sábado, 6 de julho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A vossa paz repousará sobre ele. - (Lc 10,1-12.17-20)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U L H O MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 07 DE JUNHO DE 2019 (domingo) 187º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SÓ QUEM É VERDADEIRO PODE COBRAR A VERDADE!.
(Bráulio Bessa)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL CONTRA O RACISMO
 DIA NACIONAL DO DESARMAMENTO VOLUNTÁRIO
 DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS
 DIA DO INGRESSO DAS MULHERES NAS FILEIRAS DA MARINHA
 DIA DO ANIVERSÁRIO DO DRAMATURGO ARTHUR DE AZEVEDO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cabixi (Rondônia) Carandaí (Minas Gerais) Corupá (Santa Catarina) Candelária - Pelotas (Rio Grande do Sul) Miguel Alves (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANA THERESA GUANAES BONINI ZANON (Dentista-Garça/SP) AIME LOPES (Tia Marilia /SP) HELISON CESAR ALTAFIM (Lions Clube de Vera Cruz /SP) VALDEMAR DE OLIVEIRA PASSOS (Lions Clube de Vera Cruz /SP) PATRICIA REGINA FABRÍCIO ALVARES (Equipe 10 ENS das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP) ANA PAULA SILVA (Garça/SP) CRISTINA GARCIA DIAS (Garça/SP) CELIA REGINA RODRIGUES CASSIANO ALVES (Composição-Garça/SP)ANTONIO ROCHA (Garça /SP) Pe. VERÍSSIMO MÂNFIO (Diocese de Marilia /SP) ANTÔNIO  <BACANA> FRANCO DOS SANTOS  (Vereador-Garça /SP)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANDRÉA PERES ANTÔNIO e CELSO ANTÔNIO ó1968ó51 ANOS (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça e Lions Clube de Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE  SAGRAÇÃO BISPO  DO: DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINIó2013ó6 ANOS (Diocese de Marilia /SP)

 Santo do Dia 
SÃO VILIBALDO
SANTO ADRIANO
BENTO XI
MARIA ROMERO MENESES

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Cristo nos convida a celebrar o memorial de sua paixão, morte e ressurreição, a fim de que nos unamos ao amor que, da cruz, ele derrama sobre o mundo como torrente transbordante. Alimentados pela Palavra e pela Eucaristia, seremos fortalecidos para a missão e poderemos assumir com vigor o compromisso de construir uma sociedade nova, onde os desejos de paz, alegria e vitória sobre o mal se tornem realidade.
– Oração 
ESPÍRITO DE CORAGEM E GENEROSIDADE, PREDISPÕE-ME A TRABALHAR NA MESSE DO SENHOR, CONCEDENDO-ME OS PRÉ-REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA UM SERVIÇO EFICAZ.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e Dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 14º Domingo Do Tempo Comum07 de julho de 2019
A uma sociedade que traz as marcas do sofrimento e da violência, o anúncio do reino de Deus ressoa primeiramente como rio que irriga a plantação. Acolhamos a Palavra que nos comunica a proximidade do Reino e nos envia como testemunhas dele.

1ª Leitura - (Is 66,10-14c) - Eis que farei correr para ela a paz como um rio. – Leitura do livro do prefeta Isaías:
10Regozijai-vos com Jerusalém e encontrai aí a vossa alegria, vós todos que a amais; com ela ficai cheios de alegria, vós todos que estais de luto, 11a fim de vos amamentar à saciedade em seu seio que consola, a fim de que sugueis com delícias seus peitos generosos. 12Pois eis o que diz o Senhor: vou fazer a paz correr para ela como um rio, e como uma torrente transbordante a opulência das nações. Seus filhinhos serão carregados ao colo, e acariciados no regaço. 13Como uma criança que a mãe consola, sereis consolados em Jerusalém. 14Com essa visão vossos corações pulsarão de alegria, e vossos membros se fortalecerão como plantas. O Senhor manifestará a seus servos seu poder, e aos seus inimigos sua cólera.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 65(66)
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.


