quarta-feira, 12 de julho de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! – (Mt 10,1-7)

 

  

"Jesus chamou seus doze discípulos" (Mt 10,1)

ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 12 DE JULHO de 2023 (quarta-feira) 193º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A CONSCIÊNCIA É A BÚSSOLA DE UM HOMEM.

(Vincent Van Gogh)

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO ENGENHEIRO FLORESTAL

 DIA DA FITOTERAPIA

 DIA DO PRODUTOR DE LEITE

 DIA DOS OLHOS DE CORES DIFERENTES

 DIA DA TORTA DE NOZES

 DIA DA FUNDAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN) EM BRASÍLIA-DF

 DIA DA FUNDAÇÃO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guajará-Mirim (Rondônia) Diamante do Sul (Paraná) Casinhas - Manari (Pernambuco) Piquet Carneiro (Ceará) Aracatu - Lajedinho - Malhada de Pedras - Pedrão - Santo Estêvão (Bahia) Roque Gonzales (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANTONIO CONESSA FILHO (m/Irmão -Fonoaudiólogo -São Paulo /SP)ANA CAROLINA TURTELLI (prima Bauru /SP) MARIO GEROTTO (Garça /SP)ANA CRISTINA DÁTILLO CASTILHO (Lions Clube de Vera Cruz/SP) SONIA MARGARIDA VECCHIATTI VERI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP)MARTA ALICE NELLI BAHIA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)EDGAR FILIPINI (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) JOSÉ MARIO BAZAN (PDG LC6-Lions Clube de Ribeirão Preto Jardim Paulista /SP) ALCEU SOARES NETO (DLB1-Lions Clube de Amambaí /MS) EDGAR FILIPINI (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)FERNANDO NEVES JANUÁRIO (Tupã /SP)MARIO AKIRA HATISUKA (Garça /SP)VALQUIRIA FERREIRA GELAMO BORGES (Marilia/SP)ISABEL CRISTINA FARIA VALERIO (Gália /SP) ) SANDRA HELENA MARTINS (Guararapes /SP) NEIDA CIRILO FRASSON (Garça /SP) JEFFERSON VICENTIN (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA LUIZA  BIAZOTTO VIEIRA e OLAVO DIVINO VIEIRA ó1975ó48 ANOS (Lions Clube Rio de Janeiro Campo Grande /RJ)REGINA MARA  BARRENHA CHIQUETTO e LUIZ ANTONIO CHIQUETTOó1980ó43 ANOS (Lions Clube Votuporanga Brisas Suaves/SP)  

 

                             

 SANTO DO DIA 

■ SÃO JOÃO GUALBERTO

■ SANTA VERÔNICA DE JERUSALÉM

■ SANTA INÊS LÊ THI THÀNH

■ SANTO HERMÁGORAS

■ SANTO HILARIÃO

■ BEATA MARIA DE SANTO HENRIQUE

■ BEATA MARTA DO BOM ANJO

■ BEATA ROSA DE SÃO FRANCISCO

■ BEATO DAVID GUNSTON

■ BEATO MATIAS ARAKI E 7 COMPANHEIROS

■ SÃO BERNARDO DE PROVENÇA

■ SÃO CLEMENTE INÁCIO DELGADO CEBRIAN

■ SÃO FORTUNATO DE VENÉCIA

■ SÃO FÉLIX DA LOMBARDIA MÁRTIR

■ SÃO JASÃO DE TARSO

■ SÃO VIVENCIOLO

■ SÃO LUÍS MARTIN

■ SÃO NABOR

■ SÃO JOÃO JONES

■ SÃO LEÃO I

■ SÃO PATERNIANO

■ SÃO PEDRO KHANH

■ SÃO PROCLO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo'” - Mt 10,1-7 – Jesus chama os apóstolos

 

Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s)..

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Vendido por seus irmãos, José – imagem do Cristo que é traído pelos seus – torna-se o salvador deles. Como povo da Nova Aliança, ao Senhor peçamos a força para perdoar a quem nos ofendeu e sermos sempre fiéis mensageiros da vida que Ele deseja para todos.

 

– Oração 

 

“PAI, TU ME ESCOLHESTE PARA SER COMPANHEIRO DE MISSÃO DE TEU FILHO JESUS. QUE EU SEJA CAPAZ DE PERCORRER, COM FIDELIDADE, O MESMO CAMINHO TRILHADO POR ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o Mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 12 de julho de 2023 quarta-feira da 14ª semana do tempo comum

 

– Liturgia da Palavra 

Os filhos de Israel enfrentam a dor da fome e da falta de fraternidade para com o irmão. Jesus chama pelo nome cada um dos apóstolos ; comunica-lhes seus poderes messiânicos e lhes ordena anunciar que “o Reino de Deus está próximo”.

