domingo, 7 de janeiro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram.” - (Mc 1,7-11)


 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 07 DE JANEIRO DE 2018 (domingo)  dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Viver não é esperar a tempestade passar... é aprender como dançar na chuva.
(Armando Fuentes Aguirre “Catón“))

 Datas Comemorativas 
DIA DA LIBERDADE DE CULTOS
DIA DO LEITOR
DIA INTERNACIONAL DOS PROGRAMADORES
DIA DO NATAL ORTODOXO
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Dirce Reis (São Paulo) Itaparica (Bahia) Carangola - Peçanha (Minas Gerais) Paraú (Rio Grande do Norte) Iraí (Rio Grande do Sul) Prata (Paraíba) Viseu (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANTONIO JOSÉ SANTOS BRANDÃO (Garça/SP)MARIA JOSÉ FANTINI ZANON (Garça /SP)IRENE FRANCELINO PERES (Ind. e Com. Cerealista Garça /SP)ALEXANDRE MARTINEZ DE CASTRO (Trator-técnica - Garça /SP)JOSÉ BELANGA GOMES (Garça  SP)MARISA C PEREIRA ARAUJO (Garça /SP) PAULO “PINGO” FRABETTI (Garça/SP)ROSANE FAGOTTI VOSS (Garça/SP) JOSÉ VALDO MADEIRA (São José do Rio Preto / SP)

 Santo do Dia 
SÃO RAIMUNDO DE PAÑAFORT
Raimundo (Espanha, 1180-1275), depois de formar-se em ciências jurídicas e teológicas, seguiu o caminho da vida religiosa. Promoveu o diálogo com os judeus e os maometanos e se esmerou no amor aos pobres.
BEATA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA
SANTO LUCIANO DE ANTÍOQUIA
MARIA TERESA DO SAGRADO CORAÇÃO

Eis que veio o Senhor dos senhores; em suas mãos, o poder e a realeza (Ml 3,1; 1Cr 19,12).
A exemplo dos magos, viemos adorar o Salvador da humanidade. A solenidade da Epifania nos faz conhecer a glória de Cristo, a qual se manifesta como luz na vida das mulheres e dos homens que se abrem aos planos de Deus e se põem em busca de unidade, justiça e paz. Deixemo-nos guiar pela estrela de Belém ao longo de todo este ano, proclamado Ano Nacional do Laicato.
Oração
PAI, COM DISCERNIMENTO E HUMILDADE, OS MAGOS DEIXARAM-SE GUIAR ATÉ JESUS. CONCEDE-ME AS MESMAS VIRTUDES, PARA QUE EU SIGA O CAMINHO QUE ME LEVA A TEU FILHO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que hoje revelastes o vosso filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos e servas, que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Domingo da EpifâniaEPIFANIA DO SENHOR - 07 de janeiro de 2018
Acolhamos o anúncio da glória do Senhor, luz que ilumina e reúne a humanidade, e vamos, pelos caminhos da fé, ao encontro do Salvador recém-nascido.

1ª Leitura " trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor. - (Is 60,1-6) Leitura do livro do Profeta Isaías:
Pistas para a reflexão: De forma poética, o autor apresenta Jerusalém (a comunidade) como luz que se opõe às trevas, porque nela brilha a glória do Senhor. No meio das trevas, a presença de Deus faz luzir nova esperança, aurora de novo amanhecer, que atrai os povos. O objetivo do autor é animar a comunidade prostada ante problemas e dificuldades.
1
Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor.
2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora.
4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 71 (72)
As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

