quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■Os espíritos maus gritavam: 'Tu és o Filho de Deus!' Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era. - (Mc 3,7-12)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO 

MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 21 DE JANEIRO de 2021 (quinta-feira) 021º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NÃO HÁ NOITE TÃO LONGA QUE NÃO ENCONTRE O DIA.

(Cardeal de Retz)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO

DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

DIA DO ANIVERSÁRIO DO SERVIÇO DE IDENTIFICAÇÃO DA MARINHA

DIA do Surfista

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Goiatuba (Goiás) Braúna (São Paulo) Sulina (Paraná) Marapanim (Pará) Passagem - Serra da Raiz (Paraíba) Pomerode (Santa Catarina) Redentora (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Sebastião Tatão Carvalho  (PDG-LC6-Lions Clube de Taquaritinga /SP)Sidney Medeiros LessA (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) IZIDRO SENEDEZ FILHO (Lions Clube de TUPI PAULISTA /SP)LUCIANE VERTUAN  (LEO Clube de Agudos Assucena da Serra /SP)JOÃO ANTONIO VEIGA BIZERRA (Garça /SP)CASSIANO TOSTA (Garça /SP) JOSÉ “Zéquinha” ALVES DOS SANTOS FILHO (ALMAR Representações-Garça /SP)WILMA APARECIDA MATSUMOTO FORLI (Garça /SP)Wander Euzebio (Garça /SP) ANA AUXILIADORA SILVEIRA AMADO (Bauru /SP) VANIA LODDI SILVA (Marilia /SP) 

. Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação Sacerdotal DO: Pe. RAFAEL OCTÁVIO GARCIAó1989ó32anosó (Diocese de Marilia/SP) PE. LUIZ EDUARDO CARDOSO DE SÁó2006ó15anosó (Diocese de Marilia /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTA INÊS

INÊS (Itália, séc 4º), exemplo de adolescente convicta dos valores cristãos, decidiu desde cedo consagrar a vida a Deus, rejeitando os pretendentes mesmo diante de promessas e presente. Martirizada aos 13 anos, tem seu nome lembrado no Cânon Romano.  

SANTO AUGÚRIO

SANTO EULÓGIO

SÃO FRUTUOSO

SÃO PÚBLIO

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 3,7-12

Jesus demonstrava uma profunda sensibilidade e compaixão para com o povo que o procurava. Não se cansava de fazer o bem e resgatar a dignidade humana.

 

- Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Inês nasceu na Itália, no final do 3º século, e, com apenas 12 anos de idade, foi martirizada em defesa da fé e da sua virgindade. Seu nome está incluído na primeira Oração Eucarística, conhecida como Cânon Romano. Em comunhão com essa jovem mártir, peçamos ao Senhor a pureza de coração.

– Oração 

 

PAI, CONDUZE-ME AO TEU FILHO JESUS, POR MEIO DO QUAL O REINO MOSTRA SUA EFICÁCIA EM MIM, FAZENDO A VIDA E A ESPERANÇA RENASCEREM EM MEU CORAÇÃO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que escolheis as criaturas mais frágeis para confundir os poderosos, dai-nos, ao celebrar o martírio de santa Inês, a graça de imitar sua constância na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 21 de janeiro de 2021 5ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus é o sumo sacerdote “santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus”. Confiemos em sua Palavra e em seu agir, em todas as circunstâncias. 

 

1ª Leitura (Hb 7,25 - 8,6) – Cristo ofereceu sacrifícios uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo.  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos, 25Jesus é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles.

 

26Tal é precisamente o sumo sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27Ele não precisa, como os sumos sacerdotes, oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo.

 

28A Lei, com efeito, constituiu sumos sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre. 8,1O tema mais importante da nossa exposição é este: temosum sumo sacerdote tão grande, que se assentou à direita do trono da majestade, nos céus. 2Ele é ministro do Santuário e da Tenda verdadeira, armada pelo Senhor, e não por mão humana.

3Todo sumo sacerdote, com efeito, é constituído para oferecer dádivas e sacrifícios; portanto, é necessário que tenha algo a oferecer. 4Na verdade, se Cristo estivesse na terra, não seria nem mesmo sacerdote, pois já existem os que oferecem dádivas de acordo com a Lei. 5Estes celebram um culto que é cópia e sombra das realidades celestes, como foi dito a Moisés, quando estava para executar a construção da Tenda. “Vê, faze tudo segundo o modelo que te foi mostrado sobre a montanha”.

 

6Agora, porém, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 39/40

Eis que venho fazer, com prazer,

A vossa vontade, Senhor!

 

– 21 de janeiro de 2021 5ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Os espíritos maus gritavam: 'Tu és o Filho de Deus!' Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era.  - (Mc 3,7-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.

 

10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Coloquemos aos pés de Jesus as nossas enfermidades”

“Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo’” 

 (Marcos 3,10)

Quando vejo Jesus curando as pessoas, olho para o Mestre Jesus como Aquele quem cuida de nós, e Ele cuida mesmo! Precisamos permitir que Jesus cuide de nós, permitir que Ele nos cure.

