segunda-feira, 27 de setembro de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■ Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior. – (Lc 9,46-50)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 27 DE SETEMBRO de 2021 (segunda-feira) 270 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

É TENTANDO O IMPOSSÍVEL QUE SE REALIZA O POSSÍVEL.

(Henri Barbusse)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO TURISMO

DIA NACIONAL DO IDOSO

DIA NACIONAL DOS VICENTINOS

DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ORGÃOS E TECIDOS

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DO OLHO SECO

DIA DO LEILOEIRO RURAL

DIA DO BACHAREL EM TURISMO

DIA DO TURISMÓLOGO E DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO

DIA DA (MPB) MUSICA POPULAR BRASILEIRA

DIA DA FERROVIA

DIA DO CANTOR

DIA DO ENCANADOR E INSTALADOR HIDRÁULICO

DIA DA CARIDADE CATÓLICA

SEMANA NACIONAL DO JOVEM

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Axixá (Maranhão) Cacimba de Dentro - Mulungu (Paraíba) Abel Figueiredo (Pará) Santa Terezinha (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MURILO DE SANTANA MENDES (filho da Carla/PDG Osvaldo Mendes Filho-Mirandópolis /SP) ROSANE TEREZINHA JAHNKE VAILATTI (LD5-Lions Clube de Jaguará do Sul/SC) VÂNIA MARIA COSTA AGUDO (Lions Clube de Tupã/SP) Ronaldo Sartori (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) VLADIMIR CONDE (Lions Clube de Penápolis /SP) RafaelA bEtIo mArtins (filhote da Rose/Cleiser do Lions Clube de Penápolis /SP) THIAGo SIQUeIRA (Lions Clube de Bom Jardim/mg) Etelvino Festa (DLD-8-PDG Lions Clube de São José do Cedro/SP) MARCIA ELOISA GIGUEIRA BENTO (Garça/SP)dolores aparecida martinez dos santos (Almar Representações - Garça /SP) WILLIAM PEREIRA CAVALCANTE (BOMBEIRO-Garça/SP) KAUÊ KENDHI DELICATO KUSUMOTO (Garça/SP) luiZ CARLOS FERRARI ROSÁRIO (Garça /SP) FLORIPES DE CARLOS aLBERTO MASSARO  (Garça /SP) VErA ANTONIO DE aSSIS ViLLAROSA (Garça /SP) ROBERTA PEREIRA DA SILVA (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACEDOTAL DO PADRE: Pe. JOSÉ ANTONIO DE SOUZAó2003ó18ANOS (CJS-Pároco e Reitor do Santuário São Judas Tadeu de Marília /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ Nossa Senhora de Aires

SÃO VICENTE DE PAULO

Vicente (França, 1581-1660), a fim de socorrer os pobres em suas misérias, fundou os Padres da Missão (Lazaristas) e as Filhas da Caridade (Vicentinas), dedicando-se também à formação do clero. Ele olhou fraternalmente para os pequenos e miseráveis, é exemplo para seguir o Cristo evangelizador dos pobres.

SÃO damião

SÃO João de sevilha

■ SANTO Adolfo

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - O maior entre os discípulos – Lc 9,46-50

 

 

- Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a Boa-Nova aos pobres e curar os corações contritos (Lc 4,18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Vicente nasceu na França em 1581 e lá faleceu em 1660. Ordenado presbítero, trabalhou junto às populações rurais, vivendo em contato com misérias materiais e morais. Fundou a Congregação dos Padres da Missão – os Lazaristas – e, juntamente com Santa Luísa de Marillac, as Filhas da Caridade, com o objetivo de servir os abandonados. Com imensa dedicação, incrementou a formação do clero. A seu exemplo, cultivemos grande sensibilidade pelos excluídos da sociedade e nos disponhamos a promover ações concretas em seu favor.

 

– Oração 

 

PAI, QUE EU BUSQUE SEMPRE DESTACAR-ME NO SERVIÇO AO MEU SEMELHANTE, DE MODO ESPECIAL, OS MAIS NECESSITADOS, POIS NISTO CONSISTE MINHA VERDADEIRA GRANDEZA DE DISCÍPULO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que, para o socorro dos pobres e formação do clero, enriquecestes o presbítero são Vicente de Paulo com as virtudes apostólicas, fazei-nos, animados pelo mesmo espírito, amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 27 de setembro de 20212ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum SÃO VICENTE DE PAULO, PRESBÍTERO E FUNDADOR

– Liturgia da Palavra 

O profeta nos comunica a alegria do Senhor, que transforma a dor do povo em júbilo e bem-estar. Jesus nos ensina que a verdadeira grandeza reside na humildade. 

