sexta-feira, 8 de março de 2019

ERA UMA VEZ... Padre Valdo


Padre Valdo Bartolomeu de Santana
Pároco da Paroquia 
Santo Antonio de Junqueirópolis 

A BICICLETA DE DEUS

Era uma vez em uma noite quente de verão tardio, um jovem que foi falar com um velho sábio:
- Mestre como pode ter certeza que eu estou gastando minha vida direito? Como posso ter certeza de que tudo que faço é o que Deus me pede para fazer?
O velho sábio sorriu satisfeito e disse:...
- Uma noite eu fui dormir com o coração muito aflito, eu estava tentando, sem sucesso, de responder a essas perguntas. Foi então, que eu tive um sonho... Sonhei  com uma bicicleta com dois selins. Vi que a minha vida era como uma corrida de bicicleta para duas pessoas: Uma bicicleta também.
- E vi que Deus estava sentado no selim atrás de mim e... me ajudava a pedalar.. Mas aconteceu que Deus me disse para trocar de lugar... eu concordei... Mas a partir desse momento a minha vida nunca mais foi a mesma.
- Deus tinha transformado a minha vida... feliz e emocionante. Mas... o que aconteceu desde que trocamos de lugar? Percebi que quando eu estava dirigindo, eu sabia o caminho. E tudo era descontado,  chato e previsível. Mas quando Deus começou a guiar, tudo era diferente...
- Ele conhecia  lindos atalhos, subindo as montanhas, por lugares rochosos em alta velocidade...Eu continuava sentada no selim...Tudo era maravilhoso!!!O vento no rosto e Deus que continuava a dizer:
- Pedala, pedala!
Às vezes  me preocupei, e quando fiquei ansioso  perguntei:
- Senhor, mas para onde me estás levando?
Ele apenas sorriu e não respondeu.
Entretanto, eu não sei como, comecei a confiar. Logo eu esqueci da minha vida “chata” e entrei na aventura, e quando eu dizia: - Senhor, estou com medo...», Ele se voltava para trás, tocava a minha mão e imediatamente  uma grande serenidade substituia o medo.
“Ele” me levou....
Pessoas deram seus presentes para levar comigo ao longo do caminho.
A minha viagem, ou seja, de Deus e minha. E partimos.
Deus me disse:
-Entregue os presentes... são bagagem a mais, muito peso.
Então, comecei a doar os  presentes às pessoas que encontrávamos, e percebi  que em dar presentes... era eu que RECEBIA, e o nosso fardo era mais leve.
No começo eu não confiava “NELE”, no comando da minha vida. Pensei que levaria ao desastre. Mas “ELE” conhecia os segredos da bicicleta, sabia como incliná-la para lidar com curvas fechadas, pular para superar lugares cheios de pedras, voar para encurtar os caminhos difíceis.
E eu estou aprendendo a ficar calado...
E a pedalar nos lugares mais estranhos, e eu começo a apreciar o panorama ao redor e a brisa fresca no rosto com  um companheiro de viagem MARAVILHOSO, meu Deus.
E quando eu tenho certeza... de não aguentar mais para prosseguir em  frente, nao consigo avançar...
”ELE” apenas sorri e diz:
- Não se preocupe, EU guio, você pedala!

Reflexão:
Essa história que nos encoraja ao abandono confiante nos braços de Deus.
A vida é como pedalar uma bicicleta. Você só cai se parar de pedalar!!!
Coloquemos a nossa vida nas mãos de Deus.
E pedalemos.
Pense nisso!!!!!!


–■COMECE O DIA FELIZ!■–Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão. - (Mt 9,14-15)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE  CARNAVAL  
 GARÇA/SP, 08 DE MARÇO DE 2019 (sexta-feira) 067º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TUDO SÃO FLORES, MAS SÓ A MULHER É VIDA E O AMOR.
(Ricardo V. Barradas)

