quarta-feira, 13 de novembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro. - (Lc 17,11-19)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
 GARÇA/SP, 13 DE NOVEMBRO de 2019 (quarta-feira) 317º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO USEM PROBLEMAS; NÃO USEM POBREZA; USEM AMOR E GENTILEZA.
(Profeta Gentileza)


 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DA GENTILEZA
DIA MUNDIAL URBANISMO
DIA NACIONAL DO HEAVY METAL
DIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA
DIA INTERNACIONAL DE ORAÇÃO PELA IGREJA PERSEGUIDA
DIA DO MOÇO ESPÍRITA
Dia do Início da Semana da Conciência Negra

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cabo Frio (Rio de Janeiro) Oeiras (Piauí) Dois Irmãos do Buriti (Mato Grosso do Sul) Ubaíra (Bahia) Meruoca (Ceará) Mirador - Nova Olímpia (Paraná) Palmelo - Santa Tereza de Goiás (Goiás)■■

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JANETE APARECIDA BARROS ARANHA CONESSA (Vereadora-Equipe N Sra. de LOURDES Setor de Garça – Lions Clube de Garça /SP) ABILIO ROBERTO SASSO (Equipe N Sra. de LOURDES Setor de Garça – Lions Clube de Garça /SP) PATRICIA ‘Pathy’ FERNANDA COSTA (LC1-Lions Clube de Rio de Janeiro Princesa do Leme/RJ) Carlos Massaru Yamacuti (Lions Clube de Iacri /SP) Élvio Brasilino Dos Santos (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) Jose Osvaldo Marques (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) Vanda Barbosa Ponsoni  (Lions Clube de Lençois Paulista /SP) HELENA MARIA GONÇALVES DOS SANTOS CAPORALINE (Equipe N Sra. do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) Renato APARECIDo Mauricio (Garça /SP)Marina Coelho Lacerda (Garça /SP) Fabio de Sigueira Castro (Garça /SP) Carlos Augusto Teixeira Pinto Neto (Taesa - Garça /SP) EUFRASIO MARIA DA SILVA (Garça /SP) MARInA coelho LACERDA (São Paulo /SP)

 Santo do Dia 
SANTO ESTANISLAU KOSTKA
SÃO DIOGO (DIEGO) DE ALCALÁ
EUGÊNIO BOSSILKOV
MARIA CRUCIFIXA CÚRCIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Toda a vida de Jesus foi um convite a agradecer a Deus. A ele agradeçamos por julgar o mundo com justiça. A celebração eucarística é a ação de graças por excelência.
– Oração 
PAI, RECONHECENDO-ME SERVO INÚTIL, QUERO ESFORÇAR-ME PARA SER JUSTO E MISERICORDIOSO. SOMENTE ASSIM SEREI AGRADÁVEL A TI.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
– 13/11/2019Quarta feira da 32ª Semana do Tempo Comum
A verdadeira sabedoria conduz à realização da verdade divina. Ela está ao alcance dos que tem a missão de governar e nos ajuda a ser agradecidos a Deus.

1ª Leitura (Sb 6,1-11) Escutai, ó reis, para que aprendais a Sabedoria.  Leitura do Livro da Sabedoria:

1Escutai, ó reis, e compreendei. Instruí-vos, governadores dos confins da terra! 2Prestai atenção, vós que dominais as multidões e vos orgulhais do número de vossos súditos. 3Pois o poder vos foi dado pelo Senhor, e a soberania, pelo Altíssimo. É ele quem examinará as vossas obras e sondará as vossas intenções; 4apesar de estardes ao serviço do seu reino, não julgastes com retidão, nem observastes a lei, nem procedestes conforme a vontade de Deus. 5Por isso, ele cairá de repente sobre vós, de modo terrível, porque um julgamento implacável será feito sobre os poderosos. 6O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder. 7O Senhor de todos não recuará diante de ninguém nem se deixará impressionar pela grandeza, porque o pequeno e o grande, foi ele quem os fez, e a sua providência é a mesma para com todos; 8mas, para os poderosos, o julgamento será severo. 9A vós, pois, governantes, dirigem-se as minhas palavras, para que aprendais a sabedoria e não venhais a tropeçar. 10Os que observam fielmente as coisas santas serão justificados; e os que as aprenderem vão encontrar sua defesa. 11Portanto, desejai ardentemente minhas palavras, amai-as e sereis instruídos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 81(82)
Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!

– Evangelho do dia 
 13/11/2019Quarta feira da 32ª Semana do Tempo Comum
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro. - (Lc 17,11-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Em tudo dai graças, / pois esta é a vontade de Deus para convosco, em Cristo, o Senhor (1Ts 5,18).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
 11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a distância 13e gritaram: “Jesus, mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus com o rosto por terra e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O coração humilde é agradecido por tudo”
 Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?”
(Lucas 17,17).
Foram dez leprosos que se aproximaram de Jesus e foram curados por Ele, mas só um foi verdadeiramente liberto.

A cura de Deus em nós só é plena quando temos, de fato, um coração agradecido, que louva, bendiz, agradece e reconhece.

