terça-feira, 14 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Eles falam mas não praticam.” - (Mt 23,1-12)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 14 DE MARÇO DE 2017 (terça-feira) 73º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
CREIO NO RISO E NAS LÁGRIMAS COMO ANTÍDOTOS CONTRA O ÓDIO E O TERROR.
(Charles Chaplin)


Datas Comemorativas
 DIA NACIONAL DOS ANIMAIS
DIA DO MARXISMO  ■
DIA DOS CARECAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Batatais (São Paulo) Dionísio Cerqueira - Rodeio (Santa Catarina) Arneiroz - Nova Olinda (Ceará)Grandes Rios (Paraná) Governador Mangabeira (Bahia) Santa Inês (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: RENATO CONESSA ARAUJO  (primo Brasília /DF)ELIANE QUINTAO  (prima Brasília /DF)LUCIANA CRISTINA FRASSON GONZALES (RCG - Lions Clube de Garça /SP)PAULO RICARDO (Leo Clube de Garça /SP)ELAINE CRUZ DE SOUZA (EQ 13ENS da PAZ Setor de Garça /SP)ELAINE CRISTINA SITTA (Garça /SP)GEORGE ANTONIO NOGUEIRA (GV - Fortaleza / CE)MAURO MARCELO DA CUNHA (Garça /SP)THAIS TRAMONTINA TOFFOLI (Garça /SP)JOSÉ LUIZ SANTOS SILVA (Garça /SP)JURACY LEÃO (Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE VERA CRUZó1969ó48 ANOSó (Distrito LC 8)

Santo do Dia
SANTA MATILDE


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Hoje a palavra nos convida a eliminar de nossas ações a maldade e praticar o bem, abandonando toda hipocrísia e abrindo espaço para a fraternidade e a solidariedade.
 Oração
PAI, QUE OS MAUS EXEMPLOS JAMAIS ME INFLUENCIEM, FAZENDO-ME DESVIAR DE TEU CAMINHO. SEJA TEU FILHO JESUS MEU ÚNICO MODELO DE VIDA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Guardai, Senhor Deus, a vossa Igreja com a vossa constante proteção e, como a fraqueza humana desfalece sem vosso auxílio, livrai-nos constantemente do mal e conduzi-nos pelos caminhos da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Terça-feira da 2ª Semana da Quaresma - 14/03/2017
Deus deseja líderes justos que aliviem o fardo dos oprimidos e rejeitem a ostentação para viverem, na humildade, o espírito de serviço.


