domingo, 13 de agosto de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■– Manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água. – (Mt 14,22-33)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER  

  GARÇA/SP, 13 DE AGOSTO DE 2023 (domingo) 225º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O AMOR NÃO SE VÊ COM OS OLHOS, MAS COM O CORAÇÃO.

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO ECONOMISTA

 DIA INTERNACIONAL DOS CANHOTOS

 DIA DO PENSAMENTO NO BRASIL

 DIA DO ENCARCERADO

 DIA DA BANDEIRANTE

 DIA DO NEUROCIENTISTA

 DIA DO PSIQUIATRA

 DIA DA QUALIDADE DO AR

 DIA DO VAMPIRO

 DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO EM GOIANÁ-GO

 DIA DA FUNDAÇÃO DO SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

 DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAZONAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Natividade da Serra (São Paulo) Antas - Riacho de Santana - Ruy Barbosa (Bahia) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BRUNO MONTEIRO NANDES FILHO (Macrocontábil Conessa - Garça/SP)EMILY GLEICE FERREIRA (Macrocontábil Conessa - Garça/SP)VANESSA ROSA CARDOSO CRUZ (Garça/SP)PAULO CESAR PEREIRA DA SILVA (EQ 13 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça/SP)DIEGO ALBERTO AMBROZEVICIUS (EQ 15 ENS de GUADALUPE do Setor de Garça /SP)CAROLINA BERTONI GIMENEZ TUROLA (Ribeirão Preto /SP) ARIANE SOBREIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP)JOSÉ COSTA (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP) JOSÉ LUIZ LEOCADIO ALVES (Lions Clube de Flórida Paulista /SP) WLADIMIR DA COSTA LIMA (Lions Clube de Bauru ESTORIL /SP)DANIEL LUCAS SOUZA  (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) cristina mayo de lucchi (Marilia /SP)ADEMIR VIEIRA DE SOUZA (Garça /SP) CASSIA OLENIRA (Garça /SP) GIZELE MANCUZO DE BRITO (Garça /SP) VIVIANE ALMEIDA (Grelhado Self Service-Garça /SP)MATHEUS RODRIGUES DE SOUZA (Garça /SP) GABRIEL SILVA ROCHA (Sapucaia do Sul /RS)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: CLAUDETE CORREIA GEROTTO e MARIO GEROTTOó(Garça/SP)GIULIANA DANIELA LOPES SGANZERLA e LUIZ eDUARDO RAMALHO SGANZERLAó1998ó25 ANOS (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PADRE MARCOS ROBERTO CESÁRIO DA SILVAó2011ó12 ANOS (SCE da EQ 14 ENS da PAZ do Setor de Garça - Pároco de Santa Rita de Cássia de Marília e Coordenador Diocesano de Pastoral-Diocese de Marília /SP)  

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SANTOS PONCIANO e HIPÓLITO

■ Ponciano, papa, e Hipólito, sacerdote, morreram vítimas de maus-tratos nas minas da Sardenha ( séc. III),  onde tinham sido exilados pelo imperador Maximiano.

SANTA DULCE DOS POBRES

SANTA RADEGUNDA

SANTO ANTÍOCO DA TURQUIA

JACOB GAPP

MARCO DAVIANO

SÃO BENILDO

SÃO CASSIANO DE ÍMOLA

SÃO JOÃO BERCHMANS

SÃO MÁXIMO CONFESSOR

SÃO VIGBERTO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

JESUS VEIO CAMINHANDO SOBRE O MAR - Mt 14,22-33 - Por que você duvidou?

 

Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Reunimo-nos para celebrar a páscoa dominical e fazer experiência do encontro com Jesus no silêncio do nosso coração, de modo que, assim, aprendamos a caminhar do jeito dele. Presente na Palavra e na Eucaristia, o Senhor deseja fortalecer nossa fé e ser nossa segurança nas tempestades que enfrentamos na vida. Celebremos em comunhão com os vocacionados à vida em família, especialmente com os pais, neste seu dia.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE EU SAIBA TRANSFORMAR MINHAS QUEDAS E FRACASSOS EM OCASIÃO PARA CRESCER NA FÉ EM JESUS, E PARA REFORÇAR A DISPOSIÇÃO DE DEIXAR-ME GUIAR PELA PALAVRA DELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 379

 

 

– 13 de agosto de 2023 – domingo da 19ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

A Palavra nos revela a suavidade e a bondade de Deus, movendo-nos à solidariedade com os irmãos e irmãs indiferentes e afastados da fé e garantindo-nos a presença divina mesmo em meio a ventos contrários e águas agitadas.

 

 

1ª Leitura (1Rs 19,9a.11-13a) – Permanece sobre o monte na presença do Senhor.   Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9o profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. 12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa. 13Ouvindo isso, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 85(84)

 

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

 

 

2ª Leitura (Rm 9,1-5) – Eu desejaria ser segregado em favor de meus irmãos.   Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 1não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência. 2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça. 4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos, Deus bendito para sempre! Amém!

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 13 de agosto de 2023 – domingo da 19ª Semana do Tempo Comum

 

Manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.   (Mt 14,22-33)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu confio em nosso Senhor, / com fé, esperança e amor; / eu espero em sua Palavra, / hosana, ó Senhor, vem, me salva! (Sl 129,5)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

[A forma breve está entre colchetes.]

Depois da multiplicação dos pães, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” 28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. 33Os que estavam no barco prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

13/08/23          19º  Domingo TC - A

 

Mateus 14,23-27: “Depois de despedir [as multidões], Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: - É um fantasma. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: - Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”

 

Jesus, o senhor se retirava a sós, após as intensas atividades de cada dia, dando-nos o exemplo de que a verdadeira oração deve ser um diálogo familiar a sós com o Pai ou com o Senhor.

