segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Vende tudo o que tens e segue-me! – (Mc 10,17-27)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 28 DE FEVEREIRO de 2022 (segunda-feira) 059º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO PRECISAMOS APAGAR A LUZ DO OUTRO PARA QUE A NOSSA BRILHE."

(Gandhi)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DAS DOÊNÇAS RARAS

DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO ÀS LER/ DORt

DIA DA PROTEÇÃO À PESCA

DIA DA CULTURA DE BOIS

DIA DA FADA DO DENTE

DIA DA RESSACA

DIA DE ANDALUCÍA

DIA DA FUNDAÇÃO DA FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S/A NO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE

DIA DA FUNDAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS-AM (SUFRAMA)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mombuca - Paulínia - Restinga - Sebastianópolis do Sul - Silveiras (São Paulo) Parati - Sapucaia (Rio de Janeiro) CrissiumalEspumosoMarau - Nova PetrópolisRolante - Sapiranga (Rio Grande do Sul) Natércia (Minas Gerais) VuIgarassu (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ROSANA MARQUES (Macrocontábil Conessa-Garça /SP)WANDERLEY MARCOS CASSOLATICO (Receita Previdenciária Federal -Garça /SP)CAMILA TEREZA TURTELli (prima-Bauru /SP)FERNANDA SOLER TEIXEIRA (29-Prima-São Paulo /SP) Luiza Regina Zancopé (Bariri /SP) PEDRO HABACHE JUNIOR (Garça /SP)LEONARDO KOZO SASAZAKI (Marilia /SP)JOSÉ CARLOS DE LUCAS (29-Garça /SP)PRISCILA ELIAS (Garça /SP)JOsé MARCIO CORRÊA DE AMORIM (29-Albatroz Seg - Garça /SP)PEDRO NEVES JUNIOR (Garça /SP)IOLANDA BASSO FERREIRA SILVA (Garça /SP)MARLI RODRIGUES (Garça /SP)MARIA CRISTINA ZACCARELLI CASAGRANDE (Três Lagoas /MS)  JOSÉ RIBEIRO BARBOSA (Garça /SP)Bruno Arthur (Garça /SP) Priscila Elias (Garça /SP)Michel Miguel (Bauru /SP)NOIJ DERUJTER (Garça /SP)RUTH GUIMARAES RISTOW (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: Elisabete Lima Giroto e GILBERTO  GIROTOó(Lions Clube de Tupã /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA Carta Constitutiva DO: LIONS CLUBE DE CAUCAIA ó1994ó28 ANOS (Distrito LA)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO ROMÃO

SÃO LUPICINO

SÃO OSVALDo

SÃO Serapião de Tmuis

SÃO Hilário, o Papa

SANTO AUGUSTO CHAPDELAINE

DANIEL ALEIXO BROTTIER

Santos do Dia 29/2:

SANTO Augusto Chapdelaine

SANTO Osvaldo

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Somos responsáveis uns pelos outros, por isso a necessidade da correção fraterna – Quem então poderá salvar-se? – Mc 10,17-27

 

 

O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama (Sl 17,19s)..

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

“Graças à fé e pelo poder de Deus”, o cristão aguarda a herança que lhe é reservada nos céus, a participação da glória do Senhor. O bom Mestre nos ajude a, cada vez mais, conhecer e praticar seus ensinamentos.

 

– Oração 

 

PAI, NÃO PERMITAS QUE O MEU CORAÇÃO SE APEGUE DE TAL FORMA AOS BENS DESTE MUNDO, A PONTO DE LEVAR-ME A TE COLOCAR EM SEGUNDO LUGAR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram da paz que desejais e vossa Igreja vos possa servir alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 28 de fevereiro de 2022 - 2ª-feira da 8ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Quem se ocupa com só os bens desse mundo não tem tempo para atender os apelos do reino de Deus . 

 

1ª Leitura (1Pd 1,3-9) – Pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo para uma esperança viva.  Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

 

   3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo 4para uma esperança viva, para uma herança incorruptível, que não estraga, que não se mancha nem murcha e que é reservada para vós nos céus. 5Graças à fé e pelo poder de Deus, vós fostes guardados para a salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos. 6Isso é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. 7Desse modo, a vossa fé será provada como sendo verdadeira – mais preciosa que o ouro perecível, que é provado no fogo – e alcançará louvor, honra e glória no dia da manifestação de Jesus Cristo. 8Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, 9pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 111(110)

 

O Senhor se lembra sempre da Aliança!

 

 

– 28 de fevereiro de 2022 - 2ª-feira da 8ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Vende tudo o que tens e segue-me!   (Mc 10,17-27)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, / para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos / mediante sua pobreza (2Cor 8,9).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” 18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” 20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” 22Mas, quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24Os discípulos se admiravam com essas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.   

