sábado, 29 de maio de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Com que autoridade fazes essas coisas? – (Mc 11,27-33)

 

A autoridade do amor

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 29 DE MAIO de 2021 (sábado) 149 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

ONDE QUER QUE VÁ, VÁ COM O CORAÇÃO.

(Confúcio)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO GEÓLOGO

 DIA INTERNACIONAL DOS SOLDADOS DA PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS

 DIA MUNDIAL DA SAÚDE DIGESTIVA

 DIA DO ESTATÍSTICO

 DIA DO SOCIÓLOGO

 DIA DO GASTROENTEROLOGISTA

 DIA DA GENTILEZA

 DIA DA ENERGIA

 DIA DO IBEGEANO

 DIA DO MOTORISTA MILITAR

 DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) NO RIO DE JANEIRO-RJ

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA

 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Pedro do Turvo (São Paulo) Carmo (Rio de Janeiro) Santo Antônio de Jesus - São Felipe - Taperoá (Bahia) Uruguaiana - David Canabarro (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VITOR MENDES CONESSA (sobrinho São Paulo /SP) EDERLY MARIA BENITES PROENÇA (Lions Clube de Garça-Eq 01ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça /SP) LAYANNI SANTOS DE MARCO DA SILVA (Lions Clube de JUNQUEIROPOLIS CIDADE VERDE /SP) OSMAR GONÇALVES (Lions Clube de Osvaldo Cruz/SP)VALDECIR DA SILVA FERNANDES (Lions Clube de TUPÃ/SP) VERA LUCIA FERRO ROSSINO (Lions Clube de Guaraçai /SP) WILMA GALLARDO SILVA DO CARMO (DLC5-Lions Clube de Santos Oeste/SP) ERIK CESCO (Lions Clube de Santos /SP) ANA CLARA PICCININI (LEO Clube de JUNQUEIROPOLIS CIDADE VERDE /SP) SANDRO DAN (Lions Clube de Pontes e Lacerda /MT) BRUNO CABRERA TEIXEIRA DE SOUZA (Garça /SP) ANTONIO HERRERA (Indaiatuba /SP) ADRIANA ABUD (Sertãozinho/SP) JÚLIA MAGALHÃES DE ANDRADE (São Paulo /SP) CLAUDIO ZACHARIAS (Garça /SP) MARIA AQUEMI (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE SERTÃOZINHO CENTENÁRIOó1995ó25 ANOS (Distrito LC 6) 

 

 Santo do Dia 

■ SANTA ÚRSULA LEDOCHOWSKA

■ SANTA THEODÓSIA DE CONSTANTINOPLA

SÃO FERNANDO

SÃO PAULO VI

SÃO MÁXIMINO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Com que autoridade fazes essas coisas? – Mc 11,27-33

Jesus ensina e realiza diversas obras com autoridade. Essa autoridade lhe é concedida pelo Pai, pois Ele é o verdadeiro enviado de Deus.

 

- O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama (Sl 17,19s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Quem é fiel a Deus alegra-se por seguir o caminho reto e por deixar-se orientar pelas instruções divinas. Abramos os ouvidos e o coração para aceitar e praticar os ensinamentos do Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME ESPERTO NO TRATO COM OS INIMIGOS DO REINO, DE MODO A NÃO SER VÍTIMA DE SUAS CILADAS E DE SUAS INTENÇÕES PERVERSAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram da paz que desejais e vossa Igreja vos possa servir alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 29 de maio de 2021 Sábado da 8ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Incomodados com a notável influência de Jesus sobre o povo, os dirigentes pelejam para fazê-lo calar. São eles, porém, que, diante da sabedoria do Senhor, acabam emudecidos. 

 

1ª Leitura (Eclo 51,17-27) – Glorifico a quem me dá a sabedoria.   Leitura do Livro do Eclesiástico.:

 

17Quero dar-te graças e louvar-te, e bendirei o nome do Senhor. 18Na minha juventude, antes de andar errante, procurei abertamente a sabedoria em minhas orações; 19diante do santuário eu suplicava por ela, e até o fim vou procurá-la; ela floresceu, como a uva temporã. 20Meu coração nela pôs sua alegria; meu pé andou por um caminho reto, e desde a juventude segui suas pegadas. 21lnclinei um pouco o ouvido e a acolhi, 22e encontrei para mim abundante instrução, e por meio dela fiz grandes progressos: 23 por isso glorifico a quem me dá a sabedoria. 24Porque resolvi pô-la em prática, procurei o bem e não serei confundido. 25Minha alma aprendeu com ela a ser valente e na prática da Lei procurei ser cuidadoso. 26Levantei minhas mãos para o alto e me arrependi por tê-la ignorado. 27Para ela orientei a minha alma e na minha purificação a encontrei.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 19B(18)

 

Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração.

 

 

– 29 de maio de 2021 Sábado da 8ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Com que autoridade fazes essas coisas? (Mc 11,27-33)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- A palavra de Cristo ricamente habite em vós, / dando graças, por ele, a Deus Pai! (Cl 3,16s)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: 28“Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”. 31Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’ 32Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. 33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Submetamo-nos à autoridade de Jesus”

“Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 

(Marcos 11,28)

Jesus e Seus discípulos estão de novo em Jerusalém, e foi andando no templo que os sumos sacerdotes, os mestres da Lei, os anciãos, os grandes, os principais responsáveis pela religião judaica aproximaram-se de Jesus para questioná-Lo, para interrogá-Lo, para saber de onde vinha a autoridade d’Ele.

