quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus. – (Mt 7,21.24-27)

 



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 02 DE DEZEMBRO de 2021 (Quinta-feira) 336 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

“VOCÊ PRECISA FAZER AQUILO QUE PENSA QUE NÃO É CAPAZ DE FAZER."

(Eleanor Roosevelt)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA Nacional do Samba

DIA Nacional das Relações Públicas

DIA Panamericano da Saúde

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas

DIA Nacional da Astrônomia

DIA Nacional da Astronomo

DIA do Advogado Criminalista

DIA Internacional para a Abolição da Escravatura

DIA DO SERVIÇO DE SAÚDE DA AERONÁUTICA

DIA do Aniversário do Estado de Minas Gerais

DIA da Independência dos Emirados Árabes

DIA da Fundação da TV Brasil em Brasília-DF

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Araçatuba - Avaí - Presidente Alves (São Paulo) Ipiaú (Bahia) Faxinal do Soturno (Rio Grande do Sul) Aroeiras - São Mamede - Uiraúna (Paraíba) Santa Rita (Maranhão) Olho D'Água das Flores - Paulo Jacinto (Alagoas) Antônio Almeida - Dom Expedito Lopes - Francisco Ayres - Hugo Napoleão - Manoel Emídio (Piauí)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Afonso Felix Gimenez (Lions Clube Duartina /SP)EDUARDO Ribeiro (Lions Clube Irapuru Caçula /SP) ERNESTO DA CUNHA JARDIM (PDG 2012/2013-Lions Clube de BH Centro /MG) GABRIELa Pereira dos Santos YAMACUTI (Educadora-Lions Clube de Iacri /SP) Milton Bezerra da Silva (Lions Clube Ilha Solteira /SP)Tatiana Girão Garcia (Lions Clube Herculândia /SP) OSNI BRUNO DA SILVA (Garça/SP) BÁRBARA LIMA BARBARESCO (Marilia /SP) Ana Cristina Guirado Mottes (Garça /SP)Fátima Lara Sobreira (São Caetano do Sul/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ALINE BATISTA OLIVEIRA e FABRICIO DE OLIVEIRAó2006ó15 ANOSó(EQUIPE 13 Nossa Sra. de SHOENSTATT Setor de Garça/SP) ROSE MEIRE FIDÊNCIO FRASSON e PEDRO JOSÉ FRASSONó1989ó32 ANOSó(EQUIPE 06 Nossa Sra. do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça/SP) SONIA MARIA VERGINASSI LOBO e DIVALDO APARECIDO  DE SOUZA  LOBOó1989ó32 ANOSó( Lions Clube Dracena Cinquentenário/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE CASSILÂNDIA LEÕES DO CERRADO - VISÃO E AÇÃOó2019ó02 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO SILVÉRIo, o Papa

SANTA BIBIANA ou VIVIANA de Roma

SÃO Cromácio

SÃO Pimênio

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A casa estava construída sobre a rocha – Mt 7,21.24-27

 

 

Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre (Sl 118,151s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Somente Deus pode nos dar total segurança, pois ele é uma “rocha eterna”. Confiemos sempre no Senhor.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO QUE MOVE A PRATICAR A PALAVRA, QUE EU NÃO PROCLAME MINHA FÉ SÓ COM A BOCA, E SIM, COM A PLENA VIVÊNCIA DA VONTADE DO PAI CELESTE, EXPRESSA NAS PALAVRAS DE JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Despertai, ó Deus, o vosso poder e socorrei-nos com a vossa força, para que vossa misericórdia apresse a salvação que nossos pecados retardam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                        02 de dezembro de 2021 5ª feira da 1ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

A verdadeira fé não consiste em discursos impressionantes. Para ter acesso ao Reino, o que conta é fazer a vontade de Deus. 

 

1ª Leitura (Is 26,1-6) – Que entre um povo justo, cumpridor da palavra.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 118(117)

 

Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

 

 

– 02 de dezembro de 2021 5ª feira da 1ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus.  (Mt 7,21.24-27)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Buscai o Senhor, vosso Deus, / invocai-o, enquanto está perto! (Is 55,6)  

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Edifiquemos a nossa casa sobre a rocha”

 

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus”

(Mateus 7,21).

Nem todos que falam do Senhor têm o Espírito do Senhor, nem todos aqueles que proclamam o nome de Jesus, que gritam o nome d’Ele, exclamam o Seu nome, nem todos aqueles que falam de Deus significa que têm o Espírito de Deus. Reconhecemos uma obra, se ela é divina ou de Deus, pelos frutos que ela dá, e não pelas palavras, porque essas, muitas vezes, são palavras que vão ao vento. Algumas pessoas querem até impressionar com seus discursos políticos, nos seus discursos aqui e acolá, nas suas falas, e em tudo invocam o nome de Deus, mas as obras não testemunham aquilo de que estão falando.

 

Olhemos para a nossa própria vida, pois nós, que muitas vezes invocamos o nome do Senhor, que clamamos pelo nome d’Ele, não significa que estamos n’Ele, porque nos aproximamos de Deus não é pela Palavra, mas pelo coração, e a boca precisa exclamar aquilo que ela tem dentro do coração. Muitas vezes, a boca pronuncia o nome do Senhor, mas o coração está cheio de maldades, de ações diabólicas, perversas, mentirosas e enganosas. Por isso não basta somente ouvir as Palavras do Senhor, é a isso que Jesus está se referindo: “Quem ouve as minhas palavras e as põe em prática, é como um homem que edificou sua casa sobre a rocha”.