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

“Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: - Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!... É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus! Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: - Então, quem pode ser salvo? Jesus olhou para eles e disse: - Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.

(Marcos 10,23.25-27).

 

Jesus, existem algumas palavras ditas pelo senhor que espantaram os seus discípulos e nos assustam até hoje.

Naquele tempo, todos acreditavam que a riqueza era um sinal certo das bênçãos de Deus, até porque a pobreza e as enfermidades eram vistas como castigo divino.

Suas palavras àquele homem rico, interessado em ganhar a vida eterna, foi um desafio que o afastou do senhor, talvez para sempre.

E o senhor deixou claro aos discípulos como era difícil um rico entrar no seu Reino.

 

Hoje, o capitalismo nos faz acreditar que a iniciativa e a propriedade privada são as grandes soluções para a riqueza do país, ainda que uma boa parte do seu povo sofra com falta de alimento, de moradia e de assistência à saúde.

Ontem como hoje, os pobres devem sobreviver com as sobras que caem do lucro das grandes empresas e propriedades.

 

Senhor, não são poucos os cristãos que querem estar bem material e espiritualmente, acreditam no senhor, mas detestam ouvir falar em justiça e igualdade social, olham os pobres como objetos de caridade ou como vagabundos, que são responsáveis pelo seu empobrecimento.

Assim como para seus discípulos, também para nós parece impossível mudar esse esquema cruel da nossa sociedade.

Mas, sua última palavra é cheia de esperança: “o que é impossível para os homens, para Deus é possível”.

E deixou-nos o exemplo de Zaqueu, de Mateus e de tantos cristãos ricos, que aceitaram o seu convite, dividiram suas riquezas e se tornaram santos.

 

Senhor, que a sua Igreja faça ecoar suas palavras para todas as gerações, que elas penetrem em muitos corações, ainda que as estruturas do mundo estejam longe do seu sonho de fraternidade e de humanidade.

 

Maria santíssima, Mãe Aparecida, são milhões os seus devotos que a visitam todos os dias. Murmure no coração de cada um deles o seu mandamento: “Faça tudo o que meu Filho lhe disser!” Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Alguém se aproxima de Jesus e o interroga a respeito da vida eterna. Pela prática e pela observância, esse alguém demonstra ser pessoa piedosa. Bom observante dos mandamentos, só lhe falta uma coisa: vender os bens em favor dos pobres. Essa proposta não agradou, tanto que ele se retirou triste. Não conseguiu desprender-se dos bens e se colocar no caminho de Jesus. Voltou para o conforto de suas posses. Não teve dificuldade no “não fazer isso e aquilo”, mas o problema foi quando Jesus lhe pede “fazer algo aos outros”. A partir disso, o Mestre faz um alerta a respeito dos bens materiais e da riqueza concentrada. Percebemos pelo episódio que a sedução das riquezas é grande obstáculo para se tornar seguidor de Jesus. O apelo do Mestre é que a riqueza deve estar a serviço das necessidades das pessoas, e não concentrada nas mãos de alguns privilegiados.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 10,17-27 - Que pena! Não amou a Deus sobre todas as coisas!

 

Oração Inicial


Jesus continua a nos ensinar sobre a disponibilidade necessária para o Reino. Seguir o Cristo é dar lugar somente ao amor-serviço. Um serviço gratuito, sem meia-medida.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler este Evangelho preste atenção o movimento deste homem ao aproximar-se de Jesus. Quais os verbos de ação? Como é o diálogo entre ele e o Mestre? Por que ele saiu triste?

 

“Ele queria saber o que fazer para ganhar a vida eterna. Perguntou a Jesus. Jesus lhe recordou o que ele já sabia: cumprir os mandamentos. Os mandamentos lembrados falam da defesa da vida, do respeito pela família, do compromisso com a verdade, do respeito aos bens alheios. Mas tudo isso ele já fazia. Estava à procura de algo mais. Foi aí que Jesus gostou. Alguém disposto a ir além. O que estava lhe faltando era segui-lo, fazer-se seu discípulo. Mas, seguir Jesus significa também ser solidário com os pobres. Sem solidariedade com os pobres, ninguém pode ser discípulo de Jesus. Isso vale para todo mundo. Mas, para alguns continua o desafio da radicalidade: assumir a condição de pobre ao lado de Jesus.”

 

2. Meditação (Caminho)

Não tenha pressa, faça a leitura mais uma vez, calmamente, e sinta o toque de Jesus por meio do texto.

Que devo fazer para ganhar a vida nova, que dura para sempre? Todos nós gostaríamos de obter de Jesus a resposta para esta pergunta existencial. Jesus responde pessoalmente para aquele moço.

Agora, para mim, em minha situação pessoal, o que responderia Jesus?

 

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você. Agradeça pela luz da fé e pela presença de Deus em sua vida.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho?

 

Bênção

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém