quarta-feira, 29 de julho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus. - (Jo 10,38-42)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J   U   L   H   O
 GARÇA/SP, 29 DE JULHO de 2020 (quarta-feira) 211º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
AO LONGO DA TUA VIDA TEM CUIDADO PARA NÃO JULGARES AS PESSOAS PELAS APARÊNCIAS.
(Jean de La Fontaine)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DO HOTELEIRO
 DIA MUNDIAL DO PARAPSICÓLOGO
 DIA INTERNACIONAL DO TIGRE
 DIA INTERNACIONAL PARA A DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL E A LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO POSITIVA    

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porto Ferreira (São Paulo) Caiapônia - Cumari (Goiás) Campos Sales - Canindé (Ceará) Nova Palma (Rio Grande do Sul) Cruz das Almas - Pojuca (Bahia) Paranaguá (Paraná) Concórdia (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: VINICIUS LUIZ BURATO (filhote da Neucy/José Luiz-Garça /SP) PAULO GUANAIS MINERO (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP)marilene lopes LOURENÇO (Lions Clube de Araçatuba /SP) Dr JOSÉ JOÃO MARQUES RIBEIRO (médico Garça/SP)Luana GONZALES (Curitiba / PR)WORRISON VILAS BOAS (Garça /SP) PAOLA ALCANTARA BERTONE (Garça /SP) PAULO SÉRGIO DE ARAÚJO MOREIRA (Garça /SP) DANY BENEVIDES (Castilho /SP)VERA LUCIA CIRELLI (São Paulo /SP) TÂNIA MARUCHI (Dracena /SP)


 SANTO DO DIA 
■ SANTA MARTA
■ Marta, assim como os seus irmãos, Maria e Lázaro, era muito amiga de Jesus. Diante da doença do irmão e, depois, de sua morte, exprimiu bela profissão de fé e esperança cristã, pois acreditava no poder de Jesus fazer os mortos recuperar a vida. Apesar disso, o Senhor a exortou a fortalecer sua fé.


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Jesus entrou numa aldeia, e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa (Lc 10,38).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Amiga e discípula de Cristo, Marta era irmã de Maria e de Lázaro. Ela fez de sua casa um lugar de acolhimento de Jesus e de seus ensinamentos. Nessa saudável convivência, percorreu o caminho da fé e deixou-nos palavras densas de esperança: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. Aprendamos com o zelo dessa santa o exercício cotidiano da hospitalidade.. 
– Oração 
PAI, QUE O MEU AGIR NÃO SEJA MOVIDO POR UM ATIVISMO INSENSÍVEL À PALAVRA DE JESUS. ANTES, SEJA TODA A MINHA AÇÃO DECORRÊNCIA DA ESCUTA ATENTA DESTA PALAVRA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Pai todo-poderoso, cujo Filho quis hospedar-se em casa de Marta, concedei por sua intercessão que servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs, sejamos recebidos por vós em vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 29 de julho de 2020  4ª-feira da 17ª Semana Do Tempo Comum Santa Marta . Memória
– Liturgia da Palavra 
À medida que reconhecemos a grandeza do amor de Deus por nós, aproximamo-nos da fé em Jesus como ressurreição e vida da humanidade. 

1ª Leitura (1Jo 4,7-16) – Foi Deus quem nos amou primeiro.  Leitura da Primeira Carta de São João:

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.
9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito.
14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para co­nosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 33(34)
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!


– 29 de julho de 2020  4ª-feira da 17ª Semana Do Tempo Comum Santa Marta . Memória
Eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus. - (Jo 10,38-42)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue / não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.  21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.
Ou
Marta recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte. -  (Lc 10,38-42)
Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã, Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com os muitos afazeres da casa. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda, pois, que ela venha me ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Santa Marta é modelo de fé e seguimento a Jesus”
Respondeu ela: ‘Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo’
(João 11,27)
Hoje, celebramos Santa Marta, a irmã de Maria e de Lázaro. Celebramos Marta, a discípula de Jesus. Talvez, você se inquiete: “Marta não serviu a Jesus, quem O serviu foi Maria”. As duas serviram muito bem ao Senhor do jeito e da maneira delas. Ainda que escutemos do Evangelho: “Maria escolheu a melhor parte”, não significa que Marta não escolheu Jesus. É claro que ela escolheu, acolheu e amou Jesus, mas queremos celebrar Marta como aquela que professou a sua fé em Jesus.

