quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.” - (Jo 1,43-51)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
Logo Novembro AzulJ A N E I R O
GARÇA/SP, 05 DE JANEIRO DE 2017 (quinta-feira) dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conquistar o que desejas.
(Napoleon Hill)


Datas Comemorativas
DIA DA TIPOGRAFIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Grão Mogol (Minas Gerais) Morro Agudo de Goiás - Sanclerlândia (Goiás) Paragominas (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JULIANA MANCHINI BARROS ARANHA (Sobrinha Garça /SP)LAIDE TORRES PARO (Lions Clube de Penápolis /SP)SALVADOR ALCARO NETO (PDG-DLC2-Lions Clube de Cotia /SP)MARIA APARECIDA PEREIRA PILLI (Garça /SP)DENIZE ARAUJO ROSA (Garça /SP)JOSÉ LUIS BUENO DOS REIS (Marilia /SP)SERGIO DOS SANTOS (Garça/SP)


Santo do Dia
SÃO JOÃO NOPOMUCENO
 SANTO SIMEÃO
SANTA EMILIANA
SANTA AMÉLIA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Quem ama demonstra amor sobretudo com gestos concretos. Jesus nos convida a segui-lo e aprender com Ele o jeito certo de amar.
Oração
PAI, LEVA-ME A CONHECER, CADA VEZ MAIS PROFUNDAMENTE, A IDENTIDADE DE TEU FILHO JESUS, E A FAZER-ME DISCÍPULO DELE, DE MODO A COMPARTILHAR SUA MISSÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, pelo nascimento do vosso Filho, iniciastes maravilhosamente a redenção do vosso povo. Concedei a vossos servos e servas uma fé tão firme, que nos deixemos conduzir por ele e cheguemos à glória prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quinta-feira 05/01/2017Primeiros dias do ano - 05 de janeiro          do Natal
O amor faz passar da morte para a vida, pois o Deus da vida é amor. Seguir Jesus é o melhor caminho para chegar a Deus.


1ª Leitura (1Jo 3,11-21) "Passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Leitura da Primeira Carta de São João:

11Caríssimos: Esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros, 12não como Caim, que, sendo do Maligno, matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, ao passo que as do seu irmão eram justas. 13Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. 14Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 15Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicida conserva a vida eterna dentro de si. 16Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas, diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?
18Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 99 (100)
Aclamai o Senhor, ó terra inteira!