 

E que autoridade tinha Jesus? Autoridade sobre os espíritos impuros, sobre o maligno; a autoridade evangélica, a autoridade de curar, de abençoar e libertar. A autoridade do amor, do testemunho, a autoridade que faltava para muitos líderes religiosos, muitos deles corrompidos pelo amor ao dinheiro, pelos seus próprios interesses, muitos deles perdidos. E Jesus dava a graça de o povo se reencontrar com Deus pelo Seu poder e pela Sua autoridade. Os chefes tinham a autoridade do autoritarismo, mas a autoridade moral só quem nos dá é quem tem uma vida de testemunho, alguém que tem vivência, intimidade com Deus, que tem humildade para submeter-se a Ele.

 

“Se quisermos conhecer a verdade, precisamos submetermo-nos à autoridade de Jesus, porque a autoridade d’Ele vem de Deus”

 

Por isso estavam questionando de onde vinha a autoridade de Jesus. Ele, na Sua humildade e simplicidade, respondeu a pergunta deles com outra pergunta: “O batismo de João vinha dos homens ou do céu?”. O povo tinha grande amor e estima por João e pelos religiosos; e os chefes religiosos sabiam que não podiam responder de qualquer jeito ou dar qualquer resposta, porque se respondessem que vinha dos homens, seriam desacreditados, mais do que já eram pelo povo. Mas se respondessem que vinha de Deus, por que eles não seguiam? Já que era de Deus, por que não seguiam o que João orientou, formou e falou? Eles preferiram responder: “Não sabemos de onde vem”.

 

“Se vocês não sabem de onde vem a autoridade de João Batista, também não posso vos dizer de onde vem a minha autoridade. Porque, na verdade, se vocês querem me conhecer, procure a verdade” (cf. Marcos 11,33). A verdade não está na curiosidade ou na ironia com que eles queriam tratar a realidade.

 

Se quisermos conhecer a verdade, precisamos submetermo-nos à autoridade de Jesus, porque a autoridade d’Ele vem de Deus. A autoridade que Deus dá a Jesus é a mesma autoridade que Deus quer dar a nós também para que vivamos uma vida coerente, testemunhando o amor d’Ele que está em nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ao expulsar do templo os vendilhões, Jesus mexe com os brios das autoridades religiosas e civis, que lhe pedem conta de suas atitudes. Em nome da Lei, como se fossem juízes, os chefes usam de argumento com base no poder: “Com que autoridade fazes essas coisas?”. Em vez de discutir, Jesus contrapõe uma pergunta com base na prática religiosa deles. Faz emergir a figura de João Batista, que apontara o Messias e que era estimado pelo povo; os chefes, ao contrário, tinham eliminado o Batista. Por isso, cochicham entre si num esforço inútil de buscar consenso. Nada respondem. Preferem não se comprometer. Eles não têm nenhuma autoridade diante de Deus, pois não se converteram como o Batista havia pedido. Com classe, Jesus desarma os adversários. Sua autoridade vem de Deus, a suprema autoridade.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, os dirigentes te cercam para indagar-te com que autoridade expulsas do templo os comerciantes. Escapas da armadilha deles, evocando a figura de João Batista, que eles ignoraram. Em relação a ti, falta-lhes total boa vontade para te conhecer e seguir. Duros de coração! Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 11,27-33- Autoridade do amor

 

Oração Inicial

 

Jesus é o Messias enviado para libertar o povo de todo jugo do poder e da escravidão. Por isso, seu anúncio e sua prática se chocam com os interesses do sinédrio. Para compreendermos bem a Palavra que vamos meditar, peçamos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, na qual a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Procure compreender o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas, perguntas feitas… Quais são as palavras ou ensinamentos de Jesus? De onde vem a autoridade de Jesus, questionada pelos líderes religiosos do Templo? Qual a importância da missão de João Batista enquanto precursor do Messias?

 

“Os adversários de Jesus misturam-se à multidão, que ouve com carinho sua mensagem. Já na Galileia, surgiram algumas polêmicas; agora, os confrontos acontecem em Jerusalém. Estão ligados à atitude de Jesus, expulsando os vendilhões do Templo, mas visam a toda a autoridade de Jesus por si mesma. Jesus não responde a seus interlocutores, pois eles tinham o coração endurecido. Não estavam à procura da verdade. Jesus já havia dito que não se atiram pérolas aos porcos. O cerco se fecha sobre Jesus e não vai mais adiante porque o povo simples entendera e abraçara a sua causa. A multidão percebera que Jesus pregava com autoridade. E isso era suficiente. Essa mesma autoridade fazia falta a seus inimigos.”

 

2. Meditação (Caminho)

Como você acolhe em sua vida a libertação que o Senhor nos traz? Você reconhece que a autoridade de Jesus é divina e que Ele é o enviado do Pai? Quais sentimentos a Palavra despertou em seu coração?
Jesus ensina e realiza diversas obras com autoridade. Essa autoridade lhe é concedida pelo Pai, pois Ele é o verdadeiro enviado de Deus. Jesus age com o poder do próprio Deus em defesa da vida e em favor dos pequenos.

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o senhor lhe fez?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.