terça-feira, 26 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. – (Jo 3,7b-15)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 26 DE abril de 2022 (terça-feira) 116º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UMA  Feliz Páscoa!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

UM GUERREIRO NÃO TENTA PARECER; ELE É.”

(Paulo Coelho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL

DIA DO JUIZ DA JUSTIÇA DO TRABALHO

DIA Mundial da Boa Ação

DIA DA PRIMEIRA MISSA NO BRASIL

DIA DO ENGRAXATE

DIA DO GOLEIRO

DIA de Abraçar Um Australiano

DIA da Escala Richter

DIA DO GOLEIRO

DIA INTERNACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

DIA INTERNACIONAL DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES E CATÁSTROFES CAUSADAS PELA RADIAÇÃO (da Lembrança do Desastre Nuclear de

Chernobyl na Ucrânia em 1986)

DIA InternaCIONAL das Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação

DIA da Fundação da Rede Globo de Televisão no Rio de Janeiro-RJ

DIA da Fundação do AliExpress na China

SEMANA Mundial de ação pela Educação

SEMANA Mundial da Imunização

SEMANA DO TRABALHADOR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Monteiro Lobato (São Paulo) Abdon Batista - Celso Ramos – Forquilhinha – Iraceminha – Itapoá - José Boiteux - Serra Alta - Timbó Grande – Tunápolis - Vitor Meireles (Santa Catarina) Barra do Ouro (Tocantins) Boa Esperança do Iguaçu - Cruzeiro do Iguaçu (Paraná) Cachoeira do Sul - São Lourenço do Sul (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ARNALDO SERGIO BINI (Lions Clube de Pirajuí  /SP) MARIA DE LOURDES C. POSSETTI (Lions Clube de Tupã /SP) ROSEMEIRE ROMERO CANAL (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)RUBENS MESADRI (PDG-DLC2-Lions Clube de Votorantim /SP)FLAVIO DE OLIVEIRA MARRA (Garça /SP) JAIME MATSUMOTO FILHO (ACINON-Garça/SP) RENATA DO NASCIMENTO PAIVA (Garça /SP)LUIZ CARLOS RIBEIRO (Cabrália Paulista /SP) MIGUEL SEMAANELHAGE NETO (Garça/SP) EDUARDO OLIVEIRA SANTOS (Garça/SP) MARCO CHIQUINI (Garça /SP) JOSE OLIVEIRA (Garça/SP) WAGNER LUIZ FERREIRA (Garça /SP) Pe. DANILO NOBRE DOS SANTOS (Capelão do Colégio Sagrado Coração de Jesus e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística de Marília /SP) FREI SUENTON COSTA DE OLIVEIRA (Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NEUSA COSTA POLICINANI DA SILVA e CRISTIANO POLICINANI DA SILVA ó2002ó20 ANOS  (Garça/SP) NARA LÍGIA SERVILHA UEMA e HILTON UEMA ó2009ó13 ANOS  (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) CAROL PUGA FOGANHOLI e PAULO FOGANHOLIó2003ó19 ANOS  (São Sebastião Do Paraíso /MG)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

NOSSA Senhora do Bom Conselho

NOSSA Senhora da Esperança

SANTO ANACLETO

SANTO Anastácio do Sinai

SÃO Giovanni Battista Piamarta

SÃO Pascásio Radberto

SÃO Pedro de Rates

SÃO ESTEVÃO DE PERM

SÃO CLETO

SÃO GUILHERME EREMITA

SÃO PEREGRINO EREMITA

SÃO PRIMITIVO

SÃO RAFAEL ARNAIZ BARÓN

SÃO RICÁRIO

Beato Domingos Presbítero

Beato Estanislau Kubista

Beato Gregório Presbítero

Beato Júlio Junyer Padern

Beato Ladislau Goral

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A Palavra de Jesus não é uma palavra qualquer. É Palavra de salvação. Por isso quem a ouve não pode ficar inerte, parado: É necessário para vós nascer do alto – Jo 3,7b-15

 

 

Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu Reino, aleluia! (Ap 19,7.6)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

“Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor.” O Espírito do qual nascemos nos anime a acolher esse testemunho, vivendo com um só coração e uma só alma e promovendo a partilha em nosso meio.

 

– Oração 

 

PAI, LANÇA-ME, CADA DIA, NA AVENTURA DO ESPÍRITO, QUE ME TIRA DO COMODISMO E DO ABATIMENTO E ME FAZ SUPERAR MEUS PRÓPRIOS LIMITES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Fazei-nos, ó Deus todo poderoso, proclamar o poder do Cristo ressuscitado, e, tendo recebido as primícias de seus dons, consigamos possuí-los em plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 26 de abril de 2022 - 3ª-feira da 2ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  Diante do “Filho do Homem” descido do céu, toda pessoa é convidada a responder com a fé que conduz à comunhão e à fraternidade e dá a vida eterna.

 

 

1ª Leitura (At 4,32-37) – Um só coração e uma só alma.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. 33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. 34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas vendiam-nas, levavam o dinheiro 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um. 36José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 93(92)

 

Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

 

 

– 26 de abril de 2022 - 3ª-feira da 2ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem.  (Jo 3,7b-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Filho do Homem há de ser levantado, / para que quem nele crer possua a vida eterna (Jo 3,14s).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer, e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. 9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

2ª Terça-feira Páscoa - C

 

“Disse Jesus a Nicodemos: - Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito...  E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”

(João 3,7-8.13-15).

