terça-feira, 6 de julho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. – (Mt 9,32-38)

 




– 
ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE /CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 06 DE JULHO de 2021 (terça-feira) 187 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O BAMBU QUE SE CURVA É MAIS FORTE QUE O CARVALHO QUE RESISTE.

((Proverbio Japonês)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DAS ZOONOSES

 DIA DO BEIJO

 DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO CONTRA PASSAGEIROS INDESEJÁVEIS

 DIA DO ANIVERSÁRIO DA MORTE DO POETA CASTRO ALVES

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Apiacás (Mato Grosso) Teresópolis (Rio de Janeiro) Crateús (Ceará) Cubati (Paraíba) Faro - Muaná (Pará) Curaçá Macaúbas Saúde - Iraquara - Sento Sé - Xique-Xique (Bahia) Palmeiras de Goiás - Sítio D'Abadia (Goiás) São Miguel dos Milagres (Alagoas)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALI  DAHROUGE (Advogado-Garça /SP)CATHARINE ALVES MAGALHÃES  (Pazzaria Babbo’s-Garça /SP) VANIA CRISTINA PINHEIRO PADILHA (Garça /SP) VERANISIO ZAGO (Papelaria Central-Garça /SP) EMERSON MONICO (Garça /SP) FLORISVALDO FRANCISCO G.  LOPES  (Equipe 01 NS PERPÉTUO SOCORRO-Setor Garça /SP) LÉCIA MILENA SEGA  (Garça /SP) RODRIGO LAVIERI (Lions Clube de São Paulo Pompeia /SP) Frei  Ezimar Alves Pereira, OFM. (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SONIA CRISTINA B.C.PEREIRA e CLÓVIS AP. CAVENAGHI PEREIRA (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTA MARIA GORETTI

■ SANTA NAZÁRIA IGNÁCIA MARCH MESA

■ BEATA MARIA TERESA LEDÓCHOWSKA

■ BEATO BENTO XI

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos – Mt 9,32-38

Jesus veio libertar a humanidade do pecado e de todas as consequências do pecado. Ele veio trazer a vida em abundância.

 

- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Quando reconhecemos ter necessidade de Deus, pedimos sua bênção e proteção. A oração não faz Deus realizar tudo o que queremos – pois ele não é um mágico a nosso serviço -, mas nos torna sensíveis à vontade divina.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME COMPASSIVO DIANTE DO SOFRIMENTO DE TANTOS IRMÃOS E IRMÃS, MOVENDO-ME A SER, EFETIVAMENTE, SOLIDÁRIO COM ELES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 06 de julho de 2021  3ª-feira da 14ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

É própria do bom pastor a compaixão pelo povo cansado e abatido. Essa compaixão e a oração dos discípulos estão na origem da missão cristã. 

 

1ª Leitura (Gn 32,23-33 (gr. 22-32))  – De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e venceste.   Leitura do Livro do Gênesis:

 

Naqueles dias, 23Jacó levantou-se ainda de noite, tomou suas duas mulheres, as duas escravas e os onze filhos e passou o vau do Jaboc. 24Depois de tê-los ajudado a passar a lutar com ele até o raiar da aurora.

26Vendo que não podia vencê-lo, este tocou-lhe o nervo da coxa e logo o tendão da coxa de Jacó se deslocou, enquanto lutava com ele. 27O homem disse a Jacó: “Larga-me, pois já surge a aurora”. Mas Jacó respondeu: “Não te largarei, se não me abençoares”. 28O homem perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” Respondeu: “Jacó”. 29Ele lhe disse: “De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste”. 30Perguntou-lhe Jacó: “Dize-me, por favor, o teu nome”. Ele respondeu: “Por que perguntas-me o meu nome?” E ali mesmo o abençoou. 31Jacó deu a esse lugar o nome de Fanuel, dizendo: “Vi Deus face a face e tive poupada a minha vida”.

32Surgiu o sol quando ele atravessava Fanuel; e ia mancando por causa da coxa. 33Por isso os filhos de Israel não comem até hoje o nervo da articulação da coxa, pois Jacó foi ferido nesse nervo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 17(16)

 

Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

 

 

– 06 de julho de 2021  3ª-feira da 14ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.  (Mt 9,32-38)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas / e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.

35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Sejamos no mundo a presença amorosa de Deu”

 

“Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor”

(Mateus 9,36).

Olhamos para as multidões de ontem que estava, de fato, cansadas e abatidas com todos os sofrimentos da vida, abatidas com todas as situações que não se resolviam no coração de tantos, as multidões abatidas com a pobreza, com os desgastes da vida. Mas olhemos também para as multidões de hoje, olhemos como vivem muitos dos nossos irmãos e irmãs.

 

Quantas vezes o nosso povo está sofrido, cansado e abatido. Não é questão de pena, é compaixão, é sentimento evangélico, é sentimento do coração de Deus. O pastor olha para as suas ovelhas cansadas e abatidas para cuidar delas, para ter compaixão de cada uma delas. É verdade que a messe é cada vez maior, é verdade que as multidões crescem em todo canto, em todo lugar, e nós precisamos cuidar, precisamos cuidar levando Jesus, levando a Palavra de Jesus, levando o amor de Jesus, mas não deixando de cuidar das realidades humanas, materiais, realidades físicas, cuidar do sofrimento do nosso povo.

