quinta-feira, 10 de maio de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.” - (Jo 16,16-20)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 10 DE MAIO DE 2018 (quinta-feira) 130º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O QUE É UM AMIGO? UMA ÚNICA ALMA HABITANDO DOIS CORPOS.”
(Aristóteles)

 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DO LÚPUS
DIA DA COZINHEIRA
DIA DA ARMA DA CAVALARIA
DIA DO CAMPO
DIA DA ASTRONOMIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaperuna (Rio de Janeiro) Doutor Severiano - Lagoa de Pedras - Riacho de Santana - Santana do Seridó - Tenente Ananias - Timbaúba dos Batistas (Rio Grande do Norte) Bom Jardim (Pernambuco) Lagoa Vermelha - Teutônia (Rio Grande do Sul) Agua Doce do Norte - Venda Nova do Imigrante (Espírito Santo) Maringá (Paraná) Santa Luzia (Bahia) Bom Jesus do Tocantins - Brejo Grande do Araguaia - Concórdia do Pará - Curionópolis - Dom EliseuOurilândia do Norte - Pacajá - Parauapebas - Portel - Rurópolis - Santa Maria das Barreiras - Santana do Araguaia - São Geraldo do Araguaia - São João de Pirabas - São João do Araguaia - Tailândia - Tucumã (Pará) Correia Pinto - Otacílio Costa - Santa Rosa de Lima (Santa Catarina) Bom Jesus do Tocantins (Tocantins)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  TEREZA VARELA (Lions Clube de Serra Negra /SP)VANDERLÉIA MARQUES PILLI (jornal Comarca de Garça /SP)CARMEM LIGIA PACCOLA CONEGRIAN (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) WILMA TAGAMI  (Garça /SP) MIRIAM DIONISIO (Garça /SP)JURANDIR LEÃO (Garça /SP)REGINA MARIA MUCCILLO (Garça /SP)Frei Roberto Luiz dos Santos (OFM - Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Marília/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CELIA BEATRIZ DE TOLEDO FERRIRA e MANOEL GERALDO DE FREITAS FERREIRAó1975ó43 ANOS (Marilia/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE LINS ó1959ó59 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTO ANTONIO DE FLORENÇA
SÃO DAMIÃO DE MOLOKAI
MARIA TERESA DE JESUS

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus, aleluia! (Sl 67,8s.20)
Embora entristeça os discípulos, a morte de Jesus será fecunda e princípio de uma presença nova e alegre: a de Cristo ressuscitado, poder e salvação de Deus e fundamento da nossa fé.
Oração
PAI, QUE O MEU TESTEMUNHO DE VIDA CRISTÃ SEJA TAL, QUE AS PESSOAS POSSAM “VERJESUS NAS MINHAS PALAVRAS E NOS MEUS GESTOS DE AMOR AO PRÓXIMO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, que fizestes o vosso povo participar da vossa redenção, concedei que nos alegremos constantemente com a ressurreição do Senhor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
10 de maio de 2018   5ª-feira da 6ª Semana da Páscoa
A Boa-Nova ultrapassa barreiras e chega a todos os povos, graças ao testemunho apostólico que suscita a alegria da fé no Ressuscitado.

 1ª Leitura - (At 18,1-8) -Paulo passou a morar com eles; trabalhava e discutia na sinagoga.Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas – Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.
4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.
7Então, saindo dali, Paulo foi para casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 97 (98)
O Senhor fez conhecer seu poder salvador
perante as nações.

Evangelho do dia
10 de maio de 2018   5ª-feira da 6ª Semana da Páscoa
"Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. - (Jo 16,16-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu não vos deixarei órfãos: eu irei, mas voltarei, e o vosso coração muito há de se alegrar (Jo 14,18).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos – 6“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Deixemos Deus alegrar o nosso coração
Deixemos Deus alegrar o nosso coração, consolar, confortar e transformar todo o nosso pranto, todas as nossas lágrimas!
“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”  (João 16,20).
Há uma alegria fútil e mundana das pessoas que se alegram por nada, que se alegram pelo vazio da vida, por qualquer coisa ou com o mal dos outros. É como diz a expressão: “Alegram-se até com a desgraça dos outros”.
Há uma alegria no mundo que zomba das pessoas, que é movida pelo álcool e pelos prazeres mundanos e passageiros. Isso, no entanto, não é alegria, mas futilidade, fuga do verdadeiro sentido de ser alegre.
O Pai é o Deus da alegria. Ele não é o Deus da tristeza. O Senhor não nos quer tristes; pelo contrário, a Sua Palavra está dizendo que Ele transforma nossa tristeza na alegria que vem do coração d’Ele; alegria de termos a paz e sabermos sofrer por causa d’Ele e por tantas outras situações. Assim, encontramos um motivo para nos alegrar e exultar, porque pertencemos a Ele.
Ainda que passemos pelo vale tenebroso da sombra da morte, ainda que experimentemos tanta aridez nessa vida, ainda que tenhamos que suportar tantas tribulações, porque é por meio delas que nos purificamos e abrimos as portas do Reino que Deus nos chama.
Não tenhamos medo das dificuldades, das provações, das situações adversas, porque o Senhor nos conduz em todas elas, e mesmo em meio às tristezas ou motivos para ficarmos tristes, a alegria do Senhor é a nossa força, é o nosso alimento e nos conduz no meio em que vivemos. Não nos iludamos, pois a alegria do mundo é uma alegria fugaz, momentânea e hipócrita. A alegria plena é aquela que vem do coração de Deus.
Deixemos o Senhor alegrar nosso coração, consolar, confortar e transformar todo o nosso pranto, todas as nossas lágrimas, naquela que vai ser a alegria sem fim, quando estivermos plenamente na Sua presença. Mas essa alegria não é só para a outra vida, pois estamos experimentando os frutos da ressurreição em nós. O fruto da ressurreição na nossa vida é a paz e a alegria que vem do coração de Deus.
Deus abençoe você!

