sábado, 2 de fevereiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Meus olhos viram a tua salvação. - (Lc 2,22-40)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 FEVEREIRO  CARNAVAL  
 GARÇA/SP, 02 DE FEVEREIRO DE 2019 (sábado) 033º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE QUER VIVER UMA VIDA FELIZ, AMARRE-SE A UMA META, NÃO ÀS PESSOAS NEM ÀS COISAS.
(Albert Einstein)

 Datas Comemorativas 
■ DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA
DIA DO AGENTE FISCAL
DIA DE IEMANJÁ (SP)
DIA DOS OFICIAIS DOS QUADROS COMPLEMENTARES DA MARINHA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itu (São Paulo) Candeias (Bahia) Colinas (Bahia) Jacaraú - São João do Tigre (Paraíba) Jequia da Praia - Olivença (Alagoas) Xavantina (Santa Catarina) Tapira (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: FAUZE RABAH (Motoppar-Garça /SP) ALINE F. BATISTA DE OLIVEIRA (EQUIPE 13 ENS de SCHOENSTATT Setor de Garça/SP)LUIZ GUSTAVO JOLLO (Refrigeração Garça-Garça /SP) MARIA (Tutu) HEDWIRGES GERZELI LIMA (Garça /SP) NAZARÉ RIBEIRO (Garça/SP)SAMIRA BRITO (Garça/SP)ROBERTO SELLA (Garça/SP) RAIANE DANTAS DO NASCIMENTO (Professôra-Garça /SP) GLORIA UYENO KOMATSU (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VERA CONFORTI MODELLI e GUIDO MODELLIó(sócio fundador do Lions Clube de Marilia /SP)DELMAR ROCHA HENRIQUE e HÉLIO HENRIQUEó(Lions Clube de Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. WAGNER ANTONIO MONTOZó1991ó28ANOS (Pároco da Paroquia Nossa Senhora das Graças de Pacaembu /SP)Pe. MAURICIO PEREIRA SEVILHAó2002ó17ANOS (Pároco da Paroquia São João Batista de Marília e Chanceler do Bispado-Marília /SP)

 Santo do Dia 
■ APRESENTAÇÃO DO SENHOR
MARIA DOMENICA MANTOVANI
SÃO CORNÉLIO

- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio de vosso templo. Vosso louvor se estende, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).
■ Cumprindo a lei mosaica, José e Maria levam Jesus ao templo e lá oferecem seu primogênito ao Senhor. Simeão e Ana reconhecem-no como o Messias esperado. Celebrando o 23º Dia Mundial da Vida Consagrada, rezemos pelos religiosos e religiosas que doam sua vida ao anúncio do evangelho. 
– Oração 
“PAI, A EXEMPLO DE SIMEÃO E DE ANA, FAZE-ME PENETRAR NO MAIS PROFUNDO DO MISTÉRIO DE TEU FILHO JESUS, E TORNA-ME PROCLAMADOR DA SALVAÇÃO PRESENTE NA NOSSA HISTÓRIA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as nossas súplicas. Assim como o vosso Filho único, revestido da nossa humanidade, foi hoje apresentado no templo, fazei que nos apresentemos diante de vós com os corações purificados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sábado da 3ª Semana      Do Tempo Comum - 02 de fevereiro de 2019 APRESENTAÇÃO DO SENHOR 
Jesus, o rei da glória, apresenta-se a nós na fragilidade de uma criança, que virá a se tornar sinal de contradição para muitos. Ele é a luz que veio iluminar o mundo inteiro. 

1ª Leitura (Ml 3,1-4) – O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo.  Leitura da Profecia de Malaquias:

Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? 
Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 
3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. 
4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 23 (24)
O rei da glória é o Senhor onipotente!