1ª Leitura (Is 1,10.16-20) – “Aprendei a fazer o bem. Procurai o direito. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos — diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 49(50)
A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho do dia
Terça-feira da 2ª Semana da Quaresma - 14/03/2017
Eles falam mas não praticam. - (Mt 23,1-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração! (Ez 18,31).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Seja um verdadeiro servidor de Cristo
Quem se coloca para servir a Cristo põe-se, acima de tudo, para ser servidor dos irmãos!
O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado  (Mateus 23,11).
Hoje, Jesus está olhando as atitudes dos mestres da Lei e dos fariseus; eles tem autoridade para interpretar a lei de Moisés, e tal autoridade deve ser respeitada. Eles estudaram, tornaram-se conhecedores; o que ensinavam estava certo, mas o que faziam não! Por isso, Jesus está dizendo: “Fazei o que eles ensinam”. A Lei de Moisés, a Palavra de Deus não foi mudada, mas não faça o que eles fazem.
O que é pior na prática de alguém? É a pessoa não fazer aquilo que ensina! É o pior modelo que podemos ter de algum mestre, de alguém que ensina algo para o outro.
Você vai a uma autoescola para alguém o ensinar a dirigir; a pessoa lhe ensina tudo, mas não pratica nada daquilo que faz. Ela o ensina a colocar o cinto de segurança, mas ela não coloca; ensina a respeitar os sinais, mas ela não respeita. Esse é um falso mestre, é um mestre que o ensinou o que é correto: a colocar o cinto, a observar as leis de trânsito, mas a prática dele não deve ser seguida.
Isso serve para a nossa própria vida. Precisamos aprender justamente isso: eu preciso ser modelo para os outros não por aquilo que falo, mas, em primeiro lugar, por aquilo que vivo.
O que houve de erro da parte deles [mestres da Lei e fariseus] é que se detiveram simplesmente em querer ter muito conhecimento e ensinar demais aos outros, mas pouco a vida. Tenhamos muito mais vida do que teoria, tenhamos muito mais práticas do que simplesmente ensinamentos ditos.
“Quem dentre vós deseja ser maior, que seja aquele que serve”. No serviço, no dedicar-se ao cuidado do outro está o segredo da vida. Quem se faz servidor do outro não é elevado pelo sentimento de grandeza, de engrandecimento, de sentir-se melhor e maior. Pelo contrário, procure seguir o exemplo do Mestre Jesus, que se humilhou para ser um de nós e como nós.
Sabe, entre nós não podemos valorizar os títulos, os conhecimentos, a importância que a pessoa tem. Entre nós precisamos valorizar a simplicidade de vida, o sentido do serviço, o cuidar do outro, aplicar-se no outro.
Às vezes, eu fico preocupado, porque, na igreja, o que mais falta são servidores. Há muitas pessoas que têm vanglórias de fazer parte deste e daquele outro movimento da igreja, é valorizado somente pelos títulos de importância: “o líder, o coordenador”. Louvado seja Deus pelo líder e pelo coordenador, que é servo, mas maldito seja aquele que usa do título para se sobressair, para sentir-se melhor e mais importante do que os outros. Esse não entendeu nada do Evangelho, não entendeu nada de Cristo!
Quem se coloca para servir a Cristo se põe, acima de tudo, para ser servidor dos irmãos distribuindo folhetos, lavando a igreja, cuidando do próximo, dos doentes e necessitados, fazendo, sobretudo aquele serviço que muitos não reconhecem, mas é um verdadeiro servidor de Cristo!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mt 23, 1-12
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Dois elementos são importantes para nós a partir da leitura do Evangelho de hoje.
O primeiro é que nenhum ser humano pode ser para nós modelo absoluto para a vivência do Evangelho, uma vez que todas as pessoas são pecadoras.
O segundo é que não podemos fazer da religião forma de relação de poder e de promoção pessoal.
As distinções que existem na vida religiosa devem ser de cargos e funções, porque existem ministérios diferentes, mas todos na Igreja têm uma dignidade igual: a de filhos e filhas de Deus. Mesmo dentro da Igreja, a hierarquia só pode ser concebida à luz do Evangelho e a partir do conceito de serviço.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Procuro praticar a humildade?
- Posso dizer a meu próximo que imite minhas ações?
- Tenho uma boa palavra a dar a quem necessita de ajuda?
- Procuro me lembrar que o título mais importante é ser considerado irmão em Cristo?
- Será que quero ser sempre dono(a) da verdade?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
 Ao nos colocarmos diante de Deus Uno e Trino, recordemos o refrão do salmo de hoje: “A quem caminha retamente, farei experimentar a salvação de Deus” Sl 50(49). Peçamos a graça e a luz do Espírito Santo para trilharmos nos caminhos do Senhor.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Faça a leitura do texto, destaque os verbos e os personagens. Estamos diante de uma exortação de Jesus. Ele se dirige às multidões e aos discípulos. O que Jesus observa quando está falando para as multidões e aos discípulos? Quais são as orientações de Jesus em seu discurso?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para você? Qual foi a palavra que mais chamou a sua atenção? Como você compreende e acolhe as orientações de Jesus? Jesus pede para rejeitarmos a hipocrisia, a busca de honras e reconhecimentos. Deixe-se toca pela Palavra de Deus.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Jesus nos lembra ainda que “o maior dentre vós deve ser aquele que serve”. Faça a sua oração trazendo presente os irmãos e irmãs que sofrem, apresente a Deus Pai de amor e misericórdia as suas necessidades.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual é o novo olhar que nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimentos você experimenta? Recolha a palavra que lhe acompanhará neste dia.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.