Um coração orgulhoso e soberbo vai apenas em busca do que o satisfaz, o realiza e nunca está satisfeito com o que tem. Em compensação, o coração humilde é agradecido por tudo e sabe reconhecer em cada coisa a bondade e o amor misericordioso de Deus que cuida de nós.

Mesmo estando em sofrimento e passando por tantas tribulações, reconhecemos que Deus está ao nosso lado, mas não podemos pedir a Deus outra coisa a não ser que nos conceda um coração agradecido, que seja grato, um coração que O louve, O bendiga e O reconheça a cada dia da nossa vida.

“O coração humilde é agradecido por tudo e sabe reconhecer em cada coisa a bondade de Deus.”

Na minha oração tudo o que eu procuro é agradecer, louvar, bendizer e glorificar a Deus. Não sou de muitas petições, eu até peço pelos outros, por aqueles que recomendam as minhas orações. Eu até suplico pelos doentes e enfermos, mas eu peço muito pouco por mim e se posso pedir algo para Deus é que me dê um coração agradecido, porque eu sei que todos os dias, Deus cuida das lepras do meu coração.

Todos os dias Deus cuida das lepras do nosso coração, das impurezas da nossa alma. Deus cuida daquilo que, muitas vezes, não sabemos cuidar bem em nós.

Só podemos ter um coração que louva, bendiz, agradece, reconhece, adora e glorifica ao Deus da nossa vida. Eu peço do fundo da minha alma: “Senhor, dê-me um coração que te louva, que dê glórias ao seu nome. Dê-me um coração que seja realmente salvo e curado para ir adiante, um coração que reconheça a minha pequenez e a grandeza de um Deus que cuida de mim”.

Deus abençoe você!
– Reflexão - Oração de ação de graças 
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje imitamos o leproso curado, que volta a Jesus para lhe agradecer? De fato, só «um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz». Jesus sente a falta dos outros nove. Santo Agostinho deixou a seguinte sentença: «Graças a Deus`: não há nada que alguém possa dizer com maior brevidade (...) nem fazer com maior utilidade que estas palavras».

Jesus, como noutras ocasiões, pronuncia a expressão: "Salvou-te a tua fé". É a fé que salva o homem, restabelecendo-o na sua relação profunda com Deus, consigo mesmo e com os outros; e a fé se expressa no reconhecimento. Quem, como o samaritano curado, sabe agradecer, demonstra que não considera tudo como um direito, mas como um dom que, também quando chega através dos homens ou da natureza, provém ultimamente de Deus.

—A fé exige que o homem se abra à graça do Senhor; reconheça que tudo é dom, tudo é graça. Que tesouro se esconde numa pequena palavra: "obrigado!".

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
A gravidade da doença (lepra) engrandece o gesto do terapeuta (Jesus) e salienta a falta de gratidão da maioria dos agraciados. Considerada contagiosa, a lepra mantinha seus portadores afastados do convívio humano.
Ora, os dez leprosos mantêm- se à distância e pedem a compaixão de Jesus, que exige deles um ato de fé: sem ainda serem curados, que se apresentem aos sacerdotes; estes comprovarão a veracidade da cura.
No caminho, os dez se veem purificados da doença, mas apenas um retorna “glorificando a Deus”, e o faz “em alta voz”, a fim de que todos participem da sua alegria e se conscientizem do poder de Deus.
Era um samaritano. Prostra-se, confirmando sua fé em Jesus.
E os outros nove?
Deixam de ouvir dos lábios do Mestre o coroamento da cura: “Levante-se e vá! Sua fé o salvou”.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em   https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 17,11-19 - De dez, apenas um agradeceu


Oração Inicial
Preparamo-nos para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se encontram neste ambiente virtual. Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos, com este acesso às redes sociais,
nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias
e comunidades.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir
Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho,Vida, 
tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Vamos "conhecer"
O que diz o texto do dia? Leiamos o texto: Lc 17,11-19
Jesus continuava viajando para Jerusalém
e passou entre as regiões da Samaria e da Galileia.
Quando estava entrando num povoado,
dez leprosos foram se encontrar com ele.
Eles pararam de longe e gritaram:
- Jesus, Mestre, tenha pena de nós!
Jesus os viu e disse:
- Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês.
Quando iam pelo caminho, eles foram curados.
E, quando um deles, que era samaritano,
viu que estava curado,
voltou louvando a Deus em voz alta.
Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu.
Jesus disse:
- Os homens que foram curados eram dez.
Onde estão os outros nove?
Por que somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus?
E Jesus disse a ele:
- Levante-se e vá. Você está curado porque teve fé.