 

As pessoas iam ao encontro de Jesus para serem curadas e “jogarem” sobre Ele seus males, suas doenças, enfermidades, dores e sofrimentos. As pessoas tocavam em Jesus e eram tocadas pelo poder d’Ele.

 

Jesus continua nos tocando, nos curando, nos libertando, nos restaurando e agindo no meio de nós. Mas é preciso permitir que a graça d’Ele atue em nós, é preciso permitir que a graça d’Ele cure a enfermidade de cada um de nós.

 

É verdade que, primeiro, precisamos admitir que estamos doentes, enfermos… E nós pecamos e erramos aqui, porque as pessoas deixam para reconhecer as suas doenças e enfermidades só quando elas são agravantes, mas toda e qualquer enfermidade é um agravamento, causam um tormento na alma, no espírito e no coração. Não ignore!

 

“É preciso permitir que a graça d’Ele cure a enfermidade de cada um de nós”

 

Assim como não devo ignorar nenhuma dor no meu corpo, devo procurar saber o motivo de sentir essa dor, o porquê que estar passando por isso, também não posso ignorar aquilo que se passa no meu coração, nas minhas emoções, nos meus sentimentos, pois isso me perturba tanto, me incomoda tanto. Ou se não me perturba é porque eu ignoro tanto aquilo que passa e pesa sobre mim.

 

Coloquemos aos pés de Jesus, coloquemos no coração d’Ele aquilo que está nos oprimindo, porque pode ser uma opressão emocional forte. De tanto acumularmos tensões, chega um momento que a cabeça fica pesada, o coração fica demasiadamente sobrecarregado.

 

Coloquemos aos pés de Jesus o que está nos inquietando, porque se não entregamos as nossas inquietações para Jesus, elas viram perturbações e essas crescem e geram verdadeiros desequilíbrios emocionais em mim. E daqui a pouco estou aquela pessoa estafada, traumatizada e deprimida, porque não estou entregando para Jesus aquilo que me preocupa e me inquieta.

 

Nenhum de nós pode ser super-homem. Você não pode ser uma supermulher. Temos que ser fortes, levar a nossa batalha de cada dia, mas despojando-nos humildemente de toda essa carcaça da fortaleza, coloquemos nossas misérias aos pés de Jesus porque é Ele que cuida de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Em Jesus, a misericórdia divina era oferecida a todos. Jesus não perde a ocasião de acudir os que dele se aproximam. Acolhe-os na sinagoga, nas casas e à beira do lago. O breve texto cita várias regiões de onde partiam multidões que iam à procura de Jesus. Ninguém fica excluído; também as cidades habitadas por não judeus recebem de Jesus a mesma benevolência. Vêm desejosos de tocar em Jesus, sobretudo os doentes, por constatarem que ele tinha curado muita gente. Os próprios adversários do Reino (espíritos impuros) rendem-se à evidência e proclamam: “Tu és o filho de Deus!”. Admirável é a resistência física de Jesus, porém ainda mais admirável é seu zelo pastoral e sua entrega total ao serviço dos necessitados. Sem sombras de egoísmo.

O R A Ç Ã O

Jesus, Filho de Deus, provocas extraordinária movimentação ao teu redor. É que, de todas as partes, ao saber de todas as coisas que fazes, multidões vêm ao teu encontro. Só benefício oferecido ao povo sedento de tua palavra e de tuas curas! A todos atendes com total dedicação. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 3,1-6 - O bem da pessoa em primeiro lugar

 

Oração Inicial

“Uma grande multidão da Galileia o seguia.” Jesus demonstrava uma profunda sensibilidade e compaixão para com o povo que o procurava. Não se cansava de fazer o bem e resgatar a dignidade humana.

 

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia o Evangelho pausadamente e observe Jesus e os discípulos se retirando da agitação do dia a dia e seguindo em direção ao lago. Não permanecem sozinhos, pois a multidão, motivada pelas palavras de Jesus e por suas curas, os segue e vai ao seu encontro. Os espíritos impuros, quando veem Jesus, caem a seus pés. O que esses espíritos afirmam sobre Ele? Qual é a atitude de Jesus diante de tal afirmação? Quem são os espíritos impuros?

 

“Marcos revela que, entre os que escutavam Jesus, existiam pessoas de nada menos do que sete diferentes localidades, algumas delas situadas em território pagão. É o Reino de Deus que se abre para todos. Não se trata de uma pequena religião nacional, mas de uma proposta que abrange todos povos e em todos tempos.

 

O prestígio de Jesus arrasta uma grande multidão, e ele utiliza um pequeno barco para atender a todos, especialmente, os enfermos. Mais uma vez, faz-se notar a ação dos espíritos impuros. A conversão não parte de proselitismo, mas de adesão pessoal. Mais importante que a cura das enfermidades é a Boa-Nova libertadora, anunciada por Jesus. E essa agradável notícia é anunciada por meios simples e pelo testemunho de vida.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? O texto revela o caráter libertador da ação de Jesus. Sua missão é resgatar o ser humano de todo mal que o aprisiona e restabelecer sua dignidade. Estou com a multidão para ir ao encontro de Jesus? Por que a presença de Jesus incomodava algumas pessoas?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o(a) conduz? Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho.

 

Bênção

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.