quarta-feira, 15 de maio de 2019

ERA UMA VEZ... Padre Valdo


Padre Valdo Bartolomeu
de Santana
Pároco da Paroquia 
Santo Antonio de Junqueirópolis
A ÁRVORE                                                 

    Era uma vez uma árvore no meio de um parque. Ela era uma árvore muito pequena, de galhos muito frágeis, mas sonhava ser grande e dar muitos frutos.
    O tempo passou. . . . .
    Seu caule engrossou e suas folhas se multiplicaram.
    Um belo dia, ela perguntou à sua mãe quando é que os frutos viriam.
- Oh! Meu amor! Não somos árvores frutíferas. Somos só assim mesmo.
E a árvore chorou porque não tinha nada para oferecer. Via as pessoas apanharem frutas de suas companheiras, e até folhas medicinais, enquanto ela vivia ali, parada, inútil.
    Até que ficou tão triste, inconsolável, que teve vontade de morrer. Suas folhas, então, foram murchando. Seus galhos começaram a secar. Ela foi ficando cada vez mais curvada, ressecada, sem vida....
    E no silêncio de sua dor, ouviu um pássaro piar:
- Por favor, Dona Árvore!  Não faça isto. Minha esposa está chocando nossos filhotes, aqui neste seu galho. Se ele cair, que será de nós?
    Espantada, ela prestou um pouco mais de atenção. E começou a reparar quantos seres moravam nela. Tinha uma família de micos-leões.... E mais uns besouros...
  Então ela viu as abelhas que se tinham alojado num vão entre suas raízes, onde fabricavam mel saboroso. E viu uma família de pessoas almoçando à sua sombra.
    Uma orquídea em botão, presa ao seu tronco, sussurrou:
- Espere um pouco mais, para ver a surpresa que vou lhe fazer!
    E só então ela conseguiu ouvir a voz de Deus em seu coração, dizendo:
- Nem todas as árvores são frutíferas. Algumas como você, podem ter muito mais a oferecer!
    A árvore, com aquele pensamento, recuperou a vontade de viver, ficando saudável em poucos dias.
    Assim, ela pôde festejar quando os passarinhos nasceram. E contemplou encantada, a beleza da linda flor que enfeitava seu tronco quando a orquídea se abriu. Muitas gerações de crianças já construíram casas e balanços em seus galhos firmes e fortes.
    Esta é uma de suas grandes alegrias!
    E até hoje ela está lá, dando cada vez mais sombra. Sustentando cada vez mais vidas, feliz por ter encontrado sua verdadeira razão de viver!
   
   Reflexão
E você?
Tem se lamentado por não possuir dons “excepcionais”?
Nunca foi realizado um grande milagre através de você? Será?
Pense nisso!

padrevaldo@outlook.com

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu vim ao mundo como luz. - (Jo 12,44-50)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 15 DE MAIO DE 2019 (quarta-feira) 134º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A FORÇA DA MATERNIDADE É MAIOR QUE AS LEIS DA NATUREZA.
 (Barbara Kingsolver)

 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS (ONU)
DIA DO ASSISTENTE SOCIAL
DIA DO GERENTE BANCÁRIO
DIA DO PROFESSOR APOSENTÁDO
DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COMPLEXO ESCLEROSE TUBEROSA
DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS MUCOPOLISSACARIDOSES
DIA INTERNACIONAL DE SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS
DIA NACIONAL DO CONTROLE DAS INFECÇÕES HOSPITALARES
DIA INTERNACIONAL DA LATINIDADE
DIA EUROPEU DOS MINERAIS
DIA DO ARMAMENTISTA
SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Monte Alto (São Paulo) Congo (Paraíba) Correntina (Bahia) Cachoeiras de Macacu - Cachoeirinha (Rio de Janeiro) Angélica (Mato Grosso do Sul) Marilândia (Espírito Santo) Monte Castelo (Santa Catarina) Potiretama (Ceará) Várzea Grande (Mato Grosso)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JULIANA N. DE CASTRO LIMA (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) LUIZ HENRIQUE LACERDA SILVA (MOTOPPAR Garça/SP)  CARLOS ALEXANDRE KEMP SERVADIO (RCG-Garça /SP) ERIKA CRISTINA PALADIN (Garça /SP) TUCA MAGANHA (Garça/SP)  MARCELE MENESES (Garça /SP)  ■pdg ZANTÔNIO DONATI (Lions Clube de Aracuz /ES) RAIMUNDO SILVA PEREIRA (Rio de Janeiro /RJ) NIVALDO SALVARANI (Garça/SP) VERA CORAZZA TOLEDO RIBEIRO (Barra Do Garças /MT) RAIMUNDO CARDOSO DE CASTRO (Garça/SP) PEDRO H. AMARAL DUARTE (Garça/SP) HAMILTON SERGIO COELHO (Garça/SP) ARIEL DIAS GARCIA (Três Lagoas/MS) CELSO SPINARDI (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) LOURDES MARQUES AFFONSO PERENHA (Promissão /SP) WILSON FERRAZINI JUNIOR (Santa Cruz do Rio Pardo /SP) WANDERLEY VIEIRA (Garça/SP) MAURICIO SATOSHI OSHIRO (Garça/SP)Pe. MÁRCIO ANTÔNIO DE SOUSA (CJS-Vigário Paroquial do Santuário São Judas Tadeu de Marília /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: DANIELE APARECIDA C. HONÓRIO e RODRIGO DE SOUZA HONÓRIOó2004ó15 ANOS (Eq 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça) HALUMI SAITO e  MASSATERU ARASHIRO (Lions Clube de Marilia Agostín Soliva /SP)