Refletindo
A lepra era uma doença de pele, grave, contagiosa, que impedia a participação e o relacionamento na vida quotidiana, e também, no culto. No livro Levítico (Lv 13,45-46) esta doença é regulamentada em lei para proteger as demais pessoas do contato e, não, para ajudar o portador de lepra. Diz o texto citado: “Quem tiver sido declarado doente por afecção cutânea, andará esfarrapado e despenteado, com a barba coberta e gritará: “Impuro, impuro!” Viverá à parte e terá sua morada fora do acampamento”. Há o caso de Naamã, curado nas águas do Jordão e convertido ao Deus de Israel (2Rs 5). Os doentes incuráveis se agruparam. Quando Jesus passava pela Samaria, eles pararam longe para não o contaminarem. Dali gritaram pedindo ajuda. Nas palavras de Jesus a eles, está implícita a cura. Quando ele diz: “peçam aos sacerdotes que examinem vocês”. Ao obedecer, os leprosos demonstraram fé. E no caminho, se vêem curados, sem necessidade dos vários ritos. Então um dos dez volta para agradecer. Os outros preocupam-se com o aspecto jurídico de reconhecimento oficial da cura. O que volta, dá glórias a Deus. A gratidão expressa no retorno daquele samaritano (pagão) curado que se ajoelha diante de Jesus e agradece põe em relevo a ingratidão dos outros nove que rapidamente se esqueceram da mediação do Mestre.
Outros textos bíblicos, muitos, nos falam da gratidão.

Jesus agradece porque Deus o escuta:
Na ressurreição de Lázaro, "tiraram a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: «Pai, eu te dou graças porque me ouviste. (Jo 11,41).

Paulo agradece porque os romanos se livraram do pecado:
"Damos graças a Deus, porque vocês eram escravos do pecado, mas obedeceram de coração ao ensinamento básico que lhes foi transmitido. Assim, livres do pecado, vocês se tornaram escravos da justiça." (Rm 6,17-18).

Aos colossenses, o apóstolo Paulo recomenda  viverem transbordando em ação de graças:
"Já que vocês aceitaram Jesus Cristo como Senhor, vivam como cristãos: enraizados nele, vocês se edificam sobre ele e se apoiam na fé que lhes foi ensinada, transbordando em ações de graças.(Cl 2,6-7).

São Paulo, recomenda continuamente a ação de graças a Deus:
" Deem graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vontade de Deus a respeito de vocês em Jesus Cristo." (1Ts 5,18).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para nós, hoje?
A gratidão a Jesus pela salvação é elemento essencial da vida cristã. No texto lido, só um homem curado foi agradecido. Pergunto-me e me examino: sou uma pessoa reconhecida, agradecida pela graça e misericórdia de Deus para comigo? De quantas “lepras” já fui curado/a por Jesus? Quantas agradeci?

Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: “A vida nova de Jesus Cristo atinge o ser humano por inteiro e desenvolve em plenitude a existência humana “em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural”. Para isso, faz falta entrar em um processo de mudança que transfigure os vários aspectos da própria vida. Só assim será possível perceber que Jesus Cristo é nosso salvador em todos os sentidos da palavra. Só assim manifestaremos que a vida em Cristo cura, fortalece e humaniza. Porque “Ele é o Vivente, que caminha a nosso lado, manifestando-nos o sentido dos acontecimentos, da dor e da morte, da alegria e da festa”. (DAp 356).
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
O papa Francisco reza na Laudato sì, e nós, com ele, a

Oração cristã com a criação

Nós Vos louvamos, Pai,
com todas as vossas criaturas,
que saíram da vossa mão poderosa.
São vossas e estão repletas da vossa presença
e da vossa ternura.
Louvado sejais!

Filho de Deus, Jesus,
por Vós foram criadas todas as coisas.
Fostes formado no seio materno de Maria,
fizestes-Vos parte desta terra,
e contemplastes este mundo
com olhos humanos.
Hoje estais vivo em cada criatura
com a vossa glória de ressuscitado.
Louvado sejais!

Espírito Santo, que, com a vossa luz,
guiais este mundo para o amor do Pai
e acompanhais o gemido da criação,
Vós viveis também nos nossos corações
a fim de nos impelir para o bem.
Louvado sejais!

Senhor Deus, Uno e Trino,
comunidade estupenda de amor infinito,
ensinai-nos a contemplar-Vos
na beleza do universo,
onde tudo nos fala de Vós.
Despertai o nosso louvor e a nossa gratidão
por cada ser que criastes.
Dai-nos a graça de nos sentirmos
intimamente unidos
a tudo o que existe.

Deus de amor,
mostrai-nos o nosso lugar neste mundo
como instrumentos do vosso carinho
por todos os seres desta terra,
porque nem um deles sequer
é esquecido por Vós.
Iluminai os donos do poder e do dinheiro
para que não caiam no pecado da indiferença,
amem o bem comum, promovam os fracos,
e cuidem deste mundo que habitamos.

Os pobres e a terra estão bradando:
Senhor, tomai-nos
sob o vosso poder e a vossa luz,
para proteger cada vida,
para preparar um futuro melhor,
para que venha o vosso Reino
de justiça, paz, amor e beleza.
Louvado sejais!
Amém.
(Laudato Sì 246)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Sentimo-nos discípulo/as de Jesus.
Nosso olhar deste dia será de agradecimento pelos infinitos dons de Deus na nossa vida e no mundo.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.