ReflexãoPresença de Deus no mundo
AUTOR Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje em dia — à vista das desgraças que ocorrem em nosso mundo— é frequente a pergunta: "onde está Deus?". Jesus, de um modo misterioso, afirma que voltaremos a vê-lo, e que isso nos causará gozo. Além disso, nos mostrou o rosto de Deus: Ele é Pai.

O mundo não se escapa das mãos de Deus. Ele não exerce um "governo policial" (como nós acostumamos fazer), e sim providencial. Deus não é um "juiz". Como Pai prudente, Deus "deixa fazer", mas "não nos abandona". Isto quer dizer que respeita os dinamismos deste mundo (as leis da natureza e as decisões de nossa liberdade, inclusive as errôneas), mas—em sua infinita bondade e sabedoria— reconduz tudo à salvação da humanidade. Exemplos: César Augusto, Herodes, Pôncio Pilatos, mesmo atuando erroneamente, foram instrumentos providenciais ao serviço de nossa redenção…

—Jesus, gostaria de dizer a todos: não vamos inventar "deuses"; vamos deixar que Deus seja Deus, e confiar com gozo em seus "braços" de Pai.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Sou otimista?
- Como encaro o sofrimento?
- Transmito Paz, Alegria?
- Lembro-me de rezar nos momentos difíceis?
- Penso em Deus nas horas alegres?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 16,16-22 – A tristeza será transformada em alegria
Preparo-me para a Leitura Orante, recordando-me das palavras dos bispos, em Aparecida:
“O chamado que Jesus, o Mestre faz, implica numa grande novidade. Na antiguidade, os mestres convidavam seus discípulos a se vincular com algo transcendente e os mestres da Lei propunham a adesão à Lei de Moisés. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). (DAp 131).
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Jo 16,16-20, e observo as recomendações de Jesus.
E Jesus disse:
- Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente.
Alguns dos seus discípulos comentaram:
- O que será que ele quer dizer? Ele afirma: "Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente". E diz também: "É porque vou para o meu Pai". O que quer dizer "pouco depois"? Não entendemos o que isso quer dizer.
Jesus, sabendo que eles queriam lhe fazer perguntas, disse:
- Eu afirmei que daqui a pouco vocês não vão me ver mais e que pouco depois vão me ver novamente. Por acaso não é a respeito disso que vocês estão fazendo perguntas uns aos outros? Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria.
 Refletindo
Jesus faz referência a uma outra missão ausência, mas também de retorno, de morte e ressurreição. A Ressurreição de Jesus Cristo demonstra que a vida é mais forte do que a morte. É a presença do Espírito traz ânimo, força e alegria para quem crê no Projeto de Deus. o do Espírito Santo: transformar nossa tristeza em alegria, a dor em festa.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Como enfrento os momentos de provação: de dor, tristeza, solidão? Lembro-me de que, no Projeto de Deus, tudo isto vai ser transformado em alegria, desde que eu tenha fé e acredite na ação de Deus em minha vida? Para viver neste clima peço ajuda a Deus:.
Espírito santificador, a ti consagro a minha vontade:
Ajuda-me a dizer "sim" ao Projeto de Deus para a minha vida.
Dá-me a fortaleza.
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com o Bem-aventurado Alberione, a adesão à vontade de Deus:  
Senhor, não sei o me acontecerá hoje.
Só sei que nada poderá me acontecer
sem que o tenhas previsto
E permitido para o meu bem,
E isto me basta.
Adoro os teus desígnios eternos e impenetráveis.
Aceito-os de todo o coração, por teu amor.
Ofereço-te todo o meu ser, unindo-me ao sacrifício de Jesus.
Em seu nome e pelos seus méritos, peço-te a graça de assumir,
Com amor, as horas difíceis e a tua vontade,
a fim de que tudo resulte para o meu bem,
e para a tua maior glória. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar será consequência do meu “assumir o estilo de vida de Jesus e suas motivações (cf. Lc 6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas..."
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.