2ª Leitura (Hb 2,14-18) – Jesus devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos.  Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 14visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão.
17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo-sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
– Sábado da 3ª Semana      Do Tempo Comum - 02 de fevereiro de 2019 APRESENTAÇÃO DO SENHOR 
Meus olhos viram a tua salvação. - (Lc 2,22-40)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Sois a luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo (Lc 2,32). 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.
24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. 
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.
36Havia também uma pro­fe­tisa, chamada Ana, filha de Fa­nuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Que nós nos apresentemos ao Senhor e, assim, pertenceremos a Ele”
Assumamos diante do Senhor que pertencemos a Ele, que somos a Sua propriedade e queremos levar a vida em Seu nome!
Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor”. Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor(Lucas 2,22-23).
Hoje, celebramos a Festa da Apresentação de Jesus. Ele era uma criança e estava com 40 dias de nascido. Seus pais o levaram ao Templo de Jerusalém para ser apresentado a Deus.
A apresentação é, na verdade, uma entrega, uma consagração. Porque se a lei prescrevia que todo primogênito do sexo masculino deveria ser consagrado a Deus, nesse sentido, a consagração quer dizer entrega, pertença. Entrego aquilo que Deus me deu, para que Ele mesmo marque, unja e diga: “É propriedade do Senhor, pertence a Mim”.  
Nossos pais, também, nos apresentaram ao Senhor. Éramos ainda crianças quando fomos batizados e, mesmo que nossos pais e padrinhos não tenham prestado toda a atenção na riqueza dos significados e, hoje, nós também, muitas vezes, não prestemos a atenção e não permitamos que cresça aquilo que o Batismo realiza em nossa vida, no momento do Batismo houve uma verdadeira consagração, uma verdadeira entrega nossa a Deus.
Então, hoje, é dia de nos apresentarmos a Deus. A melhor forma de nos apresentarmos a Ele é assumirmos a nossa consagração, a nossa entrega, o nosso Batismo. Pois, o Batismo não somente nos lavou da marca do pecado original, conferindo a nós o dom do Espírito quando Ele fez morada em nós, como, também, nos ungiu.
A unção com o óleo dos catecúmenos que o sacerdote passa no peito de cada criança, e o faz com muito amor e dizendo: “É do Senhor, está marcado para ser de Deus”, marca a nossa pertença a Deus. Como seria bom se olhássemos com o olhar da fé essa marca indelével, eterna de Deus que está em nós.
Essa marca que está em nós precisa frutificar, ou seja, produzir frutos. Como podemos assumir a consagração a Deus? Primeiro, tomarmos a consciência de que somos consagrados e pertenças de Deus; depois, vivermos no mundo como um consagrado, sabendo que precisamos viver diferente e fazendo a diferença.
Porque, uma vez que fomos escolhidos e apresentados para sermos de Deus, necessitamos viver como pessoas d’Ele. Precisamos viver como filhos(as) de Deus no mundo em que estamos e fazermos com que a unção não seja apenas uma marca do passado, mas seja, de fato, a graça presente e atuante na nossa vida em tudo aquilo que fizermos e realizarmos.
Hoje, assumamos diante do Senhor que pertencemos a Ele, que somos a Sua propriedade e queremos levar a vida em Seu nome. E, em tudo aquilo que fizermos e realizarmos, levaremos o nome d’Ele e, assim, consagraremos as nossas crianças, nossos filhos para que sejam d’Ele e assumam a Sua graça na vida deles.
Deus abençoe você!

– Reflexão - A Apresentação do Senhor no Templo de Jerusalém
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, quarenta dias depois do Natal, Maria e José levam o Menino ao Templo para oferecê-lo ao Senhor. Simeão e Ana, inspirados por Deus, reconhecem em Jesus ao Messias tão esperado por Israel e profetizam sobre Ele. Neste mistério —simples e solene— a Igreja celebra a Cristo, o Consagrado do Pai, primogênito da nova humanidade.

A Sagrada Família cumpre o que prescrevia a Lei: Purificação da mãe, oferenda do primogênito a Deus e seu resgate através de um sacrifício. O “mensageiro da Aliança” entra em sua casa e se submete à Lei; vai a Jerusalém para entrar —obedecendo— na casa de Deus; vem como novo "sumo sacerdote", compassivo e fiel, para expiar os pecados do povo. Sendo ainda criança começa a avançar pelo caminho da obediência, que percorrerá até as últimas conseqüências.

