sexta-feira, 6 de abril de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe.” - (Jo 21,1-14)




 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 06 DE ABRIL DE 2018 (sexta-feira) 96º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SÓ É DIGNO DO PÓDIO QUEM USA AS DERROTAS PARA ALCANÇÁ-LO.
(Augusto Cury)

 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DO ESPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO E A PAZ
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA
DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pedra Bela (São Paulo) Ibiraci (Minas Gerais) Clevelândia (Paraná) Rosário (Maaranhão) Boquira (Bahia) Santana do São Francisco (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  IrMÃ VERA LUCIA VALSECHI (EQ 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP) ANTONIO CARLOS BITTAR (PCC DMLC-Lions Clube de Mirassol /SP) MAURICIO ELOY RODRIGUES MALTA SILVA (PDG LC1– Lions Clube Rio de Janeiro Princesa do Leme)LUCIANA LAMEIRÃO MACHADO (Lions Clube Rio de Janeiro Sernambetiba) NATÁLIA PALUDETTO GESTEIRO DA PALMA (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) NÁDIA MUNIZ (Biblioteca Municipal de Garça/SP) MARIA CRISTINA SCARTEZINI GUIRADO (Garça /SP) MARIANO PEREIRA DE ARAUJO NETTO (Garça /SP) ROSEMARI BAPTISTA ALCÂNTARA (Garça /SP) FÁBIO HENRIQUE VARONELLI (Garça /SP) GUSTAVO AFFONSO ARONE (Duartina /SP) PLINIO (PLININHO) CABRINI (Bauru /SP)


 Santo do Dia 
SÃO MARCELINO
JULIANA DE LIÈGE
BEM AVENTURADA “PIERINA MOROSINI” italiana (1931-1957)  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
O Senhor conduziu o seu povo na esperança e recobriu com o mar seus inimigos, aleluia! (Sl 77,53)
Reunidos em comunidade, rendemos graças ao Senhor pelas maravilhas que realizou em nome de Jesus, pedra rejeitada que se tornou a pedra angular da Igreja.
Oração
PAI, QUE A PRESENÇA DO RESSUSCITADO REFORCE A COMUNHÃO COM MEUS IRMÃOS E MINHAS IRMÃS DE FÉ, A FIM DE PODERMOS ATRAIR PARA ELE MUITAS OUTRAS PESSOAS DE BOA VONTADE.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que no sacramento pascal restaurastes vossa aliança, reconciliando convosco a humanidade, concedei-nos realizar em nossa vida o mistério que celebramos na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
06 de abril de 2018 6ª-feira na Oitava da Páscoa
É pelo nome de Jesus que seremos salvos. A exemplo dos discípulos, ouçamos a Palavra do Senhor para que nosso agir seja fecundo.

 1ª Leitura - (At 4,1-12) Em nenhum outro há salvação.Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, depois que o paralítico fora curado, 1Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e os saduceus. 2Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus.
3Eles prenderam Pedro e João e os colocaram na prisão até o dia seguinte, porque já estava anoitecendo. 4Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido a pregação acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil.
5No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os an­ciãos e os mestres da Lei. 6Estavam presentes o sumo Sacerdote Anás, e também Caifás, João, Alexandre, e todos os que pertenciam às famílias dos sumos sacerdotes. 7Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: “Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?”
8Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós. 11Jesus é a pedra, que vós, os construtores, despre­zastes, e que se tornou a pedra angular.
12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 117 (118)
A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.

Evangelho do dia
06 de abril de 2018 6ª-feira na Oitava da Páscoa
" Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. - (Jo 21,1-14)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Este é o dia que o Senhor fez para nós alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e acha­reis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Em meio às frustrações, é preciso escutar a voz do Mestre
Em meio às frustrações, decepções e ilusões que passamos nesta vida, é preciso escutar a voz do Mestre, dar atenção a Ele!
Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu   (João 21,11).
Os discípulos estão experimentando a frustração e, não foi somente por terem perdido o Senhor que morreu na Cruz (essa foi a grande decepção e frustração da vida deles), e parece que quando estamos decepcionados e frustrados com alguma coisa em que colocamos grande expectativa, tudo o que vem a partir disso é também decepcionante.
Os discípulos fizeram aquilo que tinham mais experiência: pescar. Eles jogaram as redes com desânimo, cansaço, com um marasmo que movia o coração deles e nada conseguiram. Talvez você pergunte: “Mas Jesus já não tinha ressuscitado?”. Ele já tinha ressuscitado, mas dentro do coração deles havia medo, muitos desalentos e incertezas.O Ressuscitado tinha as marcas da paixão no corpo, mas os discípulos tinham a marca da paixão no coração, estavam feridos.
Algumas feridas nos acompanham por toda a vida, por mais que nos levantemos, que deixemos para trás as frustrações passadas, não deixamos as feridas que nos marcaram naquela situação; elas voltam em forma de mágoa, de sentimento de culpa, de dúvida. Por isso, os discípulos ainda tinham medo, e quando eles tinham medo, não tinham esperança e nada conseguiam.
Os discípulos estavam pescando, mas não conseguiam nada. Jesus apareceu e disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Eles deram atenção ao que Jesus falou e lançaram as redes; quando as lançaram, veio tamanha quantidade de peixes que parecia que as redes não suportariam. Foram cento e cinquenta e três grandes peixes que os discípulos pescaram.
Em meio às frustrações, decepções e ilusões que passamos nesta vida, é preciso escutar a voz do Mestre, dar atenção a Ele, primeiro, para sermos curados; segundo, para sermos revigorados; e terceiro, para não ficarmos na frustração, e sim, para encontrarmos o caminho de onde estão os peixes da vida. A vida vai para a frente, porque o Ressuscitado não nos deixa no túmulo, mas Ele nos levanta e nos leva adiante.
Deus abençoe você!