 

“Deus não quer que a sua casa, que a sua família, que a nossa vida despenque”

 

Uma casa para estar bem construída precisa estar bem alicerçada. Da casa mais simples a maior das mansões deste mundo, se ela não for bem alicerçada, quando vem os ventos, quando caem as chuvas, quando as enchentes vêm… Estamos vendo tantas vezes, em situações de calamidades, casas caindo, moradias sendo arrastadas, porque não estão bem alicerçadas, mas olhamos, muitas vezes, a nossa própria vida ruindo, caindo, e aí a expressão: “A casa caiu”. Quando é que a nossa casa cai? Quando ela rui? Quando não estamos alicerçados em Deus.

 

Muitas vezes, as pessoas estão desanimadas, estão perdendo o sentido da vida, o gosto pelo viver. Muitas vezes, estamos vendo casamentos sendo destruídos, famílias sendo arrasadas, a própria vida humana perdendo o sentido e a direção, e perguntamos: “Onde estamos alicerçando a nossa vida?”.

 

Não descuidemos do alicerce da casa, não descuidemos do alicerce da família, não descuidemos do alicerce da nossa própria vida. É preciso alimentar-se, todos os dias, da Palavra do Senhor, mas é preciso, todos os dias, revisar a própria vida à luz da Palavra do Senhor. Alguém pode vir dizer: “Eu ia para a missa todos os domingos”,  “Eu rezava”, “Eu medito a Bíblia”, mas como estamos colocando em prática? Para bênção permanecer em você, na sua casa, na sua família, não basta ter uma Bíblia aberta, não basta fazermos orações de vez em quando, é preciso vir purificando, renovando, lapidando, orientando a vida e nos convertendo a partir da Palavra.

 

A Palavra não é apenas para ser lida ou ouvida, mas a Palavra de Deus é para ser vivida, vivenciada e praticada, aí estaremos realmente edificando sobre a rocha a nossa casa. Durante a vida, são muitas as chuvas, as enchentes, os ventos que dão contra a nossa própria vida, contra a nossa própria casa. Quem está forte no Senhor, Deus sustenta, o seu sustento é Deus, mas quem edifica a sua casa sobre a areia, ela rui, e Deus não quer que a sua casa, que a sua família, que a sua vida despenque. Por isso, alicercemos a vida em praticar a Palavra de Deus, porque é assim que entramos no Reino dos Céus.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O texto é a conclusão do Sermão da Montanha, primeiro e grande ensinamento de Jesus no Evangelho de Mateus. A vida do cristão precisa ser construída sobre as palavras desse sermão, mais precisamente sobre as bem-aventuranças, para que seja firme e sólida e resista às tempestades e incompreensões. A pedra fundamental, na qual podemos confiar e sobre a qual devemos construir nossa vida, nossa família e a comunidade, é a vontade do Pai, revelada por Jesus. Uma vida de piedade sem a vivência prática do amor e da solidariedade é estéril. O verbalismo religioso, individual ou comunitário, torna-se piedosa ilusão se não se concretiza numa vida comprometida com a prática da justiça do Reino. Seremos pessoas “de juízo ou sem juízo” conforme nossas opções.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, deixaste claro que não basta invocar teu nome para entrar no Reino dos Céus. O que conta é cumprir a vontade do teu e nosso Pai celeste. Queremos, pois, ouvir e pôr em prática tuas palavras, certos de que edificaremos nossa vida sobre base sólida e perene. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 7,21.24-27 – Minha casa está sobre a areia ou sobre a rocha?

Oração Inicial
Abrir-se sinceramente ao Senhor e ouvir sua Palavra é o convite que a liturgia nos faz neste tempo do Advento. A Palavra de Deus e, a forma como Ele se faz um de nós, nos enche de coragem para prosseguirmos no caminho da fé.

 

Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos fez compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revelou. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho observe as comparações que Jesus utiliza para falar daqueles que escutam a sua Palavra. Quais elementos Jesus aponta como fundamentais para que uma construção tenha firmeza e segurança?

 

“No dia a dia, são muitas as construções que desabam. O Evangelho aponta as causas e estas geram as consequências. Construir sobre a areia indica a lei do comodismo e do menor esforço; construir sobre a rocha aponta a seriedade do projeto, que coloca sua base em Deus. A coerência deve marcar a vida cristã. Coerência entre fé e vida, coerência entre o louvor do domingo e a atuação da semana, coerência entre nossa oração e nossa atividade diária. Nosso tempo atual está cheio de belas palavras, mas que não salvam. Já Santo Antônio pedia: cessem as palavras, falem os gestos. A vida cristã como um todo e a vida familiar, de um modo especial, precisam firmar-se na rocha. Isso não nos livrará das tempestades, mas nos dará segurança.”

 

2. Meditação (Caminho)

Neste segundo passo da leitura orante, aproxime-se do Evangelho e leia-o novamente. Durante a leitura, deixe-se conduzir pela Palavra e escute, com bastante atenção, a voz do Senhor, que fala com você por meio dela. Procure identificar o caminho que Ele lhe indica.

3.Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Quais apelos esta oração lhe provocou? Quais compromissos deseja concretizar em sua vida? Advento é um tempo de solidariedade. Partilhar com alegria o pouco que temos pode ser uma proposta concreta.

 

Bênção

 

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos.

Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar.

Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.