quarta-feira, 24 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade. – (Jo 1,45-51)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 24 DE AGOSTO de 2022 (quarta-feira) 236º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PAZ E HARMONIA: EIS A VERDADEIRA RIQUEZA DE UMA FAMÍLIA.

(Benjamin Franklin)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO ARTISTA

 DIA DA INFÂNCIA BRASILEIRA

 DIA DO AÇOUGUEIRO

DIA MUNDIAL DO HIP HOP

DIA DA MÚSICA ESTRANHA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA UCRÂNIA

DIA NACIONAL DA COMUNIDADE UCRANIANA

DIA INTERNACIONAL CONTRA A INTOLERÂNCIA, A DISCRIMINAÇÃO E A VIOLÊNCIA COM BASE NAS PREFERÊNCIAS MUSICAIS, O ESTILO DE VIDA E O TIPO DE VESTUÁRIO

DIA DOS CLUBES ESPORTIVOS E SÓCIO-CULTURAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

DIA DO VESÚVIO

                                                                        – DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (ITI)

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (20 a 26 de agosto)

SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itatinga - Rubiácea (São Paulo) Sacramento (Minas Gerais) Ubajara (Ceará) Barra do Rocha (Bahia) Belém - Maribondo (Alagoas) Malhada dos Bois - Taquarana (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   ANTONIO ELIAS “LÍAS. BOSQUE (EQ 11 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça /SP) NILSON BATAGLIA (Presidente APAE - Lions Clube de Garça/SP)ALESSANDRA TAVARES FIGUEIREDO MARCOS (Lions Clube de Mirandópolis /SP)JOSÉ CARLOS MINUTTI (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) GRACIELA MINI LOUSTAUNAU (Lions Clube de San Rafael (Mendoza)/Argentina) ALEANDRO RICARDO DE OLIVEIRA (Funcionário Público Estadual Garça /SP)AUGUSTO MANOEL SEIXAS MARQUES TAVARES (Garça /SP) ANTONIO LUIZ SCALSO (Garça /SP) SUELI APARECIDA CORREA DE MORAES (Garça /SP) ISAURA AMERICHI (Garça /SP)ISADORA PELOSI DIAS (Assis /SP)ROBERTA BRANDÃO (Garça /SP) BENEDITA MARGARIDA MARCELO (Garça /SP) Pe. VALDO BARTOLOMEU DE SANTANA  (Pároco da Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis /SP)Pe. SILVIO CESAR QUAIO  (Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Marília e de Nossa Senhora Auxiliadora de Avencas-Diocese de Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUCIA HELENA CONESSA DA SILVA e ADHEMAR ALVES DA SILVAó1966ó56 ANOS (MINHA IRMÃ-São Paulo /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO BARTOLOMEU / NATANAEL

Bartolomeu (Palestina, séc. I), chamado Natanael, israelita sem falsidade, é apresentado a Jesus por Felipe. Vencendo o preconceito, faz belo ato de fé: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Segundo antiga tradição, foi evangelizador da Índia e da Armênia, onde encontrou o martírio.

SANTA JOANA ANTIDA THOURET

■ SANTA ÁUREA DE ÓSTIA

■ SANTA EMÍLIA DE VIALAR

SANTA MARIA MICAELA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

■ SANTO AUDENO

■ SÃO JORGE LIMNIOTA

■ SÃO TACIÃO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Quando alguém encontra o Senhor, de verdade, torna-se missionário, por seu testemunho e por sua palavra: - De onde me conheces? – Jo 1,45-51

 

Anunciai todos os dias a salvação de Deus, proclamai a sua glória às nações (Sl 95,2s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Bartolomeu, conhecido como Natanael, era de Caná da Galileia. É um dos apóstolos escolhidos diretamente por Jesus e cujo nome consta em todas as listas dos Doze. A ele é atribuída a límpida profissão de fé diante de Jesus, que dizia tê-lo visto “debaixo da figueira”: “Mestre, tu és o Filho de Deus, és o rei de Israel”. Segundo antiga tradição, teria evangelizado a Índia, onde morreu mártir. Deixemo-nos motivar por seu ardor apostólico.

 

– Oração 

 

“PAI, LEVA-ME A CONHECER, CADA VEZ MAIS PROFUNDAMENTE, A IDENTIDADE DE TEU FILHO JESUS, E A FAZER-ME DISCÍPULO DELE, DE MODO A COMPARTILHAR SUA MISSÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fortalecei em nós aquela fé que levou são Bartolomeu a seguir de coração o vosso Filho e fazei que, pelas preces dos apóstolos, a vossa Igreja se torne sacramento da salvação para todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 24 de junho de 2022 quarta-feira da 21ª Semana Tempo Comum São Bartolomeu, Apóstolo, Festa

 

– Liturgia da Palavra 

“ Jesus viu Natanael, que vinha para ele, e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade””.

 

 

1ª Leitura (Ap 21,9b-14) – A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze Apóstolos do Cordeiro.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

9bUm anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 145(144)

 

Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

 

 

– 24 de junho de 2022 quarta-feira da 21ª Semana Tempo Comum São Bartolomeu, Apóstolo, Festa

 

 – Evangelho do dia 

 

Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.  (Jo 1,45-51)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Mestre, tu és o Filho de Deus, / és rei de Israel! (Jo 1,49)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver! ” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

24/08/22 21ª QUARTA-FEIRA TC – C:

SÃO BARTOLOMEU, APÓSTOLO

 

João 1,45-47.49: “Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: - Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José. Natanael disse: - De Nazaré pode sair coisa boa? Filipe respondeu: - Vem ver! Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: - Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade... Natanael respondeu: - Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

 

Jesus, essa cena nos mostra que, os seus primeiros seguidores, como Filipe, que se encantaram com o senhor, convidavam seus amigos para que o conhecessem também.