 

1ª Leitura (Zc 8,1-8) – Eis que eu vou salvar o meu povo da terra do oriente e da terra do pôr-do-sol.  Leitura da Profecia de Zacarias:

 

1A palavra do Senhor dos exércitos foi manifestada nos seguintes termos: 2“Isto diz o Senhor dos exércitos: Tomei-me de forte ciúme por Sião, consumo-me de zelo ciumento por ela. 3Isto diz o Senhor: Voltei a Sião e habitarei no meio de Jerusalém; Jerusalém será chamada Cidade Fiel, e o monte do Senhor dos exércitos, Monte Santo. 4Isto diz o Senhor dos exércitos: Velhos e velhas ainda se sentarão nas praças de Jerusalém, cada qual com seu bastão na mão, devido à idade avançada; 5as praças da cidade se encherão de meninos e meninas a brincar em suas praças. 6Isto diz o Senhor dos exércitos: Se tais cenas parecerem difíceis aos olhos do resto do povo, naqueles dias, acaso serão também difíceis aos meus olhos? — diz o Senhor dos exércitos. 7Isto diz o Senhor dos exércitos: Eis que eu vou salvar o meu povo da terra do oriente e da terra do pôr do sol; 8eu os conduzirei, e eles habitarão no meio de Jerusalém; serão meu povo e eu serei seu Deus, em verdade e com justiça”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 102(101)

 

O Senhor edificou Jerusalém e apareceu na sua glória!

 

 

– 27 de setembro de 20212ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum SÃO VICENTE DE PAULO, PRESBÍTERO E FUNDADOR

– Evangelho do dia 

 

Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior.   (Lc 9,46-50)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Veio o Filho do Homem, a fim de servir / e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).  

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.

49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Tenhamos o coração puro como o de uma criança”

 

Houve, entre os discípulos, uma discussão para saber qual deles seria o maior”

(Lucas 9,46).

Não é só no tempo de Jesus, nos nossos tempos as discussões continuam; continuamos discutindo para saber quem é maior, quem sabe mais, quem tem razão, quem é que manda. Continuamos discutindo para fazer prevalecer a nossa opinião, para sermos o dono da razão; continuamos com discussões tolas que, muitas vezes, não levam a nada ou, quando não, levam para o pior, levam para a divisão, para a acusação, levam para o mal-estar para as pessoas se colocarem umas contra as outras.

 

Não perca tempo com as discussões desse mundo, não perca tempo, inclusive, para criar na sua casa um ambiente de discussão e de agressão. Uma coisa são pessoas maduras, sensatas e equilibradas (virtudes cada vez mais raras nos tempos em que nós vivemos) que sabem com argumentos, muitas vezes, sensatos e equilibrados, conversarem sobre os diversos aspectos da realidade em que vivemos. Mas quando a pessoa é tomada pela insensatez, pela ignorância e, sobretudo, pela soberba de querer prevalecer o que ela acha e pensa, onde, tantas vezes, um ponto de vista que não passa de querer se tornar a razão maior da existência, isso gera apenas essa indolência do mundo em que nós estamos, quando as pessoas se acham sempre donas da verdade.

 

“Precisamos, cada vez mais, abraçar crianças para amá-las, protegê-las, mas, ao mesmo tempo, para recuperarmos a nossa inocência perdida”

 

Os discípulos estavam nessa onda também, estavam discutindo, não era simplesmente a discussão para saber quem era o maior, mas a discussão da maioridade, de quem é mais, de quem sabe mais, de quem impõe mais, é a discussão que escutamos hoje, são as agressões que estão hoje muito mais dilaceradas com redes sociais, com tantos grupos que se formam.

 

Jesus escuta as nossas discussões e muitas delas até no nome d’Ele, porque estão criando inclusive brigas em nome de Jesus, discussões e agressões em nome d’Ele, e Ele até se esconde porque não pediu para ninguém discutir  nem brigar em nome d’Ele.

 

Vendo essa discussão, Jesus pega e traz para o meio deles aquele ou aquela que ninguém geralmente escuta, que é insignificante, uma criança. Pega a criança e coloca no meio deles, e a criança é o fim de toda e qualquer discussão ou sentimento de maioridade.

