quinta-feira, 10 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. - (Lc 6,27-38)

  

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 10 DE SETEMBRO de 2020 (quinta-feira) 254º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

GOSTARIA QUE VOCÊ SOUBESSE QUE EXISTE DENTRO DE SI UMA FORÇA CAPAZ DE MUDAR SUA VIDA, BASTA QUE LUTE E AGUARDE UM NOVO AMANHECER.

(Margaret Thatcher)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

DIA MUNDIAL DE VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS

DIA DO GORDO

DIA DO CANTOR GOSPEL

DIA NACIONAL DO JORNALISTA

DIA DA FUNDAÇÃO DO 1º JORNAL DO BRASIL (Gazeta do RJ)

DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA BATISTA NO BRASIL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Rancharia - Sud Mennucci (São Paulo) Alagoa Nova (Paraíba) Areado - Capelinha - Raul Soares (Minas Gerais) Butiá - Campina das Missões - Cândido Godói - Formigueiro - Portão - Salvador do Sul - São Marcos - Tuparendi - São José do Ouro (Rio Grande do Sul) Imbuia (Santa Catarina) Macuco (Rio de Janeiro) Nova Colinas (Maranhão) Santa Mônica - Mamborê (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARLI MINETO (DG DLC8-Lions Clube de MACATUBA /SP)  ANDREA PALARO FRASCARELI (Lions Clube de Pederneiras /SP) MAÍSA DUARTE T. A. POMPILIO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) JANE CRISTINA RODRIGUES (Lions Clube de JUNQUEIROPOLIS /SP) ERNANI BELLUZZI (Médico-Garça /SP) DÉBORA MUCCILLO (São Paulo /SP) HELIO BELINI (Garça /SP) EDSON MARTINS DELALIBERA (Garça /SP) RENALDO TAKEO KORIN (Guaraçai /SP) JOÃO ANTONIO GONÇALVES  (Garça /SP) SILVAN RODNEY PEREIRA (Curitiba /PR) BRÁS ANTONIO ROIM BERTI (Garça /SP) PATRÍCIA YAMACUTI (Birigui /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VANIA DA SILVA PEREIRA e DIEGO NUNES DE SOUZA (EQ 13 ENS de SCHOENSTATT-Setor de Garça /SP)ó REJANE MUCCILLO DE SOUZA FREITAS e HELIO DE FREITAS (Garça / SP)óCLAUDIA DE CARVALHO SOUZA PARDINHO e MARCIO PEREIRA PARDINHO (Garça / SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO NICOLAU TOLENTINO

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus:  O ensinamento de Jesus é marcado pela sua autoridade, Ele começa a proclamar a Boa-Nova do Reino, que é libertação de todos os males..

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124)..

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Guiado pelo amor aos irmãos, o cristão evita tudo o que poderia ser para eles ocasião de queda. Aprendamos com a Eucaristia a pôr no centro de nossa vida a prática do amor a Deus e ao próximo. 

– Oração 

 

PAI, PREDISPÕE-ME A AMAR MEUS INIMIGOS E PERSEGUIDORES. SÓ ASSIM ESTAREI DANDO TESTEMUNHO DO AMOR QUE DEVOTAS A CADA SER HUMANO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 10 de setembro de 2020  5ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Amor e misericórdia constituem o distintivo do cristão. A força para cumprir os mandamentos de Jesus nos vem do pai celeste, que é misericordioso com todos. 

 

1ª Leitura (1Cor 8,1b-7.11-13) – Pecando contra os irmãos e ferindo a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que pecais.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 1bo conhecimento incha, a caridade é que constrói. 2Se alguém acha que conhece bem alguma coisa, ainda não sabe como deveria saber. 3Mas se alguém ama a Deus, ele é conhecido por Deus! 4Quanto ao comer as carnes de animais sacrificados aos ídolos, nós sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e que Deus é um só.

5É verdade que alguns são chamados deuses, no céu ou na terra, e muita gente pensa que existem muitos deuses e muitos senhores. 6Para nós, porém, existe um só Deus, o Pai, de quem vêm todos os seres e para quem nós existimos. E, ainda, para nós, existe um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe, e nós também existimos por ele. 7Mas nem todos têm esse conhecimento. De fato, alguns habituados, até o presente, ao culto dos ídolos, comem da carne dos sacrifícios, como se ela fosse mesmo oferecida aos ídolos. E assim, a sua consciência, que é fraca, fica manchada.

11E então, por causa do teu conhecimento, perece o fraco, o irmão pelo qual Cristo morreu. 12Pecando, assim, contra os irmãos e ferindo a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que pecais. 13Por isso, se um alimento é ocasião de queda para meu irmão, nunca mais comerei carne, para não escandalizar meu irmão.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 139(138)

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

 

 

– 10 de setembro de 2020  5ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum

Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. - (Lc 6,27-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Se nós nos amarmos, irmãos, / Deus vive unido conosco / e, em nós, seu amor fica pleno! (1Jo 4,12)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.

30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 

34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.

36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O amor do Evangelho expulsa o mal do nosso meio”

Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam

(Lucas 6,27)

Jesus está hoje, na Sua pregação, dizendo àqueles que O escutam, aos Seus discípulos e a cada um de nós, que precisamos aprender a dar a outra face. Dar a outra face, na verdade, é dar o melhor de nós. Porque se alguém nos oferece o pior que está nele, no seu coração, não vamos dar o pior de nós, vamos dar o melhor de nós, para que o pior que vem do outro não fique em nós, para que o que vem de negativo do outro não pare em nós.