 Datas Comemorativas 
■ DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Dia Mundial da CÔR
Dia Internacional das Nações Unidas para os Direitos da Mulher e pela Paz Internacional
Dia Mundial do RIM
Dia Mundial da CIÊNCIA
 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Presidente Venceslau - Tietê (São Paulo) Ouro Fino (Minas Gerais) Marechal Deodoro (Alagoas)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  VERA LUCIA EVANGELISTA CAPARROZ (Eq 05 “ENS de Fátima” Setor de Garça /SP) DOMINGOS TONON (Eq 10 “ENS das Famílias” Setor de Garça /SP)ELZA INÊS CORDEIRO SERAGUCI (Supermercado Seraguci - Garça / SP) GILSON RINALDI DE CARVALHO  (Brasília /DF) VITORIA Z. FERREIRA (filha do Fabio DBG Presidente Prudente /SP)Ana Lucia Beguine (Garça / SP) PDG ROBERTO FARIAS DUNGA (DLD8-Lions Clube de Porto União /SC)PDG ROBERTO LUIS DOTTO (DLC6-Lions Clube de Catanduva /SP)DG PEDRO CRISÓSTOMO (D115 CS-Lions Clube de Castelo Branco/Portugal)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA e FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE GUARARAPESó1964ó55ANOSó (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
■ SÃO JOÃO DE dEUS

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
- O Senhor me ouviu e teve compaixão. O Senhor se tornou o meu amparo (Sl 29,11).
■ Na Quaresma, somos chamados a trilhar um caminho de conversão marcado pelo jejum, entendido não só como abstinência de alimento, mas sobretudo como ações em favor dos mais pobres e necessitados.
– Oração 
“PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE ENTREGAR-ME TOTALMENTE AO SERVIÇO DO REINO, SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA ALÉM DE SABER-ME AMADO POR TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresmas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sexta-feira DEPOIS DAS CINZAS da Quaresma – 08 de março de 2019
A justiça e a glória do Senhor caminham à frente dos que fazem sua vontade. Como amigos de Jesus, noivo da humanidade, abramos nossa alma penitente e nosso coração arrependido para a Palavra da vida. 

1ª Leitura (Is 58,1-9a) – Acaso é este o jejum que aprecio?  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 3“Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignoraste, quando nos humilhávamos?” — É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas.
Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. 
5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor?
6Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”.   
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 50 (51)
Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!


Evangelho do dia
– Sexta-feira DEPOIS DAS CINZAS da Quaresma – 08 de março de 2019
Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão. - (Mt 9,14-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; / então o Senhor, nosso Deus, convosco estará! (Am 5,14)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram:
“Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Façamos jejum nos dedicando à graça da oração e da caridade”
“O jejum tem um significado purificador e renovador”
É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas. Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no Céu. Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica?
(Isaías 58, 4-5).
Faz parte das práticas penitenciais do tempo da Quaresma e da vida de um cristão: a prática do jejum.  Ele é uma excelente mortificação para a alma, para o corpo e para o Espírito. Ele é uma resposta que damos à escravidão dos prazeres que, muitas vezes, vivemos na sociedade; inclusive, o prazer de comer, dos sentidos e assim por diante.
Jejuar é colocar um freio nos nossos apetites que, por vezes, se tornam imoderados; é mesmo uma forma de moderação interior.
Agora, se levarmos o jejum apenas como sacrifício para a fé, ele não terá nenhum valor. O sacrifício pelo sacrifício é apenas um sacrifício. Pessoas que jejuam porque querem emagrecer e estarem bem de saúde é outra coisa. Já, aqui, falamos do jejum em sua dimensão espiritual, como forma de oração e de relação com Deus.
É a dádiva que oferecemos a Deus. Assim como oferecemos a Deus a nossa vida, agora oferecemos a Ele o nosso coração, as nossas inclinações; oferecemos o nosso “apetite” de vida para Deus. Por isso, o jejum deve ser feito não apenas deixando de fazer um refeição, e sim nos oferecendo a Deus.
Jejuar tem um significado purificador e renovador. Veja bem, na Primeira Leitura que ouvimos hoje, Isaías nos diz: “Esse é o jejum que me agrada? Passar um dia se mortificando? Sendo que, neste dia, vocês promovem brigas, litígios, desentendimentos e conflitos”.
O jejum é para nos purificar dos conflitos não resolvidos dentro de nós, e não são poucos. Muitas vezes, não brigamos externamente com o outro, mas dentro de nós temos muitas coisas mal resolvidas uns com os outros. Jejuar é o remédio para nos purificar do nosso orgulho e da nossa soberba. É o remédio para nos colocar na via da humildade; nos ajudar a reconhecer onde precisamos melhorar, rever, onde, de fato, precisamos dialogar e, sobretudo, ouvir.
O jejum é para “frear” o nosso orgulho e nossas imoderações interiores. Então, espiritualmente, tem um valor muito sagrado. Façamos jejum hoje e nos dias da Quaresma (que nos são possíveis) com este espírito, graça: dedicarmo-nos à oração para nos purificarmos daquilo que tanto precisamos.
Por outro lado, o jejum é sempre ligado à caridade. Ora, aquilo que deixamos de comer, simplesmente não deixamos por si só, pois precisamos nos lembrar, nos recordar e tomar consciência daqueles que não têm o que comer. Existem pessoas que jejuam todos os dias da vida, mas são incapazes de ajudarem a um pobre, a um faminto. A carne que deixamos de comer hoje, é a carne com qual podemos alimentar quem não a tem quase nenhum dia da vida.
O jejum é para acender, em nós, a lâmpada da caridade que, muitas vezes, está apagada, porque estamos preocupados apenas com as nossas coisas. 
Deus abençoe você!