2ª Leitura - (Gl 6,14-18) - Trago em meu corpo as marcas de Jesus. – Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas:
Irmãos, 14Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. 15Porque a circuncisão e a incircuncisão de nada valem, mas sim a nova criatura. 16A todos que seguirem esta regra, a paz e a misericórdia, assim como ao Israel de Deus. 17De ora em diante ninguém me moleste, porque trago em meu corpo as marcas de Jesus. 18A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vosso espírito, irmãos. Amém.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
14º Domingo Do Tempo Comum07 de julho de 2019
A vossa paz repousará sobre ele. - (Lc 10,1-12.17-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- A paz de Cristo reine em vossos corações; / ricamente habite em vós sua Palavra! (Cl 3,15s)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! 6Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. 10Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei: 11Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo. 12Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma. 17Voltaram alegres os setenta e dois, dizendo: Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome! 18Jesus disse-lhes: Vi Satanás cair do céu como um raio. 19Eis que vos dei poder para pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O Senhor precisa de agentes”
 “E ele disse-lhes: 'A colheita é abundante, mas os trabalhadores são poucos. Reza o dono dos campos para enviar trabalhadores para a colheita”
(Lucas 10, 2).
Jesus está enviando Seus discípulos, dois a dois, para irem às cidades, às cidades para onde deveriam ir. Sabemos que Jesus quer ir a todos os lugares, em todos os povos que estão neste mundo que Jesus quer ser, ele precisa estar lá. Ele veio para salvar, para resgatar, e enquanto há uma alma perdida no meio de um arbusto, Jesus precisa vir resgatar essa alma.
Nós não nos contentamos com uma igreja plena, acreditando que todos eles são salvos. Não é verdade! O que podemos ver é que a maioria da humanidade ainda não conhece o poder salvador de Deus, ainda não conhece Jesus, porque Ele enviou os discípulos, de dois para dois, e eles foram. Hoje, porém, diante de um mundo que multiplicou as pessoas, as cidades e as cidades, precisamos chegar com a Palavra salvadora de Jesus aos corações.
O Senhor precisa de um agente que vá, em Seu nome, para onde deveria ir. O problema é quando o operador quer se carregar, quer levar seu nome, sua palavra, quer levar seu grupo. Nós não precisamos de nada disso! Precisamos trazer Jesus para as pessoas..
Toda pessoa batizada deve ser um operador. Esta é a missão que recebemos quando somos batizados.
É um nome de Jesus que eu estou chamando para você, é Jesus que eu quero levar a muitos corações. Você não pode querer ser outra coisa, já vemos que o lugar é grande, mas existem poucos operadores.
Os trabalhadores não são apenas pais, monjas, consagrados em comunidades e consagrações religiosas. Toda pessoa batizada deve ser uma operadora, é a missão que recebemos quando somos batizados. A missão é levar Jesus, não há outro. O problema é que batizamos deixar a graça de Jesus paralisar em nós e não levarmos Jesus ao outro.
O convite de Jesus é para nós, Ele precisa de um agente. Você pode ser um operador de Jesus, você tem uma disposição para levá-lo onde ele ainda não chegou. Há muitos corações e os meios estão aí. Em primeiro lugar, podemos ir pessoalmente, em casa, no trabalho, na escola, levar Jesus às pessoas.
Pare de escolher a mídia onde as pessoas estão enviando piadas, notícias falsas, coisas imorais e levar o Evangelho aos corações. Não pegue argumentos, lute, carregue a Palavra que salva, restaura e cura.
Vamos levar Jesus ao grande lugar deste mundo, porque ele precisa conhecer o Divino.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Os fiéis laicos no Povo de Deus
Direitos reservados evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, aparece um conjunto de seguidos de Cristo mais amplo que o grupo específico dos doze Apóstolos. Ali, nesse conjunto de “enviados”, estão tanto os Doze —que serão “fiéis ordenados”, sacerdotes, a partir da Última Ceia — como também um grande grupo de “fiéis não ordenados”, quer dizer, fiéis correntes da Igreja, fiéis laicos. Não são duas “classes” ou “categorias”, senão dois modos de pertencer — por meio do Batismo — ao único “Povo de Deus” encabeçado por Cristo.