 

Se alguém me dá uma ofensa, não preciso comprar a ofensa dele, eu tenho algo melhor para dar a ele do que a ofensa. Tenho amor, perdão, misericórdia e a graça divina; imagino que isso seja o melhor que há em mim! O amor de Deus em mim é o melhor que posso ter dentro de mim, mas se eu não o tenho, preciso ter.

 

Se o outro vem com ódio e eu respondo com ódio, imagina que engodo não fica essa vida, que tragédia não fica, que sentimento de vingança vai se alimentando, se acumulando, vai se formando, e crescem todas essas situações duras e cruéis da vida humana: as invalidades eternas, brigas, confusões, divisões e separações.

 

Falta o Evangelho. Você pode saber que onde houver brigas, ofensas, faltou alguém fermentar ali o Evangelho. Entre duas pessoas ofendidas só pode crescer a ofensa; entre duas pessoas ressentidas e magoadas, só pode crescer o ódio, o rancor e os sentimentos negativos. Basta, no entanto, uma só ter o amor do Evangelho para expulsar aquilo de pior que o outro possa trazer.

 

“Você terá sempre saúde, bênção e proteção quando der Deus e o amor d’Ele àqueles que não lhe dão da mesma forma”

 

A receita da vida é essa: amar quem não nos quer bem, fazer o bem a quem nos faz o mal, orar e abençoar aqueles que nos amaldiçoam, e rezar por quem é desonesto, quem nos calunia e fala mal de nós.

 

Se fulano falou mal de você, abençoe ele evangelicamente, para que o mal dele não fique dentro de você, não vire um ranço, aquela coisa negativa, e possa corroer sua saúde mental, emocional e espiritual. Dê a ele aquilo que você tem. Se você tem Deus, dê Deus a ele; se você tem amor, dê amor a ele; se você tem perdão, dê perdão a ele, mas se lhe falta alguma dessas coisas, busque de verdade.

 

Tenho certeza que você terá sempre saúde, bênção e proteção de Deus quando der Deus e o amor d’Ele àqueles que não lhe dão da mesma forma.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O fio condutor do ensinamento de Jesus é: “Sejam misericordiosos, como o Pai de vocês é misericordioso”. As demais exigências aqui encontram sua raiz e motivação. E nos chocam. Parecem estranhas ou absurdas, pois em geral não estamos habituados à gratuidade que Jesus nos pede. Somos frutos da sociedade do intercâmbio, em que as trocas de bens se fazem mediante pagamento. O dinheiro funciona como última palavra, fechamento de negócios: mentalidade comercial. No entanto, Jesus rompe com esse modo de pensar e agir. Busca refrear o egoísmo interesseiro. Propõe aos discípulos do Reino um caminho de desapego e liberdade pessoal que se traduz em gestos concretos de amor. Só no Deus misericordioso encontraremos força e sentido para pôr em prática essas exigências de Jesus e do seu Reino.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, nosso Mestre, cada vez que nos deparamos com estes teus ensinamentos, nos sentimos ainda na superfície em relação ao teu Reino. São exigências que pedem de nós mudança radical de mentalidade e de atitudes. Ajuda-nos, Senhor, a assimilar e a praticar tua mensagem de amor e fraternidade. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 6,27-38 - Ser misericordioso não é ter atitude de "olho por olho"

 

Oração Inicial
No Evangelho, Jesus instrui seus discípulos e cada um de nós sobre a radicalidade do amor fraterno e nos convida a rever nossa capacidade de amar. “Amai vossos inimigos e fazei bem aos que vos odeiam”. É no amor aos inimigos e através da generosidade e gratuidade que a vida do cristão exprime a misericórdia semelhante à misericórdia de Deus.


No início desta leitura orante, abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós:

Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura? Quais são as orientações de Jesus?

“À luz das bem-aventuranças, Jesus assinala o modo de agir dos seus discípulos. Para os antigos, a vingança era um dever e, ao mesmo tempo, um prazer. Jesus ensina um modo diferente de vingança: perdoar e amar o inimigo. Perdoar não é covardia nem passividade, mas coragem. Jesus supera amplamente o humano e coloca um horizonte divino.

Por outro lado, as palavras de Jesus questionam nosso comportamento. Não sabemos amar os que nos amam e que prometemos amar “nos bons e maus momentos, na saúde e na doença”. O perdão generoso é o primeiro passo para amar. O Pai é infinito na misericórdia e pela misericórdia provamos que somos filhos deste Pai. Amar é desafio e graça. É a porta de entrada do Reino. ”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O amor é o maior imperativo da fé cristã! Parece um paradoxo, amar até o inimigo…, Jesus pede um amor sem limites, isto é, capaz de quebrar o muro da inimizade e reconstruir relações saudáveis pautadas no Evangelho. Qual a medida do meu amor? Coloco condições para amar? Apostar no amor e no perdão especialmente na família.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Motivados pela Palavra que meditamos, peçamos a graça de sermos construtores da paz na sociedade, em nossas famílias e nos ambientes de trabalho. Que a vivência do amor fortaleça nossos laços de fraternidade.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

O que é pedido à sua vida, aqui e agora? Ao concluir sua reflexão e sua oração, em quais realidades você percebe a necessidade de uma maior abertura? O que você pretende fazer para que isso aconteça? Que outro apelo a Palavra de Deus lhe faz hoje?

 

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.