 

 

1ª Leitura (Gn 41,55-57; 42,5-7.17-24) – Sofremos justamente estas coisas, porque pecamos contra o nosso irmão.   Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 55todo o Egito começou a sentir fome, e o povo clamou ao faraó, pedindo alimento. E ele respondeu-lhe: “Dirigi-vos a José e fazei o que ele vos disser”. 56Quando a fome se estendeu a todo o país, José abriu os celeiros e vendeu trigo aos egípcios, porque a fome também os oprimia. 57De todas as nações vinham ao Egito comprar alimento, pois a fome era dura em toda a terra. 42,5Os filhos de Israel entraram na terra do Egito com outros que também iam comprar trigo, pois havia fome em Canaã. 6José era governador na terra do Egito e, conforme a sua vontade, se vendia trigo à população. Chegando os irmãos de José, prostraram-se diante dele com o rosto em terra. 7Ao ver seus irmãos, José os reconheceu. 17E mandou metê-los na prisão durante três dias. 18E, no terceiro dia, disse-lhes: “Fazei o que já vos disse e vivereis, pois eu temo a Deus. 19Se sois sinceros, fique um dos irmãos preso aqui no cárcere, e vós outros ide levar para vossas casas o trigo que comprastes. 20Mas trazei-me o vosso irmão mais novo, para que eu possa provar a verdade de vossas palavras e não morrerdes”. Eles fizeram como José lhes tinha dito. 21E diziam uns aos outros: “Sofremos justamente estas coisas, porque pecamos contra o nosso irmão: vimos a sua angústia, quando nos pedia compaixão, e não o atendemos. É por isso que nos veio esta tribulação”. 22Rúben disse-lhes: “Não vos adverti, dizendo: ‘Não pequeis contra o menino’? E vós não me escutastes. E agora nos pedem conta do seu sangue”. 23Ora, eles não sabiam que José os entendia, pois lhes falava por meio de intérprete. 24Então, José afastou-se deles e chorou.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 32(33)

 

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, / da mesma forma que em vós nós esperamos!

 

 

– 12 de julho de 2023 quarta-feira da 14ª semana do tempo comum

– Evangelho do dia 

 

Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!   (Mt 10,1-7)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Convertei-vos e crede no Evangelho, / pois o Reino de Deus está chegando! (Mc 1,15)  

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou esses doze com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo'”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

12/07/23   14ª Quarta-feira TC - A

 

Mateus 10,1.5-7: “Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade... Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: - Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo”.

 

Jesus, o senhor, Palavra encarnada do Pai, poderia ter feito todo o anúncio do Reino dos Céus, sem ajuda de ninguém. 

No entanto, quis partilhar sua missão com doze dos seus discípulos, enviando-os para anunciarem que o ‘Reino dos Céus está próximo’, e recomendando-lhes que se dirigissem primeiro ao seu próprio povo.

A proximidade do Reino dos Céus era a sua própria presença, Verbo encarnado e presente em nossa história.

E a prioridade do anúncio devia ser dada aos judeus, porque constituíam o povo preparado por Deus ao longo de séculos para acolher o Messias.

O senhor queria que a sua experiência de conviver com seus discípulos e sair com eles em missão se multiplicasse, para constituir um povo que vivesse em união fraterna, aprendesse a partilhar e praticasse a solidariedade e a misericórdia.

Enfim, o senhor queria que a comunhão da Trindade santa, na qual vivia desde toda a eternidade, se projetasse na terra através de comunidades vivas, cuja lei fosse amar a Deus e amar o próximo.

Assim, o Reino dos Céus aqui na terra deveria espelhar a unidade e o amor da Trindade divina.

Seu modo de evangelizar deixou bem claro que a evangelização não é nem será jamais uma missão individualista, porque exige o testemunho do amor, da união e da comunidade, à imagem e semelhança da Trindade.

A sua Igreja somente cumprirá sua missão se buscar ser um sacramento de unidade e de amor.

E o senhor quer que sua missão seja realizada primeiramente ao nosso redor, em nossas famílias, em nossas comunidades, com nossos conhecidos, antes de tentar mudar o resto do mundo.