A relação entre esses dois modos de se incorporar à Igreja deve se entender a partir da relação de confiança entre “pastor” e “rebanho”, significando o mesmo que expressão “Povo de Deus”: Um povo dedicado a Deus que está em caminho, em peregrinação, ao longo da história.

—Ser laico é a forma normal de ser Cristiano e de viver o Evangelho abordando as questões quotidianas deste mundo. Abranger e transformar o mundo no cristianismo: Eis aqui o autêntico apostolado dos leigos!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Lucas, depois de apresentar a “missão dos doze” no capítulo nove, apresenta-nos a “missão dos setenta e dois” discípulos.
O número “setenta e dois” é simbólico: recorda o número das nações elencadas em Gênesis (cap. 10) e lembra a missão universal da comunidade.
A Igreja não tem fronteiras e não se limita a um único povo; precisa estar presente em toda parte onde o Reino de Deus ainda não se estabeleceu.
O Reino é o objetivo de toda a ação da Igreja. Os discípulos são enviados dois a dois para mostrar que a missão não é iniciativa do indivíduo, mas obra da comunidade.
Eles vão à frente do Mestre para preparar-lhe o caminho.
O autor apresenta o perfil dos missionários: são pessoas que rezam, pedem ao Senhor da messe que envie operários; devem estar dispostas a enfrentar os desafios da missão, pois há lobos ferozes querendo devorar o projeto de Jesus e seus anunciadores; são pessoas despojadas, que não visam lucro e sabem que o resultado da missão não depende dos bens materiais; são pessoas promotoras da paz, dom messiânico por excelência; não se conformam com os projetos diabólicos, que são obstáculos ao Reino de Deus; sacodem o pó da sociedade injusta.
A alegria dos anunciadores não advém do sucesso, mas em saber que contribuíram com o projeto de Jesus.

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 10,1-12 . 17-20- Jesus organiza sua equipe de missionários
Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Saiba mais:
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Lc 10,1-12.17-20.
O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. Mas quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade que se grudou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ Eu vos digo: naquele dia, Sodoma receberá sentença menos dura do que aquela cidade”. Os setenta e dois voltaram alegres, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do teu nome”. Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cobras e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo. Nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos nos céus”.
Refletindo
Jesus Mestre organiza a equipe de discípulos. Tem objetivo, conteúdo, estratégia e missão claros.
Equipe: setenta e dois discípulos. Setenta (setenta e dois) na tradição judaica significava o número dos povos do mundo. O número de setenta discípulos manifesta o objetivo de Jesus com relação à humanidade inteira. O novo Povo de Deus envolverá todos os povos da terra.
Objetivo: Atenção à vida das pessoas ("cura dos doentes") e anúncio do Reino de Deus.
Conteúdo: preparar a acolhida do Senhor (pré missão).
Estratégia: oração, despojamento, ir ao encontro, visitar  todas as casas, iniciando com saudação de paz. Missão: a "colheita". Ou seja: formar o novo Povo de Deus.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que a Palavra diz para mim?
Respondo aos apelos e convites de Jesus Mestre?
Atualizo a Palavra, ligando-a à minha vida. 
Faço parte do Novo Povo de Deus. Sou também convocado/a a ser discípulo/a missionário/a atento/a ao bem das pessoas e ao anúncio do Reino. Qual o meu compromisso com a Igreja?
Meditando
Os bispos, em Aparecida disseram: "Jesus saiu ao encontro de pessoas em situações muito diferentes: homens e mulheres, pobres e ricos, judeus e estrangeiros, justos e pecadores... convidando-os a segui-lo. Hoje, continua convidando a encontrar nele o amor do Pai. Por isso mesmo, o discípulo missionário há de ser um homem ou uma mulher que torna visível o amor misericordioso do Pai, especialmente para com os pobres e pecadores." (DAp 147).
Minha fé é dinâmica, comunicativa? Às vezes, tenho minha fé e compromissos adormecidos, sem expressão?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Em silêncio dou minha resposta de adesão ao Senhor que me convoca e envia e "peço ao dono da plantação que mande mais trabalhadores". E rezo:
Oração

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o novo olhar que a Palavra despertou em mim?
Renovo meu compromisso de ir ao encontro das pessoas para lhes anunciar a paz.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.