 Santo do Dia 
■ SANTO ISIDORO “Lavrador”
SANTA JOANA DE LESTONNAC

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17,50; 21,23)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Escolhidos e enviados por Jesus, nós o apresentamos como a Luz capaz de expulsar as trevas dos corações e da sociedade e gerar um dinamismo de libertação e vida para todos.
– Oração 
PAI, COMO DISCÍPULO DA LUZ, QUERO DEIXAR-ME SEMPRE GUIAR POR TEU FILHO. SÓ, ASSIM, AS CILADAS DO DEMÔNIO NÃO PREVALECERÃO SOBRE MIM. VEM EM MEU AUXÍLIO!
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, vida dos que crêem em vós, glória dos humildes e felicidade dos justos, atendei com bondade às nossas preces e saciai sempre com vossa plenitude os que anseiam pelas riquezas que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 4ª-feira da 4ª Semana da Páscoa15 de maio de 2019
Conhecendo a Deus por meio da luz que é Jesus, levamos ao mundo sua Palavra e nos tornamos seus colaboradores na obra da salvação. 


1ª Leitura (At 12,24-13,5a) – Separai para mim Barnabé e Saulo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 24a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos.
13,1Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.
2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir.
4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5aQuando chegaram a Sala-mina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 66(67)
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, / que todas as nações vos glorifiquem.


Evangelho do dia
– 4ª-feira da 4ª Semana da Páscoa15 de maio de 2019
Eu vim ao mundo como luz. - (Jo 12,44-50)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou a luz do mundo; / aquele que me segue / não caminha entre as trevas, / mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus:
Naquele tempo, 
44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Permitamos que a luz de Jesus nos retire da escuridão”
 “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”
(João 12,46).
Jesus não nos quer nas trevas nem na escuridão, não nos quer perdidos onde estamos. Ele nos quer na luz. Existe a escuridão maior onde a pessoa está perdida nos seus conceitos e valores, está vivendo uma vida mundana, é uma forma de estar com a mente obscura; e a pessoa, muitas vezes, se torna egoísta, orgulhosa, avarenta, ela não é capaz de perceber os males que ela realiza as palavras duras que saem da sua boca.
Existe também como acontece conosco a possibilidade de conhecermos Jesus, mas não sermos plenamente iluminados por Ele. Não nos enganemos, porque nem tudo que reluz é luz, nem tudo que parece ser ouro é ouro. Vivemos num mundo onde tantas coisas são ilusórias, enganosas e aparentes. Compramos um perfume que parece original e só depois que usamos percebemos que não é; compramos coisas que são iguais às originais, mas, de repente, aparece a marca da falsificação, da enganação e da ilusão.
Podemos ser cristãos iludidos e enganados, porque nos iludimos muitas vezes; estamos em Jesus, mas não caminhamos plenamente na luz. Escondemos os nossos pecados e erros, e não permitimos que Jesus nos ilumine. Deixamos ali na penumbra: “Esse aqui não mexe, não se trata”. A pessoa está vivendo uma vida e fazendo coisas erradas e escondidas, e não quer sair desse mal, dessa escuridão. Às vezes, somos cristãos, seguidores de Cristo, mas somos os mais egoístas, os mais duros, grossos, sem educação, somos causadores de intrigas, maldades e perversidades.
Encontramos, no meio de nós, muitas coisas que não se encontram no mundo. A luz de Jesus para o mundo não deve estar direcionada somente para o mundo lá fora; essa luz tem de penetrar em nós, inclusive, em nossas igrejas, capelas e na espiritualidade que cultivamos, porque pode acontecer de trazermos pessoas para seguir Jesus e continuarmos caminhando na escuridão da vida.
Viemos ao mundo como luz e precisamos permitir que a luz de Jesus nos ilumine para não vivermos na escuridão.
Não nos conformemos com a penumbra da luz, tenhamos a luz bem clara dentro da nossa casa para bem iluminar o ambiente. Não nos conformemos com a penumbra da alma, do espírito e do coração, mas nos permitamos ser iluminados por Jesus.
Não basta termos um terço na mão, uma cruz no pescoço, carregarmos uma medalha pequena ou grande. O que precisamos, mais do que esses sinais externos, que muitas vezes precisamos até tirá-los é de luz interior.
Muitas vezes, nosso interior está totalmente confuso. Às vezes, seguimos Jesus mais perdidos do que achados; e não é que Jesus não nos achou, mas nós, em Deus, perdemo-nos d’Ele.
Facilmente, um discípulo se engana parecendo que está em Deus, mas deixando se perder em meio à escuridão. Viemos ao mundo como luz, e precisamos permitir que a luz de Jesus nos ilumine para não vivermos na escuridão.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Quem vê ao Filho vê ao Pai
Direitos reservados: + Rev. D. Antoni ORIOL i Tataret 
(Vic, Barcelona, Espanha)
Hoje, lemos que crer em Jesus e vê-lo é crer e ver o pai. Se o texto dissesse somente: “Quem crê em mim, não é em mim que crê” seria contraditório. Se dissesse “Quem me vê, vê aquele que me enviou” remeteria, por sua vez, a Jesus e ao Pai que lhe envia e seria muito claro.