Senhor, necessito da luz do seu Espírito para compreender e imitar o seu jeito de evangelizar, aceitando o desafio de amar o outro, porque creio que sou amado infinitamente pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo.

 

Mãe santíssima, a maior de todos os discípulos e apóstolos do seu Filho, ensine-me o seu jeito de viver e de conviver, de amar e de ser amada, assim como experimentou desde a casa de Nazaré até aos pés da Cruz. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Constatada a necessidade de trabalhadores para a “colheita”, Jesus constitui o grupo dos Doze, aos quais dá o nome de apóstolos, isto é, enviados em missão. São homens de origens e culturas diferentes; temperamentos e tendências políticas variadas. Jesus reúne os apóstolos e os mantém perto de si para os instruir. No momento oportuno, os envia “às ovelhas perdidas” por causa dos maus pastores, conforme Jeremias anunciava: “Meu povo era um rebanho perdido” (Jr 50,6). Dá-lhes a tarefa de libertar integralmente as pessoas, por isso lhes confere o poder de expulsar demônios e curar “toda doença e toda enfermidade”. Qual é o núcleo da pregação que Jesus lhes propõe? “Anunciem que o Reino dos céus está próximo”. Ou seja, o reinado de Deus está ao alcance de todos, desde que se abram para o acolher.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,32-38 - Mais trabalhadores para a colheita

 

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para o encontro com Deus,

 rezando:

 

Vem, Espírito Santo, aos nossos corações,

e concede-nos, por intercessão de Maria,

a graça de ler e reler as Escrituras.

Concede-nos, Espírito Santo, a graça de reconhecer a obra de Deus atuante na História e a sua presença de misericórdia.

Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos, atentamente, o texto: Mt 10,1-7, e observamos as pessoas que Jesus chama e o que lhes recomenda.

 

Jesus chamou os seus doze discípulos e lhes deu autoridade para expulsar espíritos maus e curar todas as enfermidades e doenças graves. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e o seu irmão André; Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu; Filipe, Bartolomeu, Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu e Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus. Jesus enviou esses doze homens, dando-lhes a seguinte ordem: - Não vão aos lugares onde vivem os não-judeus, nem entrem nas cidades dos samaritanos. Pelo contrário, procurem as ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem isto: "O Reino do Céu está perto."

 

Refletindo

Jesus chamou os mais disponíveis. Chamou simples pescadores – Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos. Chamou gente simples. Não significa que discriminou. Apenas, significa que o coração mais simples está livre de muitas preocupações. E os chamados recebem o mesmo poder de Jesus: anunciar o Reino, expulsar os espíritos maus e curar todas as doenças, uma missão de libertar as pessoas de todos os males. Rejeitar os chamados, os apóstolos é rejeitar a salvação.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Somos livres para seguir Jesus? Pelo batismo todo cristão é chamado a seguir Jesus de acordo com seu estado de vida.

 

Meditando

Os bispos, em Aparecida, falam deste chamado:

“A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um “sim” que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro “até o extremo” (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: “Te seguirei por onde quer que vás” (Lc 9,57). (DAp 136).

 

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

 

Senhor Jesus, eu creio que estou na tua presença

e te adoro profundamente.

Ilumina a minha inteligência e fortifica a minha vontade,

de modo que a minha vida seja, aos poucos,

transformada pelo encontro contigo.

Liberta-me de tantas coisas que me oprimem,

ensina-me a evitar a dispersão

em muitos interesses superficiais;

ajuda-me na busca contínua da tua vontade.

Espírito Santo, cria em mim um coração novo,

capaz de amar todas as pessoas.

Que a minha oração seja sustentada

pela intercessão de Maria, Mãe da Igreja

e modelo de disponibilidade à voz de Deus.

Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar é de atenção aos vários chamados de Jesus.

 

Bênção

 

- O Deus da paz vos santifique completamente

- Vos conserve íntegros em espírito, alma e corpo,

 e irrepreensíveis para quando vier o Senhor Jesus Cristo.

-  A graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco.  (1Ts 5,23ss).

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

 

 

Sites acessados e consultados: http://liturgia.catequisar.com.br - http://liturgiadiaria.cnbb.org.br http://evangeli.net/evangelho-master  - http://www.novaalianca.com.br - Liturgia Diária ano XXVII nº 323 PAULUS Pia Sociedade de São Paulohttp://www.novaalianca.com.br http://datascomemorativas.org  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/-http: /www.catolicoorante.com.br/liturgia_diaria