—Maria escuta que uma “espada” de dor traspassará sua alma: Sua missão não acabaria na Encarnação, senão que se completaria com sua amorosa participação na morte do Filho.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
A festa da Apresentação do Senhor ocorre 40 dias após o Natal.
Recorda o texto bíblico em que Maria apresenta Jesus no Templo (cf. Lc 2,22-40).
A Lei de Moisés determinava a purificação da mãe e o resgate do primogênito (Lv 12,1-8; Ex 13,1-2).
Lucas não fala de resgate, mas de apresentação: Jesus é apresentado (entregue) publicamente a Deus.
Simeão chamou Jesus de “luz para iluminar as nações” (v. 32), expressão que gerou o costume de se realizar, com velas bentas e acesas, uma procissão antes da missa.
E a festa recebeu outros títulos, como Nossa Senhora das Candeias ou da Candelária, ou Nossa Senhora da Luz.
Atualmente, mães e pais continuam apresentando seus filhos na igreja, para a recepção dos sacramentos da iniciação cristã.
E todos somos convidados a caminhar rumo ao encontro com o Senhor.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor I. Patrícia Silva, fsp,
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/      
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 2,22-40 - Apresentação do Senhor
Oração Inicial
- A nós todos,  que nos encontramos neste espaço,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando,
em sintonia com todos:
Inspirai-me, Espírito Santo, para que eu pense santamente!
Impulsionai-me, Espírito Santo, para que eu trabalhe santamente!
Movei-me, Espírito Santo, para que eu ame santamente!
Fortificai-me, Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo!
Guardai-me, Espírito Santo, para que jamais perca o que é santo!
(Santo Agostinho)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que a Palavra diz? 
Leio, na Bíblia, o texto Lc 2,22-40.
Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor." Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor. Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse:
- Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz.
Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos:
uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel.
O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
- Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria.
Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galileia, para a casa deles na cidade de Nazaré. O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.
Refletindo
Alguns aspectos merecem ser destacados neste texto:
1º Observo Jesus recém-nascido. Aparentemente em tudo é semelhante aos outros. Mas, não passa despercebido: O Espírito Santo abre os olhos da fé ao velho Simeão, que se aproxima e, tomando o Menino nos braços, reconhece nele o Messias. Este Menino, profetiza Simeão, será "sinal de contradição".
2º Para a Mãe surpresa, Simeão prediz que a salvação acontecerá através do sofrimento – “espada afiada” -  do qual  também ela participará.
3º O tema da oferenda mistura-se com o tema da luz: “uma luz para mostrar o caminho a todos”. O Menino será luz das gentes e glória de Israel. Assim, Maria se revela como um candelabro que apresenta Jesus, "Luz do mundo".
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que a Palavra diz para mim?
Os bispos, na Conferência de Aparecida, afirmaram: " Nestes últimos tempos, Ele nos tem falado por meio de Jesus seu Filho (Hb 1,1ss), com quem chega a plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a ser santos (cf. Ef 1,4-5)." (DAp130).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
A Palavra me motiva a fazer, hoje, uma prece a Maria.
Ó minha Mãe, Maria,
neste momento, a luz do teu Filho Jesus  brilhou diante de meus olhos,
iluminou minha mente e se acendeu no meu coração.
Quero também ser, como tu és,
um candelabro para que a Luz brilhe na minha casa,
na minha família, 
no meu trabalho,
por onde eu passar,
em todos os ambientes de comunicação,
em todo o mundo.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Iluminado/a pela Palavra, no dia de hoje, vou comunicar a luz de Deus em cada encontro, em cada palavra, a cada situação. Como a luz afasta toda escuridão, vou  colaborar para que todo medo, dúvida, injustiça ou conflito sejam esclarecidos e substituídos pela  graça e pela paz de Deus.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.