2ª Leitura "revelação agora, pelo Espírito. - (Ef 3,2-3a.5-6) Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Pistas para a reflexão: Epifania é a manifestação de Deus a todos os povos. O autor é chamado a “revelar o mistério” escondido: não somente os judeus são chamados à herança em Cristo, mas também os pagãos podem usufruir da salvação proclamada pelo evangelho.
Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3ae como, por revelação, tive conhecimento do mistério.
5Este mistério Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
Domingo da EpifâniaEPIFANIA DO SENHOR - 07 de janeiro de 2018
"Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. - (Mc 1,7-11)
Pistas para a reflexão: Para chegar a Jesus, os magos precisam de algumas informações e também do auxilio da estrela, sinal da ajuda divina. Isso demonstra que o encontro com o Messias se dá pela busca, mas é também dom de Deus. Mesmo sendo rei, Jesus nasce pobre e simples numa manjedoura, pois seu reino não é deste mundo (cf. Jo 18,36). Desde o nascimento, ele provoca temor nos grandes e poderosos. Herodes o vê como um rival que deve ser eliminado o quanto antes. A epifania (manifestação) de Jesus aos magos (pagãos) demonstra a abertura à universalidade, pois a salvação é para todos. Ao final, os pastores tomam um novo caminho: quem encontrou Jesus não pode seguir como antes.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorar o Senhor (Mt 2,2).  
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer.
5Eles responderam: “Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta:
6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido.
8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.
10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
Os Magos vieram do Oriente” 
O Senhor se manifestou
                                                                                     Celebramos a Manifestação do Senhor, a Epifania. A Manifestação do Senhor não se reduz ao dia do nascimento de Jesus, mas compreende outras celebrações que têm a mesma finalidade com aspectos diferentes. Temos o Nascimento no qual Jesus é manifestado aos pastores; temos a Visita dos Magos. Jesus é apresentado a todos os povos. No Batismo é manifestado aos judeus; e no início da pregação, Jesus é apresentado aos discípulos. Hoje, celebrando a Epifania temos a Palavra de Deus como profecia e realização. O profeta vê os povos vindos a Jerusalém em busca de Deus. O Evangelho narra essa cena tão diferente de uma caravana de homens importantes, estudiosos. Não eram reis, nem eram três. Nem sabemos de onde vieram. Misterioso. Querem ver o rei que acaba de nascer, pois viram a estrela. Temos a história do encontro com Herodes que promete ir adorar o Menino. Temos o encontro com Maria, José e o Menino. E voltam. Quem eram esses homens? São o Evangelho vivo do anúncio da salvação destinados a todos os povos. Foram embora por outro caminho. Temos em Colônia, na Alemanha, um magnífico relicário com os ossos de três pessoas, um jovem, um adulto, e um mais idoso. As narrativas dizem que voltaram a seus países e quando morrem são reunidos no mesmo lugar na Índia. Sta. Helena teria trazido suas relíquias a Constantinopla. Depois vão a Milão. Daí vão a Colônia como um presente do imperador a um bispo. A história é bonita, mas quanto à sua verdade, fica sempre o desejo de maior prova.
Luz para todos os povos
O profeta Isaias (60,1-6) transmite sua profecia sobre o futuro de Jerusalém através da imagem da luz. As trevas são vencidas pela luz. “Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora” (Is 60 3). O retorno dos exilados é motivo de grande alegria. Virão em grandes caravanas trazendo como presentes ouro, incenso e mirra, como nós veremos nos dons oferecidos pelos Magos ao Menino Jesus. Mais que um fato é um ensinamento profundo sobre a redenção. Jesus veio para todos. Não somente para um povo ou uma raça. Todos de agora em diante são da raça de Jesus, filhos do mesmo Pai. É a revelação de um mistério oculto que agora é revelado pelo Espírito: “Os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho” (Is 60,5-6). Isso desperta a Igreja a não criar em torno de si uma casta de gente escolhida e privilegiar certas culturas em detrimento de outras.
Voltaram por outro caminho
A visita dos Magos ao Menino de Belém não foi sem tensões. Como todos cientistas, são simples e crêem na bondade dos outros. Mas são expertos. Eles seguiram a estrela. Agora tomam outro caminho, guiados pela estrela verdadeira, aquela que ilumina todo homem que vem a esse mundo (Jo 1,9). Tomar outro caminho não é só não fazer o jogo de Herodes, mas o do Menino. Quando chegaram procuraram o rei para se informar. Depois que encontram o Menino, são guiados pela luz de sua simplicidade e humildade. Abrem-se caminhos novos. Não sabemos quem eram, mas são um testemunho claro de que crer em Jesus não diminui o homem, como costumamos ver em nossos intelectuais. Pelo contrário, enriquece muito mais, pois o torna senhor de um campo de mais vida e de conhecimentos.
Velhos, mas não bobos
A história dos Reis Magos, que celebramos na liturgia e na cultura popular nos dá uma noção muito clara da força que tem quem crê em Jesus. Sua fé nas Escrituras os fez estudar os astros à luz da Palavra. Ali encontraram o caminho de Belém. Encontraram a Palavra Viva, o Menino, e puderam orientar-se por um caminho novo. Agora era o Menino que guiava a estrela.
Não sabemos quem eram eles. Sabemos que eles continuam vivos em todos os que buscam Deus de coração sincero e sabem fazer longos caminhos de reflexão e de busca para da Verdade para que o mundo seja melhor.

