quarta-feira, 23 de junho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Pelos seus frutos vós os conhecereis. – (Mt 7,15-20)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 23 DE JUNHO de 2021 (quarta-feira) 174  dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

BEM FEITO É MELHOR DO QUE BEM EXPLICADO.

(Benjamin Franklin)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DAS VIÚVAS

 DIA INTERNACIONAL DAS ALDEIAS INFANTIS SOS

 DIA DO DESPORTO OLÍMPICO

 DIA do Atleta OLIMPICO MUNDIAL

 DIA NACIONAL DO DESPORTO OLÍMPICO

 DIA NACIONAL DO AGENTE MARÍTIMO

 DIA DO LAVRADOR

 DIA DAS MULHERES NA ENGENHARIA

 DIA DO SERVIÇO PÚBLICO

 DIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO

 DIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ MISSIONÁRIA

 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jacupiranga (São Paulo) Cristianópolis (Goiás) Japaratinga (Alagoas) Rio do Oeste (Santa Catarina) Esplanada (Bahia) Babaçulandia - Pium (Tocantins) Farol (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA SASSO (Garça/SP) HÉLIO JOSÉ SUSSAI (DG-DLC11-Lions Clube de PINHEIROS /ES) EDUARDO GARCIA (DLC8-Lions Clube Herculândia /SP)GILDA CORREA FONSECA TELLES (DLC11-Lions Clube de Porciúncula /ES) JOÃO ROBERTO MOREIRA ALVES (DLC1-Lions Clube Rio de Janeiro Ilha do Governador/RJ) EDIMUNDO DOS SANTOS MARTINS (Santa Fé do Sul/SP) JOÃO JOSÉ DE “PASSARINHO” OLIVEIRA (Garça/SPDIEGO NUNES DE  SOUZA (Eq 13 ENS de SCHOUENSTATT do Setor de Garça /SP

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: EQUIPE 01 NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORROó1967ó54 ANOS e DO SETOR DAS ENS DE GARÇA (ENS – MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE ANDRADINA SULó1995ó26 ANOS e LIONS CLUBE DE PACAEMBÚ PARAÍSOó2003ó18 ANOS

(Distrito LC-8)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO JOSÉ CAFASSO

■ SÃO ZACARIAS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Pelos seus frutos os conhecereis – Mt 7,15-20

Acreditar no ser humano sem confiar demais. Falsos profetas se vestem de ovelhas e são lobos ferozes. As aparências enganam.

 

- O Senhor é a força do seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos.  (Sl 27.8)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Sérias dúvidas invadem o coração de Abraão; Deus, porém, o encoraja: “Não temas, eu sou teu protetor”. E com ele renova sua aliança. Em todas as circunstâncias, confiemos no Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME O DISCERNIMENTO NECESSÁRIO PARA PERCEBER QUEM, REVESTIDO DE PELE DE CORDEIRO, PODE LEVAR-ME A ARREFECER MEU ENTUSIASMO POR TI E POR TEU REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 23 de junho de 2021  4ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Que ninguém se deixe enganar pelos falsos profetas, adverte-nos Jesus. As obras do Senhor nos mostram que ele é o verdadeiro profeta e Palavra do Pai. 

 

1ª Leitura (Gn 15,1-12.17-18)  – Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça; e o Senhor fez aliança com Abrão.   Leitura do Livro do Gênesis:

 

Naqueles dias, 1o Senhor falou a Abrão, dizendo: “Não temas, Abrão! Eu sou o teu protetor e tua recompensa será muito grande”.

2Abrão respondeu: “Senhor Deus, que me darás? Eu me vou desta vida sem filhos e o herdeiro de minha casa será Eliezer de Damasco”. 3E acrescentou: “Como não me deste descendência, um servo nascido em minha casa será meu herdeiro”. 4Então o Senhor falou-lhe nestes termos: “O teu herdeiro não será esse, mas um dos teus descendentes é que será o herdeiro”. 5E, conduzindo-o para fora, disse-lhe: “Olha para o céu e conta as estrelas, se fores capaz!” E acrescentou: “Assim será a tua descendência”.

6Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça. 7E lhe disse: “Eu sou o Senhor que te fez sair de Ur dos Caldeus, para te dar em possessão esta terra”. 8Abrão lhe perguntou: “Senhor Deus, como poderei saber que vou possuí-la?” 9E o Senhor lhe disse: “Traze-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, além de uma rola e de uma pombinha”. 10Abrão trouxe tudo e dividiu os animais pelo meio, mas não as aves, colocando as respectivas partes uma diante da outra. 11Aves de rapina se precipitaram sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotou. 12Quando o sol já se ia pondo, caiu um sono profundo sobre Abrão e ele foi tomado de grande e misterioso terror. 17Quando o sol se pôs e escureceu, apareceu um braseiro fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre os animais divididos. 18Naquele dia, o Senhor fez aliança com Abrão, dizendo: “Aos teus descendentes darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o Eufrates”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 105(104)

 

O Senhor se lembra sempre da Aliança.

 

 

– 23 de junho de 2021  4ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Pelos seus frutos vós os conhecereis.  (Mt 7,15-20)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; / quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4s).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deus nos criou para vivermos na verdade”

 

“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes”

(Mateus 7,15).

Cuidemos de nós; em primeiro lugar, para não sermos falsos, porque tudo que é verdadeiro pode ser falsificado. Na sociedade da falsidade, que é o mundo onde nos encontramos hoje, tudo se falsifica. Tem dinheiro que é verdadeiro, tem dinheiro que é falso; tem que comprar hoje coisa para medir até o dinheiro que você recebe. Notícias verdadeiras facilmente se tornam notícias falsas, mas o mais duro é Deus ter nos criado na verdade e virarmos falsidade.