Natanael, que hoje veneramos como São Bartolomeu, expressou a opinião geral de que o Messias deveria nascer em uma cidade famosa, como Jerusalém, e não ter a sua origem em uma pequena cidade como Nazaré, que talvez nem gozasse de boa fama na região.

Mas, aceitou o convite de Filipe e foi vê-lo.

O senhor simpatizou-se com a sinceridade de Natanael, e antes que abrisse a boca, disse-lhe que já o tinha visto debaixo de uma figueira.

 Foi o suficiente para que Natanael também percebesse que havia algo de especial no senhor, e o reconhecesse como Filho de Deus, tornando-se seu discípulo.

 

Senhor, conceda-nos a graça de imitar Filipe, porque são tantos os nossos amigos e amigas que não mais se aproximam da santa Eucaristia, são indiferentes às suas palavras e cheios de preconceitos com a Igreja.

No entanto, são pessoas batizadas, que dizem ter fé em Deus.

Que saibamos demonstrar também nosso encantamento com a nossa fé no senhor e com a nossa participação na Igreja, de tal modo que nos empenhemos em convidar outras pessoas para que venham participar da sua Palavra e da santa Comunhão.

Para que isso aconteça, livre-nos de praticar uma fé apenas por obrigação, que se contenta com o mínimo possível e que não manifesta a alegria de ser cristão.

Que a nossa fé seja leve e comprometida, que o nosso testemunho seja humilde e acolhedor, de tal modo que todos percebam que não somente acreditamos no senhor, mas que o amamos profundamente.

 

Maria santíssima, mais do que Filipe e Natanael, a senhora cantava diante de todos o Magnificat da sua gratidão a Deus e da sua alegria de ser a serva do Senhor. Até hoje, ficamos encantados com a sua ternura, o seu carinho e o seu cuidado em nos levar a participar da graça do seu Filho, nosso Redentor. Ajude-nos a sermos discípulos-missionários do Evangelho que liberta, reconcilia e une o céu e a terra. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Bartolomeu, de Caná da Galileia, é identificado com Natanael. Quem lhe apresentou Jesus foi o apóstolo Filipe, que acrescentou: “Jesus vem de Nazaré”. Essa informação deu margem para algum atrito na conversa: o preconceito de Natanael contra quem era de Nazaré; a simpatia de Jesus, que elogiou a autenticidade dele; o desconcerto, mas também a certeza de Natanael, reconhecendo estar diante de pessoa extraordinária: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Cativado por Jesus, Natanael tornou-se seu apóstolo e entusiasta pregador do Evangelho. Antiga tradição registra que Bartolomeu exerceu o ministério apostólico na Índia, onde converteu para Cristo grande número de pessoas. Esteve também na Armênia e na Pérsia, hoje Irã. Morreu decapitado, após ter a pele arrancada.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 1,45-51 - "Achamos Jesus"

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Hoje festejamos São Bartolomeu, homem da pequena cidade de Caná, onde Jesus transformou a água em vinho. Um dos primeiros chamados de Cristo. Sofreu o martírio terrível, sendo esfolado vivo.

Vem e vê! Somos todos chamados encontrar pessoalmente com Jesus e deixar que Ele nos questione conforme nossa vocação, nossa fé e nossa realidade.

 

1. Leitura (Verdade)

“Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas.” Faça a leitura do Evangelho, destaque os elementos que mais lhe chamaram atenção e identifique a relação estabelecida entre os personagens. Qual é o desejo de Deus que o evangelista nos transmite por meio da narrativa?

 

“Quando alguém encontra o Senhor, de verdade, torna-se missionário, por seu testemunho e por sua palavra. Assim, leva os outros ao encontro do Senhor. Foi o que aconteceu com Filipe, que, depois de seu encontro com Jesus, logo convidou Natanael para conhecer o Mestre. Como Natanael, quem recebe o testemunho precisa vencer os preconceitos que impedem de ver a manifestação de Deus em sua realidade. “De Nazaré pode sair algo de bom?” O testemunho nos aponta, nos encaminha. O encontro com o Senhor é sempre surpreendente. Nele, encontramos a própria revelação de Deus, que de muitos modos e com muitos sinais nos convida a adentrar o mistério do seu Filho feito homem para nossa salvação”.

 

2. Meditação (Caminho)

Natanael aceitou o convite de Filipe, foi conhecer Jesus, e foi por ele conquistado. Como você aceita os convites para conhecer Jesus e deixar-se conquistar por sua proposta?

Releia o texto, medite sobre a Palavra deste Evangelho. Deixe-se surpreender pelos encontros com Jesus e torne-se missionário como Natanael.

 

3.Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração, cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Senhor, tu me conheces como sou. Ajuda-me a mudar!

 

Bênção

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: http://liturgia.catequisar.com.br - http://liturgiadiaria.cnbb.org.br http://evangeli.net/evangelho-master  - http://www.novaalianca.com.br - Liturgia Diária ano XXVII nº 323 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo - http://www.novaalianca.com.br – http://datascomemorativas.org   https://www.frasesfamosas.com.br - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ - http://www.catolicoorante.com.br/liturgia_diaria  -http://diocesedemarilia.net.br/