 

“Sejamos presença amorosa de Deus; e não sejamos, por favor, evangelizadores alienados”

 

Tem jovens sofrendo, crianças sofrendo, têm pessoas passando por misérias profundas nesta vida. Não deixemos ninguém perecer pela fome, pela falta de cuidado, pela falta do alimento. Onde o nosso coração alcançar, que nós estejamos lá para ser a presença amorosa de Deus, para nos compadecermos de pais de família que querem trabalhar e não têm emprego.

 

Sejamos alento, cuidado, presença amorosa de Deus; e não sejamos, por favor, evangelizadores alienados, achando que a única fome que existe no mundo é a fome da Palavra de Deus. Sim! A humanidade perece por fome e sede da Palavra de Deus, mas a humanidade perece por carências materiais, emocionais, psíquicas e espirituais.

 

Sejamos bom pastor, olhemos a realidade de cada um, de cada sofrimento, de cada dor; olhemos aquele que está mudo e surdo, como no Evangelho de hoje, mas olhemos aquele que está padecendo no coração com suas emoções; olhemos quem está padecendo por causa da depressão, por causa de tantas dores no coração. Sejamos uma presença amorosa de Deus!

 

Olhemos, meus irmãos, aqueles que estão padecendo ao longo do caminho pela falta do pão de cada dia, pela falta do amor e da misericórdia. Olhemos aqueles que estão perecendo por falta de remédios, de cuidados básicos com a saúde. A messe é grande; e os dramas humanos são maiores ainda.

 

Não vamos mudar o mundo porque nem Jesus mudou, mas Ele cuidou do mundo que estava ao Seu alcance; Ele deu àqueles que vieram a Ele tudo o que podia dar, como deu a própria vida. Não vamos mudar o mundo, mas o mundo que estiver ao nosso alcance, podemos dar o melhor de nós, podemos ser uma presença amorosa de Deus, podemos sair mais de nós para ir ao encontro do outro. Podemos, com a graça de Deus, expulsar os demônios que têm atormentado tanto a nossa a vida e a vida dos nossos. Precisamos ser no mundo a presença amorosa de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Encontramos aqui várias expressões da atividade missionária de Jesus: ele cura um endemoninhado mudo e também “toda doença e toda enfermidade”; ensina nas sinagogas; prega o Evangelho nas cidades e vilarejos; enche-se de compaixão pelas multidões “angustiadas e abandonadas”; acolhe de bom grado as aclamações do povo; ouve a absurda acusação de que ele expulsa demônio com a força do chefe dos demônios. Um trabalho intenso que empenha Jesus por inteiro: a saúde, a inteligência, a habilidade para se comunicar e, em todas as circunstâncias, sua bondade e misericórdia derramadas copiosamente sobre as multidões que vivem “como ovelhas sem pastor”. Nada mais natural que Jesus sentir e expressar a necessidade e a urgência de outros trabalhadores para a colheita. Recomenda, ainda, que os peçamos ao Senhor.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Messias, enquanto a multidão se maravilha com a cura do mudo, os fariseus te acusam de expulsar demônios pelo poder do chefe dos demônios. A acusação é descabida e maldosa. Sem perder tempo com isso, segues pregando o Evangelho do Reino e curando toda enfermidade. Pelo poder de Deus. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 9,32-38 - Jesus sentiu misericórdia pela multidão

 

LEITURA ORANTE

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção, repetindo-os em voz alta. Depois, atente-se à reação do povo diante da cura do possesso, para melhor compreender o texto, e observe o modo como Jesus vê a multidão. Quem é Jesus segundo o texto? O que o Evangelho de hoje nos apresenta?

 

“Jesus veio libertar a humanidade do pecado e de todas as consequências do pecado. Ele veio trazer a vida em abundância. As pessoas curadas por Jesus recuperam sua capacidade de ver, ouvir e andar. A missão de Jesus, hoje, está com cada um de nós. Somos parceiros e devemos proclamar a Boa-Nova pela palavra e pelo testemunho. Diante da crescente escassez de presbíteros, a pastoral da Igreja necessita cada vez mais da ação dos leigos e leigas para que a colheita seja cada vez maior. Os leigos – Sal da Terra e Luz do Mundo –, em função do Batismo, têm o direito e dever de proclamar a Boa-Nova, sobretudo em meio às múltiplas encruzilhadas de nossas cidades e povoados. A pastoral vocacional é compromisso de todos.”

 

2. Meditação (Caminho)

O povo fica admirado com o que Jesus faz. Que parte do Evangelho mais me tocou? O povo exclamou: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. Leia o Evangelho novamente, deixe-se tocar pela Palavra de Jesus e procure entender o que é misericórdia para Jesus.

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

 

Conclua com a oração ao Espírito Santo, do papa Paulo VI: “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus.

 

Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!” O Senhor conta com o empenho dos cristãos no anúncio do Evangelho e no comprometimento com seu reino. O que o Senhor o(a) convida a viver neste dia?

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.