– Reflexão - A tradição do jejum
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, começamos a Quaresma, lembrando-nos dos quarenta dias de jejum que o Senhor viveu no deserto antes de dar inicio à sua missão pública. Igual que Moisés antes de receber as Tabuas da Lei, ou igual que Elias antes de encontrar o senhor no monte Horeb, Jesus orando e jejuando preparou a sua missão, cujo inicio foi um duro enfrentamento com o tentador.

As Sagradas Escrituras (desde o mesmo “Gênesis”) e toda a tradição cristã ensinam que o jejum é uma grande ajuda para evitar o pecado e tudo o que induz a ele. Por isso, na historia da salvação encontramos em varias ocasiões o convite a jejuar. No Novo Testamento, Jesus indica a razão profunda: o jejum da vontade própria permite cumprir a vontade do Pai celestial.

—Se Adão desobedeceu a ordem do Senhor de “não comer da arvore da ciência do bem e do mal”, com o jejum eu desejo submeter-me humildemente a Deus, confiando na sua bondade e misericórdia.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus se apresenta como o noivo que desposa a comunidade e convida todos a viverem esta festa sublime.
E a festa é justamente a presença dele, de suas obras em favor dos menos favorecidos.
 A festa da renovação de mentalidade. Momento de reconhecer que não é o acúmulo de obras que apressa a vinda do Messias. Jesus já está presente como expressão viva do infinito amor de Deus.
É preciso entrar em comunhão com ele.
Portanto, nem jejum nem luto, mas festa jubilosa porque Deus está conosco. A resposta de Jesus não desvaloriza nem anula a prática do jejum. ‘
Mas é preciso não se deter em ações que desviam o foco do que é mais importante: no centro estão Jesus e seus ensinamentos.
Nessa nova realidade, mais importante do que o jejum é acolher Jesus, presente também na vida do outro.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Ir. Patrícia Silva, fsp
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,14-15 - Estar com Jesus é uma festa!
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante,
em rede com todos os demais que, pela internet rezam,
com a oração de Tagore::
Dia após dia, Senhor de minha vida,
ficarei diante de ti,
face a face!
De mãos juntas, ficarei diante de ti, Senhor,
de todos os mundos,
face a face!
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? Leio com calma o Evangelho de hoje, na Bíblia: Mt 9,14-15.
Então os discípulos de João Batista chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os discípulos do Senhor não jejuam?
Jesus respondeu:
- Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!
REFLETINDO
O texto diz que Jesus vem trazer clima de festa, de alegria. O jejum que ele pede não é como o fazem os fariseus. O jejum que ele quer é um coração arrependido, é a atitude de perdão e de partilha do que se tem com os mais necessitados. Estar com Jesus é uma festa!
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim?
Procurarei vivenciar o jejum recomendado por Jesus com atitudes de perdão e de partilha.
MEDITANDO
Como bem disseram os bispos em Aparecida:“ Quando cresce no cristão a consciência de se pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro. A missão não se limita a um programa ou projeto, mas em compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo". (cf. At 1,8” (DAp 145)
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Rezo com toda Igreja a 
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

Pai misericordioso e compassivo,

que governais o mundo com justiça e amor,
dai-nos um coração sábio para reconhecer 
a presença do vosso Reino entre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,

o Filho amado, habitando entre nós
testemunhou o vosso infinito amor
e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher

os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs
com políticas públicas justas,
e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igreja

a caridade sincera e o amor fraterno;
a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade
e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”

Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Procurarei viver diante de Deus, na alegria de ser seu filho, sua filha.
BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.