 

Jesus, Nicodemos tinha tanta boa vontade, mas não conseguia compreender a novidade imensa da sua revelação sobre Deus e sobre si mesmo.

Tudo aquilo em que ele acreditava não cabia naquilo que o senhor ensinava, principalmente o mistério da sua Encarnação e da sua Paixão.

O senhor lhe pedia para nascer de novo, ou seja, deixar para trás suas crenças e confiar totalmente na sua pessoa e nas suas palavras.

Ele precisava da luz e da graça do Espírito Santo, caso contrário, o seu Evangelho permaneceria impenetrável e sem sentido para ele.

O senhor descera do céu, porque era a pessoa do Verbo divino, que conhecia quem era realmente Deus, porque era ao mesmo tempo filho do homem e Filho de Deus Pai.

Como filho do homem, teria que assumir a tragédia da sua paixão e morte, ou seja, ser levantado sobre uma cruz, assim como Moisés fizera com uma serpente de bronze no deserto, para salvar todos os que tinham sido picados por cobras venenosas.

 

O senhor assumiu a nossa semelhança, penetrou fundo em nossa natureza humana, para salvá-la do veneno do pecado e da morte.

Quem olha para o senhor crucificado, com o desejo de ser salvo, é perdoado dos seus pecados, é poupado da morte eterna e pode participar da sua Ressurreição.

 Enquanto os deuses pagãos baixavam à terra para exibirem o seu poder, o senhor se humilhou, escondeu-se em nossa natureza, para servir e nos doar a sua vida, provando o seu amor e a infinita misericórdia do seu Pai por nós, e assim, salvar a nossa vida por toda a eternidade.

Nicodemos finalmente entendeu tudo isso e se tornou seu discípulo, cuidando da sua sepultura para participar da sua Ressurreição.

Que este tempo pascal nos faça acolher com maior confiança o seu Evangelho e, pela força do nosso batismo, renunciar a tudo o que contradiz a sua Palavra divina.

 

Maria santíssima, caminhe conosco até Pentecostes, para que o Espírito Santo abra a nossa mente e penetre o nosso coração, e que possamos merecer o nosso nome de cristãos. Amém! Aleluia!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Temos, no Evangelho de hoje, o diálogo estabelecido entre Nicodemos e Jesus. O que Jesus propõe é novidade. E, de algum modo, essa novidade se choca com as crenças estabelecidas e vividas até aquele momento pelo povo de Deus. Nicodemos, como líder do povo e alguém instruído nas leis, não tem facilidade para entender o que Jesus apresenta. A chave que Jesus coloca nas mãos de Nicodemos é desconhecida e ele – Nicodemos – não tem certeza de qual fechadura receberá essa chave e, consequentemente, abrirá as portas do Reino. Nicodemos vive um processo de mudança que começa justamente pelo fato de ele ouvir e buscar acolher a novidade que Jesus lhe apresenta. Podemos, sim, voltar o olhar ao nosso próprio coração e considerar o quanto compreendemos a novidade que Jesus nos apresenta. Vivemos nessa dinâmica de nascer do alto em vista de nos tornarmos criaturas renovadas em Deus?

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 3,7b-15 - Conversa de dois Mestres sobre o Espírito

 

Oração Inicial


A Palavra de Jesus não é uma palavra qualquer. É Palavra de salvação. Por isso quem a ouve não pode ficar inerte, parado. Ela nos desacomoda e incomoda.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Coloque-se dentro desta cena e observe o diálogo entre jesus e Nicodemos. Quem era Nicodemos? Mestre no judaísmo tem dificuldade de compreender Jesus. Procure entender o por quê?

 

“Quando a gente abre um álbum de fotos da família, logo descobre uma ligação entre os antigos e a nossa geração. O novo tem raízes no antigo. Abrindo o Antigo Testamento, o grande álbum do povo de Deus, descobrimos uma relação estreita com Jesus. Todas as suas promessas se realizam nele e na nova aliança que ele inaugurou. No deserto, Moisés levantou a serpente de bronze para curar o povo que estava morrendo de picada de cobra. Jesus elevado no madeiro da cruz é a salvação para quem está condenado pelo pecado. Nicodemos era mestre, conhecia bem o álbum do Antigo Testamento. Precisava só se abrir ao novo que estava chegando em Jesus, um novo que já vinha sendo preparando na história do povo de Deus”

 

2. Meditação (Caminho)

Em silêncio, relacione o texto lido à sua vida e responda para você mesmo(a).

O que leva Nicodemos a visitar Jesus, e por que ele faz isso à noite?

Para você, o que significa ‘nascer de novo’?

O amor de Cristo, inteiramente doado no alto da cruz, resgatou-nos para a vida. Como correspondo a esse amor de Cristo e ao seu projeto: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (João 10:10)”?

 

 

3.Oração (Vida)

Procure Jesus, converse com ele como fez Nicodemos. Faça-lhe suas perguntas existenciais, fale com ele sobre suas dúvidas e questionamentos. Reze pedindo luz e sabedoria para ‘nascer de novo’, nascer do alto, nascer pelo Espírito.

 

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o(a) leva a viver hoje? Que sentimento você experimenta neste momento? Qual atitude sua deve mudar ou melhorar para nascer do alto?

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.