 

Se nós nos achamos mais importantes ou maiores por causa do que sabemos, para Deus é maior quem não sabe nada ou sabe apenas o que é essencial, que é a pureza e a bondade que reside no coração de uma criança. Por isso, nós precisamos, cada vez mais, ter crianças no meio de nós, para abraçá-las, acolhê-las, mas para sermos curados de nossas vaidades, dos nossos sentimentos de orgulho, de soberba, do nosso egoísmo.

 

Precisamos, cada vez mais, abraçar crianças para amá-las, protegê-las, mas, ao mesmo tempo, para recuperarmos a nossa inocência perdida, a nossa humildade que foi jogada de escanteio, para colocarmos ordens nos devaneios que tomam conta da nossa mente, onde fazemos até discussão mental, briga mental, onde criamos um verdadeiro tormento mental. Queremos de alguma forma impor a nossa ideologia, a nossa forma de pensar e achar; quero que as pessoas rezem, façam, creiam, votem, tudo de acordo com a minha convicção; e crio dentro de mim aquele sentimento negativo, vou ficando com muita raiva, com muito rancor, vou até criando ódio naquele outro que não acredita no que eu acredito, que pensa diferente de mim, isso quando não me torno azedo, amargo, me torno aquela pessoa doente por causa dos meus pensamentos egoístas e soberbos que eu pressuponho que seja a verdade.

 

A verdade está na humildade, e é por isso que a criança tem que ser colocada sempre no nosso meio para nos convertermos.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus acabara de apresentar aos discípulos o segundo anúncio de sua paixão. Mas eles não entenderam que, na qualidade de discípulos, deveriam seguir o mesmo caminho do Mestre. Jesus se abaixa. Os discípulos querem se elevar. Por isso, fazem entre si um bate-boca sobre qual deles seria o maior. Estão longe de compreender o espírito da novidade que Jesus vem introduzir nas relações humanas. Quem é o maior? O menor. Para ilustrar seu ensinamento, Jesus dá destaque a uma criança, colocando-a do seu lado. Com isso revela o sentido de toda a sua obra: a verdadeira grandeza está na humildade. Na sequência, Jesus previne seus discípulos contra a tentação do fanatismo. Para Jesus, não é necessário que alguém pertença oficialmente a seu grupo para ter o direito de agir em seu nome. Ninguém tem o monopólio do bem.

 

ORAÇÃO

Ó Mestre, a grandeza do Reino de Deus não está em conquistar lugares de honra. Quem acolhe o pequenino em teu nome está acolhendo a ti e ao Pai celeste. Esclareces também que o teu Reino não é um grupo fechado, uma seita, mas está presente em toda parte onde se pratica o bem. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 9,46-50 - Jesus acolhe os pequenos

 

Oração Inicial
Nesta semana que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.

Prepare-se para a leitura orante com este refrão meditativo.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Por que a necessidade de se fazer pequeno como uma criança para ser o maior no Reino dos Céus?

 

“As portas de entrada no Reino de Deus são estreitas e só podemos passar por elas pela graça divina. As categorias humanas exaltam os mais poderosos, os mais ricos, os mais bem-sucedidos, os mais inteligentes. Esse modo de proceder não serve como porta de entrada para o Reino. Para compreender a mensagem de Jesus, precisamos mudar nosso modo de pensar a respeito do poder. Enquanto persistir entre os discípulos o desejo do poder que domina, não haverá possibilidade de construção do Reino. Jesus inverteu a escala de valores: os últimos serão os primeiros; os primeiros serão últimos. É a primazia do serviço. E, passando por cima da prática usual, Jesus indica a criança como modelo. Mais: aconselha a acolher o bem, venha ele de onde vier.”

 

2. Meditação (Caminho)

Estar atento contra a inveja e o ciúme. É triste a tendência da dominação e do exercício do poder. Jesus coloca nomeio dos discípulos uma criança, modelo de simplicidade e acolhimento, trazendo a descoberto o desejo deles de poder e distinção.

3.Oração (Vida)

Ó Jesus, passastes entre nós fazendo o bem, mostrando teu poder, sobretudo, no perdão e na misericórdia, na simplicidade e no serviço gratuito, dá-me um coração de criança, que se deixe guiar por tua Palavra e teu exemplo. Faça-me dócil instrumento da tua paz, da tua verdade e da tua alegria.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.