Então, por que Jesus intercala uma afirmação negativa (não é em mim que crê) que, no começo, dificulta a compreensão do que transmite? A resposta é: porque Jesus, se bem não é diferente do Pai, é diferente dele mesmo: encontramo-nos ante uma das expressões do mistério trinitário. Assim, pois, Jesus, por sua vez, não é o Pai (é o Filho), é o mesmo que o Pai (é Deus) e é criatura como nós (é homem).

—Senhor, dá-me uma fé profunda e uma empatia totalmente amorosa para te amar como homem perfeito, como o santo de Deus.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Crer em Jesus é crer no Pai; ver Jesus é ver o Pai.
A palavra de Jesus é palavra do Pai. Sua palavra é fecunda: diante dela ninguém permanece indiferente, inativo. Ela provoca adesão ou rejeição.
Quem rejeita Jesus e não aceita a sua palavra será julgado exatamente pela Palavra de Deus.
Só existe um modo de fugir a esse juízo: deixar-se julgar agora por esta palavra.
Isto quer dizer, antes de tudo, ouvir a palavra, procurando-lhe o sentido profundo, dispor-se a mudar de vida e seguir fiel praticante da palavra em nosso dia a dia, mesmo que ela seja exigente e difícil.
Enfim, a palavra de Jesus é luz que arranca o mal dos corações e da sociedade e propõe um dinamismo de libertação.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 12,44-50 - Crer em Jesus, crer no Pai!
Preparamo-nos, com todos os internautas que fazem a Leitura Orante, 
pedindo a graça de sermos iluminados pela Luz da verdade. 
Espírito de verdade,
a vós consagramos a mente e nossos pensamentos: iluminai-nos.
Que conheçamos Jesus Mestre e compreendamos o seu Evangelho.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto do dia? Lemos, atentamente,  o texto: Jo 12,44-50 e observamos as palavras de Jesus.
Naquele tempo, 44 Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45 Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46 Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47 Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48 Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49 Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50 E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”. 

Refletindo

Mais uma vez ele faz um apelo à fé dos que o ouvem e define-se como Luz. 

Para ser iluminado por esta luz que é Jesus são necessárias, basicamente, três coisas ou atitudes: 
1ª Crer em Jesus Cristo. 
2ª Ouvir a sua mensagem. 
3ª Praticar os ensinamentos de Jesus.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? 
Creio em Jesus Cristo? Deixo-me iluminar pela sua mensagem? Pratico seus ensinamentos? Isto é vivido pelas outras pessoas no mundo de hoje?

Meditando

 Vale recordar o que disseram os bispos, em Aparecida: 
"Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher. Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado, podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe, e cada um de seus habitantes. Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado, podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe, e cada um de seus habitantes."(DAp 18).
.
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto nos leva a dizer a Deus? 
Rezamos, com todos, neste momento o Salmo 66

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, / que todas as nações vos glorifiquem.

1 - Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, / e sua face resplandeça sobre nós! / Que na terra se conheça o seu caminho / e a sua salvação por entre os povos. – R.

2 - Exulte de alegria a terra inteira, / pois julgais o universo com justiça; / os povos governais com retidão / e guiais, em toda a terra, as nações. – R.

3 - Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, / que todas as nações vos glorifiquem! / Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, / e o respeitem os confins de toda a terra!

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Queremos manter nosso olhar desperto, iluminado pela luz de Jesus hoje e todos os dias. Thomas Merton diz: "Somos como pilotos de navios imersos no nevoeiro, escrutando a escuridão diante de nós, tentando ouvir o ruído de outros navios, e só poderemos atingir o porto se nos mantivermos alertas. A vida espiritual é, portanto, em primeiro lugar uma questão de estar desperto."

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.