Sem esses momentos de intimidade afetiva e espiritual, nossas celebrações litúrgicas e também nossas devoções pessoais ou comunitárias facilmente se tornam superficiais e rotineiras, que não partilham a vida nem escutam a vontade de Deus.

Foi a partir da oração com o Pai, que o senhor caminhou sobre as ondas encapeladas para se encontrar com seus discípulos amedrontados, declarando-lhes que sua presença não era a de um fantasma, mas a de um irmão que transmite coragem e confiança.

Sua presença acalmava o mar da vida, e desfazia o medo de naufragar, ainda que fosse noite.

Senhor, o mundo continua sendo um mar perigoso, a barca da sua Igreja muitas vezes correu o risco de afundar e o barquinho das nossas vidas e das nossas famílias por vezes passa por momentos de muito medo e insegurança.

Venha ao nosso encontro, porque ainda não temos fé suficiente para ir ao seu encontro.

Ensine-nos o seu jeito de orar ao Pai, na intimidade do amor, para que nos tornemos capazes de caminhar sobre as ondas de cada dia, sem afundar nem nos afogar.

E que tenhamos o senhor sempre presente na barca das nossas vidas, repetindo-nos suas palavras: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”

Que a nossa Igreja seja a barca maior, que reúne nossas famílias, para receber do senhor a luz da Palavra e o Pão da vida, que sustenta nossas famílias ao longo da semana, e nos encoraja a navegar sempre em frente, até o porto final.

 

Maria santíssima, Estrela do mar, oriente o barco da nossa vida e o barco da Igreja, para que jamais sejam ameaçados pelas tempestades da história presente, e faça-nos sentir a presença de seu Filho sobre as ondas perigosas do nosso mundo. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ao caminhar sobre o mar, Jesus manifesta a presença e o domínio de Deus sobre as forças contrárias. Diante dos discípulos assustados, Jesus se apresenta com palavras familiares: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”. Dizendo “Sou eu”, Jesus revela a presença salvadora de Deus. Pedro toma a iniciativa e pede permissão para caminhar até Jesus. Permissão concedida. Insuficiente, porém, para que Pedro tenha sucesso. Em vez de se concentrar no poder de Jesus, o líder dos discípulos se distrai com o “vento forte”. E começa a afundar. No aperto, grita por socorro. “Jesus estendeu a mão e o segurou.” Quando Pedro e Jesus entram na barca, figura da Igreja, o vento cessa. Serenar tempestades é também obra de Deus, reconhecida pelos discípulos: “Tu és verdadeiramente Filho de Deus!”.

 

 (autor: (Dia a Dia com o Evangelho 2023) – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 14,22-33 - Por que você duvidou?

 

LEITURA ORANTE

 

Ir para a outra margem” é o grande convite do Evangelho nesta Liturgia do 13º Domingo do Tempo Comum.

Sabendo das dificuldades de nossa travessia até “a outra margem” Jesus nos assegura: “Coragem! Sou eu! Não tenhais medo!

 

Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia pausadamente este Evangelho e identifique o contexto da narrativa. Qual mensagem o evangelista deseja transmitir? Além de “noite” e “escuridão”, quais outras palavras simbólicas você identifica no texto?

 

Jesus, caminhando sobre as águas, vai até à barca onde estão os apóstolos, apavorados pelas ondas e pelo vento forte. De imediato, não reconhecem Jesus e pensam se tratar de um fantasma. Aos medrosos apóstolos, Jesus afirma: “Coragem, sou eu, não tenhais medo”. Pedro quer sanar todas as dúvidas e, para provar que se trata de Jesus, pede que o faça caminhar sobre as águas.

 

Contudo, caminha apenas uns metros e começa a afundar, gritando: “Senhor, salva-me!”. Jesus aproveita o ocorrido para tratar atentamente da temática da fé. O medo dos apóstolos e o nosso manifestam os níveis de nossa fé. Relutamos, mas não há outro caminho a não ser promover diariamente o crescimento da fé.

 

2. Meditação (Caminho)

Não é no espetáculo que vamos encontrar Jesus. É na simplicidade e no desejo do encontro que o milagre acontece. Ele está sempre ao nosso lado, mesmo que o mar esteja bravio e nos incomodando. Jesus nos mostra que Ele tem poder sobre tudo: “Caminha sobre as águas” revoltas de nossa vida e vem ao nosso encontro para nos socorrer.

Qual é sua resposta ao convite de Jesus de entrar em sua barca e prosseguir até a outra margem?

A quem você apela quando os fantasmas do medo lhe perturbarem o coração?

Qual sua atitude na incerteza de onde vem o convite: vem de Deus ou de “fantasmas” disfarçados de bem?

 

3.Oração (Vida)

Celebrando hoje o Dia dos Pais, rezemos por suas intenções e também pelas famílias. Em comunhão com todos os pais, rezemos a prece de um pai:

 

Senhor, é maravilhoso ter filhos e conviver com eles ao lado de minha esposa. Faze com que meu compromisso de ser pai seja um reflexo do teu infinito amor de Pai. Ilumina-me para que eu saiba amá-los sem impor regras nem condições. Inspira-me a perdoá-los e corrigi-los sem severas exigências.

 

Orienta-me para que eu seja um pai amigo e alegre, apoiando-os na vocação e nos sonhos. Dá-me sabedoria para compreender os impulsos e inovações na juventude de meus filhos. Abençoa a aliança com minha esposa, que tanto me ajuda a educá-los. Eu te ofereço a harmonia de minha família, agradeço-te pela saúde e o pão de cada dia e peço-te que os abençoe e os conduza pelo caminho do bem. Assim seja!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

O Senhor te abençoe e te guarde;

o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça;

o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz.

Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP