse de novo:
— Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.
Depois soprou sobre eles e disse:
— Recebam o Espírito Santo. Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas, se não perdoarem, eles não são perdoados.
Jesus e Tomé
Acontece que Tomé, um dos discípulos, que era chamado de “o Gêmeo”, não estava com eles quando Jesus chegou. Então os outros discípulos disseram a Tomé:
— Nós vimos o Senhor!
Ele respondeu:
— Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer!
Uma semana depois, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse:
— Que a paz esteja com vocês!
Em seguida disse a Tomé:
— Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia!
Então Tomé exclamou:
— Meu Senhor e meu Deus!
— Você creu porque me viu? — disse Jesus. — Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!
Jesus fez diante dos discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele.

Refletindo
A comunidade reunida e unida com a presença do Senhor Ressuscitado se fortalece e cresce. Recebe o Espírito Santo e a missão. Tomé não está presente. Por isso tem dificuldade para crer. Não acredita no primeiro anúncio que os apóstolos fazem depois de estarem com o Senhor. Tomé diz, em outras palavras, que precisa ver para crer. Uma semana depois, todos estão reunidos e, desta vez, Tomé está também. O Ressuscitado o convida para tocar as chagas. É quando ele faz aquela bela oração: “Meu Senhor e meu Deus!” E Jesus diz: “ Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!” O Evangelho conclui dizendo sua finalidade: “para que crendo, tenham vida por meio de Jesus”.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Sou uma pessoa que marco presença na comunidade? Por acaso, sou como Tomé? Preciso ver para crer?
Ou posso tomar para mim, a afirmação de Jesus: “ Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!”

Meditando
 Os bispos na V Conferência falaram muitas vezes da fé: “O “irmão” de Jesus (cf. Jo 20,17) participa da vida do Ressuscitado, Filho do Pai celestial, porque Jesus e seu discípulo compartilham a mesma vida que procede do Pai: Jesus, por natureza (cf. Jo 5,26; 10,30) e o discípulo, por participação (cf. Jo 10,10). A conseqüência imediata deste tipo de vínculo é a condição de irmãos que os membros de sua comunidade adquirem.” (DAp 132).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Jesus Mestre,
que eu pense com a tua inteligência
e com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu Coração...
Que eu veja sempre com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça somente com teus ouvidos.
Que eu saboreie aquilo que tu gostas.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés sigam os teus passos.
Que eu reze com as tuas orações.
Que meu tratamento seja o teu.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim,
de modo que eu desapareça.
(Bem-aventurado Tiago Alberione)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou estar presente na minha comunidade – família, grupo, Igreja, amigos – e descobrir junto a presença de Jesus Ressuscitado em nosso meio, com a sua mensagem de paz!
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
 Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.