Evangelho do dia
Quinta-feira 05/01/2017Primeiros dias do ano - 05 de janeiro          do Natal
"Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel. - (Jo 1,43-51)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Um dia sagrado brilhou para nós: nações, vinde todas adorar o Senhor, pois hoje desceu grande luz sobre à terra.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 43Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. 44Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.
49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade,.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Só o amor vence o ódio
A única força capaz de vencer o ódio, o ressentimento, o rancor e a mágoa dentro de nós é o amor!
“Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicida conserva a vida eterna dentro de si” (1João 3, 15).
Esses dias, li uma triste notícia que dizia que só na cidade de São Paulo, a cada 30 minutos, morre uma pessoa por causa do ódio. Isso nos leva a ver que, no mundo inteiro, pelo menos uma pessoa morre a cada minuto por causa do ódio presente no coração das pessoas. Há ódios terríveis e grandes, mas há ódios desconhecidos e assimilados guardados dentro de nós que nos levam a ser também homicidas.
Quando guardamos rancor e ressentimento, e esses sentimentos negativos não são cuidados, não são combatidos dentro do nosso interior e da nossa alma, eles crescem e, muitas vezes, são alimentados por mais coisas negativas que ouvimos aqui e acolá; ou que a nossa mente fantasia, de modo que se alguém nos machucou e nos feriu profundamente, alimentamos um sentimento muito ruim em relação àquela pessoa.
Permita-me dizer ao seu coração: o ódio não é de Deus. Isso pode até parecer redundante, mas, infelizmente, nós não tomamos consciência dessa verdade e deixamos a força do ódio crescer dentro do nosso interior.
Combatamos, com todas as forças da nossa alma, tudo aquilo que provoca ódio dentro de nós em relação à pessoa do próximo.
Por maiores que sejam as feridas, as cicatrizes, as marcas que ficaram em nosso coração, o ódio só nos faz mal. Primeiro, porque a força do ódio cega a nossa própria visão interior permite-nos ficar cegos em relação à verdade. Só conseguimos falar mal de quem odiamos, só conseguimos ver coisas ruins da pessoa de quem carregamos ódio. Isso faz com que nós enxerguemos, falemos, proclamemos e passemos para outros, aquilo que está ruim dentro de nós. Esse é outro mal, porque ficamos muito ruins por dentro, nasce dentro de nós uma força tão negativa, maligna e terrível que é na verdade um verdadeiro câncer.
Não pense que é só aquele câncer que mata, porque ele é fruto do câncer interior que carregamos dentro de nós. Esse câncer destrói nossa alma e nosso interior, porque nenhum homicida conserva em si a vida eterna. Vamos matando as sementes de eternidade que há dentro de nós quando permitimos que o ódio cresça.
Irmãos, não amemos só com palavras, mas com ações de verdade. Não basta somente não odiar, é preciso também e, acima de tudo, amar. A única força capaz de vencer o ódio, o ressentimento, o rancor e a mágoa dentro de nós é o amor.
Esforcemo-nos e lutemos para que o amor seja uma prática concreta em nossa vida. Vamos revisar a nossa vida no início de mais um ano e perceber onde amamos. Você pode dizer: “Eu já amo meus filhos e meu marido!”. O amor é muito mais do que isso, nem posso imaginar que não esteja amando os seus!
Ame-os com muita profundidade, mas o amor é muito mais universal, abrange muitas situações, sobretudo, a de amarmos aqueles a quem, muitas vezes, não queremos bem ou não nos querem bem. É esse amor que vem do coração de Deus!
Deus abençoe você!
REFLEXÃO  "O sinal de Deus é a simplicidade
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
 
Hoje, — em pleno ciclo de Natal —aparece a figura de Natanael, discípulo de Jesus, um homem simples, "no qual não há falsidade”. Simplicidade!: O sinal de Deus é a simplicidade. O sinal que na Noite Santa os Anjos deram aos pastores não contem nada prodigioso, nem espetacular: Verão somente um menino enrolado em fraldas, necessitado dos cuidados maternos; um menino que nasceu num estábulo e que está deitado numa manjedoura.
O sinal de Deus é o Menino: Ele se faz pequeno por nós. Esse é seu modo de reinar. Ele não vem com poderio e grandiosidade externos. Vem como menino inerme e necessitado da nossa ajuda. Não quer nos abrumar com a força. Evita-nos o temor ante sua grandeza. Não quer de nós mais que nosso amor, através do qual aprendemos espontaneamente a entrar nos seus sentimentos, no seu pensamento e na sua vontade.
—Senhor, te fizeste pequeno para que nós possamos te compreender, acolher-te e te amar. Aprendamos a viver como Ele!


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Que tipo de testemunho de vida Deus lhe pede?
- Como se pode hoje se discípulo missionário?
 - Qual é sua vocação?
 - Consegue realizá-la com serenidade?
- Pede sempre as luzes do Espírito Santo?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
No começo da nossa oração, façamos um instante de silêncio, pedindo ao Divino Espírito Santo, luz de Deus, que é Uno e Trino, que venha nos iluminar. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) “Segue-me.” Foi o que Jesus disse a Felipe ao encontrá-lo na Galileia. Quem mais Jesus encontrou? Quais personagens aparecem no texto? O que diz o Evangelho? Leia-o pausadamente e identifique sua mensagem principal.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Que palavra você escutou do Senhor? Com que personagem você se identificou? Leia o Evangelho de hoje procurando escutar a voz de Deus, que fala com você. Não o perca de vista, pois Deus quer falar com você por meio de sua Palavra.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Que tipo de oração você deseja fazer? Em silêncio, coloque-se diante de Jesus e apresente a Ele sua oração. Seja de louvor ou perdão, o que importa neste momento é abrir o coração e falar com o Senhor, Deus de Amor e Misericórdia.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você se compromete a viver hoje?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.