1 A Epifania é a Manifestação do Senhor. Os Magos representam todos os povos.
2 Jesus é luz para todos os povos. A Igreja deve abrir-se a todas as culturas.
3 Voltar por outro caminho é ser guiado pela Luz de Jesus.

Leituras: Isaias 60,1-6; Salmo 71; Efésios 3,2-3ª.5-6;Mateus 2,1-12


ReflexãoA Epifania: Jesus manifesta-se a todas as pessoas
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— o mistério do Natal irradia-se pelo mundo todo se propagando em círculos concêntricos: a Sagrada Família de Nazaré, os pastorinhos de Belém, e finalmente, os Magos que constituem as primícia dos povos pagãos. Ficam nas sombras dos palácios de poder de Jerusalém, onde a notícia do nascimento do Messias não suscita alegria, pelo contrário causam temor e reações hostis.
O maravilhoso dos Magos, é que se prostraram em adoração ante um simples menino nos braços da sua mãe; não num contexto de palácio real, mas na pobreza de um estábulo. Como isso foi possível? Com certeza, foram persuadidos pelo sinal da estrela. Mas isso não teria sido suficiente se os Magos não tivessem sido pessoas intimamente abertas à verdade.
—A diferença de Herodes, obcecado pelo poder e a riqueza, os Magos puseram-se em caminho para a meta, e quando a encontraram, embora fossem homens cultos, comportaram-se como pastores de Belém: reconheceram o sinal e adoraram o Menino..


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como Deus se manifesta em minha vida?
- Espero que as graças de Deus venham ou me movimento em sua busca?
- Rezo pedindo que Deus me manifeste seus desejos a meu respeito?
- Minha vida é uma manifestação da bondade de Deus ao mundo?
- Enumero agora alguns presentes que ofereço a Deus.

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 2,1-12 - Uma estrela conduz a Jesus
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 2,1-12
Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judeia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém. Eles perguntaram: 
- Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo. 
Quando o rei Herodes soube disso, ficou muito preocupado, e todo o povo de Jerusalém também ficou. Então Herodes reuniu os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei e perguntou onde devia nascer o Messias. Eles responderam: 
- Na cidade de Belém, na região da Judeia, pois o profeta escreveu o seguinte: 
"Você, Belém, da terra de Judá, 
de modo nenhum é a menor 
entre as principais cidades de Judá, 
pois de você sairá o líder 
que guiará o meu povo de Israel." 
Então Herodes chamou os visitantes do Oriente para uma reunião secreta e perguntou qual o tempo exato em que a estrela havia aparecido; e eles disseram. Depois os mandou a Belém com a seguinte ordem: 
- Vão e procurem informações bem certas sobre o menino. E, quando o encontrarem, me avisem, para eu também ir adorá-lo. 
Depois de receberem a ordem do rei, os visitantes foram embora. No caminho viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava. Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes. Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 
E num sonho Deus os avisou que não voltassem para falar com Herodes. Por isso voltaram para a sua terra por outro caminho.
Celebramos hoje a Epifania ou Manifestação do Senhor a todos os povos. 
São Mateus é o único dos evangelistas que faz a narrativa da visita dos “magos”. Magos (do grego) significa grande, ilustre. Esta solenidade nos comunica que a salvação é para todos. Os magos vinham do Oriente à procura do Rei dos Judeus, indicado pela estrela. A estrela os conduz e eles encontram o menino com Maria, sua Mãe. Diz o texto que eles ficaram muito alegres! Oferecem de presente ao menino ouro, incenso e mirra. O ouro simboliza a realeza de Jesus, o incenso, a sua divindade, e a mirra, a sua humanidade.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje?
O texto me convida a respeitar culturas e raças diferentes, me ensina a procurar a Deus de coração sincero. Ensina-me ainda a não me deixar confundir por outros reinos..
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus Mestre, 
derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo! 
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, 
porque és o único caminho para o Pai. 
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou me deixar guiar pela estrela da fé. 
Augúrios do bem-aventurado Alberione:.
Bênção
Jesus Divino Mestre seja para ti:
a verdade que ilumina,
o caminho da santidade,
a vida plena e eterna.
Que ele te guarde e defenda.
Plenifique de todos os bens
a ti e a todos que amas.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.