Marta é para nós modelo de seguimento porque quando Lázaro morreu e ela acolheu Jesus em sua casa, ela mesmo disse: “Senhor, se estivesse aqui, meu irmão não teria morrido”. Veja, ela acreditava que Jesus era a vida. Jesus mesmo disse a Marta: “Seu irmão ressuscitará. Não se preocupe”. Marta responde: “Sim. Senhor, eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição do último dia”. Jesus diz: “Marta, Eu sou a ressurreição e a vida”. Marta proclama: “Eu creio firmemente que Tu és o Messias. Eu creio que Tu és o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. No meio da dor, no momento em que perdeu seu próprio irmão, ela estava firme na fé.

“Jesus é a ressurreição e a vida, se cremos, deixamos que Ele levante a nossa fé e nos coloque de pé como colocou Marta”

No meio das tribulações, aflições e perdas que temos na vida, não podemos perder a fé, pelo contrário, é a hora de manifestarmos o quanto cremos em Deus, qual é de verdade o tamanho da nossa fé e se temos fé; porque, ter fé quando está tudo maravilhoso, quando só vemos abundância na frente é simples.

A fé é no meio das tribulações, no meio das provações, viver o que estamos vivendo e não desanimarmos porque tem um Deus cuidando de nós. Olhemos para Marta, a discípula de Jesus, que em meio a grande tribulação da sua vida, professou a sua fé.

Quero, hoje, te convidar a levantar o coração como Marta em meio à dor, aos sentimentos e às perdas que já passou na vida. Muitas vezes, quando perdemos alguém que é muito querido para nós, pai, mãe, irmão, irmã, amigo, nos desesperamos quando, na verdade, é o contrário. A perda precisa ser para nós ganho na fé, porque Jesus é a ressurreição e a vida, se cremos, deixamos que Ele levante a nossa fé e nos coloque de pé como colocou Marta.

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Marta, irmã de Maria e de Lázaro, morava em Betânia, onde o amigo Jesus descansava do trabalho apostólico. Espontânea, dinâmica, hospitaleira e serviçal, são qualidades que se podem atribuir a Marta. Um dia, estando Jesus em sua casa, Marta queixa-se da irmã que, sentada aos pés do Senhor, ouvia-lhe a palavra. Jesus lhe mostra bondosamente a primazia dos valores espirituais (cf. Lc 10,38-42). Na doença de Lázaro, suas irmãs mandam chamar Jesus. Quando ele chega, Lázaro já está morto. Marta então expressa a Jesus sincera profissão de fé: “Eu acredito que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. Esse diálogo entre Jesus e Marta é um dos mais antigos temas batismais preparatórios para a Páscoa. Também usado na liturgia fúnebre, para reavivar nos fiéis a esperança cristã.

ORAÇÃO
Ó Filho de Deus, vais ao encontro das duas irmãs enlutadas, Marta e Maria. E ouves dos lábios de Marta palavras densas de confiança no teu poder divino: “Eu sei que tudo o que pedires a Deus, ele te dará”. E tu a confortas, respondendo: “Quem acredita em mim, ainda que morra, viverá”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 10,38-42 - OU Jo 11,19-27 - Marta e Maria recebem o Mestre

Oração Inicial
Celebramos hoje, na liturgia, a memória de Santa Marta, que traz para todos os cristãos um testemunho de mulher de fé. Na escuta e na meditação da Palavra de Deus, peçamos que o Espírito Santo nos conceda também esta graça: a fé na ressurreição de Jesus.

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus dos vivos e que a ressurreição é o fundamento da nossa fé.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto? Leia-o atentamente e relembre outros relatos bíblicos que abordam os mesmos temas: a fé e a ressurreição. Procure recontar a narrativa com suas próprias palavras, relacionando-a aos elementos que você recordou.
“Algumas mulheres tiveram papel destacado na vida de Jesus. Lucas cita algumas mulheres que acompanhavam os apóstolos e os serviam com seus bens. Maria Madalena, Marta e Maria têm presença significativa. Marta acha que Jesus poderia ter feito alguma coisa em favor do seu irmão. Mas, ao mesmo tempo, ela abandona sua racionalidade e aposta no poder de Jesus. Marta e Maria, de alguma maneira, representam o universo feminino: o serviço de Marta e a mística de Maria, as mãos e o coração. Jesus, que pedira à viúva de Naim que não chorasse, ele mesmo, em sua dimensão humana, chora a morte do amigo Lázaro. O importante é que as duas mulheres receberam Jesus em sua casa e acreditaram na Boa-Nova: a morte não é a última palavra.”
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
De que forma o Evangelho de hoje fortalece a minha caminhada de fé? Como ressoam em minha vida as palavras de Jesus: “Teu irmão ressuscitará” e “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá”? Você também professa, como Marta: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que deve vir ao mundo”?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
“Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para Te reconhecermos no “partir o Pão”, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e os excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém”
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

BÊNÇÃO
O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.