 

Então, a primeira coisa: não nos alimentemos do que é falso, mentiroso, do que é enganoso. Trabalhemos pela nossa autenticidade de vida e de palavra. Trabalhemos pela autenticidade do nosso coração, trabalhemos para sermos pessoas autênticas. O que eu seja aqui, eu seja também acolá; o que eu faço aqui, eu assuma aquilo que falei.

 

Se formos pessoas falsas, a nossa profecia também será falsa, o nosso profetismo será desacreditado. Podemos até falar as melhores palavras, termos a melhor das intenções, mas se não nos revestirmos da autenticidade, também seremos confundidos com os falsos profetas.

 

“Há muitos caminhos de ilusão levados pela empolgação, pelo sentimentalismo, que não correspondem à verdade”

 

Os falsos profetas estão aí, aqui não é questão de julgar essa ou aquela religião, porque primeiro é preciso olhar para o próprio coração, a própria vida e a própria casa.

 

No seio da nossa própria Igreja Católica, há muitas coisas falsas, ilusórias e enganosas, há muitos caminhos que são ensinados que não correspondem à verdade, há muitos caminhos de ilusão levados pela empolgação, pela emoção, pelo sentimentalismo, que não correspondem à verdade. Há muita falta de sinceridade, e é preciso que cada um se volte para si, e simplesmente não propagar, vender e dar para o outro, porque o mundo onde estamos, as pessoas estão sedentas e necessitadas.

 

Se as pessoas comem até comida envenenada, porque estão tão famintas, quantas vezes estamos dando também o alimento envenenado e falsificado em nome da popularidade, do populismo ou o nome que queremos dar, pela falta de reflexão e de se voltar para a verdade!?

 

Não vamos negar que vivemos em meio a um mundo onde existem falsas religiões, existem lobos revestidos de pele de ovelha, falando coisa bonita em nome de Deus, falando o nome de Deus aqui e acolá.

 

Cuidemos, não nos iludamos, o nome de Deus se tornou moeda de troca na política, na economia e nos negócios. Querem se eleger, querem ser reconhecidos e usam o nome de Deus. Cuidemos porque vivemos num mundo de muitas falsificações, cuidemos porque muitos pregam aquilo que as pessoas querem ouvir, e a falsidades, os enganos, as coisas fakes tomam conta da vida.

 

É preciso que produzamos os frutos! E olhemos para eles para que permaneçamos na árvore verdadeira. Que Deus nos conduza no caminho da verdade para não nos desviarmos nem nos tornarmos falsos no mundo tão falsificado onde estamos.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No Antigo Testamento, os falsos profetas eram o tormento dos verdadeiros profetas de Deus. Prometiam o que não podiam dar e eram complacentes com os vícios humanos, em vez de corrigi-los. Não faltarão, nas comunidades cristãs, os falsos profetas contra os quais Jesus previne seus discípulos (cf. Mt 24,11). São pessoas mal- intencionadas. É necessário cada um ficar atento aos “frutos” que elas produzem. Se forem gente do bem, farão obras boas. Se não, serão como balões portadores de vento! A advertência de Jesus atinge, antes de tudo, as lideranças religiosas: sua vida é reflexo daquilo que pregam? Mas é um apelo a todos os cristãos: mais que uma doutrina que se deve conhecer, o cristianismo é uma forma de vida. Então, cabe aqui a pergunta: quais são os frutos que estou produzindo para o Reino de Deus?

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, divino Mestre, por toda parte e em todos os tempos encontram-se os “falsos profetas”: pessoas habilidosas em enganar os outros. Jogam com as palavras segundo os próprios interesses, mentem, escondem os verdadeiros resultados. Senhor, livra-nos desses lobos ferozes disfarçados de ovelhas. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 7,15-20 -Árvore boa dá bons frutos

Oração Inicial

 

Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.

 

Criador inefável, Tu que és a fonte verdadeira da luz e da ciência, derrama sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua claridade. Dá-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar, e graça abundante para falar.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos que mais lhe chamam atenção.

 

“Nada se parece tanto com um verdadeiro profeta do que um falso profeta. O problema dos falsos profetas é muito comum no Antigo Testamento e se faz presente nas comunidades cristãs, de hoje e de ontem. Embora o falso profeta possa encantar no primeiro momento, usando uma linguagem nova ou provocativa, existe uma norma muito segura para avaliá-lo: a colheita. Quem planta a boa semente, colhe boa semente; quem planta espinheiros, colherá espinhos. O profetismo, no povo de Deus, surge de improviso e não decorre das instâncias normais. O julgamento entre o falso e o verdadeiro profeta deve ser feito com prudência e a partir da comunidade. Por vezes, só temos o privilégio de reconhecê-lo depois de seu desaparecimento.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como faço o discernimento sobre minhas palavras e atitudes? Tenho discernimento também com o que ouço dos outros através das mídias sociais? É a pessoa de Jesus meu espelho? Sua Palavra é meu guia?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Meu Deus, semeia em mim a semente da tua bondade. Faz-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia; que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba, que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.

Concede-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-te, diligência para te procurar, sabedoria para te encontrar, uma boa conduta para te agradar, confiança para esperar em ti, constância para fazer a tua vontade.

Orienta, meu Deus, a minha vida, concede-me saber o que tu me pedes e ajuda-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos. Amém!

( S. Tomás de Aquino)

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

 

Bênção

 

“Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês. Saúdem uns aos outros com beijo santo (…). A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.” (2 Coríntios 13,11-14).