ReflexãoCristo permanece conosco
AUTOR: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— Jesus ressuscitado sai ao encontro dos seus amigos, os reúne e conforta com sua presença. João, que amava muito o Senhor, intui com maior facilidade que é Ele. Mas, todos pressentem que estão ante a presença de Cristo, porque o viram como — afiançando-se de sua palavra — seu trabalho obteve um resultado extraordinário.

Igual que nos primeiros tempos do cristianismo, Jesus Cristo não nos deixa só. Faz-se presente em meio de nós de maneira especial quando celebramos a santa missa, escutando sua Palavra que nos reconforta e enchendo de amor nosso coração com sua cálida presença, recebida em uma Comunhão feita com fé, devoção e limpeza de coração. Sem Jesus a vida perde sua cor e alegria; com Ele, tudo é diferente.

—Senhor, peço-te que abras os olhos de minha fé para que saiba reconhecer tua presença na minha vida. Que saiba viver a fundo o grande presente da Eucaristia.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Rezo às refeições?
- Não rezo por respeito humano ou por esquecimento?
- Ou rezo no silêncio de meu coração?
- E ao me levantar e ao me deitar?
- Ofereço meus trabalhos, minhas atividades, a Deus?
- Faço alguma coisa pelas vocações sacerdotais e religiosas?
- Incentivo os leigos ao apostolado?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 21,1-14 - Jesus está vivo!
“é o Senhor Jesus” Jo 24,7
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando: 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que a Palavra diz?
Fixo o meu olhar em Deus, através da Palavra.
Faço a leitura lenta e atenta do texto da Palavra do dia, na Bíblia: Jo 21,1-14.
Depois disso, Jesus apareceu outra vez aos seus discípulos, na beira do lago da Galileia. Foi assim que aconteceu:
Estavam juntos Simão Pedro e Tomé, chamado "o Gêmeo"; Natanael, que era de Caná da Galiléia; os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos. Simão Pedro disse aos outros:
- Eu vou pescar.
- Nós também vamos pescar com você! - disseram eles.
Então foram todos e subiram no barco, mas naquela noite não pescaram nada. De manhã, quando começava a clarear, Jesus estava na praia. Porém eles não sabiam que era ele. Então Jesus perguntou:
- Moços, vocês pescaram alguma coisa?
- Nada! - responderam eles.
- Joguem a rede do lado direito do barco, que vocês acharão peixe! - disse Jesus.
Eles jogaram a rede e logo depois já não conseguiam puxá-la para dentro do barco, por causa da grande quantidade de peixes que havia nela. Aí o discípulo que Jesus amava disse a Pedro:
- É o Senhor Jesus!
Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a capa, pois havia tirado a roupa, e se jogou na água. Os outros discípulos foram no barco, puxando a rede com os peixes, pois estavam somente a uns cem metros da praia. Quando saíram do barco, viram ali uma pequena fogueira, com alguns peixes em cima das brasas. E também havia pão. Então Jesus disse:
- Tragam alguns desses peixes que vocês acabaram de pescar.
Aí Simão Pedro subiu no barco e arrastou a rede para a terra. Ela estava cheia, com cento e cinqüenta e três peixes grandes, e mesmo assim não se rebentou. Jesus disse:
- Venham comer!
Nenhum deles tinha coragem de perguntar quem ele era, pois sabiam que era o Senhor. Então Jesus veio, pegou o pão e deu a eles. E fez a mesma coisa com os peixes.
Foi esta a terceira vez que Jesus, depois de ter sido ressuscitado, apareceu aos seus discípulos.
Refletindo
É a terceira vez que Jesus ressuscitado aparece aos discípulos. O Mestre diz aos seis discípulos que estavam juntos, que jogassem a rede do lado direito do barco. Eles haviam passado a noite toda sem nada pescar. Eles tentaram e fizeram como Jesus lhes disse. Foi grande a quantidade de peixes que pescaram. Quem percebeu que era Jesus que lhes dera a ordem foi João: “É o Senhor!” disse ele a Pedro. Chegando à margem, os discípulos encontraram uma pequena fogueira e alguns peixes em cima da brasa. E Jesus lhes faz o convite para virem comer. Deu-lhes peixes e pão. Ele está vivo! Ele aparece na praia, entrando no quotidiano dos apóstolos: estavam trabalhando. Começava a clarear. À noite não pescaram nada. Quando Jesus chega, “começa a clarear”. Quer dizer, as coisas melhoram e melhoram muito: a pesca foi grande – 153 peixes grandes! Sem Jesus não podemos muito ou nada. Com ele, tudo! Inclusive, Jesus os convida para comer. Ele quer ser alimento, providência na vida deles.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)  O que a Palavra diz para mim? 
Sob a luz da verdade – Jesus está vivo! – e participa do nosso quotidiano, de nossas dificuldades e conquistas, medito a Palavra, ligando-a à minha vida. Jesus também alimenta e multiplica infinitamente o nosso nada, nossa “pescaria” às vezes sem resultados. E nós, como vivemos tudo isto? Temos fé? Percebemos logo a ação de Deus?
Meditando
Vejamos o que nos dizem os bispos, em Aparecida: O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros “tenham vida n’Ele (DAp 137).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Meu coração já está em sintonia com o coração de Jesus.
Vivo este momento em silêncio, agradecendo a Jesus Vida que sempre me alimenta e multiplica minha “pescaria”. E rezo:
Creio, Senhor, mas aumenta a minha fé
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Vou passar o dia a olhar com mais fé cada acontecimento. Perceberei a ação de Jesus Ressuscitado em cada momento simples de meu dia.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.