quarta-feira, 20 de setembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes! - (Lc 7,31-35)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 20 DE SETEMBRO DE 2017 (quarta-feira) 263º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
AS PESSOAS SÃO RIDÍCULAS APENAS QUANDO QUEREM PARECER OU SER O QUE NÃO SÃO.
 (Giacomo Leopardi)

 Datas Comemorativas  
DIA DO GAÚCHO
DIA DO POMBO DA PAZ
DIA DO ENGENHEIRO QUÍMICO
DIA DO FUNCIONÁRIO MUNICIPAL
DIA DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS
SEMANA DA COMUNIDADE (até 23/09)
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)
SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ipaussu - Itapeva (São Paulo) Pará de Minas (Minas Gerais) Aurora do Pará (Pará) Ponte Alta (Santa Catarina) Muricilândia (Tocantins)Massapê (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: TALITA FERNANDA AMARAL CONESSA (minha nora-Lions Clube de Garça /SP)LUIZ THIAGO VERI DE ANDRADE (SYSTH-Sistema Gestão-Garça /SP)ANA LUIZA CORREA LEITE DE MORAES (Francine-Garça /SP)WILSON ABREU DA SILVA (Marilia/SP)MARLY PEREIRA DE AMORIM (EQ 11 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça/SP)DARCY LAMONATO (Lions Clube de Lins /SP)ODAIR BOIAGO (Lions Clube de Mirandópolis/SP) JOSÉ ANTONIO ROBERTO PIMENTEL (Lions Clube de Santos Sul/SP) ALEXANDRA PAZINI FERREIRA (Marilia/SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE FRANCA CENTROó1958ó59 ANOS (Distrito LC 6)

 Santo do Dia 
SANTo ANDRÉ KIM e COMPANHEIROS MÁRTIRES
No início do século XVII, os leigos coreanos introduziram a fé cristã na Coreia, formando uma comunidade cristã fervorosa ainda que sem a presença de pastores. Somente em 1836 chegaram os primeiros missionários. Nos anos seguintes, sobrevieram várias perseguições, que resultaram numa centena de mártires, entre os quais o padre André Kim Taegon (primeiro padre coreano) e o leigo Paulo Chong Hasang.
SANTA CÂNDIDA

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra dos santos mártires. Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus.
Oração
PAI, PURIFICA-ME DE TODA FORMA DE ORGULHO QUE ME LEVA A DESPREZAR MEU SEMELHANTE E A JULGAR-ME SUPERIOR A ELE. COMO JESUS, DESEJO ESTAR PRÓXIMO DE QUEM SE AFASTOU DE TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, criador e salvador de todas as raças, pro vossa bondade, chamastes à fé a muitos irmãos na região da Coréia e os fizestes crescer pelo testemunho glorioso dos mártires André, Paulo e seus companheiros. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Quarta-feira da 24º Semana do Tempo Comum - 20/09/2017 Ss. André Kim Taegon Presb, Paulo Chong Hasang e Comps. Mts. memória
Na igreja, coluna e fundamento da verdade, manifesta-se a sabedoria de acolher os enviados de Deus e atender às exigências que eles comunicam.


1ª Leitura (1Tm 3,14-16) – Grande é o mistério da piedade! Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo:

Caríssimo, 12Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade. 13Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. 14Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos anciãos te impôs as mãos. 15Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento. 16Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       


Salmos
Salmo responsorial 110 (111)
Grandiosas são as obras do Senhor!

