sábado, 19 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Transfigurou-se diante deles. – (Mc 9,2-13)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 19 DE FEVEREIRO de 2022 (SÁBADO) 050º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A FORÇA MAIS POTENTE DO UNIVERSO É A FÉ."

(Santa Madre Teresa)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO ESPORTISTA

DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA NO FUTEBOL

DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Osasco – Severínia - Taboão da Serra- Tapiraí - Turiúba (São Paulo) Rio Grande (Rio Grande do Sul) Tangará (Santa Catarina) Nossa Senhora do Socorro (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GUSTAVO DOMONT (LEO Clube Paranaíba /MS)RONEY PAULO DOS SANTOS LIMA (Lions Clube de Iacri /SP) TADEU SOUZA (LD-3 DMLD- Lions Clube Passo D'AREIA-Osório /RS) LAURA SANTIAGO DOS SANTOS (Marilia /SP)CHRIS PITARELO CAVALCANTE (Clinica Gerar Sorriso - Adamantina /SP)MÁRCIA APARECIDA ALMEIDA VENDRAMIN (Casas Pernambucanas-Araçatuba /SP)SILVANA VITORINO (Garça /SP)  

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO GABINo  

SÃO CONRADO DE PLACÊNCIA  

 SÃO Bonifácio de Lausanne

Beato de Liébana

José Antônio de Maria Ibiapina

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : O relato da transfiguração de Jesus antecipa a glória futura de Jesus=> Lá, ele foi transfigurado diante deles – Mc 9,2-13

 

 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Com a língua “bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à imagem de Deus”. O Senhor nos ensine a saber o que dizer, quando preciso, e a silenciar, quando isso for o melhor a fazer.

 

– Oração 

 

Ó DIVINO ESPÍRITO, ENSINA-ME TUDO QUANTO JESUS ENSINOU. DÁ-ME INTELIGÊNCIA, MEMÓRIA, VONTADE E CORAÇÃO GENEROSO PARA CORRESPONDER AOS TEUS CONVITES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 19 de fevereiro de 2022 - Sábado da 6ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus é o fiel e confiável intérprete das Sagradas Escrituras. Sua Palavra nos faz viver. Escutemo-lo de coração aberto. 

 

1ª Leitura (Tg 3,1-10) – A língua, nenhum homem consegue domá-la.  Leitura da Carta de São Tiago:

 

1Meus irmãos, não haja muitos que queiram ser mestres! Sabeis que nós, os mestres, estamos sujeitos a julgamento mais severo, 2pois todos nós tropeçamos em muitas coisas. Aquele que não peca no uso da língua é um homem perfeito, capaz de refrear também o corpo todo. 3Se pomos um freio na boca do cavalo para que nos obedeça, conseguimos dirigir o seu corpo todo. 4Reparai também nos navios: por maiores que sejam e impelidos por ventos impetuosos, são, entretanto, conduzidos por um pequeníssimo leme na direção que o timoneiro deseja. 5Assim também a língua, embora seja um membro pequeno, se gloria de grandes coisas. Comparai o tamanho da chama com o da floresta que ela incendeia! 6Ora, também a língua é um fogo! É o universo da malícia! Fazendo parte dos nossos membros, a língua contamina o corpo todo e, atiçada como está pelo inferno, põe em chamas o ciclo de nossa existência! 7Com efeito, toda espécie de feras, de aves, de répteis e de animais marinhos pode ser domada e tem sido domada pela espécie humana. 8Mas a língua, nenhum homem consegue domá-la: ela é um mal que não desiste e está cheia de veneno mortífero. 9Com ela bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à imagem de Deus. 10Da mesma boca saem bênção e maldição! Ora, meus irmãos, não convém que seja assim.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 11(12)

 

Com certeza, ó Senhor, nos guardareis!

 

 

– 19 de fevereiro de 2022 - Sábado da 6ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Transfigurou-se diante deles.   (Mc 9,2-13)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: / Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! (Mc 9,7)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” 12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para colocar tudo em ordem. Mas como dizem as Escrituras que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? 13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

“... Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”

(Marcos 9,2-3.6-7).

 

Jesus, quando chegou o tempo em que o senhor sofreria uma desfiguração cruel, em sua paixão e morte, e notando que seus discípulos tinham dificuldade para acreditar que iria ressuscitar, ofereceu a alguns deles a experiência da sua transfiguração.

Assim, conseguiram perceber o mistério divino que se escondia por detrás da sua figura humana, Isso lhes daria possibilidade de testemunhar que nenhuma desfiguração iria destruir a beleza da sua natureza divina.

Ao seu lado estavam Moisés, que representava a lei, e Elias, que representava os profetas, confirmando que o senhor era de fato o Messias prometido, que viera realizar todas as promessas feitas por Deus.

Os três apóstolos ouviram também a voz de Deus Pai, declarando que o senhor era o seu Filho querido, cuja palavra devia ser ouvida e seguida.

Certamente, essa experiência única ajudou os discípulos a superarem o escândalo da cruz e a esperarem, contra toda esperança, que a maldade e a morte não teriam a vitória definitiva sobre o senhor.

 

Senhor, embora vivamos num tempo em que o importante é a figuração ou a imagem que exibimos, ainda há muita gente desfigurada, seja pelos próprios pecados, seja como vítima dos pecados alheios.

Por detrás do visual sorridente, há muita dor e até desespero.

Assim como fez com seus apóstolos, faça com que tenhamos confiança de que, junto ao senhor, é possível ser transfigurado interiormente, apesar de toda a aparência de desfiguração.

O seu perdão, a sua cura e o seu amor por nós é mais forte do que todas as provações da nossa vida.

Que possamos estar atentos à sua Palavra e sentir-nos também amados por seu Pai, para termos força de continuar cumprindo nossa missão de cada dia..

 

Maria santíssima, a senhora participou de perto da desfiguração do seu Filho, torturado, coroado de espinhos e pregado na cruz. Mas, a sua fé e o seu amor contemplavam para além da aparência a beleza daquele rosto, tantas vezes acariciado por suas mãos. Toque carinhosamente em cada um de nós e ajude-nos a transfigurar cada ato da nossa existência. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus decide tomar três discípulos e subir a montanha. Lá acontece algo extraordinário: transfigura-se diante deles. Com essa cena, Jesus manifesta-se na plenitude da sua condição humano-divina. Em Jesus, Deus revela sua glória e seu poder salvador. Pedro gostou do que estava acontecendo e pede para perpetuar a permanência em cima da montanha: “é bom estarmos aqui!” Nessa cena, os discípulos descobrem a importância da contemplação, a qual deveria levar a uma vivência mais fraterna e solidária. Símbolo da presença divina, a nuvem anuncia: este é meu filho amado, escutem-no. A transfiguração é uma exortação para que escutemos Jesus e sigamos seus ensinamentos, que estão sempre no sentido de defesa da vida. Como seria diferente a realidade se nos deixássemos conduzir pelas suas palavras, as quais apontam para as realidades do Reino de Deus.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 9,2-13 - Jesus se transfigura

 

Oração Inicial


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

 

Faço o Sinal da Cruz deixando a Trindade habitar em mim.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos.

“Quem é esse Jesus que estamos seguindo? Os discípulos já tinham uma primeira resposta: é o Cristo, o Messias. Mas seu messianismo é o descrito pelo profeta Isaías, o do servo sofredor. Assim, segui-lo é renunciar a si mesmo e seguir o mesmo caminho dele. Na montanha, três discípulos fazem uma experiência muito especial. Eles têm uma revelação de quem é Jesus. Eles o viram transfigurado de branco, conversando com Elias e Moisés, os quais representam os livros sagrados: a Lei e os Profetas. E se viram no meio de uma nuvem, que é sinal da presença de Deus. E ouviram o Senhor dizendo: “Este é o meu filho amado”. Jesus é o Filho amado de Deus, o prometido nas Escrituras”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio do texto. Deixe Ele habitar em você com sua Luz, sua ternura e seu amor.

 

 

3.Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho?

 

Bênção

 

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amém.