Evangelho do dia
Quarta-feira da 24º Semana do Tempo Comum - 20/09/2017 Ss. André Kim Taegon Presb, Paulo Chong Hasang e Comps. Mts. memória
Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes! - (Lc 7,31-35)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,63.68).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 36Um fariseu convidou Jesus a ir comer com ele. Jesus entrou na casa dele e pôs-se à mesa. 37Uma mulher pecadora da cidade, quando soube que estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro cheio de perfume; 38e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume. 39Ao presenciar isto, o fariseu, que o tinha convidado, dizia consigo mesmo: Se este homem fosse profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que o toca, pois é pecadora. 40Então Jesus lhe disse: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Fala, Mestre, disse ele. 41Um credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinquenta. 42Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos a sua dívida. Qual deles o amará mais? 43Simão respondeu: A meu ver, aquele a quem ele mais perdoou. Jesus replicou-lhe: Julgaste bem. 44E voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para lavar os pés; mas esta, com as suas lágrimas, regou-me os pés e enxugou-os com os seus cabelos. 45Não me deste o ósculo; mas esta, desde que entrou, não cessou de beijar-me os pés. 46Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta, com perfume, ungiu-me os pés. 47Por isso te digo: seus numerosos pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor. Mas ao que pouco se perdoa, pouco ama. 48E disse a ela: Perdoados te são os pecados. 49Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer, então: Quem é este homem que até perdoa pecados? 50Mas Jesus, dirigindo-se à mulher, disse-lhe: Tua fé te salvou; vai em paz.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Deixemo-nos consumir pela presença de Deus
Se formos frios e indiferentes para com a presença do Sagrado e do Divino, não seremos tocados pela graça!
Não pode haver dúvida de que é grande o mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne, foi justificado no espírito, contemplado pelos anjos, pregado às nações, acreditado no mundo, exaltado na glória!’” (1Tm 3,16).
Aquilo que São Paulo está, hoje, recomendando a Timóteo, em sua carta, é como devemos proceder na casa de Deus, e isso está totalmente ligado ao Evangelho de hoje, que nos fala da frieza e da indiferença daqueles que não ligaram para a manifestação da glória e da presença do Senhor no meio de nós. O Evangelho diz: “Veio João Batista, que não comia nem bebia, e foi visto por muitos como um demônio. Veio o Filho do Homem, que comia e bebia, e foi tido como um comilão, beberrão e assim por diante. Ou vocês são como crianças que tocam flautas nas praças e ninguém liga” (cf. Lc 7,31-35).
Grande é o mistério da graça de Deus manifestada no meio de nós. Uma vez manifestado, não podemos tocar nesse mistério como uma coisa qualquer nem deixar que a apatia, a frieza, a indiferença e o pouco caso tomem conta de nós.
Vivemos num mundo frio e relativista em relação às coisas sagradas e divinas, em relação à manifestação de Deus no meio de nós. Como deveríamos tremer diante da presença de Deus! Como o nosso comportamento, ao entrar numa igreja, numa capela, ao nos colocarmos na presença do Senhor, deveria ser diferente! Deveríamos estar inteiros tomados pela presença d’Ele em nosso meio.
Se formos frios e indiferentes para com a presença do Sagrado e do Divino, não seremos tocados pela graça. Por isso, é de se imaginar que a graça de Deus esteja longe e indiferente de nós, porque somos nós quem nos tornamos, muitas vezes, frios e indiferentes à manifestação da graça e da glória d’Ele. Como nós precisamos nos compenetrar na vida de oração, na vida mística, na contemplação e busca do Sagrado!
Não podemos fazer as coisas de Deus de qualquer jeito, não podemos transformar a nossa relação com Ele numa coisa rotineira, comum ou tratá-la de qualquer jeito, mais ou menos, quando der.
O Espírito não se compenetra da graça, e a graça do Espírito não penetra em nós pela nossa frieza e pela nossa indiferença. É preciso recuperar o gosto, assumir o Sagrado dentro do nosso coração, para que Ele manifeste a Sua glória, o Seu poder, a ação divina no meio de nós. Em outras palavras, é deixar-se consumir e ser tomado pela presença do Senhor.
Não vá de qualquer jeito para a igreja, não se comporte de qualquer jeito, não coloque outras coisas que o distraem e roubam sua atenção e coração da presença de Deus. Se formos inteiros para Deus, Ele será inteiro em nossa vida!
Deus abençoe você!
 Reflexão - Fé e razão: o vício de aceitar somente o "fático"  
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus lamenta a incredulidade dos líderes do povo judeu: Pelos prejuízos, não acreditaram nem em Baptista nem no Senhor. Nosso tempo não está livre de prejuízos mentais (que incapacitam para a fé): Há pessoas incapazes de ver mais além do fático; apenas podem seguir pensando no plano do fático. Somente se vê o palpável! E desde o ponto de vista metafísico, a pessoa se torna mais tonta.
Por esse caminho, a pessoa se incapacita para dar o pulo ao mistério, afogando-se no meramente fático. Quem não consegue perceber o mistério que impera nos fatos da natureza ou da história, enche sua cabeça e seu coração com um monte de coisas que o incapacitam para a profundidade e a amplidão espiritual.
—É incoerente afirmar: “Somente é válido o fático” (o palpável). Essa mesma afirmação é de ordem “metafísico” (quer dizer, mais além do físico, do “factum”). A sabedoria se acredita por seus “filhos”, por suas obras!

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Se Jesus me aparecesse agora, como reagiria?
- Tenho consciência de que Ele se faz presente em minha vida de tantos modos? Como?
 - Será que o mundo tem melhorado? Em que aspectos?
- É fácil contentar a todos?
- Procuro pelo menos fazer a minha parte e seguir minha consciência de cristão(ã) consciente?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br 
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Deus veio salvar o seu povo
No encontro com o Senhor, por meio da leitura orante, queremos entregar-lhe tudo o que iremos viver neste dia e pedir-lhe as luzes e graças necessárias para compreender sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto O que diz o texto do dia?) - O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos que mais lhe chamarem atenção. Jesus está se referindo, neste Evangelho, à classe dirigente judaica. Reflita bem sobre o sentido de cada versículo, repetindo-os em voz alta, e em seguida responda: quais são as palavras e os gestos de Jesus? Qual é o tema central da narrativa?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz a você? No momento da meditação, somos convidados a ler o texto novamente, para atualizar e assimilar a Palavra, ligando-a a nossa vida. Faça a leitura do Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Durante a leitura, deixe-se tocar pela Palavra e escute a voz do Senhor, que fala com você.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces, sua oração. Reze pelas realidades e necessidades do povo de Deus, este é o momento. O Senhor está com você e deseja escutá-lo(a)
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Com qual palavra de Deus você deseja viver este dia?
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 309 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo